O fascismo eterno

O fascismo eterno Umberto Eco

Resenhas -

Thamires de Fátima 28/03/2020

O fascismo eterno
Sinceramente esperava mais kk o livro se trata na verdade de um texto apresentado numa conferência. Achei a abordagem sobre o assunto superficial e breve, as características do fascismo só são exemplificadas a partir da página 44, já no final do livro. Fiquei decepcionada.

none 24/04/2021

Necessário
Só uma ressalva a este livro: poderia vir com notas explicativas em futuras edições. O texto de Eco se espalhou pela internet através de gráficos e um número maior de pessoas tem acesso ou vontade de ler, no entanto acredito que pelo excesso de informações históricas e palavras estrangeiras, ou termos técnicos da política, ciências sociais, uma nova edição com notas sanaria em grande parte as dúvidas com relação ao texto. Eco proferiu essa palestra a um grupo de estudantes de uma universidade americana, pessoas mais ou menos conscientes dos problemas e questões levantadas no livro. O que não é o caso aqui de nós leitores brasileiros, mais ou menos entrosados com o texto de Eco, mas totalmente órfãos de explicações e vítimas do discurso autoritário.

Wania Cris 28/12/2023

Necessário
Em tempos de informações desencontradas, distorcidas e falsas, nada melhor que buscar conhecimento direto de quem sabe e não apenas de quem opina.

Will 27/01/2021

Um livro obrigatório para todos.
O mais triste é perceber que os arquétipos citados gabaritam com o Brasil de hoje...
Triste mesi

Mesmo*

gustavo244 12/02/2022

Democracia
Um gabarito para conferir se nossa democracia está em perigo!!! Spoiler Alert... Ela está! E sendo corroída cada dia mais

Fernanda Sleiman 24/05/2020

Atual
Atual. Escrito em 1995 e não podia ser tão atual. Lúcido. Muito bom!

Fabiana.Windjaba 08/09/2022

Conhecer para não esquecer!
O livro demonstra-nos que aquela velha sensação de que o mau está a espreita é mais real do que imaginamos.
O fascismo dada suas contradições e amálgama tem se espraiado ao longo do tempo histórico e chegado bem vivo aos dias atuais.

Cuidemos!

Davi 17/06/2020

Direto na artéria
Umberto, intelectual indiscutível, vai direto na questão fascista. Parte de algumas contextualizações históricas para uma análise breve, mas poderosa sobre o impacto nefasto do fascismo. Uma leitura breve (dá para ler em uma visita a uma livraria), mas importante. Vale estar na prateleira.

De Gasperi 08/12/2020

Excelente
Relato muito preciso e assustadoramente atual, análise breve soa como profecia precisa dos nossos dias atuais, principalmente no Brasil, parece que descreve a miséria moral e cognitiva do bolsonarismo em cada palavra.
Quase uma tragédia anunciada

Dhalila 08/07/2020

Leitura necessária
Fascismo Eterno é um discurso proferido por Umberto Eco. Extremamente fácil de compreender e que nos dar uma base sobre como o fascismo ressurge dentro das sociedades democráticas.
Vejo como uma leitura obrigatória para todos
Douglas 20/09/2020minha estante

EDITORA: RECORD
TRADUÇÃO: ELIANA AGUIAR
DATA: 21 / 02 / 2022
NOTA: 10

Este livro de Umberto Eco, faz com que não esqueçamos do fascismo, nos lembra que ele esta entre nós de varias formas e muitas vezes transformado em uma forma pura e cristã. Não devemos deixar passar em lugar nenhum do mundo o fascismo, que oprime, mata e separa o ser humano da sua real natureza. Eco nos mostra como o fascismo na Europa mudou e com isso podemos considerar que aqui no Brasil também teve vários desdobramentos. Está entranhando principalmente nas igrejas. É preciso estar atento ?

Lays 28/07/2021

Ótimo livro
Muito bem escrito, é uma leitura bem curtinha mas muito necessária, ele explica algumas das facetas do Fascismo em uma palestra que deu em 1995.
Um livro que achei muito necessário para entendermos melhor alguns pontos que aconteceu na Italia também nesse tempo tao obscuro que foi a Segunda Guerra Mundial.

samuelcarneiroh 18/08/2020

Livro antigo mas muito atual
Umberto Eco retrata parte de sua infância vivida sob o governo de Mussolini, onde era um ativista ateu e pra ganhar votos, se tornou falsamente "Cristão". Sempre invocando gritos de "vitória", Mussolini demonstrava ser perseguido, utilizava comentário racistas e xenofóbicos. Os seus comentários era sempre com gritos de vitória e um país liberto (do quê?). Ele preveu que muitos novos políticos iriam fazer o seu show e populismo, através da TV e a futura internet. Vale a pena a leitura e reflexão. Um livro antigo, mas muito atual.

"liberdade de palavra significa também liberdade da retórica."
Douglas 20/09/2020minha estante
Excelente resenha

samuelcarneiroh 28/10/2020minha estante
Obrigado, amigo.

Luiza.Venancio 26/10/2020

uma leitura necessária
Primeiro livro do Umberto que leio e gostei bastante! Me esclareceu algumas dúvidas que tinha sobre como o fascismo de modifica e se espreita pela sociedade até hj, mt interessante recomendo.