Carous 03/12/2018MetalinguagemNão consigo sem disfarçar minha decepção de não ter gostado tanto deste livro como esperei, ainda que partir da premissa de explicar por que romances de época são tão populares entre as pessoas - não eu - tenha sido criativo.
Ainda que eu não seja fã de romance de época (e tinha dúvidas de que Beatriz L. Matero fosse me fazer mudar de opinião com esta história), a sinopse me deixou interessada. E a execução foi boa, mas não foi perfeita. Digo, os personagens são excelentes e engraçados. A Lady Olivia é encantadora, ainda que da metade da história em diante tenha sentido que ela perdeu espaço no próprio livro em que era protagonista. E é óbvio que a veia geek da autora exerceu grande influência aqui com todos os personagens modernos fazendo referências atrás de referências sobre alguma série/livro/filme da cultura pop. Quase me incomodou o exagero de citações, mas também entendi que servia para destacar os séculos de conhecimento que separavam Lady Olivia dos irmãos Balti. (sem contar que um traço de nossa geração é se expressar por meio de memes, gifs e expressões retiradas de filmes, música, novela, livros e séries mesmo).
Mas a explicação para a viagem no tempo, o escritor fantasma ficou a desejar. Melhor dizendo: ficou confuso. Eu posso dizer que li o texto todinho, mas entender essas partes, eu não consegui de modo algum. E teria sido mais fácil acompanhar os clichês de romances de época se, de algum modo, eles estivessem listados. (este livro não foi escrito somente para os fãs desse gênero, pode ser que algum leitor curioso dê chance a ele - e deveria - e vai ficar meio perdido entre o que era ação do personagem e o que ele fazia para cumpri a cota dos clichês)
"Todos os clichês de Lady Olivia" possui tempo cronológico e psicológico assim como ocorre quando leio Virginia Woolf, eu me perdia quando a narrativa começava em um ponto, ia pra trás ou para frente e depois voltava de onde tinha partido. [insira o gif da Oprah Winfrey dizendo "So what is the truth?"]
No fim, pude encontrar no livro traços que me fizeram curtir tanto os contos da autora - dã, deve ser porque todos foram escritos pela mesma pessoa - como os personagens (um melhor do que o outro), os diálogos inspirados e o texto que te prende na história. Gostei que o desfecho tenha ficado em suspense para o leitor, fazendo-o imaginar qual caminho a autora ia seguir (mesmo que no fim tenha optado pelo mais comum)
Mas, sério, reclamei nas outras resenhas e mantenho a reclamação aqui: uma revisão cairia bem. Temos uma quantidade excessiva do uso de "o/a qual" e "obscuro" (tenho a impressão de que às vezes nenhuma dessas palavras eram necessárias na sentença, que dirá ser repetida no mesmo parágrafo). Sendo que no primeiro caso, nem combina com a linguagem descontraída do texto. Dava um puta contraste. E "há alguns dias atrás" e suas variações é redundante.
O que posso dizer é que tive críticas ao livro sim, mas curti a leitura e estou ansiosa para o spin-off focado em Piera e Pedro. And I'm not even sorry.