Uma confraria de tolos

Uma confraria de tolos John Kennedy Toole

Resenhas - Uma Confraria de Tolos

Ludmila 26/02/2023

É uma história bem diferente de tudo o que eu já li. O personagem principal é o ser mais estranho do mundo e no começo do livro é bem engraçado. Mas, com o tempo, ele ficou chato o que fez o enredo perder um pouco o encanto. Mesmo assim valeu a pena!

Super Faid 12/02/2023

O Dom Quixote Moderno
Não consegui encontrar esse livro no formato físico, tive que ler em formato e-book no kindle. A primeira vez que ouvir sobre ele foi quando li o livro "o ego é seu inimigo". Fiquei curioso pelo história trágica do autor. Enfim, a história do livro é muito engraçada e me lembrou muito a de Dom Quixote. Nota-se que o autor era muito inteligente ao criar um personagem que questiona a modernidade e é duramente atacado pelos outros personagens (os tolos). Recomendo muito aqueles que perceberam que a modernidade sufocou a beleza das coisas.

mari 03/08/2022

Narrativa fluída,fosse por escolha, não leria,mas me foi apresentada e,bem apresentada,um drama/comédia onde o leitor espera pelos acontecimentos, o que qual seria o próximo passo do enigmático Ignatius e qual seria o seu fim. Louco, lunático para os que passam a conhecê-lo,mas perfeito pra ele mesmo,onde tudo é.ppssivel,onde seus projetos cabem exatos no seu mundo , os outros sim, são os tolos, inclusive a mãe.
O interessante é que o personagem não se abala com as opiniões alheias,o problema são e estão nelas,ele e suas coisas se encaixam no seu mundo ideal e de suas idealizações , são os outros que estão desconectado do ideal de mundo dele.
A sua namorada (?),aquela que parece entendê-lo,chega para salvá-lo de um aprisionamento (hospício) e caem no mundo com sua almas livres,junto aos seus iguais,seu mundo evoluído, numa sociedade de Tolos . Demaisssssss!!

Roberto 01/08/2022

Infelizmente é um livro raríssimo, já saiu de catálogo há anos e os poucos que encontrar são os usados por uma facada, então quem quiser ler terá que caçar um pdf por aí, mas por sorte n é difícil de achar
Não pra menos considerado um dos grandes clássicos Norte- Americanos, o livro retrata o dia a dia de vários cidadãos de Nova Orleans na década de 60, que tem todos uma ligação em vários momentos na história
Por ser uma comédia, é repleto de exageros, que são engraçados justamente por mostrarem os absurdos em situações e comportamentos bem comuns no dia a dia, tipo
a esposa que nunca faz nada além de criticar cada ação do marido, as trapalhadas em um ambiente de escritório, e a Odisséia Homérica do personagem atrás de um emprego e espalhando o caos por cada lugar que passa
O autor tira sarro de literalmente tudo, não poupando nenhum dos personagens e fazendo nos refletir se agimos igual eles
É um livro genuinamente engraçado e me fez gargalhar várias vezes, recomendo muito pra quem tá numa ressaca literária ou passando por um momento difícil
Porém, não recomendo pra pessoas que se irritam ou se ofendem facilmente , e pra quem gosta de julgar os personagens, pq essa é justamente uma das críticas do autor nesse livro

Claudia Canazart 20/07/2022

A tempos não lia nada tão divertido.
Recomendo...
A tempos não lia nada tão divertido.
Realmente me lembrou muito o Dom Quixote kkkkkk
Prepare-se para rir com força... rsrs
.....

jessylins 04/05/2022

Esperava mais
Teve momentos engraçados, mas no geral achei confuso com diálogos ruim e personagens caricatos demais.

Victor.Almeida 05/03/2022

Razoavelzinho
Ganhei um pouco de expectativas com o inicio do livro e com o que li sobre ele mas acabei desiludido. Nao que seja mau, que nao e, mas um inicio como aquele merecia um desenvolvimento bem melhor e torna se um pouco chato

Matheus B. Zilio 16/01/2022

Nunca fui fã de leituras envolvendo comédia, dificilmente me animava ou tirava alguma gargalhada.. até conhecer Ignatius.

Típico livro que dá saudade da leitura, dos personagens. Uma pena não haver uma sequência, talvez a vida do Ignatius tenha sido diferente após o final do livro, talvez não, quem sabe. Todos temos um pouco de Ignatius.
yuridant 19/01/2022minha estante
Amigo, você tem o livro físico? Se sim, tem interesse em me vendê-lo ou trocá-lo?

Matheus B. Zilio 20/01/2022minha estante
Tenho ele físico.. cara, pior que não, é um livro que compõe minha biblioteca de "livros lidos", cujo interesse é refazer a leitura. Há outras versões dele disponíveis na internet. Vale muito a pena a leitura.

yuridant 20/01/2022minha estante
Poxa, tudo bem. É que na Net tá complicado de achar com um preço acessível. Estou há meses querendo comprar esse livro...Enfim, muito obrigado, amigo.

igsuehtam 06/05/2021

Um livro sobre o ser humano
Tudo começa quando Ignatius é abordado por um policial por esta na frente de uma loja, esperando a mãe.

Daí em diante em todos lugares que Ignatius tá, acontece uma confusão. Ele é um personagens chato, arrogante, mas muito inteligente. Mesmo com todas os seus defeitos não dá pra largar o livro. Tem muita coisa engraçada, vale a pena conhecer esse autor. Uma pena ele ter publicado apenas esse livro. Toole morreu bem antes de vê-lo publicado, entrou em depressão por esse livro ser rejeitado muitas vezes. Em 1980 sua mãe acreditavam tanto no filho, conseguiu com que esse livro fosse publicado.

Vale a pena pela história de Ignatius e vale ainda mais a pena pela história de Toole. Ninguém se arrepender de ler esse livro.

Agnaldo 04/04/2021

Ações da minha introspecção
Achei um livro bem fora do comum, digamos que não seja um livro que busca te prender do começo ao fim, porém nós causa curiosidades e indignação com as atitudes do personagem principal e assim ele acaba por levar a gente a terminá-lo de forma instigante.

Carolina Nanya 26/02/2021

Não é muito meu estilo mas a literatura é peculiar
Livro que apresenta uma narrativa bem humorada e de cuja desgraça humana pode sair até uma comédia.
Não é muito meu estilo mas confesso que foi marcante: o protagonista Ignatius Reilly é tão caricato que marca na nossa mente, suas 1000 manias esquisitas! Hilário !

Guilherme.Augusto 21/08/2020

Confraria de loucos! haha
Uma confraria de tolos? Sim. Mais que isso, uma confraria de loucos, com certeza! hahahaha

O enredo gira em torno do nosso querido e ao mesmo tempo insuportável Ignatius Reilly. Um "garotão de 30 anos" que mora com a mãe (até aí tudo bem, qual o problema de morar com a sua velha?). Como tudo nessa vida existe um porém, claro. E este, é que o Sr. Reilly é sustentado pela coitada da sua matriarca, e não mede qualquer esforço para ajudá-la, sequer um auxilio nas tarefas domésticas. Um legítimo zé mané, que não suporta o mundo em que vive e constantemente tem uns arranca-rabo com a sua, digamos, namorada(?), através de cartas, uma mais insana do que a outra.

Olhando assim, parece que a estória tem um aspecto triste ou melancólico. Nada disso. Muito pelo contrário. O autor, com uma comicidade autêntica, retrata as aventuras desse glutão pedante e preguiçoso.
A abordagem é muito engraçada; os diálogos são muito bem elaborados, leves, de compreensão simples e super cômicos. Os caminhos oriundos do personagem principal, tomam uma proporção ampla, envolvendo um mundaréu de personagens, um mais louco e divertido do que o outro.
Um destes é o Jones. Negão desprovido de educação, com seu sotaque caipira e de uma sapiência duvidosa, que, no entanto, só quer ter um emprego decente, que lhe de uma vida mais digna, sem o encalço dos "puliça" na sua traseira.
Não vou aqui citar um por um, afina, são muitos, e cada um com a sua riqueza de detalhes.

Um dos pontos que se vale ressaltar é o detalhe. John Kennedy Toole foi cirúrgico neste quesito. O enredo é plenamente detalhado, divido em capítulos devidamente interligados. Em nenhum momento ficamos perdidos ou entendiados. O plot é sensacional, prende e não te larga mais.

Nota: Devido aos inúmeros personagens, bem como os adjacentes caminhos que o enrendo tece, ficamos sem saber ao certo que final terá a trama. E isso, pelo menos pra mim, é gostoso pra caramba, pois te aguça a imaginar um final, remoendo e criando expectativas.
Nota²: O final não era o que eu tinha imaginado. Não mesmo. Foi uma surpresa boa e me fez perceber que no contexto de tudo, Ignatius só fazia aquilo, só tinha tal comportamento porque no fundo, ele amava sua namorada(?).

Sim, um romance que não é clichê, por fim.
Jamile.Almeida 21/08/2020minha estante
Adorei a resenha, mas porque 3,5 ?? O q n te agradou? Coloquei ele na lista e preciso reavaliar prioridades! Heheehhe

Guilherme.Augusto 21/08/2020minha estante
ainda bem que você comentou, pensei q tivesse marcado 4 estrelas! kkkkkkkkkkkk
vou mudar lá.

Respondendo a sua pergunta, tudo me agradou, sério msm. Principalmente o rumo que as estórias vão tomando!

Leia sem receio, confia! hahaha

Jamile.Almeida 21/08/2020minha estante
Mara!

Deghety 17/02/2019

Uma Confraria de Tolos
Ignatius Reilly é um excêntrico idealista que, por mais que apresente ideias aparentemente sensatas, suas ações quase sempre são insanas.
Que livro louco, não há um único personagem lúcido e/ou que não participe de acontecimentos bizarros.
A história é muito interessante e divertida, apesar da estupidez ( no sentido da forma como trata todos à sua volta) do personagem central.
Filosofia, sociologia e política estão presente no livro de forma pouco convencional.
Gostei.