Inquietudes

Inquietudes Evelyn Monique

Resenhas - Inquietudes

Camila1176 05/02/2020

Inquietudes
O livro contém vários poemas sobre medos, inseguranças e violência.

Paula- 26/11/2018

Impactante!
Inquietudes: Grito de uma alma inconformada.

"De uma coisa ela tem certeza: Não desistirá de tentar ser feliz, Apesar das sequelas."

Tenso!
Não consigo pensar em outra palavra pra explicar essa leitura.
Demorei bastante pra vir comentar sobre esse livro, por não encontrar as palavras certas para expressar o que eu senti.
Mas posso afirmar com toda certeza, que esse livro é puro sentimento. Todos os tipos de sentimentos.

A autora, que tenho a honra de dizer que é uma amiga, nos deixa a flor da pele. Tratando de um assunto que amedronta a todas nós: A violência.

A violência contra nós mulheres, está em todo lugar, em não poder sair tranquila pela rua, em ter medo de entrar novamente em casa, em enfrentar o assédio no trabalho.

"O perigo pode estar bem na sua frente, sorrindo para você"

Enquanto você lê, é impossível não sentir o misto de sentimento em cada página.
Em alguns momentos você sente desespero, por saber que por trás de cada palavra, tem muita verdade, de uma realidade que muitos querem esconder. Escondem por baixo de uma manga longa, uma calça comprida. Mas é impossível esconder a dor da alma, é impossível esconder quando os olhos já não brilham mais.

Em nota a autora diz que alguns trechos podem causar desconforto. Na minha opinião o desconforto vem do choque de realidade, nós sabemos que esse tipo de violência está por toda a parte, mas a maneira que ela descreve é realmente de doer na alma.
Quando você pensa em cada criança ferida, em cada mãe que sabe o caminho da liberdade mas simplesmente não consegue. Em como fazem elas se sentirem como se não fossem nada, como se fossem sujas. E o pior, elas acreditam.
Isso são feridas na alma, no coração. E essas não cicatrizam jamais.

Em certo momento eu pensei "alguém que sofre com qualquer tipo de violência citada, lendo esse livro, simplesmente estaria em prantos, estaria sentindo "aquele tapa na cara".

Eu realmente não consigo expressar totalmente o que foi a experiência dessa leitura, mas com certeza foi impactante.

"Sonho com o dia em que mulheres possam sair sozinhas à noite e possam voltar para casa vivas. Sonho com o dia em que a humanidade tenha mais empatia. Sonho com o dia em que as crianças possam crescer sem carregar nenhum trauma. Sonho com o dia em que o mundo se transforme em um lugar melhor para viver, se não para mim, que seja para as próximas gerações." - Evelyn Monique

Fran 13/09/2019

IG @rassumido
Não é fácil falar da violência, ainda mais de uma forma tão poética como a autora passou aos leitores.
Inquietudes são sentimentos abstratos sentidos no fundo de uma alma que não se conforma em observar as coisas acontecendo sem poder fazer nada, nem gritar.
A autora tenta dar voz às pessoas que calam-se diante de acontecimentos por medo, receio, aquelas que se sentem culpadas e as que de uma forma ou de outra não denunciam.
Os poemas são marcantes, doloridos e principalmente, nos fazem pensar sobre isso. Seremos pessoas diferentes se a dor do próximo também for a nossa.
Livro incrível, poemas curtos e cheios de mensagens com empatia e sensibilidade. A linguagem é de fácil entendimento e dá para sentir tudo que a autora quis passar. Inclusive, tem um bônus sob o olhar do agressor, que devo admitir, me deu calafrios. Venha conhecer! Depois, não esqueça de nos contar o que achou...