O fascismo eterno

O fascismo eterno Umberto Eco

Resenhas -

BeatrizFonseca1 30/03/2024

Pensar é uma forma de castração, nosso dever e' combater as novas roupagens do fascismo, o fascismo é um populismo de quantidade, o lider é uma espécie de tradutor que vai traduzir o que as pessoas querem.

Helder Cavalcante 28/03/2024

Esclarecedor
Um texto bem escrito, direto, com conceitos claros e elucidativos sobre este mal que continua assombrando o mundo.

Carol Di Spirito 05/03/2024

Livro curto, mas com muitas reflexões sobre o que está acontecendo atualmente no mundo. Assustador pensar em como o fascismo está impregnado na sociedade.

samyra 27/02/2024

Um bom manual
O livro cumpre bem seu papel em caracterizar o fascismo, gostei bastante das descrições do autor e achei bastante elucidativas.

Negi 05/01/2024

Um título que infelizmente não envelheceu mal.
Como diz o título, vivemos em uma realidade onde o fascismo não morreu, mas continua a espreita, com novas roupagens que podem simplesmente fisgar qualquer um de maneira fácil, como por exemplo o Brasil de hoje, mesmo após temos vivido sob um governo fascista durante os anos de 2019~2022 e por sorte ter saído dele, ele não morreu. Continua forte a espera de retomar o poder, como o fascismo é terno, a luta contra o mesmo também é eterna. Pois com o passar o tempo ele se adequa à sociedade em que se estar e por mais que tenha discursos semelhantes à antigos governos fascistas, ele não é o mesmo, pois se fosse, seria fácil identificá-lo, lógico que há aqueles que se assumem fascistas com orgulho, mas esse é uma 'minoria' no meio, pois os fascistas não se acham fascistas, se acham heróis que vão salvar seu país do 'mal' e o heroísmo sempre vai ser tido como belo pois heróis combatem o mal. E é assim que o fascismo sempre ascende, o fascismo é eterno e temos que confrontá-lo eternamente.

Wania Cris 28/12/2023

Necessário
Em tempos de informações desencontradas, distorcidas e falsas, nada melhor que buscar conhecimento direto de quem sabe e não apenas de quem opina.

Mayara Valença 27/12/2023

Importante
A obra explica o nascimento do fascismo e nos alerta sobre como ele se reinventa e se perpetua nas diversas sociedades.

Italo 05/11/2023

Esse livro ainda é fantastico
Eu queria ler o livro para ter certeza de que ele continuava igual - mas, reler um livro nunca é igual a primeira vez. Um livro ruim, como aconteceu comigo quando li Fahrenheit 451, se transforma numa obra prima na releitura. Hoje é meu livro favorito. Todavia, com o Fascismo Eterno, do Eco, foi diferente. Eu li novamente pelo mais puro e sincero prazer de ler.

A obra continuou linda, a descrição do Eco continua perfeita. As historias da resistência italiana, os chamados por radio, a analise dos discursos, isso tudo é incrivel. Presenciamos no brasil, há algum tempo, algo parecido - digo da resistência de carlos marighella, onde a comunicação para com o povo era feita por rádio.

A obra continua triste, continua dolorosa, mas continua boa.

Monique @librioteca 01/11/2023

Trata-se de uma palestra ministrada por Umberto Eco em 1995. Um ensaio curto que explora a persistência do fascismo ao longo da história e suas características "essenciais" que o tornam uma ameaça contínua à sociedade.

Eco, que cresceu sob o regime fascista de Mussolini, inicia seu ensaio abordando a ideia de que o fascismo não é algo que morreu com o fim de regime italiano, mas sim um movimento que pode ressurgir em novas formas, pois se trata, de fato, de uma mentalidade que pode se infiltrar silenciosamente em nossa cultura e política, e se manifestar de maneiras diferentes ao longo do tempo, adaptando-se às realidades contemporâneas. (Pois é!!)

A clareza e o estilo irônico de Eco desviam das teorias políticas complexas e tornam a leitura acessível, apresentando uma série de características que ajudam a reconhecer tendências autoritárias, especialmente em contextos políticos onde o populismo e o nacionalismo estão em ascensão. Um dos conceitos-chave abordados por Eco é a ideia do "Ur-fascismo," que se refere à natureza eterna e maleável do fascismo, onde o autor destaca os seus elementos comuns, como a exaltação da tradição, a rejeição da vida intelectual, a manipulação das massas por meio da retórica vaga, o culto à ação pela ação e a exploração do medo do diferente...

Este ensaio, escrito há mais de 25 anos, continua sendo incrivelmente atual e essencial em seu estado mais puro, e deve ser lido por todos que buscam compreender, e combater, o autoritarismo em todas as suas manifestações. Uma leitura importante... uma chamada para a vigilância constante contra as sementes ameaçadoras do fascismo que permanecem latentes em nossas sociedades, e que podem assumir muitas formas, que nunca devem ser subestimadas. (Sabemos bem disso!!!)
Vania.Cristina 01/11/2023minha estante
Já estava no meu radar, mas sua resenha fez andar na fila. Obrigada

Monique @librioteca 01/11/2023minha estante
Vale à pena, Vania!! É uma leitura rápida, mas muito expressivo. Espero que goste! Beijos

Aladeon 23/10/2023

Para compreender o contexto atual
Uma leitura importante para compreender o fascismo nos dias atuais. Umberto Eco constrói, assim como um grande professor, um discurso de fácil compreensão para nos alertar sobre a presença do fascismo nas variadas camadas sociais e que precisamos estar em constante vigilia diante dos menores indícios

Douglas Ferrari 16/10/2023

Caracterizador
Texto breve e caracterizador do que é o fascismo, vale a leitura. Sucinto e direto ao assunto, de como o mesmo opera.

Thiago 05/10/2023

Entender os elementos que formaram o Fascismo ontem e hoje
Nesse curto, porém objetivo ensaio, Umberto Eco mescla partes da sua própria vida em uma infância passada na 2ª Guerra com um estudo social do Fascismo que permeou a Europa nos primórdios do século 20.

Uma das característica de Eco é seu sarcasmo pontual para trazer obviedades ao leitor, e aqui ele faz isso muito bem. No início é até fácil confundir o texto como uma espécie de diário ou texto biográfico de um jovem que passou as agruras da guerra na Itália de Mussolini. Passando pela sua visão da resistência e quando foi que ele realmente começou a tomar ideia da proporção do que significava o movimento fascista.

A seguir é feita uma comparação entre o fascismo, o nazismo e outros movimentos e regimes autoritários. De como é fácil confundir o fascismo com outros regimes semelhantes, mas preservando os detalhes que o fazem ser tão sedutor aos adeptos da extrema direita. E sim, Umberto Eco classifica diretamente o fascismo como sendo ligado a organizações de extrema direita.

Por fim, o texto detalha características fortes e permanentes que fazem ser possível identificar elementos fascistas a qualquer tempo. E a necessidade de manter vigilância e repressão a qualquer movimento que emule os elementos citados e enumerados por ele.

Heros Pena 05/10/2023

Livro maravilhoso e muito esclarecedor, leitura fundamental para o bom entendimento do momento atual de nossa sociedade em que alguns tentam trazer de volta a odiosa ideologia fascista.

Júlio César 05/09/2023

"O Ur-Fascismo ainda está a nosso redor, às vezes em trajes civis. [...] O Ur-Fascismo pode voltar sob as vestes mais inocentes."

Diogo Crema 24/07/2023

O Fascimo Eterno
O fascismo eterno de Umberto Eco (1995) Itália

O Fascismo Eterno, assim denominado por Umberto Eco, ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis. Seria muito confortável se alguém gritasse "EU SOU FASCISTA". Infelizmente a vida não é fácil assim!. O "Ur-fascismo" pode voltar sob as vestes mais inocentes. O nosso dever é desmascara-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas.... a cada dia, em cada lugar do mundo

O FASCISMO ETERNO : NOTA 10/10