Cálculos de Amor & Outras Improbabilidades Estatísticas

Cálculos de Amor & Outras Improbabilidades Estatísticas Fernanda Campos

Resenhas - Cálculos de Amor & Outras Improbabilidades Estatísticas

Hemy Gomes 16/07/2020

"A vida era engraçada e cruel daquele jeito, às vezes."
Rafael Albuquerque é um garoto de 26 anos, lindo (com seus olhos castanhos, mais de 1,90m de altura e outros traços lindos) e um engenheiro bem sucedido em Belo Horizonte. Até que tudo em sua vida poderia ser perfeito, se não fosse pelo seu passado e pela sua família, coisas pelas quais ele se culpa.

Sua mãe, Tânia, única pessoa da família que realmente o ama, está morrendo e recusando tratamento. Seu relacionamento com seu pai, Olavo, está cada dia pior, mas como ter um relacionamento bom com um pai que não gosta do filho por ter nascido com problemas no coração? Aliás, também não se dá bem com seu irmão, Renato, que nasceu para tentar salvar a vida de Rafael. Isso sem falar em Ariela, sua ex-namorada, que não queria se casar e terminou tudo.

Restava para Rafael procurar amor em outros lugares, em outras pessoas, já que se tornou o garoto-problema da sua família tão renomada de Ponte Belo. Dentro de casa, na empregada Glória, que era seu refúgio além da sua mãe, e lá fora, em seus amigos de infância, Luana, Caio e Pedro. E agora também, em Juliana, a menina mais bonita do mundo.

Pra mim, que só tinha lido As Estrelas Sabem, foi maravilhoso conhecer Rafael Albuquerque um pouco mais de perto e ter certeza que eu o amo ainda mais. A Nanz é uma escritora incrível e eu amo como a narrativa em 3a pessoa dela é tão delicada e pessoal e como seus personagens são maravilhosos e bem construídos. Só não digo que é 100% perfeito porque eu queria mais capítulos!!! Como qualquer outro livro da Nanz, super recomendo.

Nota 5 de 5

Lethycia Dias 23/03/2023

Um presente da autora para seus leitores
Cálculos de amor nos insere em um momento dramático da trágica vida de Rafael Albuquerque, personagem que aparece em vários dos romances e contos de Fernanda Campos. Aqui, descobrimos os detalhes da relação de desprezo mútuo entre Rafael e seu pai, entendemos a sua vontade de contrariar e se distanciar da família, temos uma rara oportunidade de conhecer melhor a mãe de Rafael e, por fim, vemos o momento em que Rafael conhece Juliana, a protagonista de "As estrelas sabem".
Esse conto é um verdadeiro presente da autora para quem já leu seus outros livros, mas serve perfeitamente de porta de entrada para suas histórias. Eu, que comecei pelo último dos livros na cronologia dessas histórias interconectadas (sendo esse o primeiro) adorei a experiência e garanto que a ordem das leituras não altera o resultado. Não importa por onde comece, você VAI se apaixonar por Ponte Belo e por esse grupo de personagens.

site: https://amzn.to/3njdZoP

Debora 06/01/2019

Não canso de dizer o quão talentosa para a escrita a Fernanda é. É incrível como ela consegue construir personagens, nos encantar com suas trajetórias e entregar um resultado final que combina uma bela escrita com uma carga emocional alta. Tudo isso em apenas um conto, e que conto. Rafael é um dos personagens mais legais e interessantes que a autora já criou e estar dentro da cabeça dele foi uma das coisas que mais amei, ainda mais quando isso significa que temos a oportunidade de saber como foi para ele ver a Juliana pela primeira vez.

Carol 19/08/2020

Rafael você é maravilhoso, por favor, ENTENDA!!!

Mais uma história da Fernanda Campos que não decepciona.

Muito bom poder conhecer um pouco mais sobre esse personagem (que me conquistou nas outras histórias), entender a profundidade de como ele se sente em relação a si e à família. Uma pena que foi tão curtinhooo, agora vou correr para As Estrelas Sabem e (torcer para) descobrir o desenrolar desse final. Espero que dê pra ter mais um gostinho desses personagens que tanto gosto.