The Strange Journey of Alice Pendelbury

The Strange Journey of Alice Pendelbury Marc Levy

Resenhas - The Strange Journey of Alice Pendelbury

Rodrigo1185 25/03/2024

Grata Surpresa
Peguei esse ebook de graça em alguma promoção da amazon e ficou adormecido na minha estante até que algo me chamou para lê-lo.
Não é um livro perfeito, mas achei muito acolhedor e calhou bem com o momento da vida que estou, me reconfortou.
Ao contrário do que algumas resenhas disseram, não achei particularmente enrolado, curti bastante conhecer Istanbul com Alice e Daldry e gostei bastante como o autor tornou interessante acompanhar a descoberta de sua vida.
Apenas não gostei muito do pouco desenvolvimento dos amigos de Alice, foi uma quebra de expectativa, mas não algo que me tenha tirado o deleite de ter lido.

Maria Laura 29/01/2024

Se não fosse pelos últimos 10% do livro (que salvaram a história) e ia dar só duas estrelas para essa leitura kkkkk
O livro é bem surpreendente no final e aborda fatos históricos muito interessantes, mas o autor enrola demais até chegar nessa parte o que torna o livro bem arrastado. Se ele tivesse desenvolvido mais a parte dela em Istambul e tudo que aconteceu lá, a história seria beeem melhor.

Stella.Nunes 22/10/2023

Esse foi o primeiro livro (não acadêmico) que li em inglês e foi uma experiência muito boa.
O livro se passa na década de 1950, com personagens adultos e solitários da velha Londres que embarcam em uma aventura para Istambul.

Após a morte dos seus pais, a família de Alice Pendelbury são seus cinco amigos. Na véspera da véspera de Natal, eles embarcam em um trem pra Brighton para curtir o carnaval. Após ser desafiada pelos amigos, ela vai até a cabana de uma vidente que a deixa completamente intrigada. A vidente afirma que ela não é dali, mas que o homem que ela tanto espera acaba de passar atrás dela. Apesar de não acreditar em nenhuma previsão do futuro, Alice não conseguem pregar o olho a noite.
O natal deixa de ser solitário quando Alice inesperadamente passa um tempo com seu vizinho reclamão e rabugento, Ethan Daldry, que a convence a voltar até Brighton e tirar as dúvidas que a vidente deixou em sua cabeça. Dessa vez, a vidente afirma que suas raizes são de Istambul e que ela deveria voltar para suas origens. Na Turquia ela conheceria seis pessoas que a levariam até o homem dos seus sonhos e futuro. Seus amáveis pais nunca deixaram a Inglaterra, por isso jamais faria sentido o que quer que a vidente estivesse dizendo.
Descrente, mas ainda intrigada, Alice conta ao vizinho sobre a conversa com a vidente, e Daldry propõe que os dois embarcassem em uma aventura por Istambul. Ela teria a oportunidade de investigar se o que a vidente contou foi real ou baboseira, mas o acordo também era profissional: ir a Turquia seria uma inspiração para o trabalho de ambos, visto que Daldry era pintor e Alice, perfumista.
Apesar de relutar no início, a viagem instiga Alice. Com a ajuda do guia turístico Can, Alice e Daldry desfrutam de lugares, cheiros, sabores e momentos incríveis por Istambul e pelo rio Bósforo. Os cheiros dos lugares que eles visitam a fazem ter deja vus que a deixam curiosa para investigar ainda mais. Ela conhece pessoas ligadas aos seus pais e descobre que eles moraram na Turquia antes da Primeira Guerra.
No entanto, algumas semanas depois Daldry retorna para Londres, mas a estadia de Alice em Istambul segue por mais alguns meses para esperar os cheiros da primavera.
É aí que o livro se torna ainda mais instigante, quando a investigação de Alice começa a trazer resultados enquanto ela se torna cada vez mais parte do lugar.

Nati 05/10/2023

2 viagens em 1 livro só!
Eu gostei muito de ler este livro porque eu pude viajar para dois lugares de uma só vez!

O livro se passa no pós-guerra (da Segunda Guerra Mundial) em Londres e conta com uma viagem para Istambul também!!!

No livro conhecemos a história de Alice Pendelbury que depois de ter uma consulta com uma vidente, decide embarcar em uma jornada de autoconhecimento junto com o seu vizinho Daldry!

A vidente é bem específica e diz que Alice precisa ir para Istambul conhecer mais sobre ela mesma e conhecer 6 pessoas que a levarão a conhecer o homem da vida dela!

O livro é bem escrito e eu achei muito legal os detalhes presentes nele, Alice trabalha criando perfumes então o livro nos convida a apurar o nosso olfato durante a nossa jornada toda!

A única parte "ruim" foram as trocas das cartas... achei essa parte do livro um pouco longa e parada... porque era um escrevendo para o outro, então parece que a história não vai para frente...

Mas super recomendo a leitura!!!

Talita Pilati 08/09/2023

Fazia tempo que eu não lia uma história tão enrola, misericórdia ahahaha.
No começo gostei bastante, depois foram dias pra pegar na mão de novo (histórico de leitura nem ficou certo porque só registrei a leitura quando passou dr 50%, pois tava pensando em desistir). Parece novela mexicana ahahaha, enfim, li só para terminar mesmo.

Thais 11/12/2022

A leitura foi muito gostosa e o enredo foi super interessante. De início, eu esperava que fosse um romance, mas a história foi muito além disso, o que fez a leitura valer totalmente a pena para mim. Alice é uma personagem cativante, e Daldry foi uma caixinha de surpresas, que se saiu melhor que a encomenda. Confesso que o plot não foi uma grande surpresa pra mim, pois eu já desconfiava do desfecho com as pistas que a história dava. Mesmo assim, aproveitei muito essa leitura.

Isa S. 24/08/2022

Eu fiz uma resenha no auge da minha indignação com o livro, então vou tentar, agora, escrever de forma mais justa sobre o mesmo.

Essa foi minha primeira leitura do autor e o que mais me chamou a atenção para começar o livro foi o mistério em si, a busca por respostas. Eu não sei seu fui eu quem leu errado, mas a história é bem lenta e demora a se desenrolar. Quando você pensa que ela vai fluir, ela trava mais um pouco.

As descrições de cenário são incríveis e a parte final do livro (que traz a solução) é tocante, mas é basicamente isso que tenho para elogiar. A história é extremamente previsível e não foge muito do roteiro. Os personagens, na minha concepção, agem de maneira infantil para a idade que tem. Não há surpresas ou reviravoltas que prendam.

Eu sentia que esse livro tinha bastante potencial, mas infelizmente me decepcionou.

Italo Ruan 23/07/2022

Bem mais ou menos
Ainda não consegui entender o motivo de ter começado esse livro, não faz a minha cara, mas vamos lá. A história começa interessante, muito enrolada no meio e no final vai ficando frenética, as descobertas são muito por acaso, mas ok. Não gostei do final de jeito nenhum.

Vidal 22/06/2022

Surpreendente porem enrolado
Livro tem começo super bom o que complica é a enrolação do meio mas vai chegando no final tem bastante surpresas! Parece novela da globo enche linguiça no meio e tudo se resolve no final.
Leitura leve
Nota 7,5

Bianca 16/02/2022

Gosto de histórias que envolvam superstições, costumam ter um enredo misterioso e te fazem refletir: "se não fosse esse elemento supersticioso, todas essas coisas teriam acontecido?". É algo que vai para além dos personagens, acho que é como um questionamento inconsciente de uma pessoa que diz não acreditar nessas coisa..."mas e se fosse eu?".

Bem, não vou descobrir isso enquanto eu não for em uma vidente ou algo do tipo. Porém, posso presenciar como personagens lidam com essas situações e foi isso que mais me chamou atenção em "The Strange Journey of Alice Pendelbury", de Marc Levy. Eu queria saber se o que a vidente contou para Alice era verdade, se tudo aconteceria e isso me fez chegar até o final do livro. Infelizmente, foi só isso.

Embora a ideia do autor seja interessante, a narrativa não é empolgante. Ela se desenrola de maneira lenta, e, em alguns pontos, até mesmo confusa. Também é difícil se cativar pelos personagens, principalmente quando ao longo da leitura você lembra que são adultos, mas que mais parecem crianças. Inclusive, no momento em que descobri a idade de Alice, que no caso é 39 anos, eu fiquei totalmente perdida com toda a interpretação que eu tinha criado da história, ela parece no máximo ter os seus 25 anos.

A viagem de Alice até a Turquia para descobrir sobre seu passado podia ser mais envolvente. "Amor e Gelato" traz um pouco dessa ideia, só que com personagens adolescentes e com a ambientação na Itália (e sem o toque místico) e me envolveu muito. Talvez a distância (temporal, etária e geográfica) entre eu e os personagens de Marc Levy fosse muito grande, talvez a história só seja chata mesmo. No entanto, merece crédito pelo início e final, o primeiro por nos fazer querer chegar ao fim e o segundo por nos dar um pouco de alegria depois de tantas páginas de uma leitura arrastada.

poli! 30/01/2022

é...
começou legal, com uma trama um pouco interessante, mas depois passou a ficar super tedioso. a maior parte do livro é enrolação, e os momentos que realmente necessitavam de mais atenção, aconteceram muito rápido. sofri pra ler esse livro mesmo não sendo um livro grande, pq me deixou muito, MUITO entediada.

contudo, preciso elogiar a ambientação e a forma como o autor descreve os cheiros (algo muito importante na vida da protagonista). esses pontos foram muito bem descritos, e algo que eu amei demais no livro.

a linguagem é bem simples, e eu recomendaria muito para quem quer começar a ler em inglês (foi meu primeiro livro no idioma, mas não minha primeira leitura), se não fosse a história cansativa e sem-graça que sinceramente, dá sono várias vezes.

Nadja Maria 05/11/2021

Esperava mais!
Achei a história interessante e me prendeu, mas depois foi ficando cansativa! Não me atrasei do final, era meio óbvio desde o começo, mas seria óbvio demais e foi o que aconteceu! Zero surpresa!

Jamile 14/10/2021

Livro leve
A história é um amor. Criativa, leva você a crer que é um romance, mas se torna uma busca pelo passado e grandes descobertas.
Recomendo.

Pris 25/09/2021

Uma trajetória para quem se apaixona pelos detalhes
A história me prendeu a partir do momento em que percebi que os personagens principais são sensíveis à beleza das coisas que muitas pessoas deixam passar despercebido. Gostei muito de acompanhar Alice e as transformações que a sua vida vai sofrendo ao longo do tempo. Daldry é cheio de defeitos, de qualidades, de receios e de muito afeto. É amável do seu jeito. Alice é gentil, doce, talentosa, forte e curiosa. Tão curiosa que deu ouvidos a uma vidente, mesmo sua razão dizendo "isso é loucura!". É uma daquelas pequenas loucuras que o nosso instinto agarra e diz que sim, vai valer à pena.