O fascismo eterno

O fascismo eterno Umberto Eco

Resenhas -

bookscourt_ 25/06/2020

Um gabarito para saber se a democracia está em perigo.
Umberto Eco aponta varios elementos de como o flerte com o fascismo ópera.

Spoiler: o Brasil, em 2020, gabarita os requisitos.
Douglas 20/09/2020minha estante
Triste constatar. É preciso ter estômago pra uma leitura dessas. Há tempos atrás parecia que o fascismo estava tão distante que beirava a ficção. Hoje, o fascista mora ao lado.

bibliotecadamalu 12/01/2023minha estante
+ Spoiler: O Brasil, em 2023 mostra exatamente o que o autor relatou no livro .

Suzanie 24/07/2020

Grande ensaio
Um texto curto mas muito esclarecedor sobre o fascismo eterno ou o que Eco chama de Ur-Fascismo, aquele que pode estar ao nosso redor a qualquer momento, pelas características que explicita no texto:

(...) O Ur-Fascismo pode voltar sob as vestes mais inocentes. Nosso dever é desmascara-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas - a cada dia, em cada lugar do mundo.

Leitura imprescindível!
Douglas 20/09/2020minha estante
Muito boa colocação. É por aí mesmo. A resistência deve ser diária

Reccanello 19/01/2023

Um gosto amargo.
Sou obrigado a confessar um certo desconforto com este livro, porque, pela primeira vez, uma obra de Umberto Eco - um de meus autores favoritos - não me agradou.
===
Apesar de militante de esquerda, isso nunca impediu Umberto Eco de ter uma visão crítica e límpida, de olhos abertos e atentos, para o jogo da política mundial, sempre apontando e denunciando abusos de ambos os lados do espectro político. Entretanto, neste livro, ao tentar dar uma definição atemporal do que seria Fascismo, acabou por lhe trazer características que podem ser utilizadas para identificar qualquer governo mais autoritário ou totalitário como fascista - desde o reinado de Gengis Khan, passando por Vlad Tepes, focando no Duce Mussolini e terminando no atual e patético ocupante da presidência de nosso país. As características que aponta são tão genéricas e tão amplas que é possível reconhecê-las em Stalin, Getúlio, Salazar, no prefeito da cidade vizinha, em minha mãe, ou em qualquer outro governante que, por antipatia ou interesse, a oposição deseje desqualificar. Assim fazendo, não apenas reforçou o hábito tão comum na esquerda de abusar da definição de Fascismo (utilizada para identificar tanto policiais violentos como comerciantes que elevam os preços dos combustíveis em momentos de escassez) como, principalmente, destacou o conceito como nada mais que um clichê, um chavão incoerente cuja única serventia é substituir palavrões mais chulos em atos públicos ou mesmo privados.

Ana Tambara 09/05/2021

Todo mundo deveria ler
Livro curtinho e extremamente atual. Meu primeiro contato com o autor e cada página eu ficava "aí mds". Encontrava semelhanças em diversas situações da atualidade...
Tens um tempinho livro no teu dia de 50 minutinhos? Então leia Fascismo eterno. Vale muito a pena.
Isabelans 10/05/2021minha estante
me convenceu!!!

Ana Tambara 10/05/2021minha estante
Yessss!

Van Jales 08/10/2020

Ur-Facismo
Espaço nada distante do que tão grave, trágico aconteceu com a população, e esse mesmo pensamento nos assalta novamente, é de querer desaparecer do mundo ??
Douglas 04/03/2021minha estante
Resistiremos

Adriana Scarpin 15/08/2021

"Pensar é uma forma de castração. Por isso, a cultura é suspeita na medida em que é identificada com atitudes críticas." - Umberto Eco em O Fascismo Eterno.

Leitura rapidíssima, uma aula bem básica sobre ur-fascismo, o qual você encontra no modo de vida brasileiro aos montes na última década, mesmo nos alecrins dourados arrependidos a essência ainda é a mesma.

Laninha 28/10/2022

Uma leitura para que se compreenda o que é o fascismo. Mas nem sempre quem ler entende. Algumas pessoas preferem ler por ler e continuar com seus conceitos.

Carlinha PPinto 08/06/2021

Não é um livro
Esperava um texto mais detalhado, tipo uma aula explicativa. Porém, trata-se de uma apresentação que aconteceu num simpósio para celebrar a libertação da Europa. Expõe a visão de uma criança que cresceu na Itália e tornou-se homem no meio dessa loucura chamada Fascismo.
Apesar de um pouco decepcionada encontrei tantos apontamentos que se igualam ao que estamos vivendo hoje no Brasil. Acabei ficando ainda mais assustada do que já estava.
Como o que ocorreu a tanto tempo atrás, tão preconceituoso, radical e avassalador para a sociedade, pode tomar força ainda hoje.
Informem-se, leiam sobre o assunto, espalhem a informação para não entrarmos nessa novamente.

Elizabeth 31/08/2022

Leitura obrigatória
Nos tempos de eleições todos tem que ler e reler este livro.
"Liberdade, devemos ficar atentos para que o sentido dessa palavra não seja esquecido."

Talvanes.Faustino 12/04/2021

Curto e certeiro
Este pequeno livro de pouco mais de 60 páginas, é parte de uma conferência ministrada por Umberto Eco, nos EUA, o texto tem um tom leve, com ares de uma conversas entre amigos.

Trata de um tema complexo, porém, sem ser pedante, o autor traz ideias de forma clara e concisa, que mesmo não sendo leitor iniciante no tema, não será, uma tarefa difícil ler e compreender o texto.

Na sinopse, do livro destaco a seguinte parte:

"Segundo Umberto Eco, entre as possíveis características do Ur-Fascismo, o ?fascismo eterno? do título, estão o medo do diferente, a oposição à análise crítica, o machismo, a repressão e o controle da sexualidade, a exaltação de um ?líder?, um constante estado de ameaça, entre outros. O fascismo, denuncia o autor, longe de ser apenas um momento histórico vivo na Itália, na Europa (e no Brasil) do século XX, é uma ameaça constante da nossa sociedade."

Letícia 14/10/2021

gostei muito, principalmente dos 14 tópicos do final. muito importante as partes iniciais em que o autor demonstra significativamente que tem lugar de fala sobre o assunto. não entendi algumas referências mas como um todo o livro é muito bom.

Luíza | ig: @odisseiadelivros 01/06/2020

Para entender o fascismo #01
Em poucas páginas, Umberto Eco elenca características intrínsecas ao fascismo. Mais do que ligado diretamente ao Brasil, é um movimento que assusta por estar presente, ainda hoje, em várias partes do mundo. Para Eco, não é necessário que um movimento tenha todas as características, basta uma para que ele se forme. O fascismo é contraditório e inconsistente e, ainda assim, ardiloso, visto que ainda consegue se sustentar em uma época em que há muita informação disponível. Por conta disso, ele está constantemente se recriando. É uma ameaça e, para lutar contra ela, precisamos entendê-la. Recomendo esta leitura por ser de fácil entendimento, rápida e didática, além de gerar muitas reflexões e levar a outros livros sobre a temática.

Luciana Luz 20/12/2021

O fascismo eterno
E em dia de bons ventos vindos do Chile, termino esse livro.
O fascismo eterno foi uma conferência feita pelo autor na Universidade da Columbia, em abril de 1995. Foi publicado pela primeira vez em 1997.
Nunca esteve tão atual e tão necessário.
Em 63 páginas Umberto Eco nos lembra que o fascismo está sempre ao redor, mesmo que em trajes civis, mesmo disfarçado em rostos inocentes e nos dá pistas para reconhecê-lo. Nos cabe identificar, desmascarar e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas.

"Liberdade e libertação são uma tarefa que não acaba nunca. Que seja este o nosso mote: "Não esqueçam.""
Umberto Eco.

Krishna.Nunes 26/01/2021

Pequeno, porém precioso
Nessa curta obra, que transcreve um discurso feito pelo autor num evento nos Estados Unidos, somos expostos ao sentimento de urgência para reconhecer e combater os sinais do fascismo. Somos alertados de que o fascismo pode ter aparências muito diversas, e ainda assim compartilhar características que o identificam, ainda que não sejam intrínsecas a ele. Normalmente nos sentimos tentados a qualificar qualquer regime totalitário de fascista, uma vez que todos os regimes fascistas foram totalitários, o que nos leva a esquecer que o fascismo pode estar disfarçado "sob vestes mais inocentes".

"O fascismo italiano convenceu muitos líderes liberais europeus de que o novo regime estava realizando interessantes reformas sociais, capazes de fornecer uma alternativa moderadamente revolucionária à ameaça comunista". Para não permitir que sejamos enganados por esses disfarces, Eco enumera uma série de características que nos permitem identificar o fascismo.

"Nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo para cada uma de suas formas".
Douglas 04/03/2021minha estante

Kevin 30/06/2020

Lembra o livro do Jason Stanley: "Como funciona o fascismo", nas características que o autor fornece. No mais, muito bom, apesar de interpretações distintas entre autores estudiosos do tema. É curto, afinal, é um discurso do Umberto Eco, mas muito bom.