Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Lara 26/03/2024

Recomendaram essa leitura em uma crise depressiva, repensar o sentido da minha vida depois de uma perspectiva desesperadora de um campo de concentração interessante, não por comparação, mas pelo sentido da logoterapia.

Lucas1429 26/03/2024

O livro que te leva pro outro lado
Confesso que foi uma leitura difícil para mim, mas que valeu a pena. Ler as memórias de Viktor é como vivê-las por um vislumbre de dor e felicidade.

Felicidade? Sim. Apesar de toda a dor e sofrimento, de dias em que a vontade de desistir foi grande - ele provou que ter um propósito na vida pode te fazer criar raízes no chão capazes de te levar aos céus. Um propósito não pode ser concreto, cada um tem o seu e se não tem, precisa criá-lo.

Há também descrito, o desenvolvimento e a explicação breve da logoterapia e como poderíamos aplicar um pouco de sua sabedoria em nossas vidas.

Trecho favorito:

"Se naquela ocasião tivesse sabido: minha esposa está morta - acho que este conhecimento não teria perturbado meu enlevo interior naquela contemplação amorosa. O diálogo intelectual teria sido intenso e gratificante em igual escala. Naquele momento, me apercebo da verdade: põe-me como selo sobre o seu coração... Porque o amor é forte como a morte. (Cântico dos cânticos 8.6).

Nil 25/03/2024

Um livro sobre sentidos
O autor, como todos sabem, passou pelos campos de concentração nazistas onde os prisioneiros eram muito humilhados, maltratados, onde ele passou por muitas situações difíceis. Não havia chance de fugir e todos tinham uma sobrevida naquele lugar.
Mesmo em um situação tão degradante ele conseguiu sobreviver devido pois acreditava que a vida esperava muito dele ainda.

NatAlia351 24/03/2024

Uma nova perspectiva sobre a vida
O livro é autobiográfico, mas não busca ser simplesmente isso. O foco dele é analisar psicologicamente os prisioneiros judeus durante a segunda guerra mundial e como era a rotina deles dentro dos campos de concentração.

É uma obra muito boa exatamente por mudar o foco de abordagem do nazismo para algo mais importante: a capacidade do homem de buscar um sentido pra vida e manter a esperança de que coisas melhores acontecerão.

A linguagem é simples e é bem objetiva. Gostei muito do livro, porque foi escrito com muita simplicidade, mas densidade de conteúdo.

Vale a pena dar uma chance, principalmente se sua vida anda meio sem propósito ou se você enfrenta alguma crise existencial.

gustavoclr 24/03/2024

Autoajuda
Fui ler acreditando que fosse relatos dos campos de concentração com alguns insights de psicologia. E ate é! Mas os 40% final do livro são puramente discursos de autoajuda e teorias da psicologia, extremamente entediante pra quem não é da área.

Gigio 22/03/2024

Neste livro, Frankl explora suas experiências nos campos de concentração nazistas e como encontrou significado e propósito mesmo diante do sofrimento extremo. Ele desenvolve a teoria da logoterapia, que enfatiza a busca do sentido da vida como a força motriz fundamental dos seres humanos. A obra oferece uma perspectiva poderosa sobre a resiliência humana e a capacidade de encontrar esperança mesmo nas circunstâncias mais desumanas. Com uma escrita perspicaz e comovente, nos inspira a refletir sobre nossas próprias vidas e a encontrar significado em meio aos desafios. Este livro atemporal continua a impactar e transformar vidas ao redor do mundo, sendo uma leitura essencial para todos que buscam compreender o poder da esperança.

Eduarda2472 18/03/2024

Acho que todo mundo em algum momento da sua vida deveria ler esse livro. é um livro pequeno mas cheio de questionamentos, ensinamentos e histórias. em vários momentos me vi tendo a necessidade de fechar o livro para conseguir raciocinar tudo que li, porque certas cenas eram fortes demais para que pudesse passar como se não fosse nada.
além do autor retratar o que milhares de pessoas, infelizmente, tiveram que passar,ele também mostra como é possível encontrar um sentindo nos momentos mais conturbados.

Edianara.Lino 18/03/2024

Obra maravilhosa, todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida. Viktor Frankl passou por experiência própria o despojamento da dignidade humana e até aonde o ser humano pode ir. Pode apreender sua própria teoria no corpo e na mente.
"Quem tem por que viver aguenta quase todo como" - Nietzsche

Mariana113 16/03/2024

Criador da Logoterapia.
?Nossa geração é realista porque chegamos a conhecer o humano como ele de fato é. Afinal, ele é aquele ser que inventou as câmaras de gás de Auschwitz; mas ele é também aquele ser que entrou naquelas câmaras de gás de cabeça erguida, tendo nos lábios o Pai-Nosso ou o Shemá Yisrael.?

Alice @leituras_da_alice 15/03/2024

Iniciando minha imersão pela Logoterapia
Esse é um livro base pra quem quer conhecer a Logoterapia com seu fundador Vitor Frankl.

O que eu eu mais gostei é que um livro que pode ser lido por qualquer pessoa, mesmo que não seja da área, já que é um livro de linguagem muito acessível e que vai despertando curiosidade no leitor ao longo da leitura.

Foi uma leitura prazerosa que eu quis fazer aos poucos e pra ir pegando as reflexões que ele traz e juntando as minhas!

É incrível pensar que o ser humano mesmo reduzido ao seu lado mais primitivo de sobrevivência ainda consegue encontra um sentido. E nisso que o Frankl tanto enfatiza aqui, que mesmo que nem todos vão precisar chegar ao seu limite de sofrimento (assim esperamos) pra dar sentido a vida, ele nos traz que podemos encontrá-lo de outras formas, como no sentido de fazer uma ação/atitude ou pelo amor.

Escolhi a Logoterapia para fazer meus atendimentos de psicoterapia na clínica escola da faculdade e essa tem sido uma escolha muito certeira no sentido de que mesmo estando aprendendo ainda, já consigo sentir que é algo que tá fazendo sentido pra mim e pra minha visão de mundo?

JoaoSoraggi 11/03/2024

OBRA-PRIMA
Viktor relata duas vivências no campo de concentração, relatando todo o absurdo e sofrimento, ao mesmo tempo que trás pequenos contextos e pensamentos que obtinha na época. No segundo trecho, o livro se torna algo mais técnico e manual sobre a logoterapia, MESTRE.

Ana Zarcachuk 10/03/2024

Logoterapia.
"Um indivíduo incuravelmente psicótico pode perder sua utilidade, mas conservar sua dignidade de um ser humano. Sem ele, para mim não valeria a pena ser psiquiatra. Por amor a quem? Simplesmente por amor a máquina cerebral danificada, que não pode ser consertada? Se o paciente não fosse categoricamente algo mais do que isso, a eutanásia estaria justificada."

A experiência que ele traz de dentro do campo de concentração para explicar sua linha de pensamento é simplesmente espetacular, a maneira que se coloca que o sofrimento certo deixa de ser sofrimento quando se encontra um sentindo e como o ser humano é capaz de viver e morrer pelos seus ideais e valores. Livro incrível.

Luanderson4 09/03/2024

Diretivo
Um livro que nos faz refletir sobre o quão é possível buscar sempre uma forma de nos reinventar, apesar de todas inconsistências da vida. O autor é bem direto e não usa do horror do que passou para chamar a atenção do leitor o tempo todo, mas sim usa relatos e nos mostra uma perspectiva psicologia de vários aspectos do que o campo de concentração fez com as pessoas durante e após a libertação.