Dissidentes

Dissidentes José Beffa

Resenhas - Dissidentes: Golpe de Estado

Thalles.Haydan 25/07/2021

Heróis brasileiros
Achei a história incrível!! A construção de mundo desses heróis brasileiros foi simplesmente fenomenal!! Não deixou em falta nada em relação a outras histórias de herói que existem por aí. Eu adorei demais os personagens, o plot do vilão, enfim... eu só não sei 5 estrelas pq: 1- o Deus x Machine foi claro e evidente no final desse livro e eu não vejo isso como positivo, 2- alguns personagens me irritavam em questões não muito bem explicadas durante o livro. Enfim, de qualquer forma, já é um dos meus livros de herói favorito.

Tatiana 06/04/2022

Livro nacional com mitologia tupi guarani e questões políticas caóticas
Foi uma leitura bem interessante, mas por alguma razão eu empaquei na metade e demorei para finalizar. A premissa tinha me chamado muito a atenção e estava com as expectativas altas. O que me cativou logo no início foram as cenas de ação e a dinamicidade dos eventos que iam acontecendo ao longo da narrativa, o que fez com que eu devorasse a primeira parte. Porém, em algum momento eu perdi a empolgação inicial e deixei a leitura um pouco de lado. Não é uma estória ruim, pelo contrário, tem um enredo forte e temáticas, que eu particularmente gosto muito, como mitologia tupi guarani, elementos fantásticos, poderes e criaturas místicas. A ambientação mescla entre algumas cidades brasileiras e locais de uma outra dimensão espiritual. Junto com tudo isso, temos uma situação política catastrófica que tem relação com os deuses da mitologia tupi guarani. Ademais, aborda em vários momentos as desigualdades sociais que são uma realidade em nosso país. Eu, de forma geral, gosto muito de mitologias, e conhecer a mitologia tupi guarani foi um deleite. A cada nome de alguma divindade mencionada, eu fazia uma breve pesquisa para saber mais. Esse aspecto mitológico, com certeza, foi o que mais brilhou os meus olhos. Acho que o que não me pegou fortemente foram alguns personagens. Nós acompanhamos a perspectiva de três personagens principais diferentes, e eu só gostava de acompanhar um deles. Apesar de ter muitos personagens secundários cativantes, me importar com os personagens que acompanhamos é algo fundamental para mim, e senti falta disso: me conectar com esses personagens e me importar com suas trajetórias. Enfim, foi uma boa leitura e eu gostei de ter lido e conhecido esta estória :)

umbookaholic 26/11/2018

Uma leitura rápida e divertida!
Não tem como começar esse post de outra forma, que não seja falando da escrita do autor. Eu, Alex, sou acostumado -- e dou preferência -- a ler livros descritivos, onde o autor leva tempo pra contar as coisas e se preocupa com cada mínimo detalhe, descrevendo lugares, texturas e sensações; diferentemente disso, o autor é rápido e conciso, indo sempre direto ao ponto. Ele não é do tipo de autor que fica dando voltas e mais voltar pra chegar num ponto comum, ele te conta o necessário pra que você fique ambientado e entenda tudo o que vai acontecer por ali.

Durante a leituras, as primeiras 50, 60 páginas muito rápido! Em uma investida, eu já estava imerso na história, levemente afeiçoado ao até então protagonista. A escrita do autor ajuda muito a causa uma boa primeira impressão no caso do livro, o que é bem legal.

O universo criado pelo autor é um tanto quanto peculiar. Misturando diversas crenças e mitologias, Beffa vai criar um universo único, que aguça muito a nossa curiosidade. No começo do livro todo o sistema de magia parece ser bem aleatório; no meio do livro, o autor vai inserir mais elementos, o que vai fazer com que pareça que nada tem sentido; já mais pro final, o autor vai te dando as últimas peças de quebra cabeça e tudo começa a se encaixar perfeitamente. Tem uma personagem que sabe pouco (quase nada) sobre esse mundo, então o autor faz uso dela pra nos explicar algumas coisas, então é através dos capítulos dela que nós vamos começar a obter algumas respostas.

Vamos falar sobre a edição? Dissidentes: Golpe de estado está sendo publicado pela Luva Editora com uma edição linda, em capa dura, com ilustrações e uma diagramação impecável! Quando o livro chegou aqui, eu fiquei chocado com a qualidade, já que eu nunca tinha visto uma publicação dessa editora e, normalmente, as pequenas editoras vêm com edições mais simples.

Ao longo do livro, o autor vai usar sua história pra fazer algumas críticas à nossa sociedade atual, tanto ao nosso governo quanto a questões mais antigas, como racismo. Algumas são mais discretas e sutis, já outras são bem expostas. A mais exposta acontece por volta da página 100 e eu, particularmente, achei muito "escrachado". O autor coloca alguns discursos que ouvimos nesse período de eleições em certos diálogos, mas eu achei que ficou fora de lugar e muito gratuito. Nada disso foi um incômodo grande, mas achei pertinente mencionar aqui. :)

O livro conta com diversos personagens durante a trama, mas três deles se destacam: Elísio, André e Áshia, que assumem o papel de protagonistas, então o autor vai dar a eles a função de contar a história; ou seja, o livro é narrado em primeira pessoa por três personagens diferentes. Isso é legal por que, de certa forma, nos aproxima deles, mas, por outro lado, eu senti um pouco de dificuldade pra entender quem era quem. Eu tive a impressão de que o autor não conseguiu mudar o tom, a voz, de cada um deles. Em alguns capítulos no meio da história, eu tive que reler, já que vinha imaginando com a voz de outro personagem.

Gostei do final do livro, que me deixou com um gostinho de "quero mais", apesar da sensação de estar perdido durante 30% do livro. Achei a escrita do Beffa muito boa e estou ansioso pra ler mais coisas dele!

site: https://www.umbookaholic.com/2018/11/dissidentes-golpe-de-estado.html

Kelly 24/09/2019

Fantasia urbana e História
Dissidentes: Golpe de Estado é dividido em 13 capítulos, narrados por narrador-personagem (três, pra ser mais exata). Temos Elísio, o Raposa, do grupo dos ladrões; André, do grupo dos assassinos e Áshia, do grupo dos guerreiros.

Nesta fantasia urbana, o Presidente da República comete suicídio em pleno Palácio do Planalto. Neste momento, Elísio acabara de roubar obras de arte. Raposa passa a ser suspeito de uma série de acontecimentos
Com o suicídio do presidente, o exército toma o poder e uma ditadura tem início, liderada pelo general Rustreaou. O país passa a viver o estado de sítio.

Cada narrador-personagem nos conta um pouco da história, até o momento em que a história dos três se cruzam. Eles são heróis e acabam formando o grupo Dissidentes, que lutavam para derrubar a ditadura de Rustreaou.

Neste universo da fantasia, onde há presença de elementos mágicos, muitas vezes a história se passa em dois planos: no terreno e no espiritual.
Na luta contra as atrocidades de Rustreaou, o grupo não usava de atos terroristas, mas sim, de magia e contavam com a ajuda da misteriosa Carta do Tempo.
Podemos observar também a divisão da população em relação ao que estava acontecendo no país: parte ficou a favor do general; parte a favor dos Dissidentes.

site: https://aventurasnaleitura.wordpress.com/2019/09/22/dissidentes-golpe-de-estado-de-jose-beffa/

Brunna Brasil 23/07/2020

Tão Real Que Vai Te Assustar
Repleto de mitologia, paralelos com a realidade, cenários brasileiros, heróis nada convencionais e muitas reflexões socio-políticas, Dissidentes - Golpe de Estado é uma leitura que eu indico pra todos que gostam de livros fluidos, contemporâneos e com a cara do Brasil.

Resenha completa no Médium.

site: https://medium.com/@autorabrunnabrasil/resenhando-nacionais-1-dissidentes-golpe-de-estado-jos%C3%A9-beffa-3ce247ff8034

Vítor 27/11/2018

Fundamental no atual panorama do país.
Um livro veloz, com ótimas cenas de ação e que traz uma reflexão interessante sobre o atual - quiçá futuro - panorama político do país.

Caio Nóbrega 11/12/2018

Uma aventura ágil, empolgante e atual
Para começar falando de Dissidentes: Golpe de Estado, preciso falar sobre a escrita do autor. A narração é concisa e dinâmica. As 100 primeiras páginas passam voando. Então, de cara, já me prendi pela escrita. Logo após, veio o enredo. Como admirador de histórias de super-heróis, eu me amarrei.
Em Dissidentes, após o suicídio do presidente da república, há uma corte marcial e o General Rustreaou assume o poder. Para acabar com a nova ditadura instaurada, uma equipe inesperada de heróis se juntam.
Dissidentes: Golpe de Estado foi uma das maiores surpresas do ano (o livro é todo Capa Dura com ilustrações). Desde a capa que me cativou, até o enredo que me fez ficar mergulhado, eu não poderia pensar em uma fantasia nacional que explorasse de melhor forma o contexto social em que vivemos. Sim, tem muita politicagem nesse livro.
Recomendo a todos que gostam de aventuras frenéticas e fantasia urbana.

Débora Teixeira 23/10/2019

Premissa interessante...
Eu adorei ler uma história passada no Brasil e com tantas referências do nosso folclore. Achei bem interessante fazer super heróis para os brasileiros. E também achei incrível as partes políticas (e para mim, teve uma homenagem para a Mariele). Toda a nossa atual política tão bem representada que faz com que eu fique assustada ao notar que a política apresentada pareça com uma sociedade distópica em uma história de ficção, mas que na verdade é algo que realmente está acontecendo sem que notemos o quanto é terrível. Essa foi uma das coisas que eu mais gostei.

Porém, infelizmente, eu achei várias coisas que não me agradaram tanto. Achei tudo muito confuso. Diversas vezes eu precisei ler o mesmo trecho duas vezes, e às vezes três, para conseguir compreender o que estava sendo descrito. As cenas de batalha são bem rasas e descritas de uma forma nada empolgante. Diversas vezes eu fiquei torcendo para acabar as batalhas, e até torcendo para o vilão ganhar, só pra acabar logo. Sinto muito por isso, mas foi exatamente o que eu senti.

Foi posto muitas coisas e tudo foi resolvido rápido, sem aprofundamento. Tirando completamente o clímax das coisas. Quando algum assunto estava sendo "explicado", eu sempre me perguntava: "é sério que é só isso?"; "cadê o resto da explicação?"; "é sério que eles não estão achando estranho isso?". Resumindo, a escrita é muito breve, simplista e direta. São coisas que normalmente eu gosto, mas, por algum motivo que eu não sei qual é, eu não consegui gostar muito do resultado nessa história.

Talvez possa ser porque eu fui com as expectativas altas por causa de várias resenhas que eu vi falando muito bem e que tudo era incrível. Como eu disse no começo, toda a premissa é muito interessante mas está faltando algo muito importante para ser uma história incrível. Se eu não estivesse esperando tanto, eu teria aproveitado muito mais e poderia ter dado 4 estrelas.

Mesmo com essas coisas que não me agradou, eu recomendo muito a leitura. Pois, afinal de contas, não é sempre que vemos o nosso folclore ser representado hoje em dia nos livros, no cinema, etc. É um passatempo diferente. Dos personagens folclóricos que foram retratados eu conhecia apenas: Caipora, Curupira e Tupã. Isso me fez pensar em quanto que eu prestei atenção nas aulas sobre o folclore brasileiro na escola. Eu sei muito mais sobre a mitologia Grega do que sobre a mitologia do meu próprio país. Que vergonha! Rsrs.

Marina 21/11/2018

Distopia inovadora, enredo consistente e universo convincente. Leitura fluída e dinâmica, excelente estrutura narrativa, personagens carismáticos e história extremamente envolvente.

Tamirez | @resenhandosonhos 10/12/2018

Dissidentes: Golpe de Estado
Dissidentes é uma fantasia contemporânea que se passa no Brasil, transitando entre várias cidades em sua história. Duas coisas tomam o foco principal aqui: o cenário político que se instaura do suicídio dos líderes do país e as explicações mitológicas que permeiam a história ao explicar de onde vem os poderes dos personagens.

Em uma era de cultura pop forte, com Vingadores, Liga da Justiça e X-Men em alta, o livro vem para surfar nessa onda, já que apresenta um grupo de pessoas que vão do comum a super poderes, e é aos poucos que vemos da onde o autor tirou a inspiração para compor sua história. Porém, preciso ressaltar que essas explicações vem lentamente e num ponto bem adiantado na história, então é preciso andar um bom caminho com poucas informações antes de conseguir ter uma visão real do cenário.

No que diz respeito a cenário político, foi um pouco assustador. Imagino que o autor tenha inserido várias frases e expressões inspiradas no nosso período eleitoral, pois vi algumas coisas que ouvi nas ruas escritas nos diálogos que alguns personagens trocaram. Enquanto é interessante ver isso retratado dentro do cenário, também acho que me pareceu um pouco gratuito. Visto que, às vezes, esse tipo de coisa é gratuita na vida real também, não sei até que ponto essa minha reclamação é válida.

Vamos ter três pontos de vista que vão dar voz a essa história e foi ai que tive o meu maior problema com o livro. Eles são muito uniformes e é muito difícil diferenciar quem está falando. Quando os três já foram apresentados e intercalam capítulos, exige-se bastante atenção e às vezes vagar por páginas até ter certeza de quem está falando. É claro que a personalidade de cada um poderia ser mais bem desenvolvida para que a voz fosse única, mas o simples fato de termos no começo de cada capítulo o nome de quem tomará a fala já resolveria o problema.

No que diz respeito a mitologia que o autor trabalha aqui, temos vários desdobramentos. Quando pensamos que conhecemos tudo, surge algo do nada. Como mencionei, pode ser um pouco confuso pois só saberemos melhor sobre cada um dos tópicos quando já estamos bem avançados no livro.

De forma geral, o livro é cheio de aventura e ação e flerta exatamente com um público que curte super heróis e também histórias com uma pegada mais política também, já que as implicações dos acontecimentos refletem de forma importante na constituição dessa sociedade. A edição está super bonita em capa dura e conta com várias ilustrações que mostram os personagens. Os capítulos são curtos e a leitura é bem dinâmica e fluída.

site: http://resenhandosonhos.com/dissidentes-golpe-de-estado-jose-beffa/

Leonardo1263 26/12/2019

Dissidentes, dissidentes...
José Beffa cria um universo interessantíssimo, cheio de nuances que despertam a vontade do leitor de conhecer o todo. Temos mitologia brasileira, como Curupira por exemplo, misturando magia e provando ser possível ótimas histórias em terras tupiniquins. A ação é o que conduz o interesse do leitor e serve como liga para juntar o drama dos personagens à mensagem proposta pelo autor. Personagens fortes, habilidades sensacionais. O leitor que aclama um universo fantástico ao melhor estilo Neil Gaiman, tende a gostar muito dessa narrativa, que se mostra extremamente veloz e intensa. Uma trama de grupo onde cada um contribui com aquilo que mais sabe fazer de melhor.
O livro faz em meio a trama uma critica aos perigos de um governo rijo e totalitário. Como pode ser maléfico a própria população se manter apática perante políticos mal intencionados como os personagens em questão. O livro casa muito bem ao cenário politico brasileiro atual, e há duas hipóteses possíveis para envelhecer bem. Ele pode se tornar um clássico daqui a alguns anos por abordar questões emergentes possíveis ou pode acabar por ser datado em um tempo que não aconteceu o proposto.
Por fim, alguns cuidados devem ser tomados, alguns leitores podem achar ser uma escrita tendenciosa a uma filosofia de esquerda, com o discurso do “nós contra eles”. Em contra-partida, independente da mensagem metafórica ou não de um autor, deve-se sempre extrair o melhor de cada obra e interpretar da forma que tire maior proveito. Toda trama é proposta de um ponto de vista e de um futuro possível dentre as opções e nada melhor que consumir esse pacotaço que mistura, ação, drama, religiosidade, politica e moral da melhor forma possível!

Su 16/01/2020

Dissidentes, Golpe de estado - José Beffa
O José é comuna e usou da ideologia antifacista para criar essa obra fabulosa. Uma distopia tão gostosa de ser lida e que se colocar em reflexão notará que está muito atrelado a realidade brasileira.
É uma obra que coloca como centralidade os deuses indígenas brasileiros (OLHA QUE FODAAAA!). Uma história com a cara brasileira onde encontramos personagens gays, negros, brancos e etc, onde cada um quebra padrões do que é esperado dos pré-conceitos e papéis que aprendemos durante a vida nessa sociedade louca.
Elisio, Ashia, Juna, André, amarada, raposa vermelha, Renata, Sihan (uma caipora), Sneakpass (mais tarde se tornou Vertigem) e Levi se reúnem pela necessidade de destruir um ditador que manipulou a política nos últimos anos. Cada um vem de uma vida diferente, sofrida, brasileira e com papéis importantes a desempenhar.
As ilustrações são maravilhosas, os traços, as expressões, tudo nelas é maravilhoso. Elas casam de maneira magnífica com o enredo. Quero deixar aqui meu amor pelos desenhistas Samuel Marcelino e Rafael Pereira.

Brunna Brasil 23/07/2020

Tão Real Que Vai Te Assustar

Resenha completa no Médium.