Liberdade para ser livre

Liberdade para ser livre Hannah Arendt

Resenhas - Liberdade para ser livre

Gold. 19/03/2023

"Para que serve a liberdade? Para ser livre."
"Podemos iniciar alguma coisa porque somos inícios e, portanto, iniciantes".

Eu conheci Hanna Arendt pelo meu professor de história do 2° ano (ensino médio), acabei me interessando pela autora e quando achei esse livro em uma livraria quis muito ler.
Em "liberdade para ser livre" Hanna discorre sobre os conceitos de liberdade e revolução, citando eventos históricos e explicando o conceito desses termos em cada um.
Esse foi meu primeiro contato com um livro mais voltado a história/sociologia, e de fato eu acredito que não tenha entendido o livro em sua totalidade, o que me faz pensar que voltarei a lê-lo futuramente.

Suzana Mendonça 08/07/2023

Para ser livre
Em texto de algumas dezenas de páginas, Hannah Arendt analisa a relação existente entre as revoluções e as liberdades.

?Essa nova noção de liberdade, baseada na libertação da pobreza, mudou tanto o curso quanto o objetivo da revolução. Liberdade agora passou a significar antes de tudo roupas, alimentos e a reprodução da espécie (?)?.

Kah 23/03/2020

Cirúrgica, como sempre
Neste discurso sobre a liberdade e as revoluções, Hannah Arendt esmiúça os processos revolucionários, seus contextos e personagens.
Uma leitura interessante para todos, enquanto acadêmicos e cidadãos.

Nicolly.Gradil 18/01/2023

Nesse livro Hannah Arendt irá aprofundar o tema "Liberdade", analisando os direitos conquistados pelas revoluções liberais do século XIX.

Arendt expõe principalmente as contradições desse movimento, que ao promover a liberdade, principalmente em relação aos privilégios de um pequeno grupo social, a burguesia se estabele como uma nova classe dominante. "O importante é que a libertação da opressão poderia muito bem ser realizada sob um governo monárquico, embora não tirânico,enquanto a liberdade do modo de vida político requeria uma forma de governo nova ou, antes, redescoberta", ademais Hannah faz a diferenciação de revoluções liberais e libertárias, as revoluções do século XIX promoveram uma liberdade política, porém a necessidade continuou existente, ou seja, aqueles que participaram do movimento, tomando as ruas de Paris continuaram nas condições de pobreza "Estar livre para a liberdade significava, antes de mais nada, estar livre não apenas do medo, mas da necessidade".

"O que tendemos a chamar de história documentada da humanidade é, em sua maior parte, a história desses poucos privilegiados. Apenas aqueles que conhecem a liberdade em relação à necessidade podem apreciar por completo o significado da liberdade em relação ao medo, e só aqueles que estão livre de ambos - necessidade e medo - têm condições de conceber uma paixão pela liberdade pública"