O fascismo eterno

O fascismo eterno Umberto Eco

Resenhas -

Ave Fantasma 18/11/2022

Características do fascismo que não finda.
"O Ur-Fascismo ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis. [...] Nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas - a cada dia, em cada lugar do mundo."

O fascismo eterno é um texto transcrito de uma conferência que o escritor italiano Umberto Eco fizera na Columbia University em 25 de abril de 1995. Nela Eco introduz o assunto relatando sua própria experiência com o fascismo italiano e perpassa por alguns conceitos, ideias, movimentos, elementos e acontecimentos que moldam e cercam o fascismo, no entanto, sem aprofundá-los.
É no momento final que contém o maior propósito dessa fala/obra, quando ele descreve 14 características indiscutíveis do fascismo (e é aqui que percebemos como os ovos dessa serpente ou já chocaram ou estão prestes a isso).

Umberto Eco defende que não é possível listar as características do fascismo como um sistema, porque isso implicaria em contradições e confusões com outros regimes totalitários. Isso se aproxima da ideia do historiador Robert Paxton na qual defende que há várias modalidades do fascismo, e por isso, ele preferia o termo "fascismos" a "fascismo".

Fascismo Eterno é um texto gostosíssimo de ler por conta dos elementos da oralidade. Tentei me conter com a brevidade da quantidade de páginas para não concluir rápido demais, e fiz uma leitura pausada com algumas pesquisas para dar nome à alguns rostos citados, além de ajudar a deixar algumas expressões um pouco mais definidas.

No mais, é uma leitura necessária, rápida de ser feita, e que não pode ficar restrita a nossa biblioteca de leituras, é preciso compartilhar e discutir para por em prática a luta infindável contra o fascismo.
.Igor 18/11/2022minha estante
Resenha incrível, Bruna! Preciso urgentemente ler mais do Eco (só li O Nome da Rosa e alguns ensaios soltos), e graças a você, descobri exatamente qual livro procurar primeiro ^^

Ave Fantasma 18/11/2022minha estante
Ah que coisa boa saber que você gostou do meu comentário, Igor. Principalmente que te fez querer ler o livro. Procure mesmo! Já eu, nunca li os textos literários de Umberto Eco, morro de vontade inclusive, antes de Fascismo Eterno eu só havia lido uns trechos de textos dele sobre estética, mas faz um tempo.

.Igor 18/11/2022minha estante
Oho, pois nesse caso recomendo muito O Nome da Rosa, é genial em tantos sentidos que fica até difícil encontrar palavras adequadas pra descrevê-lo. Só não li ele mais vezes porque minha edição é bem antiga e tenho medo das páginas caírem ._.

Ave Fantasma 18/11/2022minha estante
Ain diga isso não! Quero muito ler.

.Igor 18/11/2022minha estante
Kkkk e pra finalizar a recomendação com chave de ouro, tem a obra de arte que é a adaptação do livro pro cinema, com direito a Sean Connery e tudo no papel principal! Tá na (minha) lista de melhores adaptações de todas, fica a dica (:

Ave Fantasma 18/11/2022minha estante
Eu adoro o filme! Já vi várias vezes. Imagino o quão bom deva ser a leitura se a adaptação está entre uma das melhores.

.Igor 18/11/2022minha estante
O Annaud dirigiu um filmaço, e apesar de ser uma super adaptação, tem uma única parte em que o livro é muito superior... mas irei me segurar pra não falar mais nada e esperarei você ler a obra, caso contrário essa área de comentários vai acabar cheia de textões kkkk

Leitora Exaltada 28/10/2022

Um ótimo início para entender o fascismo
Um livro curtinho, incrível e objetivo sobre o fascimo.
Achei o inicio um pouco arrastado, não estou acostumada com um leitura muito rebuscada. Mas vale super o esforço de lê

Laninha 28/10/2022

Uma leitura para que se compreenda o que é o fascismo. Mas nem sempre quem ler entende. Algumas pessoas preferem ler por ler e continuar com seus conceitos.

andie 27/10/2022

Muito boa a reflexão e de modo bem atual. Me esclareceu várias ideias e me deu uma nova perspectiva da realidade ao meu redor. Fiquei interessada em mais trabalhos do autor.

Jo 26/10/2022

O Fascismo Eternamente
Um livro pequeno e de leitura simples, mas especial pela transmissão da ideia essencial, "não esqueça o Fascismo".
Nesse sentido, o que Humberto Eco nos mostra é que o facismo pode assumir roupagens diferentes, mas a ação diante do povo dominado é sempre a mesma... suprimir a democracia.
Um ótimo livro.

Anderson Menezes 20/10/2022

O Facismo e os Fascistas estão ao nosso redor.
O livro é um resumo para se entender como identificar o fascismo durante todo seu processo histórico e que podemos trazer para os dias atuais. O autor apresenta 14 pontos importantes para identificarmos o fascismo e como ele se comporta. O fascismo é algo perigoso e está ao nosso redor incluindo os fascistas. Sugiro a leitura dessa obra, que não é longa, de linguagem acessível.

Fernandes99 13/10/2022

O livro é curtinho, terminei de lê-lo em alguns minutos. Confesso que não me foi muito útil, pois não consegui perceber as ideias do livro ou o que ele queria passar. Vou relê-lo no futuro.

Fabiana.Windjaba 08/09/2022

Conhecer para não esquecer!
O livro demonstra-nos que aquela velha sensação de que o mau está a espreita é mais real do que imaginamos.
O fascismo dada suas contradições e amálgama tem se espraiado ao longo do tempo histórico e chegado bem vivo aos dias atuais.

Cuidemos!

Elizabeth 31/08/2022

Leitura obrigatória
Nos tempos de eleições todos tem que ler e reler este livro.
"Liberdade, devemos ficar atentos para que o sentido dessa palavra não seja esquecido."

Vitoria 14/08/2022

O livro fala sobre o fascismo, explica suas origens e da 14 arquétipos que representam esse partido. É um livro com toda a base para analisarmos nossa real sociedade. Achei muito interessante.

Laurinha 16/07/2022

Indispensável
Essa é uma leitura muito importante para se fazer para abrirmos os olhos para o que vem ocorrendo. Infelizmente o Brasil gabarita os arquétipos levantados por Eco.

Thalis 12/07/2022

Atemporal
Simplesmente um livro atemporal, de fácil compreensão e completamente claro na disposição de um tema tão delicado, servindo sempre de alerta, uma vez que ao compreender o passado, o futuro passa a ser um tanto quanto previsível.

Suzana Mendonça 03/07/2022

Análise sobre o Fascismo
Livro traz uma visão geral sobre os aspectos inerentes ao fascismo, bem como sobre a consequência do regime sobre a sociedade