House of Salt and Sorrows

House of Salt and Sorrows Erin A. Craig

Resenhas - House of Salt and Sorrows

Fernanda309 11/05/2020

O que achei de... House of Salt and Sorrows (+ quotes)
EDIÇÃO: A capa do livro é intricada, linda e complexa, bem no estilo do universo criado pela autora. Vi fotos do hardcover na internet, e o hardback tem o símbolo da família Thaumas na frente, mas nada extraordinário. Como li e-book, só notei os detalhes nas bordas do início de cada capítulo.
ESCRITA: Erin A. Craig liga muito bem os fatos, é bem nítida a progressão do enredo através do sequenciamento de cenas: início, meio e fim. Um destaque muito positivo é como a autora enriqueceu o enredo na construção do universo e principalmente da mitologia dali, os deuses e lendas são MUITO ricos, ela com certeza tinha material para fazer pelo menos uma trilogia, então, fiquei surpresa quando descobri (depois que já tinha começado a ler) que era um livro único. A ambientação é regular, sem nos atrasar na leitura, mas nada extraordinário. O livro alterna entre cenas boas (e só) e cenas bem intrigantes ou lindamente escritas (raras), que conseguem transmitir toda a emoção que a autora quis empregar.
ENREDO: Eu não sabia que era um retelling, muito menos que era de As Doze Princesas Bailarinas - cujo meu conhecimento prévio se resume ao filme da Barbie que amo. Pela capa, já dava pra sentir que ia ser um negócio meio sombrio. Então, eu não sabia bem o que esperar, só segui o fluxo. De fato, o encadeamentos dos fatos é nítido, com poucas surpresas e a mesmo quando elas vieram, não sei explicar, foi como se sentissemos a mudança de tom, uma sensação de algo-está-prestes-a-acontecer. Não sei se sou eu. Eu raramente sou assertiva assim, geralmente o escritor me faz de trouxa. Então foi meio que uma decepção, pois tirou o impacto da revelação. Porém, das poucas vezes que me surpreendi, foi uma surpresa digna.
PERSONAGENS: Aqui foi o grande problema o livro. Temos um único ponto de vista - Annaleigh, nossa protagonista, a sexta filha. Não me apeguei à sua personalidade, mas até aí tudo bem. Subitamente, ela conhece aquele vai ser o crush da história, e sua reputação cai por terra. Eu sinceramente achei que a fase amor à primeira vista nos YA já tinha passado, pois a moda agora são as personagens badass que têm mais o que fazer/pensar do que ficar sonhando acordada com caras bonitos que acabaram de conhecer. Sério. Já vi YAs muito criticados que dão de mil em Annaleigh e muitas outras, pois personagens como Mare Barrow (A rainha vermelha) e Laia de Serra (Uma chama entre as cinzas) são nitidamente melhores. Esse foi meu maior problema com Annaleigh. O crush é tudo que um mocinho deve ser, então, sem defeitos, mas também sem surpresas. Sobre os secundários, achei-os razoáveis, a autora nos leva a favorecer ou não quem ela quer na linha do enredo. E aí vem o grande problema que tirou uma estrela inteira da avaliação: o vilão não me convenceu. Quando tudo é revelado, eu só li e fiquei tipo "É isso?". O enredo é um labirinto de suposições e desvios, com becos sem saída, mas de repente, temos um vilão com uma motivação insuficiente, e apesar de eu já ter suspeitado no início, a autora conseguiu plantar a semente de dúvida em mim. Quando a verdade nos é mostrada, achei- incompatível. Não sei. Não encaixou.
+: Esse livro foi lançado ano passado, e como estou bem por fora dos lançamentos, resolvi aproveitar uma leitura conjunta para dar uma chance pra esse (estou mais focada em terminar séries mais antigas, como prioridade na TBR). Não foi uma leitura ruim, mas eu certamente esperava mais. Já vi enredos menos complexos serem melhor trabalhados - uma lástima que a riqueza do cenário tenha sobressaído a complexidade dos personagens, que é o que eu valorizo mais. Mas como sempre, recomendo que cada um faça sua leitura e tire suas próprias conclusões. Quem sabe um futuro trabalho da autora não me envolva mais? Pretendo tentar. Até lá, cuidado com os fantasmas.

"It shouldn't matter what your parents did, just what you do as a person."

"[...] rumors had a way of morphing into something big and ugly."

"Regret was the darkest nightmare of all."

"When certain kinds of people get desperate enough, they're willing to do anything."
Emys 18/06/2020minha estante
ainda n foi lançado em português? n acho em nenhum lugar

cris vaccari 29/12/2021minha estante
Tem no telegram em pdf, achei no grupo "perdida nos livros" :)

Rainy Girl 08/06/2023

Só o final foi eletrizante. Acho que 60% do livro foi maçante, mas o mistério estava ali e isso me deixou curiosa para ir até o fim. Mas ainda assim, eu jamais leria de novo.
Não li o conto original no qual o livro se baseia, mas a adaptação da autora tinha tudo para ser boa, pois o mundo construído por ela foi bem interessante, mas os personagens beiraram o auge da monotonia.

Aline Maia 03/11/2021

conto de fadas macabro e atmosfera gótica
Eu me diverti (e me assustei) muito lendo esse livro!
Descobri recentemente esse universo de retelling e acabei chegando nesse título. Como eu não conhecia o conto das 12 irmãs, eu não tinha noção do que era e para onde poderia ir.

Logo de início já achei a atmosfera gótica maravilhosa e gostei como o elemento religioso/mágico está dentro da história sem muita enrolação... Os deuses fazem parte das comunidades e pronto. Para um standalone achei que a construção do universo, locais, deuses e outras criaturas foi muito boa! Teria amado um mapa dentro do livro.

A narrativa é bem imersiva o que deixou as cenas de terror bem assustadoras, principalmente a da banheira e a perseguição das irmãs fantasmas... Gostei demais dos personagens e achei que ficou tudo no ponto e amarradinho. Adorei esse conto de fadas macabro. Com certeza vou reler!

.spoiler.
Sobre q resolução: eu não tinha noção do que poderia ser a maldição até sabermos que a deusa dos pesadelos estava conectada com o trickster... Jurava que era o tio pq a madrasta seria muito óbvio... como eu não conhecia o conto, só pensei "ah, a madrasta deve ser boa nesse conto" kkkkkk.. então fui pega de surpresa (e gostei demais). Cheguei a ter dó da Morella e do desespero louco dela. Aliás.. o pai delas era bem bostão, hein?

O fato de não ter um triângulo amoroso já foi o suficiente para eu amar o romance que tem na história. Foi aquela coisa meio instantânea Jane Austen, uns bailes e umas conversas.. pronto amor da vida. Maaas, pra mim é óbvio que seria assim uma vez que é baseado em um conto de fadas, logo não me incomodei. Amo romance conto de fadas e também amo Jane Austen...

1 estrela para Annaleigh
1 estrela pra Cassius e Verity
1 estrela para as Triplets, amei que nas descrições elas meio que pareciam uma amálgama kkkkk
1 estrela para todas as cenas de pesadelo/loucura
1 estrela para a cena do Viscardi simplesmente parando para ninar seu bebê demônio kkkkkkkkk.. eu ri tanto

E o coração de favorito para toda coisa fofa dos pedidos e estrelas.

ps.: para quem esta começando a ler em inglês pode ser confuso acostumar com o vocabulário específico ligado as situações cotidianas da ilha, mas uma vez que você se acostuma com as palavras específicas, fica bem de boas.

Lauraa Machado 22/10/2021

Começa muito bom, mas desanda demais no final
Esse livro tem uma das capas mais bonitas da minha estante, mas eu adiei a leitura dele por um bom tempo. Tinha alguma coisa que me mantinha um pouco apreensiva, talvez as resenhas negativas que tinha lido. Ninguém falou de nada que me fez desistir de ler, mas ainda assim não esperava gostar muito.

Fiquei surpresa quando comecei o livro gostando bastante da escrita, da ambientação e da protagonista. Sobre a escrita, acho que ela conseguiu ser imersiva, bonita, mas sem ser prolixa. Em alguns momentos, ela acabou tendo que incluir explicações sobre o universo em se passa a história, o que chegou perto de ser infodump. A ambientação é muito boa, mas teria ajudado bem se tivesse um mapa. Primeiro, que a autora poderia tirar algumas explicações sobre as ilhas em que a história se passa, segundo que ficaria menos confuso e chato ter que decorar nomes inventados que não significam nada (e muitas vezes nem foram relevantes).

Ainda sobre a ambientação, acho que a autora conseguiu descrever cenas de terror e medo muito bem, conseguiu passar as sensações certas, principalmente aquela de que alguma coisa não estava certa, mesmo em cenas comuns. Essa atmosfera de terror é ótima no livro inteiro.

Agora, sobre a protagonista. Annaleigh está bem no meio de tudo que acontece, então acho que foi uma boa ideia contar pelo ponto de vista dela, mas confesso que talvez tivesse sido mais interessante estar na terceira pessoa e de vez em quando mudar para outras irmãs. Sei que a ideia era fazer uma releitura de Twelve Dancing Princesses, mas essa quantidade de irmãs foi meio inútil quando elas tinham pouca ou nenhuma relevância, basicamente serviam só para morrer.

Aliás, a releitura é só um mínimo, mísero detalhe, e isso infelizmente me decepcionou um pouco. Quer dizer, em questão de contos de fadas, esse é um dos mais sem graças que já foram escritos. Por isso, eu estava animada para ver como a autora faria ele se tornar macabro e assustador. Mas as semelhanças com o conto são só pano de fundo.

O fato é que esse livro é muito bom até mais ou menos a metade. A impressão que me deu foi que a autora escreveu até lá e depois mudou de ideia sobre tudo que aconteceria, sobre as motivações e até a fantasia da história. A partir do momento que Cassius tem mais foco, o livro desanda de um jeito desenfreado e até ridículo em alguns momentos. Vou tentar explicar melhor, mas ainda sem spoiler.

A sinopse fala sobre as irmãs que estão morrendo e a Annaleigh desconfiar de que não fosse só acidente. É assim que o livro é vendido, então me incomodou bem descobrir a razão por trás das mortes das primeiras irmãs (que acontecem antes do livro começar). Primeiro, porque essa razão tirou a importância delas, mas principalmente porque pareceu tão casual, tão sem sentido em relação a tudo que aconteceu depois, que atrapalhou mais do que ajudou.

Aliás, o motivo que amarra a história inteira foi, para dizer o mínimo, risível. Mas até aí tudo bem, até aí, eu me faria aceitar e fingir que acreditava e que era o suficiente para desencadear tudo que tinha acontecido. O problema mesmo foi o clímax da história. Annaleigh se depara com um problema que seria desesperador, além de muito interessante, que praticamente coloca a história de cabeça para baixo, e eu achei que seria uma reviravolta super inesperada e interessante.

Mas o problema dura dois segundos e o clímax se torna outra coisa, que não encaixa de jeito nenhum na fantasia até então do universo e que foi tão, mas tão exagerada, que foi ridículo, e eu acabei só rindo.

Não é porque um livro é de fantasia que qualquer coisa pode existir e acontecer nele. Precisa ter uma lógica, um limite. A história desse livro foi conduzida como um tipo de fantasia, de fantasmas, de pesadelos e tudo o mais. Quando a autora começou a introduzir deuses, já achei que era diferente demais do que tinha mostrado antes, mas aí ela incluiu tricksters e uma fantasia mais féerica, além de que o final foi ainda mais confuso e 'fantasia épica' e acabou quebrando o encanto meio sobrenatural e assustador de antes.

Ou seja, o final estraga a história. Demais, aliás. É uma pena, porque o que veio antes era muito competente e teria feito o livro valer pelo menos 4 estrelas. Depois de um final bagunçado, sem noção e aos tropeços, duvido que eu vá querer ler outro livro dessa autora tão cedo. E, afinal, não sei se posso dizer que indico o livro.

Ivy (De repente, no último livro) 05/11/2020

Clima sombrio me pegou por completo
Eu adorei a ambientação e, principalmente, tom meio gótico da narrativa. O mistério é tão bem construído que me pegou desprevenida e não consegui prever as reviravoltas da trama, esse livro foi incrível nesse sentido, e a família Thaumas, protagonistas desta estória, são todos tão complexos e cheios de segredos que o leitor não consegue acreditar muito em ninguém, nem mesmo a narradora, Annaleigh é inteiramente confiável, e a gente chega inclusive a pensar se a jovem não está loca ou delirando em alguns momentos enquanto nos conta o que vai acontecendo. Eu adorei esse sentimento de dúvida que a autora conseguiu deixar presente durante todo o livro.

Esse livro tem toques de fantasia, muito sobrenatural e algumas cenas de susto, mas não definiria como terror. É simplesmente um mistério muito bem elaborado que causa impacto em certos momentos.

Eu gostei bastante dos personagens todos, são extremamente complexos e surpreendentes mas, o casal principal junto ao meu ver não funciona tão bem. Achei o romance meio instântaneo demais. Tudo acontece rápio e de repente eles já estão morrendo de amores um pelo outro, ficou fraco, principalmente comparando com todos os muitos acertos da trama.

O final é tão melancólico e trágico, não esperava, mas apesar de ser imprevisível, achei que poderia ter sido mais extenso, faltou um maior desenvolvimento nos desdobramentos do final e a solução do grande conflito da trama foi rápido demais, até meio simples.

No geral foi uma estória bem diferentona, com um ar sombrio que gostei bastante e que me deixou bem curiosa em ler outros livros da autora, a escrita da Erin A. Craig é muito boa e realmente envolve o leitor em sua narrativa. Gostei bastante.

site: www.noultimolivro.blogspot.com

sofizz 09/08/2020

Tanto mistério, levei muitos tombos
Todo meu conhecimento da história das "Doze Princesas Bailarinas" advém unicamente dos filmes a Barbie, e todos eles eram coloridos, alegres e com finais felizes, com ênfase em nenhuma morte. E assim veio Erin A. Craig destruindo minha infância e adolescência com "House of Salt and Sorrows", um retelling dessa história com um ar muito, mas muito mais sombrio e cheio de mistérios e horrores.
Como assim as princesas estão mortas? Pode ter sido assassinato? O que o sonho de um baile e uma alegria entre irmãs pode estar relacionado a isso?
Eu embarquei na leitura em busca de respostas e resoluções para esses mistérios, e, claramente, fiquei louca das teorias. A autora conseguiu desenvolver muito bem essa parte do suspense, do terror e sobre qual realidade é ou não a verdadeira. Outro ponto muito positivo foi o desenvolvimento do universo feito por ela, o reino, a ilha em que a protagonista e suas irmãs nasceram e seus costumes, cada ponto crucial para a personalidade e a fé de Annaleigh.
Eu tenho minhas críticas, claro, mas nada que tenha me incomodado tanto ao ponto de afetar o quão eu gostei da leitura. São só uns destaques:
1) no começo eu senti falta da descrição de alguns personagens, muitas vezes eu ficava "como devo imaginar essa pessoa??", mas depois ficou tudo bem e esse problema foi resolvido durante a narração;
2) o romance entre Cassius e Annaleigh foi desenvolvido bem rapidinho, não que isso seja negativo, eles são muito fofos e o foco do livro nem mesmo é romance, então, para mim, não teve problema quanto a isso. Na verdade, é até um ponto positivo, porque você foca mais em teorizar soluções para o mistério apresentado do que em outras coisas (e fazia sentido para o contexto do livro).
3) eu não vou explicar muito esse ponto porque pode ser muito spoiler, mas eu senti falta de uma informaçãozinha no final. Embora mesmo assim eu tenha ficado feliz com ele.
Esse livro faz parte de uma série de leituras em inglês que eu ando fazendo para praticar, além de ser uma escrita bem fluida e uma história que prende o leitor, a minha experiência em relação à língua foi bem boazinha e de fácil compreensão. Vale muito a pena.
"House of Salt and Sorrows" é um livro que mereceu muito as 5 estrelas que eu dei.
Aline Maia 03/11/2021minha estante
Pensei o mesmo do romance, não me incomodei de ser rapidinho porque o foco era outro.. amei não ter enrolação ?

maria eduarda 18/08/2022

MUITO BOM!
O universo da história só é meio difícil de se acostumar, mas depois de um tempo você pega o jeito. Comecei a ler achando que série só mais uma fantasia e me deparei com um thriller maravilhoso. O mistério é impecável e o plot twist inesperado (pelo menos por mim) até o último momento. O romance do livro é bem leve e de segundo plano, o que achei bem legal, pois dá mais destaque a história das irmãs, que é o verdadeiro foco do enredo. A história tem umas partes meio chatinhas, por isso não dei 5 estrelas completas, e também não me cativou EXTREMAMENTE, mas isso é um problema comigo e minhas preferências mesmo, nada tem a ver com o livro em si. Recomendaria demais!!

Ingrid Marie 27/06/2021

A House of salt and sorrow é um retelling de as 12 princesas bailarinas, mas com uma pegada sombria de suspense.
Analeigh já enterrou 4 de suas irmãs mais velhas e a causa das mortes foram terríveis acidentes. Assim, todos começam a acreditar que as irmãs Thaumas estão amaldiçoados. E quando mais mortes acontecem e fantasmas aparecem, a nossa heroína se questiona sobre a sua sanidade mental.

Eu nao imaginava o que ia acontecer nesse livro. O suspense e a pegada de "terror " desse livro me agradaram muito. Porque se não fosse isso seria um livro chato.
Com a "loucura" de Analeigh eu nunca sabia se as coisas tinham acontecido mesmo ou eram invenção, o que era real ou o que era imaginacao dela.
O plot de descobrir quem estava por tras das mortes das irmãs e porque ela estava alucinado foi bem envolvente.

A unica parte pra mim do livro que pecou foi o romance muito rapido entre analeigh e o personagem masculino. A minha impressao foi que so se passaram mesmo dias ate que eles fossem incrivelmente apaixonados um pelo outro. Apesar disso eu gostei da historia.

julia 07/07/2020

Resenha: House of Salt and Sorrows
House of Salt and Sorrows é uma releitura deliciosamente assustadora, com uma atmosfera estranha e personagens complexos. A narrativa é muito engajante, à medida que se desenvolve lentamente e a tensão aumenta a cada morte de personagem e a cada reviravolta na trama. Há um pouco de instalove, no entanto, e um triângulo amoroso muito leve e rapidamente resolvido, mas o foco real está no amor compartilhado entre a Annaleigh e suas irmãs.

Erin A. Craig oferece uma visão realmente única e criativa da história das Doze Princesas Bailarinas. A construção do mundo é um pouco vaga, mas intrigante, e é divertido ver como tudo acontece no contexto da releitura. Há também um final feliz, apesar de toda a tristeza, que tem um dos momentos mais doces de todo o romance. Uma estréia bastante sólida e divertida!

Livro ótimo! A história realmente atrai você desde o primeiro capítulo com a cena do funeral de Eulalie. Ele define o tom da primeira página e as coisas só ficam mais assustadoras a partir daí. A introdução de todos os personagens é muito bem feita e mostra bem quem são todos e suas personalidades. A própria Annaleigh é uma ótima voz narrativa e sua perspectiva do que está acontecendo é cheia de tensão e horror.

O desenvolvimento da trama é incrível também. As revelações são feitas lentamente e a história mantém você tenso durante todo o livro. O lento terror que a Annaleigh sente sobre o que está acontecendo, especialmente no final, é extremamente bem escrito e o desespero e angústia que ela sente traduzem bem na narrativa. Você realmente se conecta e sente por ela e isso dá um grande impacto às reviravoltas no final do livro.

Eu tenho que dizer que o romance é um pouco... sem graça. É muito instalove e tem muito pouco desenvolvimento, o que acho que acontece porque o verdadeiro foco da história é na Annaleigh e o que está acontecendo com suas irmãs. Também há um triângulo amoroso por cerca de 2 segundos antes de ser resolvido. Esses aspectos parecem um pouco deslocados no romance, mas o romance principal ainda é o foco de uma das cenas mais doces do livro, bem no final dele.

No final, House of Salt and Sorrows é uma leitura maravilhosa e assustadora, com um ritmo acelerado e uma escrita incrível. O ritmo constante leva você a uma jornada e a Annaleigh tenta descobrir os mistérios por trás da morte de suas irmãs. Eu recomendo o livro para quem procura uma leitura rápida e assustadora para esses meses de inverno!

bee 29/01/2021

House of Salt and Sorrows realmente me surpreendeu da melhor forma possível. Apesar de não ser perfeito e falhar em alguns aspectos, o retelling sombrio do conto das 12 Princesas Bailarinas me prendeu do início ao fim.

O livro inclui alguns elementos do romance gótico que me encantaram e deixaram extremamente nervosa ao mesmo tempo, e em alguns momentos eu achei angustiante estar na cabeça da Annaleigh? um ponto muito positivo pra mim, que adoro esse tipo de sentimento. Deu pra sentir o medo, a dúvida e o desespero da personagem principal em descobrir o que estava acontecendo com suas irmãs.

Outro ponto que eu gostei muito foi o laço entre as irmãs: todas elas se amavam e cuidavam umas das outras apesar dos desentendimentos, e o sentimento de proximidade misturado com as brincadeiras me fez sentir medo e tristeza por elas. Todas as meninas também tinham personalidades e gostos distintos, e nenhuma delas ficou esquecida no churrasco, embora algumas fossem mais marcantes do que outras.

A ambientação foi outra coisa pela qual eu me apaixonei. A ilha, os costumes, a religião, tudo fazia sentido e construiu um mundo não muito complexo, mas fácil de imaginar e que pareceu real.

Agora para as coisas que eu não gostei tanto assim: não teve nada na primeira metade do livro que me desagradou, mas a segunda parte pareceu um pouco apressada, e a resolução do mistério não me impressionou muito, uma boa parte das explicações sendo tiradas do ar sem nenhum indício de que iria ser assim? foi uma tentativa de um plot twist, mas pra mim plot twist só são bons quando mais tarde você percebe as pistas e tudo faz sentido no final. O romance não é o foco principal, mas o pouco que teve foi chato e meio difícil de acreditar.

No geral é um livro empolgante e quase assustador, muito melhor do que eu esperava e uma leitura que flui sem dificuldade nenhuma.

mia 28/05/2021

5 estrelas pq não posso dar mil
facilmente entrou pra minha lista de favoritos do ano, QUE LIVRO, QUE ESCRITA, QUE CONSTRUÇÃO. Apesar de tudo, o final me incomodou um pouco, a sensação de que poderia ter sido mais bem trabalhada ficou no coração e acredito que tinha todo o potencial pra ser uma duologia

Carol 30/05/2021

QUE LIVRO FOI ESSE!!! Nunca fui feita de trouxa tantas vezes seguidas na minha vida

Gy reis 12/08/2021

Livro muito bem feito, escrita leve que te prende na trama e não te deixar largar até terminar, personagens bem colocados e explicados ( alguns não), criar uma estória que tem o ponto de partida a morte de algumas irmãs é genial de verdade, inovador até pois nunca li nada nesse sentido em livros de fantasia, a todo momento eu pensava "será que é tal pessoa a culpada? não, fica muito na cara", isso instiga o leitor a sempre querer mais, trazendo um final previsível, mas que ao mesmo tempo não é! A relação das irmãs é muito bonita e ao mesmo tempo distante, já que são 12 delas onde algumas já foram dessa pra melhor e outras ficam em grupinhos, a protagonista fica bem sozinha até, é uma leitura agradável que vale a pena!

nonsensewaffle 15/12/2023

Why? WHY?
Ao contrário do que li em outras resenhas, não achei esse livro entediante. Na verdade, até os "plot twists" começarem, eu estava totalmente imersa e pronta pra dar 5 estrelas. Porém o final foi muito ruim, o caminho mais sem graça de todos, um romance chato demais. Um monte de ponta solta e plot lines mal aproveitados. Pra quê? Uma sequência que é um spin off na verdade. Juro. Tanto potencial... desperdiçado.

meowjess 02/05/2022

Uma palavra define: DECEPÇÃO
Sabe aquela leitura que você vai acompanhando e vai pensando meu deus isso vai ser incrível ? e acontece que... Não

Acredito que a escritora se inspirou em Game of Thrones tanto nas tragédias quanto o final no sense, o ápice deixa uma quantidade absurda de lacunas e é muito broxante, aguardava uma força absurda para salvar a família vindo da protagonista mas ela só descobriu a verdade e ficou por isso mesmo...

Morno, uma história que promete muito e não entrega nem metade.

Ainda dei duas estrelas pela ideia ser muito boa, bem construída é uma pena não ter sido aproveitada ?