Fuimos canciones

Fuimos canciones Elísabet Benavent

Resenhas - Fuimos canciones

stephmonnerat_ 02/10/2021

Conheci a autora através de Valeria e decidi ler esse livro depois de ver que o filme baseado nele tinha sido adicionado à Netflix
O que eu gosto da escrita da Elísabet é que ela é fluida e justa com todos os personagens. Apesar de existir uma protagonista principal, as histórias de suas amigas são igualmente bem desenvolvidas e cativantes. E essa fórmula se repete nesse livro. Macarena, Jimena e Adriana já têm um espacinho no meu coração ?

Ivy (De repente, no último livro) 01/02/2019

Não é o melhor da autora.
Fuimos Canciones é o livro que inicia a nova bilogia da autora. Já li a tetralogia Valeria, já li a bilogia Silvia (até aqui minha favorita de Benavent) e quando surgiu a leitura coletiva de Fuimos Canciones num grupo que participo, decidi me aventurar.

A minha experiência com esse foi de altos e baixos.

A história nos apresenta Macarena, uma jovem de trinta anos que trabalha para uma grande blogueira de moda, a Pipa, e que vive sozinha em Madrid, decisão tomada depois que seu namorado de infância, Leo, decidiu abandoná-la sem qualquer razão aparente.

Macarena tem duas grandes amigas, Jimena, uma fofa que ainda sente saudades de Santi, um namorado da adolescência que faleceu em um acidente, e que acredita que Santi lhe envia sinais desde o Além para ajudá-la a encontrar um homem ideal, e também Adriana, que se casou bem jovem com Julián e não sabe o que fazer para melhorar sua vida conjugal.

Quando Leo começa a sair com Raquel, uma blogueira de moda conhecida de Macarena, a situação fica estranha. Macarena não consegue lidar com o rancor e a mágoa cada vez que o encontra e o destino parece insistir em unir seus caminhos.

Diante disso, o leitor vai conhecer as idas e vindas de Macarena, junto às suas divertidas amigas, e nesse bate papo íntimo vamos acompanhando as jogadas do destino na vida de cada uma das três garotas.

Eu continuo amando a narrativa de Beta, acho que ela escreve de uma maneira que faz o leitor se tornar íntimo da história. Além disso é uma narrativa natural e divertida, não aquele engraçado forçado, que notamos que demandou do autor um certo esforço pra criar algo cômico. Benavent é daquelas que nos faz rir usando de uma naturalidade tão grande que pra mim só fica a certeza de que Beta deve ser, com certeza, uma pessoa bem especial.

Me encanta o fato de seus personagens serem tão próximos da realidade. Seres cheios de dúvidas, com vidas normais, mas que de uma hora pra outra assumem riscos inesperados, pessoas com um passado, e também ansiando por um futuro idealizado, como nós geralmente também fazemos.

Benavent sabe criar laços de amizade muito especiais, daqueles onde o leitor se pega desejando também ser parte daquele grupo de personagens, unidos por tantas afinidades.

No entanto, há algo que Beta acaba pecando, ao meu ver. Suas histórias são de conteúdo mais adulto, pois há cenas bastante apimentadas. E eu percebi, especialmente neste livro, um excesso de cenas eróticas que incomodava na leitura.

Eu não tenho problemas em ler cenas de sexo, mas quando a quantidade de menções ultrapassa o que considero necessário para a obra, isso começa a me saturar e me cansar.

Eu sinceramente achei que a autora focou demais em sexo neste livro. Quando seus personagens não estão mantendo relações, eles estão geralmente falando sobre.

Em um grupo de amigas é claro que é normal que um ou outro assunto surja à respeito, porém, achei forçado querer levar o leitor a crer que durante todo o tempo apenas se fala disso, apenas se pensa nisso e apenas se quer isso.

A vida não se resume à apenas sexo, e senti falta de um desenvolvimento maior em outras questões. Queria saber mais sobre o passado deles, queria saber mais sobre suas famílias e vidas, e senti que tudo ficou demais no secundário, sem receber tanta profundidade.

Como se fosse pouco, à partir da metade começou a me irritar também a falta de auto estima de Macarena.

É sério, se um guri te diz que saia de uma vez da vida dele, meu Deus, tenha um pouco de dignidade e vá. Não insista alegando à si mesma que quer apenas se vingar forçando sua presença na vida do rapaz.

Há uma cena ocorrida no trabalho de Leo em um momento da leitura que achei, simplesmente, lamentável. Pra tudo há limites, e achei que houveram situações aqui onde as coisas simplesmente extrapolam.

Enfim, Benavent mais uma vez acerta em sua narrativa irresistível, que me lembra demais Sex and the city. Há cenas onde ri até me saltar lágrimas dos olhos e doer a barriga, e como disse, o mais legal, é a naturalidade com que ocorrem. As conversas entre as amigas, a maneira como se tratam e se amam, é genuína demais, tocante. Eu amo como os personagens de Benavent conseguem cativar o leitor. Neste livro meu amor eterno vai para Jimena. Adorei esta garota, ela é engraçada, autêntica, doce e leal, foi o personagem que mais me cativou e se vou ler a segunda parte, em grande parte, será por ela, porque quero conhecer o seu desfecho.

No entanto, houveram esses pontos negativos que desgastaram bastante a leitura, me deu a impressão de que muitas páginas sobravam, e que alguns fatos poderiam (e deveriam) ter sido resumidos (especialmente as muitas cenas de sexo).

Agora fica pendente a última parte da bilogia que, com certeza irei ler, embora admito que com expectativas mais reduzidas pois aqui ficou patente os diversos pontos fracos que, na maioria das vezes, me fazem desistir por longo tempo do gênero New Adult / Romântico Adulto / Erótico.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/10/review-247-fuimos-canciones-canciones-y.html

carolreadabook 09/04/2022

Uma surpresa mais que boa...
Eu amei cada segundo desse livro; goste da escrita e da narrativa. Os personagens são complexos e traz tridimensionalidade a cada um deles... Eu fui super pega de surpresa com o polo final, não que não fosse previsível, mas porque e eu não tava esperando isso do Leo Léo... Enfim animada pelo 2° livre livro.

Mandis 08/08/2022

Um clichê
A autora dá espaço para todos os personagens, mesmo o livro sendo escrito pelo ponto de vista da Macarena. Na metade do livro eu já desconfiava de umas coisas em relação a Adri, mas o da Jimena me pegou de surpresa. Apesar da protagonista ser a Macarena, achei muito lenga lenga a história dela com o Léo.