A Teologia Afetuosa de Richard Sibbes

A Teologia Afetuosa de Richard Sibbes Mark Dever

Resenhas - A Teologia Afetuosa de Richard Sibbes

Miguel Muniz 11/09/2021

Um puritano moderado
É de ficar surpreso conhecer um Puritano conformista em meio aos vários não conformistas de sua época. Mas sua sobriedade, mansidão e introspecção, diante de um dos cismas de sua época, o torna um homem notável e também fiel a seus ideais, nos levando a reconsiderar nosso preconceito nas divisões que acontecem no meio cristão.
Muitas vezes tendemos a menosprezar um lado de alguma divisão da igreja, dando total apoio ao lado causador desta divisão ou você é versa, mas ao analisar a vida deste grande homem de Deus, somos tomados pela máxima de analisar ambos os lados e tentar compreender seus pensamentos.
Fiquei contente com esta leitura e super recomento.

Silvana.Maria 25/05/2021

amor pelo Evangelho!
Neste volume da série Mark Dever mostra uma época de agitação política e revolta religiosa. Nesse meio há Richard Sibbes que buscou aplicar de modo consistente as riquezas da teologia reformada na vida de suas ovelhas e ouvintes. Ele enfatizou em seu ensino a segurança da salvação, a solidez da teologia da aliança e o lugar do coração na vida cristã. O autor oferece para nós leitores um olhar penetrante na vida e teologia deste personagem fascinante da história da igreja.

No decorrer da leitura percebe-se que é um homem devoto, que produz no coração do leitor o mesmo sentimento. Sentimos sua forte teologia com um doce amor por Cristo e tenra misericórdia por pecadores quebrantados fazendo dele um exemplo de cristianismo vivencial.

Era um homem apaixonado pelo evangelho. Pregava com convicção e poder. Sibbes é um pregador que reuniu a sólida teologia reformada a um zelo sincero buscando apresentar todo o conselho de Deus em seu púlpito. Era um pregação fiel e ao mesmo tempo relevante para a vida prática.

A leitura desse livro nos encoraja a ser uma geração de cristãos que nos encoraja a levar o testemunho de Cristo ao mundo e andarmos de modo dignos na vocação a que fomos chamados. Nos incentiva a ser zelosos no estudo e meditação da Palavra para o avanço do Reino em meio a contentadas, agitações políticas em que este mundo se encontra.

Misael Neves 02/12/2020

Um puritano conformista
Este é o segundo livro da série HOMENS PIEDOSOS que termino. Não sei se os demais seguem a mesma linha expondo mais teologia do que biografia.
Não que seja algo ruim, só acho que falta equilibrar melhor estes dois pontos. Enfim, sobre o livro, foi meu primeiro contato com este puritano. Não há muitas informações históricas sobre ele, mas fica nítido que o autor fez uma pesquisa muito árdua para nos trazer um conteúdo no mínimo envolvente.
O livro é bom, seu conteúdo é teologicamente calvinista.