Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Holmes 21/03/2021

Sentido da vida, otimismo e felicidade
Ao relatar sua experiência nos campos de concentração, o autor desenvolve sua teoria sobre a Logoterapia que consiste basicamente na definição de uma sentido para a vida como instrumento para justificar uma existência plena e feliz.

Erick Simões 15/01/2021

Interessantíssimo
O livro como um todo é muito bom, porém o mais interessante a meu ver é o relato dos campos de concentração e como a situação ali era algo completamente desolador. Quanto a logoterapia, não tive a melhor das impressões com essa primeira leitura, acredito que preciso de outras leituras do tema para ter uma noção melhor acerca da mesma.

Isabel Verena 28/04/2020

Profundo.

Como sobreviver e achar sentido na sua vida depois de viver em campos de concentração?!

Aimee.Eduarda 21/01/2023

Impactante
Em busca de sentido é o tipo de livro que toda pessoa precisa ler, porque conta com detalhes o que os prisioneiros do campo de concentração passaram durante a 2ª Guerra Mundial.
Viktor Frankl foi um psiquiatra judeu, fundador da Logoterapia, uma teoria psicológica com ênfase no sentido da vida, ele a formulou antes de entrar nos campos, quando ainda trabalhava com pacientes suicidas. Estando no meio do círculo vienense, Frankl propôs uma nova teoria diferente da Psicanálise de Freud e da Psicologia individual de Adler.
Dentro dos campos ele põe a prova a sua teoria, e tenta reescrevê-la após seu manuscrito ter sido tomado a força pelos nazistas. Tendo como esperança e sentido de sua vida a imagem de sua esposa e dizer ao mundo sua abordagem psicológica, ele consegue milagrosamente sobreviver.
O que eu achei de mais relevante neste leitura foi a sua descrição dos estados psicológicos progressivos que os prisioneiros atravessaram. E o que mais me impactou foram os capítulos finais que infelizmente deixaram claro a indiferença e a frieza que muitas vezes a vida traz, mesmo para aqueles que passaram por tamanho sofrimento, ele não acaba nos campos, mas está presente em todos os momentos.
Assim ele termina a parte principal do livro, relatando que depois dos prisioneiros serem libertos, a expectativa que eles tinham de serem acolhidos ou reconhecidos por aquilo que passaram não foi realizada, dando de frente com a normalidade da vida, sendo ignorados e muitas vezes tendo que lidar com os vizinhos que não lhes davam razão ou ouvidos para suas histórias.

Tiago Bessa 01/04/2023

Viktor Frankl foi um psiquiatra austríaco que sobreviveu ao Holocausto e fundou a logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica que se baseia na busca pelo sentido da vida. Em seu livro Em Busca de Sentido, ele relata sua experiência nos campos de concentração nazistas e como encontrou um propósito para viver mesmo nas condições mais desumanas.
Frankl sustenta que o significado da vida não é um dado, mas sim algo que cada um deve descobrir por si mesmo, através de seus projetos, valores e relacionamentos. Ele defende que o ser humano tem uma vontade de sentido, ou seja, uma motivação intrínseca para encontrar um significado para sua existência. Ele também propõe que o sofrimento não é um obstáculo, mas uma oportunidade para o crescimento pessoal, desde que se tenha uma atitude positiva e se encontre um sentido no sofrimento. Ele exemplifica essas ideias com sua própria história e com a de outros prisioneiros que conseguiram superar as adversidades e manter sua dignidade e esperança.
Apesar de reconhecer o valor e a importância do livro Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl, eu discordo de alguns pontos que o autor defende em sua obra. Uma das ideias é que o sentido da vida seja algo extremamente basilar para a existência de cada um. Eu acredito que essa visão é muito individualista e relativista, e que ignora a possibilidade dos humanos conseguirem, sim, ter uma vivência saudável mesmo sem elaborarem o conceito concreto para a sua existência.

Lucão 22/02/2023

UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA VIDA OU SERÁ DO SOFRIMENTO?
Esse livro me reforçou algumas ideias que eu já tinha e adicionou outras que gostei, o livro é dividido em 3 partes, a primeira é sobre a vida em um campo de concentração e o autor além de contar detalhes do seu dia a dia, faz uma análise psicológica de como as pessoas reagiam diante de todo aquele momento de miséria que passavam.

Na segunda parte ele vai entrar especificamente em alguns temas, apenas refletindo sobre, como por exemplo, o sentido da vida, amor, busca da felicidade, etc.. (uma ponto interessante é que ele não afirma de maneira direta as respostas, mas faz perguntas que você vai responder internamente).

A terceira parte de maneira geral fala sobre o "otimismo trágico", a maneira que ele julga "mais correta" (ele não afirma isso, mas podemos deduzir pelo texto) de reagir às ações externas, que logicamente não temos controle, mas temos controle de como iremos interpretar e definir um sentido ao acontecimento, sendo no final bom ou ruim para nossa consciência essa conclusão.

Recomendo muito!!!

Jorge Luiz da Silva 10/07/2023

O fundador da Logoterapia mostra como foi a sua experiência pessoal em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Deza 31/05/2020

Sentido
Leitura profunda, reflexiva, desperta-nos vários tipos de sentimentos! Viktor nos mostra a importância de termos um sentido para nossa vida, sem esse, não faz sentido viver. Recomendo a leitura.

Leila 29/06/2023

Em busca de sentido, escrito pelo renomado psiquiatra austríaco Viktor E. Frankl, é uma obra profundamente cativante que nos guia por uma jornada pessoal e filosófica em busca do verdadeiro significado da vida. Este livro é uma leitura impactante e atual, despertando reflexões sobre o propósito e a importância de encontrar sentido mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

Através de suas próprias experiências vivenciadas nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, Frankl nos leva a explorar os recessos mais sombrios da alma humana e a descobrir como é possível encontrar esperança e sentido mesmo em meio ao sofrimento extremo. Sua teoria central, conhecida como logoterapia, é apresentada de maneira acessível e convincente ao longo da obra.

A logoterapia, diferentemente de outras correntes da psicologia, concentra-se no sentido da vida como uma força motivadora fundamental. Frankl argumenta que, mesmo quando confrontados com situações adversas e desumanas, os indivíduos podem encontrar um propósito que lhes permita suportar e superar o sofrimento. Ele enfatiza a importância de buscar significado nas pequenas coisas do dia a dia, nas relações interpessoais e nas realizações pessoais.

Uma das qualidades mais marcantes deste livro é a habilidade do autor em articular suas ideias complexas por meio de narrativas vívidas e exemplos concretos. Ele compartilha suas experiências e as de outros prisioneiros dos campos de concentração, revelando como alguns indivíduos conseguiram encontrar sentido, enquanto outros sucumbiram à desesperança e ao vazio existencial.

A escrita é perspicaz e envolvente, e sua capacidade de transmitir suas ideias com clareza e humanidade é notável. Sua abordagem é filosófica, mas também fortemente embasada em sua prática clínica como psiquiatra. Ele desafia concepções tradicionais de felicidade e sucesso, argumentando que o verdadeiro significado e propósito vêm da maneira como enfrentamos e respondemos aos desafios da vida.

Além disso, Em busca de sentido oferece uma crítica profunda ao niilismo e à visão reducionista da existência humana. Frankl nos convida a refletir sobre nossos valores, nossas escolhas e nosso papel na sociedade, demonstrando como uma vida com sentido pode gerar transformações individuais e coletivas significativas.

Pessoalmente, gostei muito da leitura. Fiquei fascinada pela abordagem única de Frankl em relação à psicologia e ao propósito da vida. Sua capacidade de transformar experiências traumáticas em lições de vida inspiradoras é notável. Livro mais que recomendado. Livraço!

Ezra.Hadassa 20/06/2023

Uma vida destituída de sentido não faz sentido
Um incrível registro autobiográfico, o olhar de um médico especialista dentro do campo de concentração se faz de grande valia ao analisarmos as complexidades da mente humana, e nesta análise não somente seus companheiros de sofrimento mas suas questões internas.
A apresentação do conceito de logoterapia é fascinante, uma verdadeira busca pelo sentido, acredito ser um dos maiores problemas atuais, da filosofia ?deixar a vida me levar? a qual posterga os problemas existenciais e destitui de sentido a vida humana, talvez a causa da grande quantidade de pessoas com desequilíbrios emocionais seja exatamente a falta de sentido.
Um dos conceitos que mais me espantou com sua coerência foi na abordagem sobre o condicionamento humano, ?o ser humano não é completamente condicionado e determinado, ele mesmo determina se cede aos condicionantes ou se lhes resiste. Isto é, o ser humano é autodeterminaste, em última análise. Ele não simplesmente existe, mas sempre decide qual será sua existência, o que ele se tornará no momento seguinte?.

anonimoBR 02/05/2021

O significado da dor
É uma obra bem marcante e fluída que também se demonstra de considerável utilidade para os amantes de psicologia e existencialismo, sendo dividida em 3 partes: a experiência no campo de concentração, um apanhado geral sobre a logoterapia (que possui enfoque no significado existencial do indivíduo) e uma entrevista do autor.

De modo geral o livro aborda não somente a procura de sentido, mas também a importante da dor e a permanência resiliente de continuar a possuir um direcionamento, seja na dor ou apesar da dor.

"Quem tem porquê viver aguenta quase qualquer como" - Friedrich Nietzsche

Duda 15/05/2021

Acho que não há como não gostar de um livro desses, com tanta bagagem, experiência e conteúdo. Provavelmente irei relê-lo durante os meus anos de curso de Psicologia

Rhayravs 05/07/2020

Perfeito
?Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar á nós mesmos?.
Viktor Frankl

Thais 14/12/2022

Significante
Um livro pra vida toda. Com uma mensagem significativa e cheia de importância.
A segunda parte voltada para a logoterapia, o trabalho do autor, é praticamente uma terapia. Nos ensina sobre o vazio exterior e entender a razão da nossa existência.