Bad Blood

Bad Blood John Carreyrou

Resenhas - Bad Blood

Mugano 31/12/2023

A tradução ficou muito ruim. Além de ter vários erros ortográficos, comparei um trecho com o original e simplesmente cortaram algumas palavras.

Sobre o livro, é bom. Você entende direitinho o caso dessa salafraria da Elizabeth Holmes e chega a ser cômico a maneira com que eles lidavam com a empresa. Mas pra quem assistiu a série The dropout, é basicamente a mesma coisa - e nesse caso, eu indico mais a série do que o livro.

Isabel 22/02/2023

Que livro fascinante
É surreal como essa história da Theranos demorou quase 15 anos para ser descoberta!
Desde o começo, conseguimos perceber como Holmes era manipuladora e evasiva nas respostas que dava a seus funcionários, investidores ou a mídia.
É realmente muito doido pensar que ela conseguiu fazer uma empresa ?valer? mais de 9 bilhões de dólares baseado na mentira.
Vale muito a pena se você gosta de livros de não ficção com temas voltados a empreendedorismo, tecnologia e politicagem.

tmgoncalves 08/01/2023

Irresponsabilidade. Ganância. Ego!
O que dizer desse caso real? É chocante acompanhar o que o ser humano é capaz de fazer em troca de fama e poder.

O livro aborda a história da Theranos, uma empresa, do ramo hospitalar, que tinha como objetivo ?revolucionar a indústria? farmacêutica, através do desenvolvimento de um equipamento que diagnosticaria algumas doenças, de pacientes, com apenas uma gota de sangue.

História narrada por um jornalista, John Carreyrou, o livro contém um estilo de matéria investigativa, cujo objetivo é denunciar o escândalo por trás da administração da empresa, bem como as operações internas da startup.

Documentos fraudados, apresentações enganosas para investidores, ausência em cumprir exigências básicas dos órgãos regulatórios médicos. E o mais crítico de todos: construção de um produto que gera resultados médicos com diagnóstico errado elevado. Tudo em pró de uma revolução ilusória, criada pelos donos da Theranos.

Diante de tantas fraudes, os proprietários começaram a utilizar a empresa jurídica para blindar as fraudes e intimidar ex-funcionários a ficarem quietos e não denunciar o que vivenciaram por lá.

Em suma, o livro revela uma série de irregularidades denunciadas por ex-funcionários, pessoas integras, que evitaram a escalada de uma catástrofe.

Julia Ledra 15/12/2022

Até onde vai a ambição humana?
Elizabeth Holmes era uma mulher visionária com uma ideia brilhante: criar um equipamento que fizesse toda uma bateria de análises de sangue com apenas uma gota extraída sem agulhas.
O único problema é que esse equipamento nunca funcionou de verdade, os resultados eram extremamente incorretos e durante anos a Elizabeth enganou muitas pessoas, acumulando dinheiro e fazendo promessas vazias enquanto tratava todas as pessoas dentro da empresa igual m**** 💩

Esse livro foi uma bela de uma fofoca sobre uma pessoa extremamente ambiciosa que não se importava em mentir e enganar as pessoas para construir a reputação dela como uma mulher inovadora.

Sinceramente, eu achei a ideia dela incrível… Eu desmaio cada vez que tiro sangue, então pra mim seria perfeito um equipamento desses. O problema é que a tecnologia atual simplesmente não consegue fazer algo assim funcionar com resultados confiáveis. E as consequências de um exame incorreto podem ser fatais.

Durante o livro inteiro eu fiquei chocada com como as pessoas simplesmente não paravam essa mulher insana. Ela, infelizmente, era muito boa em enganar todo mundo, agindo como se o equipamento dela fosse perfeito quando ele não estava nem pronto para uso.

Outra coisa que me surpreendeu no livro foi o quão péssima ela era em lidar com os funcionários da empresa. É o tipo de livro que mostra tudo o que uma pessoa não deveria fazer: demitir as pessoas por qualquer coisa, não deixar os setores se comunicarem dentro da empresa, esconder informações de todo mundo, exigir o trabalho além do normal, exigir resultados impossíveis…

Gente, caos. Essa história é puro caos e eu só fico impressionada com como essa mulher durou tanto tempo sem deixar a máscara cair.

site: https://modern-sceptre-73c.notion.site/Bad-Blood-Fraude-milion-ria-no-Vale-do-Sil-cio-047f7d935cf84873aa92306e031660aa

Luciana 22/11/2022

Resolvi ler o livro, depois de ter achado a série ótima. Tanto série quanto livro são bem fiéis à realidade, o livro só é mais cansativo, por ser mais rico em detalhes.
Até achei que a jovem Elisabeth tinha intenção de inventar algo que funcionasse, mas não admitia estar errada, o que causou grande prejuízo financeiro e emocional às pessoas envolvidas, e um stress gigante aos funcionários. Difícil de acreditar como um ser humano pode ser tão mentiroso, mesquinho e mal intencionado. Não vejo a hora de ambos serem presos por todo o mal causado.
Uma pergunta: se a Elisabeth não fosse uma jovem branca de olhos azuis, será que a mentira teria chegado tão longe?

Fabio.Favero 14/10/2022

Fraude bilionária
A incrível história de como a jovem Elizabeth Holmes conseguiu convenver o Vale do Silicio e celebridades das finanças de que tinha uma solução bilionária para a saúde publica, e as lições que essas promessas vazias podem causar o mundo das finanças pelo seu poder de sedução...

Bianca 09/03/2022

Esse livro é muito interessante e constantemente me surpreendeu com como a Elizabeth conseguia enganar pessoas super bem-sucedidas e silenciar diversos ex-funcionários sobre as merdas que acontecia na empresa. Teve momentos que não entendi descrições mais técnicas e não consegui acompanhar tão bem todas as pessoas que foram sendo apresentadas, mas foi uma leitura viciante!

Andre.Luiz 03/03/2022

Relato interessante
Livro com conteúdo interessante, porém poderia ter sido escrito de uma forma diferente, em minha opinião bem repetitivo, em pede a história seja interessante o que salva um pouco, vale a leitura.

Elaine Alessand 13/02/2022

O limite da ambição.
Relato claro e objetivo da surreal história de Elizabeth Holmes e das mentiras, fraudes e enganação da startup que inovaria o sistema de saúde. Vale a leitura.

Mayckson 26/01/2022

não é algo que vai amar, mas é importante de se ler.
Vamos considerar que um conhecido seu, conhecido por ser mentiroso, e utiliza da mentira, para ganhos pessoais, lucros e prestígio. Agora imagine o que faria, esse mesmo fulano, tendo muito dinheiro e pessoas de alto escalão em seu ciclo?

Isso, você conseguirá imaginar melhor, lendo o livro: Bad Blood.

Veja a resenha completa no meu blog.

site: https://osresenheirosoficial.blogspot.com/2022/01/bad-blood.html

Rafael.Silveira 10/11/2021

Bad Blood
O livro conta a história de uma Jovem fundadora de uma startup do vale do silício.
Uma fraude Bilionária que colocou a vida de muitos em risco.
O livro é muito bom. A história e interessante e te prende, com uma surpresa após a outra. Chega a ser inacreditável!

Gustota 15/10/2021

A Prevent Senior do Vale do Silício.
Eu lembro que li em 2010 o livro da Rede Social do Mark Zuckerberg e de como o clima em torno desse tipo idealista de empreendedor do Vale do Silício era celebrado, quase como se fosse o novo rock n' roll. Uma década e centenas de polêmicas políticas e espionagem internacional depois, duvido muito que alguém minimamente crítico olharia de forma positiva para essas empresas que recebem recursos bilionários sem terem produtos ou termos claros de serviço. Esse livro vem em outro momento, justamente quando finalmente olhamos com pessimismo para como essa cultura de empreendedorismo tech jovem mascara relações políticas, legislativas e econômicas muito pouco louváveis. A jovem empresária Elizabeth Holmes é um exemplo dramático de um Zuckerberg abortado antes de alçar maiores voos. Estudante e empreendedora prodígio, imaginou uma ideia plenamente plausível de que no futuro os grandes laboratórios de testagem serão reduzidos a aparelhos modernos acessíveis dentro de casa. É uma ideia justa de se apostar e certamente o perfil da estudante prodígio e empreendedora apaixonada atraem investimentos. O problema é que algo que parece plausível de início se mostra além da imaginação quando trazido para a realidade prática da engenharia e da bioquímica. O aparelho não consegue cumprir o que promete e provavelmente levaria anos ou décadas para ser aprimorado. O que se segue, no entanto, é uma bizarra bolha de egotrip e falsa propaganda empresarial em que se tentam vender testes falsos, se cercar de aliados poderosíssimos na política e no exército, intimidação e ameaças mafiosas a funcionários e ex-funcionários e uma rede de mentiras e falsidades cada vez mais elaborada. As coisas passam dos limites quando a empresa, mesmo com aparelhos imprecisos e defeituosos, resolve explorar legislações estaduais frágeis para aprimorar seus equipamentos e lucrar em cima da saúde de inocentes. O caso da Theranos ecoa um pouco com o que foi visto aqui no Brasil com a Prevent Senior e como a invasão da cultura start-up à medicina pode ser literalmente fatal.

gabygomes2 28/09/2021

Jesus, que livro arrastado. Uma história interrantissima, contudo, muito ruim da leitura fluir. Se a escrita fosse diferente, poderia ser melhor.
Tiago 25/02/2022minha estante
sim, so me senti preso ao livro na 3a parte.