Como mudar sua mente

Como mudar sua mente Michael Pollan

Resenhas - Como mudar sua mente

Paulo Henrique 14/04/2019

Cansativo e Prolixo
O Título é proposital para que você acredite que ao ler esse livro poderá mudar a maneira de pensar e assim resolver inúmeros de seus problemas, ficando apenas faltando arrumar um pouco de LSD.
O livro é enfadonho e para as viagens psicodélicas é preferível ler Aldo Huxley, por sinal citado inúmeras vezes pelo autor como um dos patrocinadores das terapias psicodélicas. O que torna a leitura cansativa é que o mesmo é prolixo contando várias vezes a mesma coisa de maneira diferente e com um epílogo sofrível que tenta resumir o livro novamente.
Você entenderá como a terapia psicodélica evoluiu e está evoluindo e seu potencial, mas terá de ler muita coisa que poderia ser resumida ou poupada.

Tamiozzo 18/05/2022

O que é realidade?
Não tenho o hábito de escrever resenhas sobre todos os livros que leio, apenas faço para os mais especiais, aqueles que de alguma forma me tocaram ou me fizeram refletir profundamente sobre algo e esse livro com certeza foi um desses.

‘Como mudar sua mente’ é mais um título que entra pra lista dos meus livros inusitados e de temas completamente variados que gosto de ler às vezes.

Comecei a me interessar recentemente pelos psicodélicos por conta de um amigo que me falou sobre a micro dosagem dessas substâncias e como elas lhe faziam muito bem e que, inclusive, sua prática era recomendada pelo seu próprio psicólogo. Então, fui atrás do tema. Assisti diversos vídeos no Youtube sobre o tema e em grande parte deles ouvi falar sobre a obra de Pollan, então, fui lá e comprei o livro.

O livro mescla a visão do autor sobre o tema baseando-se em diversas referências científicas dos anos 60 e 70 principalmente. Mas, além disso o autor também descreve com fidelidade suas próprias experiências místicas com LSD, psilocibina e
5-MeO-DMT - sendo essa última substância a mais forte e que proporcionou a experiência mais significativa de todas, como mencionado pelo próprio autor.

No livro o autor foca mais na psilocibina que é uma substância produzida pelo cogumelo Psilocybe cubensis, popularmente conhecido como cogumelo mágico. Historicamente, sua utilização foi brutalmente reprimida pela igreja católica após a conquista espanhola e relegado à clandestinidade.

A partir da descoberta acidental do LSD-25 em 1943 pelo cientista suiço Albert Hofmann, outros cientistas e pesquisadores focaram em estudar os psicodélicos e sua utilidade em tratar casos como depressão, ansiedade, vazio existencial, vícios e etc. A partir daí vários programas, até mesmo governamentais, viriam a surgir para testar as substâncias em pessoas voluntárias. Após passarem pela experiência com psilocibina, as pessoas relataram melhoras no bem-estar, satisfação com a vida e mudanças de comportamento para melhor, mudanças essas que foram confirmadas por membros da família e amigos.

“Era como se dar conta de uma porta para um lugar conhecido - a sua própria mente -, mas que você nunca havia percebido; e ouvir de pessoas em quem confia que existe uma maneira totalmente diferente de pensar - de ser! - esperando do outro lado. Você só precisa girar a maçaneta e entrar. Quem não ficaria curioso? Eu podia nem estar procurando mudar a minha vida, mas a ideia de aprender algo novo sobre ela, de lançar um pouco de luz neste velho mundo, começou a tomar conta dos meus pensamentos. Talvez algo na minha vida, algo a que eu simplesmente não dei um nome.” - breve relato de um paciente sobre a sua experiência com o alucinógeno”.

Outras pessoas, pelo fato da experiência ser diferente de qualquer coisa já armazenada antes por sua massa cinzenta, tiveram muita dificuldade em descrevê-la: “Você precisa imaginar um homem das cavernas transportado para o meio de Manhattan. Ele vê ônibus, celulares, prédios enormes, aviões. Depois ele volta para a caverna. Como ele descreve a experiência? ‘Era grande, impressionante, barulhento’. Ele não tem vocabulário para ‘prédio’, ‘celular’, ‘avião’. Talvez tenha alguma noção intuitiva do significado e da magnitude da cena. Mas ainda não existem as palavras necessárias. Tudo o que temos são cinco pedaços de giz de cera quando precisamos de 50 mil tons diferentes”. Em outras palavras, as experiências podem atingir um estado tão místico, isto é, uma nova forma de ver tudo, realmente tudo, que não podem nem sequer ser explicadas, e é isso o que causa as mudanças relatadas pelas pessoas que passaram pela experiência - uma descrição utilizada por muitas pessoas é “a morte do ego”, e, a partir disso, você vê o mundo como se você fizesse parte do todo, parte da natureza, da vida, do universo, de Deus. O que deixa claro que a consciência é uma propriedade do universo e não do cérebro. Ela existe num campo externo a nós, algo como ondas eletromagnéticas; nossos cérebros, que ele o autor comparava a receptores de rádio, podem sintonizar diferentes frequências de consciência.

Apesar de comprovados todos os benefícios, os estudos com psicodélicos foram proibidos entre a década de 60 e 70 pelo 37º Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, com o argumento de que, após cair nas mãos das massas, os jovens não queriam mais ir para a guerra no Vietnã.

Comprei a versão para o Kindle deste livro, e após a minha leitura, fui pesquisar o preço do livro físico na Amazon e me espantei: 612 reais! Por que essa obra é tão cara? Seria o governo o responsável pelo preço absurdo? E se sim, porquê? Será que eles não querem que você leia? Que você descubra que você pode tratar a raiz dos seus problemas ao invés dos sintomas? Afinal, a indústria farmacêutica não lucraria tanto, não é verdade?

Deixando as teorias da conspiração de lado, esse livro abriu ainda mais a minha cabeça e renovou o conceito de duas palavras para mim: drogas e realidade! O que são as drogas que os governos criminalizam? O que é a realidade e porque a resposta da maioria das pessoas tem a ver com materialidade? A mecânica quântica confronta isso! Ela sustenta que a matéria pode não ser tão desprovida da mente como os materialistas nos fazem acreditar. Por exemplo, uma partícula subatômica pode existir simultaneamente em múltiplos locais, é pura possibilidade até ser medida - isto é, até que seja percebida pela mente. Só neste momento, e nem um instante antes, ela surge na realidade como conhecemos: adquire coordenadas fixas no tempo e no espaço. A implicação é que a matéria pode não existir como tal na ausência de um sujeito que a perceba.

Recomendo demais a leitura da obra. Sem dúvidas, uma das melhores obras de cunho psico-científico que já li.
NadiaCibele 24/07/2022minha estante
Realmente, não encontrei o livro físico para comprar em nenhum lugar. Vim procurar o livro pq na Netflix saiu o documentário dele, baseado nesse livro, em 4 episódios. E é muito bom!

Nena 31/10/2021

O jornalista e pesquisador Michael Pollan mergulha no mundo dos psicodélicos para demonstrar sua eficácia em tratamentos de diversos males q assolam a humanidade (câncer, depressão, fobias, vícios, vida, morte). Quais os avanços q a medicina/ciência apresentam? Como agem no corpo/mente? Pollan tbém descreve detalhadamente sua experiência, aos 60 anos, com essas substâncias. Diversos casos são abordados, pessoas com vasto conhecimento e anos de pesquisa são ouvidas. Um livro necessário para quem se interessa pelo assunto.

"... as grandes farmacêuticas investem mais em drogas para condições crônicas, pílulas que você precisa tomar todo dia. Por que elas investiriam numa pílula que os pacientes podem precisar tomar apenas uma vez na vida?" (Michael Pollan)

nunohds 04/09/2019

Na descoberta de mim
O primeiro impacto desse livro obviamente é o o titulo, como mudar sua mente realmente chama a atenção por ser algo talvez muito buscado pela maioria das pessoas e o que torna ainda mais atrativo é que você pode mudar sua mente com o uso de substâncias psicodélicas. O titulo por se só já é impactante e por mais que o livro seja grande com quase 500 paginas a leitura é edificante e muito compreensiva. Michael Pollan retrata sua trajetória no mundo dos enteógenos que o mesmo deixa claro que se trata de substâncias naturais que podem alterar sua mente e revolucionar o modo de pensar, o autor te leva historicamente ao berço da civilização humana e de como esse material está imposto em nossa raça e de como hoje ele é visto como algo extremamente grave. O mesmo relata de como essas substâncias se tornaram inimigo numero um da população e como o uso expressivo dessas drogas modificaram o nosso modo de pensar e até mesmo de sermos o que somos hoje. Pensar que a provável existência da religião tem grandes influências de uso de enteógenos, afinal não precisa morrer pra ver Deus e de como essa capacidade foi de afronta ao descobridores católicos percebendo completamente de que essa condição colocava a igreja em apuros por de fato mostrar o que o ser humano tanto aguarda que é o contato com o divino. Este livro foi um divisor de águas em minha vida pois me fez além de exterminar preconceitos impostos pela cultura conservadora de que realmente vivemos em uma bolha e que a natureza é muito mais forte e onipresente do que temos noção. Hoje, cientistas e ativistas tentam implementar tratamentos com psicodélicos em unidades de saúde dando um grande passo na evolução humana e mostrando o quão incrível é o ser humano e que nossa relação com a natureza é como de mãe para filho. Espero ter minha primeira experiência com algum enteógeno e sentir de perto um contato místico que a natureza tem pra nos mostrar. De como um fungo que achamos não ser nada é um elo entre Deus e a natureza (apesar do autor ser ateu) fica evidente de que a maioria das pessoas que tiveram esta experiência transcenderam e deixaram de ser as mesmas pessoas. Recomendo a todos e espero que no futuro possamos incluir tais medicamentos na nossa saúde desenvolvendo nossa mente, corpo e espírito.
NadiaCibele 24/07/2022minha estante
Gostaria tanto de ler, porém não encontrei mais onde comprar!

Vitor 02/07/2020

Tema interessante, porém livro muito repetitivo
O tema do livro é muito interessante e, de forma geral, era relacionado com a expectativa que eu tinha: ele conta a história do uso da psilocibina como terapia e como foi a evolução desse estudo na história, passando pelas suas próprias experiências com alucinógenos.
Entretanto o livro poderia ser cortado na metade. O autor se torna repetitivo, trazendo sempre a mesma ideia, em capítulos diferentes e é cansativo. Você compreende a essência do livro nas primeiras sem páginas e ali está quase que suficiente.

Roberdson 01/06/2020

Uma grande viagem...
O livro é um mergulho profundo dentro do cenário em volta do universo dos psicodélicos. O autor passa pelo relato histórico, nos apresenta a política por trás da proibição dos psicodélicos bem como os fatos que favoreceram a criminalização dos mesmos.

Por outro lado ele mostra o efeito que os mesmos realizam no cérebro, os estudos promissores no tratamento de quadros como depressão, ansiedade e abuso de substâncias. Em paralelo apresenta em diversos momentos o quanto não é interessante para a indústria farmacêutica o investimento nessa categoria de substâncias.

Tudo isso em paralelo com a sua própria experiência com o uso de psicodélicos. Eu recomendo e muito a leitura, a forma que o autor escreve é muito clara e muito fluída.

Vitor Gabriel 21/02/2020

Aprendendo
Confesso que o título do livro não foi o motivo que me levou à essa leitura.
O título, que mais parece de auto-ajuda, me manteve distante dele por um ano, até que finalmente comecei a leitura.
Me surpreendi muito com a escrita, que flui bem, apesar de ser repetitiva algumas vezes.
Ele aborda o uso de LSD e psicodélicos para diversos tratamentos, expandindo conhecimento de quem o ler.
Uma boa experiência de leitura .
daniel.gumiero 12/05/2020minha estante
Deve ser um estudo bem interessante!

Michel 22/01/2021

Nunca usei, nem tive oportunidade mas estou curioso.
O livro foi bastante legal para abrir a mente, para um mundo que eu não conhecia absolutamente nada. Eu comprei o livro mais pelo título, do que pelas entrelinhas.

Poderia ter sido resumido em um artigo de 100 páginas. Ficou desnecessariamente extenso, uma pena.

Luiz Henrique 21/09/2021

Como mudar sua mente
Livro riquíssimo em detalhes, com um tom de otimismo para o futuro quanto as pesquisa com substância psicoativas no tratamento de distúrbios psiquiátricos, tais como depressão. O autor é claro e despido de qualquer preconceito quanto ao assunto. Linguagem de fácil compreensão.