O Ponche Dos Desejos

O Ponche Dos Desejos Michael Ende

Resenhas - O Ponche Dos Desejos

Jorge 26/04/2022

O melhor que o Ende sabe fazer jogado na poncheira.
É com carinho que eu escrevo essa resenha. Pois quem entra em contato com a literatura infantojuvenil do alemão Michael Ende percebe logo de cara que o escritor acredita veementemente que o público infantil é totalmente capaz de entender ironias. Em O ponche dos Desejos isso fica especialmente claro como água. E eu adoro isso.

Você pode até discordar, mas as crianças possuem uma capacidade impressionante de aprender coisas novas, o que faz delas tão ou até mais inteligentes que certos adultos. Isso não é um protesto contra os livros paradidáticos com morais mastigadas e mensagens edificantes, mas um livro escrito para os pequenos utilizando-se de uma linguagem mais despreocupada, se bem escrito, acredite, não apenas educa, mas garante alegria dobrada.

O que Ende faz em O Ponche dos Desejos é fazer valer dessa certeza para criar uma história nada cautelosa envolvendo um pacto fáustico escatológico, recheada até a tampa de personagens excêntricos e atrapalhados, cheios de ódio incontido, envolvidos numa trama tão divertida que em nível de comparação só consigo me lembrar das hilariantes histórias criadas pelo galês Roald Dahl, maravilhosas, por sinal, e que permanecem atuais até hoje.

Alias, é exatamente assim a literatura de Michael Ende: Histórias que não envelhecem, que resistem ao teste do tempo, que não subestimam a inteligência das crianças. Que encantam não apenas os inocentes, mas até os incrédulos mais convictos.

Recomendo.
Heidi Gisele Borges 26/04/2022minha estante
Eu AMO Michael Ende e Roald Dahl. Eles são incríveis! Eles não subestimam as crianças como os próprios pais muitas vezes fazem. Me inspiro bastante nos dois para escrever minhas histórias.

Bacana demais a sua resenha. =)

Jorge 26/04/2022minha estante
São escritores fantásticos. Nesse estilo eu recomento também a leitura da obra do italiano Gianni Rodari. Como porta de entrada recomendo a leitura de Fabulas por telefone (editora 34) e Era duas vezes o Barão Lamberto (Martins Fontes). Você vai se encantar.

Luciana 26/04/2022minha estante
Também adoro livro infanto juvenil inteligente.

Jorge 26/04/2022minha estante
Luciana , vc já leu Matilda? É fantástico!

Inlectus 24/02/2010

Boa leitura.
Estória cheia de magia, com boa criatividade, uma leitura muito divertida.

Heidi Gisele Borges 14/03/2017

O mestre.
Michael Ende tem um humor afiado, e o usa muito bem em seus livros. Ele brinca com as palavras e incrivelmente suas histórias são sempre muito atuais.

"Aliás, havia entre elas um monstrinho abominável, um tal de crítico literário, também chamado de sabichão ou critiqueiro. Esses pequenos espíritos normalmente passam sua vida criticando livros."

Pouco se vê, hoje, essa liberdade e diversão em livros juvenis. Alguns procuram dar tudo mastigado a seus leitores, tratando-os como incapazes de entender, pois há pessoas que se limitam quando crescem e se esquecem que já foram crianças, e que elas são muito mais inteligentes do que os adultos, ou não querem se comprometer com palavras como as citadas, a fim de agradar alguém. Claro que nem todos os adultos são assim, um grande exemplo é Michael Ende. Outro autor que me encanta por não precisar pisar em ovos para falar com as crianças é Roald Dahl.

Bem, em "O ponche", Belzebu Errônius é o Conselheiro Secreto da Magia, ou seja, um mago, e todos os magos têm missões de maldade a cumprir durante o ano, mas esse mago em questão conseguiu realizar apenas uma parte de suas metas.

A história começa às 5 horas do último dia do ano - há um relógio no início de cada capítulo que marca o tempo decorrido ­-, ou seja, ele tem pouco tempo para completar tudo.

"O relógio pendurado acima da lareira acionou sua engrenagem ruidosa. Era uma espécie de relógio cuco, só que em vez de passarinho, o que saía da casinha era um dedão machucado, que levava batidas de um martelo."

Mas nem tudo é tão perfeito - ou nada é, no caso de Errônius. Desconfiado que ele fazia algo ruim com os animais, o Conselho Superior dos Animais mandou Maurizio di Mauro, um gato bastante maltratado, para que o espiasse.

Da mesma forma, Errônius desconfia daquela repentina aparição, e para despistar passa a mimar o gato, que se torna uma bola fofa de tanto comer. Até que surge o corvo Jacó - um espião como Maurizio -, anunciando a chegada da tia do mago, Tirânia Vampíria, que também estava com problemas, mas ela não iria admitir. E seguem divertidas bagunças enquanto um tenta enganar o outro e os animais tramam planos para acabar com tudo.

O título original de "O ponche dos desejos" (WMF Martins Fontes, 232 páginas), em alemão, é "Der satanarchäolügenialkohöllische Wunschpunsch", que é o nome da poção, lançado em 1989, já foi traduzido para muitos idiomas.

Michael Ende (1929-1995) deixou um grande legado ao mundo. Seus livros encantam até hoje e são minha grande fonte de inspiração. Em meu livro, "O menino que perdeu a magia", tem bastante homenagem ao mestre.

Ende publicou seu primeiro livro, "Jim Knopf e Lucas, o maquinista" em 1960, que está sendo filmado na Alemanha e tem previsão de estreia para 2018.

Segundo uma pesquisa realizada em diversos países e divulgada pelo Instituto Goethe, o livro alemão preferido pelos leitores em todo o mundo é "A história sem fim" (Die unendliche Geschichte, 1979), que é meu livro favorito. As obras do autor já foram traduzidas para mais de 40 línguas.

"O crítico literário não se preocupava muito com os outros, pois era instruído demais para acreditar na existência daqueles seres. Só ficava fungando e farejando. Afinal, fazia muito tempo que não criticava nenhum livro e estava morrendo de vontade de fazê-lo."

Recomendo também a leitura de todos os livros de Ende, porque são geniais. Um trecho de "Momo e o Senhor do Tempo", de onde o nome do meu site foi retirado.

"Ninguém queria admitir que sua vida estava se tornando cada vez mais pobre, mais monótona, mais fria. Quem mais sentia isso eram as crianças, pois ninguém tinha mais tempo para elas."

Visite o Canto Alemão no site Beco do Nunca (becodonunca.com.br) e confira outras resenhas e notícias sobre a cultura alemã (livros, música...).

Resenha publicada no Jornal Em Foco, Brusque, SC.

Lido em março/2017

Beco do Nunca

site: http://www.becodonunca.com.br/
Jorge 26/04/2022minha estante
Michael Ende e Roald Dahl são realmente incríveis!!! Outro que não tem receio de pisar em ovos é o italiano Gianni Rodari. Já leu algo dele?