Asfalto selvagem

Asfalto selvagem Nelson Rodrigues

Resenhas - Asfalto Selvagem

Gato Preto 06/01/2022

É Nelson Rodrigues, tenho pouco a dizer!
Engraçadinha é uma deusa da beleza vacilante, frágil, voluptuosa, sensual e simples, como toda mulher ideal deve ser.

Cheia de culpa por seus desejos, mesmo quando não os realiza, a estória dela é permeada de personagens que vão levar o leitor por um passeio pela história dos costumes brasileiros provocando repúdio, raiva, empatia e risos (destaque para o hilário juiz Odorico Quintela, vivido na tv pelo ator Paulo Betti).

Mesmo que você, como eu, tenha visto a série onde Cláudia Raia empresta seu belo corpo para dar vida a esta personagem a escrita de Nelson Rodrigues ainda vai mexer com sua imaginação.

Leia, é uma obrigação!

Bruna Peixoto 25/07/2021

O livro explora a fraqueza humana.
Pinta, com tinas fortes, nossos maiores defeitos. Explora a natureza humana, em seus aspectos mais asquerosos.

Diego.David 27/06/2021

Engraçadinha por Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues mantém sua radiografia da natureza do homem e da sociedade, a luta entre a moralidade e o pecado, em uma leitura simples e crua... Recomendo sempre!

Hanna 26/02/2020

Livro x série
Já havia gostado da adaptação para a tv e agora ao ler pude mergulhar mais na narrativa de Nelson Rodrigues. Mesmo sendo um livro longo a leitura é fluida.

Edmar.Candeia 12/10/2017

Romance diferente
Nelson Rodrigues com sua linguagem bem peculiar descreve um amor platônico, que permeia todo o livro. A linguagem é bem provocante e diferente dos livros de romance.

Daniel 16/11/2016

Os Amores E Os Pecados de Engraçadinha
Através da narrativa de Asfalto Selvagem conseguimos perceber por que Nelson Rodrigues ficou conhecido como anjo pornográfico. Em uma narrativa em que usa a técnica do flashback, o narrador deste romance vai e volta dentro da história, dividindo a narrativa entre a adolescência e a vida adulta da personagem principal: Engraçadinha. Com uma linguagem peculiar e cheia de erotismo, Nelson Rodrigues constrói uma narrativa cheia de temáticas que passeiam pelo erotismo: adultério, incesto, lascívia. Engraçadinha é uma dessas mulheres naturalmente sensuais, que se envolve com seu primo durante a adolescência e faz de tudo para separá-lo de seu casamento. Com uma trama arrebatadora e cheia de clímax, Nelson Rodrigues escreve um de seus melhores romances, com uma linguagem direta, objetiva, erotizada e vibrante.

Thiago 11/11/2015

Impagável, Juiz Odorico é um dos melhores personagens da literatura.

Valério 07/10/2015

Vendaval
Nelson Rodrigues explora, como sempre, a fraqueza humana.
Pinta, com tinas fortes, nossos maiores defeitos.
Explora a natureza humana, em seus aspectos mais asquerosos.
Assim, não há como não ler uma de suas obras sem sentimentos de repulsa, de indignação.
Está tudo lá: Traição, incesto (à exaustão), safadeza, pornografia, desejos inconfessos e anormais, homossexualismo, tragédia.
Especificamente em "Engraçadinha", título pelo qual a obra ficou famosa (O extenso título do livro é "Asfalto Selvagem - Engraçadinha, seus amores e seus pecados), parece que Nelson colocou quase todos os dramas sexuais possíveis em um livro.
Verdadeiro vendaval emocional.
O personagem central, Engraçadinha, sofre com a carne fraca e cheia de desejos, especialmente nos anos de sua juventude.
O amor normal não lhe serve, só o que é diferente, bruto, desafiador.
E não é diferente com sua filha, Silene, que surge na segunda parte do livro "Engraçadinha, seus amores e seus pecados. Depois dos 30).
Mais madura, dessa vez Engraçadinha, embora não livre de seus desejos e ardência, sofre ao ver sua filha padecendo com o mesmo instinto e ganância sexuais.
Não à toa, tanto Engraçadinha como Silene despertam o furor masculino em qualquer lugar que pisam.
E não há como estar no caminho de duas fêmeas como essas sem provar o gosto do sofrimento.
Talvez esse seja o maior perigo de mulheres maravilhosas.
Podem ser a chave de seus maiores prazeres e felicidade.
Mas, da mesma forma, também podem ser a fonte de suas maiores torturas e sofrimentos.
Dominam sua vida, para o bem ou para o mal.
Há o dito popular (e até na Bíblia): Uma mulher pode levar o homem ao paraíso. Ou à ruína.

Antonio Luciano 21/08/2014

Asfalto Selvagem é um daqueles livros que resumem todo o estilo e as temáticas do autor. Nelson Rodrigues nos mostra todos os pecados e amores brasileiros na vidinha de Engraçadinha.Um dos romances mais belos em mostrar o amor como a união entre o sagrado e o profano.E o final é uma das coisas mais belas sobre o amor,que o amor não é uma tara, é sacrifício.