Asfalto selvagem

Asfalto selvagem Nelson Rodrigues

Resenhas - Asfalto Selvagem

Daniel 16/11/2016

Os Amores E Os Pecados de Engraçadinha
Através da narrativa de Asfalto Selvagem conseguimos perceber por que Nelson Rodrigues ficou conhecido como anjo pornográfico. Em uma narrativa em que usa a técnica do flashback, o narrador deste romance vai e volta dentro da história, dividindo a narrativa entre a adolescência e a vida adulta da personagem principal: Engraçadinha. Com uma linguagem peculiar e cheia de erotismo, Nelson Rodrigues constrói uma narrativa cheia de temáticas que passeiam pelo erotismo: adultério, incesto, lascívia. Engraçadinha é uma dessas mulheres naturalmente sensuais, que se envolve com seu primo durante a adolescência e faz de tudo para separá-lo de seu casamento. Com uma trama arrebatadora e cheia de clímax, Nelson Rodrigues escreve um de seus melhores romances, com uma linguagem direta, objetiva, erotizada e vibrante.

Thiago 11/11/2015

Impagável, Juiz Odorico é um dos melhores personagens da literatura.

Valério 07/10/2015

Vendaval
Nelson Rodrigues explora, como sempre, a fraqueza humana.
Pinta, com tinas fortes, nossos maiores defeitos.
Explora a natureza humana, em seus aspectos mais asquerosos.
Assim, não há como não ler uma de suas obras sem sentimentos de repulsa, de indignação.
Está tudo lá: Traição, incesto (à exaustão), safadeza, pornografia, desejos inconfessos e anormais, homossexualismo, tragédia.
Especificamente em "Engraçadinha", título pelo qual a obra ficou famosa (O extenso título do livro é "Asfalto Selvagem - Engraçadinha, seus amores e seus pecados), parece que Nelson colocou quase todos os dramas sexuais possíveis em um livro.
Verdadeiro vendaval emocional.
O personagem central, Engraçadinha, sofre com a carne fraca e cheia de desejos, especialmente nos anos de sua juventude.
O amor normal não lhe serve, só o que é diferente, bruto, desafiador.
E não é diferente com sua filha, Silene, que surge na segunda parte do livro "Engraçadinha, seus amores e seus pecados. Depois dos 30).
Mais madura, dessa vez Engraçadinha, embora não livre de seus desejos e ardência, sofre ao ver sua filha padecendo com o mesmo instinto e ganância sexuais.
Não à toa, tanto Engraçadinha como Silene despertam o furor masculino em qualquer lugar que pisam.
E não há como estar no caminho de duas fêmeas como essas sem provar o gosto do sofrimento.
Talvez esse seja o maior perigo de mulheres maravilhosas.
Podem ser a chave de seus maiores prazeres e felicidade.
Mas, da mesma forma, também podem ser a fonte de suas maiores torturas e sofrimentos.
Dominam sua vida, para o bem ou para o mal.
Há o dito popular (e até na Bíblia): Uma mulher pode levar o homem ao paraíso. Ou à ruína.

Antonio Luciano 21/08/2014

Asfalto Selvagem é um daqueles livros que resumem todo o estilo e as temáticas do autor. Nelson Rodrigues nos mostra todos os pecados e amores brasileiros na vidinha de Engraçadinha.Um dos romances mais belos em mostrar o amor como a união entre o sagrado e o profano.E o final é uma das coisas mais belas sobre o amor,que o amor não é uma tara, é sacrifício.

Ana 19/07/2014

A INESQUECÍVEL ENGRAÇADINHA
Li este clássico pela primeira vez há 6 anos, e nunca mais me saiu da cabeça, eu ainda cursava universidade.
A personagem criou vida na minha mente, e logo me imaginei em seu lugar. Confesso que a odiei por ter sido tão vil com sua amiga Letícia, mas logo com o encadeamento dos fatos, percebi que tudo se encaixava, e vi que tudo o que aconteceu no livro, caiu como uma luva, de maneira perfeita. Nélson não poderia ter criado enredo melhor, na minha opinião.
Favoritíssimo.

Rui Alencar 25/04/2013

Algumas lembranças que marcam o estilo do grande Nelson Rodrigues neste livro:

Pag. 116...o amor normal não tem imaginação, nem audácia, nem as grandes abjeções inefáveis. É um sentimento que vive de pequenos escrúpulos, de vergonhas medíocres, de limites covardes.

Pag. 161...a mulher normal, equilibrada, é capaz de amar dois, três, quatro ao mesmo tempo. O amor múltiplo é uma exigência sadia de sua da carne e da sua alma.

Pag. 239...”as mulheres tem a imaginação muito mais erótica do que nós”...a vida interior feminina é toda feita de fantasias obscenas.

Pag. 629...”Num casal há sempre um infiel. É preciso trair para não ser traído”

Adailton 01/01/2013

Asfalto selvagem talvez seja o folhetim mais polêmico e adorado de Nelson, e de nossa literatura. O autor consegue construir uma história cheia confrontos morais, críticas sociais e sarcasmos políticos permeados pela descoberta de amores e pecados da protagonista, e dos que a rodeiam. Narrativa em ritmo perfeito com o olhar fora de série de um dos monstros de nossa dramaturgia e literatura, que com habilidade constrói templos em forma de personagens para poder demoli-los logo após. Gênio!

Marcone 04/09/2012

A verdadeira obra de arte é aquela que nos joga a realidade na cara, seja no teatro, literatura, cinema, etc. Não enxergamos o óbvio com muita facilidade. Aliás, a maioria prefere não ver o óbvio, ainda que dispusesse de meios para isso. No cinema, por exemplo, a arte se revela sublime não quando mostra um super-heroi de capa vermelha voando pelo céu, mas quando mostra crianças famintas dormindo a céu aberto - coisa que todo mundo sabe que existe, mas não enxerga.

Neste livro, Nelson Rodrigues não mostra, simplesmente, a realidade das relações humanas; em "Asfalto Selvagem", a realidade chega a você em silêncio, desfere um tapa em sua face, vira as costas e vai embora sem dizer nada.

"É muito feia, física e moralmente, a raça humana"
Paulo Francis

Danielle 23/04/2010

Jogo político, incesto, suicídio, automutilação, casamento sem amor e sem sexo, assassinato, bastidores do jornalismo policial, o tabu da virgindade, da ida ao ginecologista e da homossexualidade masculina e feminina, prática de tortura de inocentes nos porões da polícia, os vícios do funcionalismo público no Brasil...ufa! Quantos temas o Nelson trata nesse livro! Mas, apesar de abordar situações seríssimas e dramáticas, o livro é leve e divertidíssimo. Conseguir tal façanha tratando de temas "pesados" é só para os gênios mesmo.

O juiz Odorico Quintela, nascido em Mimoso do Sul, é um dos personagens mais geniais da literatura brasileira e garante boas risadas.

Gostei tanto desse livro que reduzi o ritmo da leitura só para não acabar logo... e, quando terminei de ler, reli vários trechos. Nelson é genial!

Gustavo Carmo 27/04/2009

É a minissérie impressa
Resenhar Nelson Rodrigues é um sacrilégio. Acho mais fácil analisar a minissérie deste livro adaptada. E a produção da Rede Globo de 1995 foi bem fiel, tanto na história quanto nos diálogos. A edição do livro que eu li, que ainda era da Companhia das Letras, tinha uma diagramação bem apertada (entenda-se com letras pequenas), que tornava a leitura bem cansativa. A nova edição da Agir peca pelo preço alto. Por isso encontrei e comprei esta edição antiga no sebo.