Preciso Saber Se Estou Indo Bem!

Preciso Saber Se Estou Indo Bem! Richard L. Williams

Resenhas - Preciso Saber Se Estou Indo Bem!

Juli 05/09/2021

FEEDBACK
Muito interessante o tema abordado e muito recomendado não só para gestores mais principalmente para cônjuges e pais!

Saber conversar, afim de se obter um comportamento saudável, proativo e promissor entre os envolvidos, é uma questão de respeito e responsabilidade.

O nosso dia-a-dia está recheado de interações pessoais, seja no âmbito familiar, amizades ou profissional, e em muitos caso exercemos funções de liderança que nos "obriga" a darmos feedback das ações, atitudes, comportamentos e resultados dos nossos liderados. Saber com fazê-lo é uma arte e exige conhecimento do comportamento humano. Nesta obra, você terá um encontro com dicas, conceitos, casos e histórias que lhe trarão uma "luz" que o norteará para uma nova jornada de sucesso com as interações com o ser humano sobre o aspecto do feebback.

Muito pertinente!

Carol 21/03/2021

Uma abordagem diferente num livro sobre liderança.
"Sem uma avaliação clara como ponto de referência, as pessoas não conseguem ser produtivas e saber se estão no caminho certo. [O livro] ilustra a importância do feedback através de uma história simples, baseada em pessoas reais que o autor conheceu ao longo de sua carreira como professor e consultor."

Paulo 26/04/2018

Uma trama simples, mas com conceitos proveitosos
Feedback pode ser entendido como uma orientação, elogio ou uma crítica por coisas que fazemos (ou deixamos de fazer). E para ilustra a sua importância o autor americano Richard L. Willians criou uma história fictícia com alguns valores ou regras bem interessantes. Irei lista-los abaixo e explicar alguns dele segundo o livro.

“1º Elaboração de um plano: isso significa refletir sobre o que você quer dizer e, então dar o feedback com exemplos objetivos tendo sempre soluções.
2º Abordagem especifica: o que presume saber o que de fato aconteceu para apresentar exemplos claros e compreensíveis, sem ter que ficar levantando suposições.
3º Foco em comportamento: mostra que o feedback eficiente não lida com personalidade, atitude ou preconceitos, concentrando apenas em comportamentos específicos.
4º Escolha de hora e local: refere-se à agilidade com que o retorno deve ser dado e ao local apropriado para isso [...] As críticas nunca devem ser feitas em publico.
5º Feedback equilibrado: trata do equilíbrio entre o retorno positivo e corretivo.
6º Feedback relevante: ao se relacionar com outros e ao expressar uma opinião não se deve perder a cabeça ou exagerar.
7º Técnicas eficientes: ir direto ao assunto, estabelecer contato visual e focar em questões essenciais.
8º Estilo Eficaz: requer algum tempo para ser desenvolvido e incluir a prática de não dar conselhos a menos que a pessoa solicite.
9º Descrição de sentimentos: [porque] pode ser complicada para quem tem dificuldade demonstrar o que sente. [E a sugestão ou a orientação pode ser entendida errada] nossos sentimentos são poderosos e impactantes quando combinado com uma mensagem de feedback.
10º capacidade de ouvir: consiste em encorajar a outra pessoa a expressar o seu ponto de vista e então escutar o que ela diz ”¹

Outro ponto que vale a pena destacar na história criada por Richard é a metáfora do balde. Segundo o autor cada individuo dentro de uma organização ou grupo possui um balde onde pode ser despejado quatro tipos de feedback (Positivo, Corretivo, Insignificante e ofensivo) e o interessante é que ele deve ser preenchido quase que diariamente. O autor defende que devemos enche-los com retorno positivo e quando necessários corretivos, porque quanto mais motivadas e importantes as pessoas se sentirem, mais e felizes e produtivas elas serão. Dar retorno ofensivo ou insignificante causa furos nos balde, que pode resultar em traumas ou complicações em casa ou no trabalho.

Através de uma trama simples, mas com conceitos proveitosos e uma metáfora inteligente, Willians nos traz uma história repleta de valores virtuosos que pode ser aplicados tanto no trabalho quanto em casa e nos proporcionar bons resultados. O único ponto que não me agradou tanto nesta história são os personagens que são poucos desenvolvidos e alguns deles estão lá simplesmente para o autor nos mostrar ou ensinar algo. Contudo a ideia de ensinar usando ficção me agrada bastante e torna o conteúdo mais interativo e fácil de aprender e fixar.

¹ Alguns trechos foram extraídos das páginas 26 à 29.

Henrique653 20/03/2023

Feedback para todos
O livro retrata o trabalho de uma consulta com uma equipe de gerentes de uma empresa, tentando mostrar-lhes o poder do feeback.
Os resultados com os funcionário são surpreendentes, mas não é só isso, a consultora demonstra como esses conhecimentos são utilizáveis em todas as nossas relações, pois o feeback é necessidade básica psicologica.

Gisele 05/12/2021

Feedback
Li este livro com indicação de uma professora, e acabei propondo como leitura ao setor de Rh onde trabalho. Me surpreendi com os aprendizados deste livro, e pude abrir minha mente para o real significado de feedbak, que vai muito além de alinhamentos profissionais, sendo aplicado tanto na vida profissional quanto pessoal, em diversas situações. Recomendo a leitura não só para gestores, mas para todos.

marianeaudry 05/06/2020

Feedback
Livro super interessante pra apenas apreenderem que feedback não é só uma via de mão única, que não é só para o ambiente de trabalho, mas para vida pessoal em geral!

A leitura super flui, pois a uma conversação inteira no livro, super indico!

Miguel de Lima 03/03/2021

As pessoas precisam de você
Você sabia que um simples feedback pode mudar a vida de alguém? Eu também não sabia. Já é a segunda vez que leio este livro e tenho buscado colocar em prática o que aprendi.
Todas as pessoas precisam saber se estão indo bem ou se precisam melhorar e cabe a cada um de nós ajudar dando feedbacks.
Era pra ser um livro sobre negócios, mas é um livro pra vida.

LaraF 18/04/2010

"preciso saber se estou indo bem!" é um livro que fala sobre a importância do feedback, mas não somente dentro das empresas, mas na vida diária, nos ralecionamentos pessoais, de forma que o feedback, torna-se uma forma de tornar as relações mais positivas e o comportamento mais humano.

o livro traz vários exemplos de como conseguir isso e demonstra incluve inúmeros casos de feedbacks errados, que infelizmente, são os feedbacks mais dados por gestores..

o feedback positivo e corrigitivo (dado de maneira correta) promovem a auto-estima da pessoa e consequentemente o comportamento positivo e assertivo diante das situações do dia-a-dia, com responsabilidade e compromisso.

Dani Santos 07/01/2023

MUITO FODA
Um livro interessante do começo ao fim .
Nos ensina a nos relacionarmos no trabalho e consequentemente na vida

Hannah.Andrade 26/04/2021

Simples e objetivo
Livro de leitura simples, é curto e focado em seu propósito de falar sobre feedback não só trazendo técnicas, mas também um olhar humanizado, através de uma história bem interessante. Gostei bastante e aprendi muito com o "balde do feedback".

Thiago 02/01/2012

Preciso saber se estou indo bem! - A importância do feedback
...Achei a idéia bem interessante e comecei a ler o livro. Primeiro fui devargazinho, e depois acabei pegando de uma tacada só até termilá-lo. O livro é basicamente uma história de uma consultora dando um curso sobre Feedback para os gestores de uma empresa e que vai aos poucos introduzindo idéias e teorias sobre o assunto.

A história em si não é das mais interessantes, mas até serviu bem para passar a idéia do livro, que foi o que eu realmente gostei. Sem dúvida minha visão de feedback mudou completamente após a leitura do livro. Dá aquela vontade de começar imediatamente a aplicar tudo na sua vida para ver o que acontece.

O legal também é ele ampliar o conceito de feedback e também considerar ambientes externos ao corporativo como exemplos de possibilidades para o uso feedback.

Jaque.Vitor 13/10/2015

Todo lider deveria ter na cabeceira
Comecei a ler esse livro por que a professora da faculdade pediu e fui ler com preconceito por ser livro de auto ajuda e eu ja li muitos de auto ajuda antes e na verdade nunca ajudou nada mas esse é bom falta algumas coisas mais acho que ajuda

Aléxia Corujas 05/03/2024

Essencial para gestores!
Traz um teste muito interessante que avalia como estamos dando feedback e o que podemos melhorar. Dá exemplos e situações para refletir e entender que muitas vezes a dificuldade de relacionamento no trabalho é um reflexo do que acontece em casa. Uma leitura essencial. Super recomendo.

rochaaninha 22/03/2020

Maravilhoso!
Livro excelente! Aborda não somente Feedbacks no âmbito profissional. Maravilhosa a abordagem com relação ao assunto família!