Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl




Resenhas - Em Busca de Sentido


920 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Lucas.Henrique 17/12/2023

Que livro absurdamente sensacional, denso, pesado, mas sensacional. É impressionante ver o quão longe pode chegar a maldade humana, mas é algo inexplicável ver até onde pode chegar a força de vontade. Em busca de sentido é o tipo de livro que deve ser sempre revisitado, lido várias vezes e em diferentes fases da vida. No momento estou indo para o 5° período de psicologia, mas tenho total certeza que após o término do curso, irei ter outra perspectiva dessa obra. Não quero falar muito sobre o conteúdo, pois é incrível as reflexões que o autor consegue trazer. Leia, releia e absorva. Essa obra é daquelas pra marcar, mudar a forma de pensar e encarar a vida e recomendar para o maior número de pessoas possível.
comentários(0)comente



Danuza3 15/12/2023

Esclarecedor... Que necessita de um pouco mais
Muito bom, que livro delicado. Lindo.
Aqui temos um autor que viveu na pele aquilo ao qual muitos escrevem através do ouvir falar. Muito interessante!
Gostei muito do autor ter separado as fases por tópicos e decorrer de maneira real sobre cada um deles, o que nos levou a passar a ter uma base, no caso, ter onde pisar ao lidar com o que estava sendo dito, entendendo os meios na busca do sentido.
A escrita do autor é boa, na verdade, ótima, fácil e passível. As explicações em alguns pontos são de fato pontuais e esclarecedoras, todavia, devo dizer que senti falta de um desenvolver mais profundo em alguns pontos, que em minha percepção agregaria muitíssimo ao encontro deste sentido. Um exemplo seria sobre a sua fé e como a mesma era vista ali dentro, olhando para as divergentes características de seus conhecidos, foi falado, mas muito pouco, quase que nada. Sendo assim, foi-se percebido de primeira que uma pincelada não seria o suficiente, e de fato não foi.
comentários(0)comente



Juliene 13/12/2023

Necessário
É bem clichê dizer que um livro é necessário, mas, no caso desse em particular, é o que melhor definiria esse livro.
Aqui você vai encontrar descrições sobre um campo de concentração que provavelmente vão te deixar surpreso. Entretanto, o mais valioso nesse livro é a reflexão sobre o ser humano e sobre como ele pode encontrar sentidos pra sua vida nos mais inóspitos lugares, você termina esse livro com um pouco de esperança.
comentários(0)comente



Invasor de mentes 13/12/2023

Impressionante!
Livro magnífico. Muito bem dividido. Vai entrando no mundo da logoterapia lentamente. As vivências de Frankl nos campos de concentração que passou, são relatos impressionantes. Como ele mesmo diz: só vivendo a situação para ser descrita por completa.
comentários(0)comente



Livia.Maria 29/11/2023

Odeio livro de auto-ajuda que promete a solução de todos os problemas. Por isso amei esse livro, é exatamente o contrário.

Frankl transforma o "não ver sentido na vida" de uma aparente neurose para um processo existencial, que impulsiona o ser humano a refletir sobre as próprias decisões.

Por meio de relatos de um sobrevivente do Holocausto (o próprio autor), o livro mostra a mudança naqueles que insistiram na vida, quando aparentemente não havia sentido pra isso.

Chorei horrores rs
comentários(0)comente



Vini 29/11/2023

?Quem tem por que viver agüenta quase qualquer como?
"Em Busca de Sentido", de Viktor Frankl, é um livro sobre como encontrar força nas situações mais difíceis. Frankl, que sobreviveu a campos de concentração, diz que podemos sempre escolher nossa atitude, mesmo em tempos ruins, atitude a qual ele se refere como sendo ?a ultima liberdade humana?.

Se tivermos um motivo para viver, podemos aguentar muitas dificuldades. É uma leitura inspiradora sobre superação e a força da vontade humana.

Ou como diria Nietzsche: ?Quem tem por que viver agüenta quase qualquer como?.
comentários(0)comente



Iohana.Gama 27/11/2023

Rico em ensinamentos!
De início, achei um pouco difícil para me acostumar à escrita, me vi voltando várias vezes para reler e entender o sentido de algumas frases, e também algumas palavras não são muito usadas hoje em dia, o que acabou se tornando um pouco difícil também de me sentir envolvida e conseguir ler mais rápido. Mas um pouco antes da metade para o final do livro, senti mais facilidade e a leitura fluiu melhor.

Tirando um pouco essa dificuldade, amei o livro e seus ensinamentos. Os relatos sobre a vida no campo de concentração não são fáceis realmente, mas são incrivelmente enriquecedores.
Me senti, o tempo todo, inspirada. O livro tem frases e conselhos incríveis de como enxergar e lidar com algumas situações da vida.

É um daqueles livros essenciais para todos. Super recomendo, mas leiam com paciência, pois a leitura pode não parecer simples em algumas partes, mas vale muito a pena.
comentários(0)comente



Vih Vargas 27/11/2023

Surreal
Uma experiência única.
O livro é uma autobiografia sobre o período em que o autor passa dentro de um campo de concentração na segunda guerra mundial.
Antes de ser preso, Viktor havia iniciado uma tese sobre uma possível nova vertente da psicanálise. E ao ser preso, perde seu manuscrito inicial.
Ao sair do campo de concentração, Viktor reescreve seu trabalho e se consolida como uma nova vertente.
Neste livro, o autor narra como a sua experiência no campo o ajudou a validar e formular sua tese. Durante o livro, ele narra sua trajetória no campo de maneira não linear, e aos poucos o que parecem relatos isolados se mostram argumentos da teoria desenvolvida.
Um livro que mostra outro lado e outra visão referente ao campo de concentração. E apesar de tratar se de um tema pesado o livro aborda de maneira mais técnica, fazendo com a leitura seja mais fluida e menos intensa.
Uma perspectiva linda sobre a vida, sobre as tragédias e sobre encontrar sentido em situações que não fazem sentido. Impressionante entender o como o trabalho dele é importante para a psicanálise e o como sim é possível viver após uma tragédia.
Aconselho a todos que estão na luta por respostas para perguntas sem respostas (como foi meu caso).
comentários(0)comente



le.soulluna 26/11/2023

Muito bom !
Antes de tudo um testemunho, uma confissão...
Frente a um dos momentos históricos mais marcantes e perversos do nosso tempo, carregado de força, sofrimento e dignidade. Com uma narrativa sincera, direta e acessível a todos, consegue nos conduzir com cuidado pela experiência trágica de um campo de concentração, traçando com delicadeza os caminhos percorridos pela condição humana em tal situação, seu sofrimento, suas reações, defesas e entregas diante de toda barbárie.
A discussão sobre o sentido da vida trazem reflexões e críticas à parte, também muito valiosas.
Um livro heróico, de resistência, carregado de dignidade e honra. Merece ser lido sempre.
comentários(0)comente



AndrAa58 24/11/2023

Fiquei com gostinho de quero mais...
O livro está dividido em duas partes. Na primeira, “Em Busca de Sentido”, o autor relata sua experiência e observações enquanto prisioneiro em um campo de concentração nazista. Na segunda parte, “Conceitos Fundamentais da Logoterapia”, Frankl discorre sobre as bases de sua terapia existencial, a logoterapia. Ele traça comparações com outras abordagens, faz distinções entre várias formas de neurose, exemplificando com alguns casos, atribuindo-as à incapacidade de encontrar um sentido e um senso de responsabilidade em suas existências.

Ao finalizar a leitura, fiquei com um gostinho de quero mais. Seria enriquecedor poder aprofundar mais nos conceitos da logoterapia. A obra me deixou na fronteira entre o estoicismo e o existencialismo.

O estoicismo influenciou algumas terapias contemporâneas, como a cognitivo-comportamental, que se baseia na premissa de que o significado que atribuímos aos eventos é a causa dos efeitos que sofremos, ou seja, nossos sentimentos e motivação para ações. Segundo essa visão, não temos influência sobre os fatos externos, apenas sobre como reagimos a eles. Já a psicanálise existencial se concentra no absurdo da vida humana, na aleatoriedade da existência, afirmando que buscamos significado e sentido em uma vida que, por natureza, é desprovida de sentido.

Frankl e sua logoterapia destacam-se ao propor que a busca de sentido é a razão fundamental de nossa existência. Esse sentido é dinâmico, abrangendo diversos aspectos da vida humana e está intrinsecamente relacionado às vivências e aos valores que desenvolvemos ao longo de nossa jornada. A logoterapia difere das abordagens mencionadas ao ser orientada para o exterior, enfatizando que “o verdadeiro sentido da vida deve ser descoberto no mundo, e não dentro da pessoa humana ou de sua psique como se fosse um sistema fechado”.

Segundo Frankl, existem três caminhos principais para encontrar o sentido da vida. O primeiro consiste em criar um trabalho ou realizar uma ação. O segundo está em experimentar algo ou encontrar alguém; em outras palavras, o sentido pode ser encontrado não apenas no trabalho, mas também no amor. O terceiro caminho permite transformar a tragédia pessoal em triunfo. Mesmo em situações desesperadoras, enfrentando destinos inalteráveis, podemos nos elevar acima de nós mesmos, crescer e, assim, transformar a nossa própria essência.

Confesso que me encantei com a filosofia de vida de Viktor E. Frankl. Estou ansiosa para aprender mais e, quem sabe, aplicar esses ensinamentos para me tornar uma pessoa melhor hoje do que fui ontem."
Patrick.Ramos 24/11/2023minha estante
Esse livro é incrível, um dos meus favoritos.


AndrAa58 24/11/2023minha estante
Acho que também entrará nos meus favoritos, Patrick. Vou ter que reler ;-)


Emerson Meira 24/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa Andréa! ????? Logoterapia é muito interessante mesmo. Pretendo me aprofundar um dia e sei que posso começar por esse livro ?


AndrAa58 24/11/2023minha estante
Obrigada, Emerson. Acho que essa resenha foi a que mais demorei para fazer, ficou rondando na minha cabeça por muito tempo. É uma boa entrada na logoterapia mas, não aprofunda muito, principalmente em relação às técnicas terapêuticas. Se centra nos conceitos básicos e fundamentais e, como chegou na logoterapia e a aprimorou.


Fernanda.Rettore 24/11/2023minha estante
Adorei sua resenha! ????


AndrAa58 25/11/2023minha estante
Obrigada Fernanda. Estou aprendendo com você ?




isadora336 21/11/2023

Demorei muito pra terminar porque o começo desse livro narrando a realidade dele nos campos de concentração são muito pesadas e necessárias de se entender, mas a mensagem da logoterapia e todo o conceito dessa abordagem é incrivelmente interessante quero muito ver mais sobre
comentários(0)comente



André 17/11/2023

Qual o sentido da vida?
Um livro para levar para a vida!!! Cheio de ensinamentos repletos de sabedoria de uma pessoa que pode falar com toda autoridade e propriedade. Viktor Frankl fala de sua experiência terrível nos campos de concentração nazista, mas não faz apenas uma descrição das crueldades. Antes, faz uma leitura psicológica e existencial do que ele e seus companheiros vivenciaram. Isso resulta nesse relato poderoso sobre a busca de um sentido para viver, mesmo em meio ao sofrimento mais atroz. Sempre é possível escolher viver uma vida cheia de sentido e dignidade, não importa a situação na qual nos encontremos.
comentários(0)comente



EBdO 16/11/2023

Silenciosamente polêmico
Há alguns anos, foi muito criticada uma coach brasileira que, durante uma palestra, disse que judeus se entregavam "porque não tinham um propósito maior, não tinham um objetivo maior". Na época, em torno de 5 anos atrás, ela foi duramente criticada (e toda a classe) por colocar a culpa do holocausto nas próprias vítimas. Recentemente descobri que ela não estava cometendo uma gafe, mas citando este livro, mesmo que o interpretando de forma péssima.

Antes de lê-lo, li uma das mais famosas HQs de todos os tempos: Mauz, que conta da tortura sofrida por judeus nos campos de concentração. O argumento principal defendido pelo quadrinista Art Spiegelman era de que a morte nos campos de concentração não escolhia pessoas. A morte era aleatória. Rapidamente lembrei da coach e do livro de Viktor Frankl. Mesmo que implícito, entendo que Mauz é uma resposta a Frankl.

Confesso que não tenho posição formada ainda. Os sofrimentos do holocausto eram resistidos melhor por aqueles que tinham propósitos firmes, como diz dr. Frankl que esteve pessoalmente ali. Mas claramente não era o fator determinante na sobrevivência ou não dos judeus, e talvez esse segundo ponto não ficou claro no livro, o que torna seu argumento principal uma esperança vazia.
Calder 07/01/2024minha estante
Ainda estou lendo então posso me arrepender do comentário, mas fiquei pensando que o autor não foca na vida como contraponto à morte, mas sim na vida como processo. Pelo que entendi do que li até agora (58%) ele sustentava sim uma tese sobre destino, mas ao mesmo tempo dava margem para interpretarmos que não se opunha à relativa aleatoriedade. Buscar o sentido não impediria à morte, porque eles eram, mesmo com um mínimo ínfimo de liberdade pessoal, joguetes do destino, porém ter o sentido de forma nítida e clarificada possibilitava um processo de vida alinhado aos valores daquele sujeito e carregado de sentido - mesmo que morresse logo.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thaisinha 15/11/2023

O sentido da vida
Realmente, as resenhas e depoimentos que li a respeito desse livro não foram diferentes da visão que pude ter dele agora.

Análise o ser humano como ser humano.
Prova que o amor em algo ou em alguém pode te ajudar a a seguir em frete. O poder da nossa consciência.

É surpreendente como em meio ao inimaginável, em uma situação em que nenhum ser humano na história da humanidade passou, ele conseguiu tirar lições de vida, encorajar colegas e seguir em frente.

Que todos nos encontremos nosso sentido da vida.
comentários(0)comente



920 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR