Memórias de Um Suicida

Memórias de Um Suicida Yvonne A. Pereira

Resenhas - Memórias de um Suicida

Ely Varella - terapias que iluminam 02/01/2010

Impactante
Claro que esta leitura depende de você estar familiarizado ou não com o ponto de vista espírita sobre vida após a morte. O livro é impactante. A narrativa detalhada da experiência da alma que se suicída faz no mínimo a gente pensar no assunto para não cometer o mesmo erro. Para os espíritas é leitura obrigatória.

Izadora 09/02/2024

Necessário
Um livro que me foi indicado em um momento difícil e que demorei DOIS ANOS pra ler. Estou feliz por ter encerrado uma leitura tão maçante e muitas vezes dificultada pelo vocabulário e pelos períodos longos. Não sou Espírita mas consegui tirar valiosas reflexões. E como eles mesmos dizem:

"E a fatalidade é essa, criação nossa, gerada dos nossos erros e inconsequências através das idades e do tempo! Que tu me acredites ou não, leitor, não destruirás as linhas da verdade palidamente exposta nestas páginas: a triste história da Humanidade com seus carregamentos de desgraças, que tão bem conheces, aí está"
Marcelo Minal 09/02/2024minha estante
Quando eu era espírita falavam muito sobre este livro. E concordo que muitos livros espíritas, especialmente os escritos pro Chico Xavier, têm uma linguagem desnecessariamente erudita e inacessível

RODERICK 14/01/2015

Bravo!!! Uma das 10 maiores obras espíritas do século XX
Os escritos que formaram a obra não tinham inicialmente a intenção de ser um livro. É o longo relato de um espírito que, se foi um grandioso escritor aqui na Terra, no plano espiritual seria um grande sofredor, ou nas palavras do próprio Camilo, um réprobo. Por meio da literatura ele queria transmitir aos homens um grande alerta sobre as consequências funestas àqueles que resvalam na ilusão de atingir o nada ou o repouso eterno na sepultura através do ato equivocado.
Escrito em meados de 1926 (a médium então com 26 anos de idade), mas publicado somente 30 anos depois, e que é, na opinião de André Luiz, o maior tratado mediúnico do século e considerada como uma das obras de maior responsabilidade mediúnica no meio espírita, o livro Memórias de um suicida é, sem dúvida alguma, um monumento literário.
O que mais impressiona é o fato de que o relato antecedeu, e muito, a série "A vida no mundo espiritual" psicografada por Chico Xavier nos anos 40, trazendo as mesmas descrições feitas por André Luiz. O próprio Chico afirmou que o livro é "O livro dos espíritos romanceado", e que as descrições contidas na obra são de uma precisão que nem ele mesmo poderia trazer.
Há várias razões para que os manuscritos demorassem tanto tempo para serem editados e publicados. Um dos motivos é que o espírito Camilo não possuía visão doutrinária nenhuma ao relatar todo o seu drama no Vale dos suicidas e seu resgate para o hospital Maria de Nazaré. O espírito Léon Denis faz criteriosamente uma revisão severa, o que, como afirma a própria Yvonne na introdução da obra: foi o que realmente salvou aquelas páginas de se perderem para sempre. Desta maneira, temos a influência desses dois espíritos presente na obra.

Muitos questionam dos motivos de não ter sido Chico Xavier o responsável por uma obra de tamanha importância, e a resposta é simples: a médium era uma suicida reencarnada, e que trouxe para essa vida graves compromissos pelo ato equivocado em existência pregressa.

Para aqueles que afirmam exageradamente ser uma obra assustadora, é fácil verificar o por quê: é uma história que expõe a fragilidade humana em todo o seu realismo. Mesmo no meio espírita as pessoas têm uma ideia equivocada de que o livro espírita deve conter histórias bonitinhas e enfeitadas. Isso porque são poucos os capítulos considerados "pesados". O restante da obra são ensinamentos preciosos que nos enchem de esperança no futuro e no que nos espera além da morte física, dependendo do nosso proceder na jornada atual.

A obra suscita análises profundas. Se formos estudar minuciosamente capítulo por capítulo, provavelmente produziríamos um trabalho de mesmo tamanho. É por isso que é aparentemente enfadonho, pois o livro é basicamente descritivo, filosófico e científico. Não é uma história para deleites literários ou de lazer. É um livro de ESTUDOS.
Para mim, é um dos livros mais importantes da minha vida, e que pretendo estuda-lo durante muito tempo.

Vérnica 03/02/2022

Não sei
A história é boa, as lições que tiramos dela são muito importantes para compreendermos as consequências de nossas ações na visão espírita. Mas a linguagem é absurdamente rebuscada, não creio que os espíritos precisem dessa pompa toda para se comunicar. Porém, nunca li Camilo Castelo Branco pra comparar.
Tali 19/01/2024minha estante
Estou lendo neste momento...penso que é por se tratar de um português do século passado. Temos que ler com o dicionário do lado mesmo!

Silvia 18/06/2021

Memórias de um suicida
Um livro impactante! Mostra o sofrimento de um espírito que percebe que a morte não é o fim, e com isso, ele percebe e sente as consequências do seu ato. Não é uma leitura fácil do ponto de vista emocional, mas nos leva a olhar pra vida de uma forma especial.

Larissa2518 28/12/2009

Realmente é chocante o mundo que nos é apresentado por olhos de um suicida português.
Aprendi algo em cada página, me emocionei, lamentei por aqueles irmãos que caem nesse erro.
Seria tão bom se todos podessem lê-lo, acredito que o suicídio jamais passaria por suas cabeças.

Bárbara 15/08/2023

Visão espirita sobre o suicidio e suas implicações.
Narrado em primeira pessoa, o espírito Camilo relata o que se passou desde o seu desenlace.

MWeirich 24/12/2023

Bom, porém muito enrolado
O livro traz uma mensagem muito importante para todos nós, referente as consequências do suicidio, uma morte impensada.

Entretanto a escrita do livro é muito enrolada, com muitos floreios para então chegar ao ponto, o que faz com que o livro se encha de longos parágrafos e capítulos extremamente extensos.

Recomendo a leitura, mas se preparem para capítulos muito extensos.

33Aninha33 14/08/2009

O livro mais chocante que li em minha vida. Se você já tem um certo conhecimento da doutrina espírita você vai se encantar com esse livro. Uma história magnífica, contada com detalhes maravilhosamente bem colocados. Um livro que você nunca vai esquecer...
Everton Furtado 07/02/2014minha estante
Tá precisando pegar outros livros espíritas, tem coisa muito mais impactante do que memórias de um suicida, apenas uma dica.

Phelipe Guilherme Maciel 19/12/2017minha estante
O livro é sim bastante impactante, porém nem sempre o impacto é o que desejamos de uma obra espírita, seja ela kardecista, umbandista, ou de outra vertente espiritualista.
Esse livro é um dos grandes escritos espíritas do século XX, e quem o leu e o compreendeu, está muito bem de leituras. Esse escrito também me impactou muito, Aninha, embora seja verdade que já li algumas coisas bem mais difíceis de assimilar.

Mary Aude 19/10/2023

Leitura impactante, pois detalha o caminho da alma após o suicídio, tu chega a sentir o arrependimento dessas criaturas, não um simples arrependimento, muito mais superior, doloroso, difícil descrição.

Muitas vezes temos o receio da morte, não temos idéia de como será, mas eles, suicidas, temem a reencarnação, pois é na modelagem do futuro corpo que irá aparecer as seqüelas do suicídio, pois eles acompanham esse processo. Deve ser angustiante e tenso, pois quando nós Médiuns temos alguma visão ou sabemos que algo vai acontecer, de uma certa forma ficamos tensos, imagina eles no processo de modelagem do corpo, mas é necessário para suas evoluções.

Imaginem tu dar um presente e a pessoa rejeitar, é triste, dói, agora imagina tu fazer isso com Deus, Aquele que nos deu o maior presente, a vida.

Por mim passaria o dia escrevendo, livro maravilhoso, recomendo muito, foi um estudo de 4 meses, leitura lenta, pois é muito detalhe. Provavelmente se fosse ler novamente, diria, não lembro desta parte, então lêem, lentamente.
Vanessa.Castilhos 19/10/2023minha estante
Um clássico da literatura espírita! Obra extremamente necessária, principalmente nos tempos atuais, onde o índice de suicídios cresce assustadoramente. Parabéns pela resenha, Mary!!

EduardoCDias 23/06/2021

Revelador
Livro esclarecedor sobre alguns pontos da doutrina espírita. Narrado pelo espírito do escritor português Camilo Castelo Branco, que suicidou-se após ficar cego. A linguagem rebuscada e floreada da maioria dos livros espírita às vezes cansa um pouco, principalmente num calhamaço como esse.

rcividanes 13/03/2020

Impactante
Comecei no espiritismo pelo básico. Livros dos espíritos, Chico Xavier e alguns romances da Zibia. Levei alguns anos para "ter coragem" de ler Memórias de um Suicida e, vou te falar, só consegui ler uma única vez. É um livro pesado e difícil de assimilar. Mas, independente da doutrina que você segue ou sente afinidade, esse livro deve ser lido. É acima de tudo uma história de superação e esperança. Super recomendado.

Rozimeire.Fernande 16/03/2020

Pesado
Livro pesado, exige muita concentração e mente aberta. Gosto de ter outras perspectivas.

Paulo Henrique 01/03/2020

Enriquecedor mas de difícil leitura.
De difícil leitura pois o vocabulário utilizado é muito rebuscado, tornando cansativo e com certeza se você não estiver empenhado não chega ao fim.
É cheio de curiosidades que podemos ter além vida e mostra que a vida contínua e é bem agitada tanto para o bem quanto para o mal, dependendo de você. O lilvro mostra o que acontece com os suicidas e que se soubessem do além vida jamais tomariam tal atitude.
Não começaria por esse livro se entrasse hoje para a doutrina espírita mas sim pelas obras de Allan KArdec, porém enriquece muito e mostra toda a complexidade do que nos cerca.