Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva

Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva Roy Thomas...

Resenhas -

Lucas.Souza 10/12/2023

Excelente história de origem dessa personagem muito boa que é a Red Sonja, pelas mãos do mestre Roy Thomas. Além da história a arte também tá incrível nessa edição em "preto, branco e vermelho".

E.R.A.S 30/05/2023

Surpreendentemente maravilhoso!! Não tinha como errar né?! Uma mulher querendo vingança e massacrando homens!! Perfeito nunca errou. A arte lindaaaa e aqueles destaques em vermelho tudo de bom. Uma mulher com espada não tem erro!!

Cristiano.Cruz 07/02/2023

Exemplar Raro
Um quadrinho que contém um conto ou um conto que contém um quadrinho?

Essa metamorfose intercambiável é o que encontramos nesta obra de valor inestimável para os fãs de fantasia, e em especial, de espada e feitiçaria.

Uma pena que este modelo híbrido não tenha caído nas graças da maioria dos leitores de quadrinhos.

Pequod.3 27/01/2023

Um baita história em quadrinhos, de fato, Roy Thomas e Esteban Maroto juntos não poderia dar errado, embora não seja a melhor das histórias, é de extrema importância para a cronologia da personagem, uma vez que conta sua origem definitiva, quero ler mais da Sonja, uma personagem encantadora, poderosa e apaixonante.
Com relação ao conto original do Robert Howard que está presente na edição, devo dizer que é muito chato, eu não sei vocês, mas eu acho que ele é um autor supervalorizado, sinceramente não consigo gostar dele, acho sua escrita confusa, me perco muito durante a leitura, além de que, a história como ele apresenta a Sonja, e como ela foi remodelada nos quadrinhos e ganhou o mundo com isso é totalmente diferente, Roy Thomas, John Buscema e Estaban Maroto são os principais responsáveis pela personagem ser popular e relevante.

Tiago 19/01/2023

Empolgante e interessante.
O livro é excelente, isso se você ignorar que um terço da peça é composta de extras.

Agora a história em quadrinhos A Balada da Deusa Ruiva é extremamente empolgante, a arte é incrível (dois artistas trabalham aqui) e a história é fenomenal.

O conto original do Robert Howard, Red Sonja: A Sombra do Abutre é interessante, destaque para a descrição das batalhas, genial. Mas serve mais pela curiosidade, já que a personagem título do conto surge quase no meio da história. É um conto muito bom, apesar disso.

Leonardo 07/09/2022

Já fazia um tempo que queria conhecer o gênero que era “espadas e feitiçarias”, porém, nunca sabia por onde começar. E essa HQ da Red Sonja – A balada da deusa ruiva foi um bom lugar para começar. Esse quadrinho escrito pelo Roy Thomas e desenhado pelo Estaban Maroto e Santi Casas, é basicamente uma re-imaginação de origem da Red Sonja, lembrando que esse quadrinho foi concebido para uma convenção em Barcelona da qual Thomas iria participar em 2018. Contudo, podemos notar em certa parte da história que mostram cenas das outras origens que Sonja teve durante os anos que foram publicados em diversas editoras.
A edição da Pipoca & Nanquim está muito bacana além da história, a HQ contém prefácio de Roy Thomas, Esteban Maroto e Santi Casas, extras como esboços de personagens e o conto que foi escrito Robert E. Howard “A Sombra do Abrute” onde Red Sonja aparece pela primeira vez, porém, com o nome Red Sonya.
A história em si é muito bem interessante e fluída, com traços do qual o leitor consegue distinguir quando a história é mostrada no presente (desenhado pelo Santi Casas) e o passado (desenhado por Esteban Maroto). Agora, já o conto “A Sombra do Abutre” confesso que tive uma certa dificuldade para ler. Creio que o motivo pode ter sido por estar relacionado a estar mal-acostumado a uma leitura bem descritiva do Howard, aliás, não posso negar que achei o conto bem interessante.
Para quem procura, seja conhecer o gênero ou quem é a Red Sonja, esse quadrinho é um bom ponto de início.

Danizio0 30/08/2022

Eu amo ruivas
Eu amo fantasia medieval e rpg de mesa, e uma personagem como a red Sonja é tudo que eu mais gosto, uma mulher fodona que não arrega pra nenhum homem, com certeza um quadrinho indispensável prós fãs do gênero, sem falar na arte fenomenal, um misto de preto, branco e vermelho que enche os olhos.

Victor Oliveira 20/04/2022

Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva e a Sombra do Abutre
A Balada da Deusa Ruiva é excelente. Roy Thomas, Esteban Maroto e Santi Casas entregam o que prometem. A história é curta, mas vale muito a pena. O roteiro de Thomas é agressivo e a arte de Maroto e Casas é linda, com contrastes entre preto, branco e vermelho.

Só não gostei do conto a Sombra do Abutre. Não me entendam errado, a história é ótima, mas a Sonja só aparece do meio para o fim e ainda como uma coadjuvante. Ela aparece pouco, mas quando aparece, domina plenamente o cenário.

Se você for fã da personagem, acho que vale a compra e leitura.

O padrão de qualidade do P&N segue altíssimo.

Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Obra prima
Neste quadromho veremos a história por trás da origem da personagem. Com desenhos espetaculares e extras fantásticos está edição é obrigatória para quem gosta do universo de conan.

_Jorgeft 03/04/2022

Robert E. Howard era um GÊNIO!
Queria mais... Mas o que foi me dado é ótimo!!

A Balada da Deusa Ruiva é uma história das inúmeras origens da Red Sonja, temos aqui Roy Thomas, Esteban Maroto e Santi Casas formando um time de peso e a altura da personagem, além desses 3 pesos pesados temos o criador da personagem, Robert E. Howard, e seu conto A Sombra do Abutre, onde Sonja ou Sonya surgiu originalmente. Temos nesta HQ/livro uma separação em três partes: A história - A Balada da Deusa Ruiva, Criação - Esboços e os autores falando sobre a criação da HQ e o Conto - Escrito pelo Howard em 1934. Tanto o conto quanto a obra em quadrinhos são relativamente curtos, a HQ de Roy Thomas com Casas e Maroto dura em torno de 60 páginas, já o conto toma conta de umas 20 e os textos extras e pin ups preenchem o resto das 116 páginas que formam o livro.

A Balada da Deusa Ruiva - Uma história simples, curta, porém deliciosa e convidativa para conhecer mais sobre a personagem. A arte do Maroto complementa a arte do Casas e vice-versa. O uso de preto, branco e vermelho salienta pontos chaves e servem para dar o tom dramático perfeito para a obra. O texto do Roy Thomas fecha tudo com chave de ouro e deixa aquele gostinho de quero mais!

A Sombra do Abutre - Robert E. Howard escrevendo! Só isso já é motivo suficiente para ler, Sonya aqui é uma coadjuvante de luxo que rouba a cena sempre que aparece. Temos aqui Viena cercada pelos Otomanos, um contexto histórico bem interessante que o Howard joga seus personagens em uma trama de luta, fuga e defesa onde o final se torna algo impressionante. O poder que o autor imprime nas palavras é de um poder descomunal!

Uma obra muito boa e bastante instigante tanto para novos quanto para velhos leitores de Sonja e Howard!

Autores: Roy Thomas, Robert E. Howard, Esteban Maroto, Santi Casas.
Tradução: Alexandre Callari
Editora: Pipoca e Nanquim

site: https://www.instagram.com/mais_capitulo/

Nenequest 01/04/2022

Gostei
Adorei a hq e a arte explendida, Esteban Maroto manda muito bem, a historia em quadrinhos e sensacional, mas o conto em si do Robert achei um pouco sem sal, quando vc acha que vai decolar ele esfria.
Prefiro o Conan kkkkkkkk. Por isso a nota :)

Guilherme 20/11/2021

O universo criado por Robert E. Howard tem suas ressalvas mas não deixa de ser fascinante. O mundo povoado de vilões, guerreiros ferozes e criaturas abissais é o palco para histórias simples mas sempre muito divertidas. Já estou habituado com as aventuras de Conan e fui com avidez ler as aventuras de Red Sonja, uma personagem mulher o que abre um novo leque de possibilidades mas a experiência não foi o que eu esperava.

Começando pelos pontos positivos de "A Balada da Deusa Ruiva e a Sombra do Abutre" temos uma arte impressionante, os desenhos divididos entre Esteban Maroto e Santi Casas são magníficos, mesclando formas precisas e um design de elementos de cena muito característicos ao tipo de ambientação que a história propõe. A edição da editora Pipoca & Nanquim mantém a inigualável qualidade habitual. Os materiais extras são interessantes e muito bem vindos.

Entretanto o mais importante que é o roteiro não impressiona nem se aprofunda muito na aventura contada. Red Sonja carece de profundidade e melhor desenvolvimento em sua história de vingança, essa falta de substância diminui muito o impacto do climax do plot. Gostaria muito de ver uma autora talentosa usando a figura de Red Sonja pra contar histórias mais encaixadas com uma visão feminina, isso seria muito interessante.

Wania Cris 15/11/2021

Absoluta!
Lindíssima obra trazida pelo Pipoca & Nanquim daquela que é a maior guerreira de todos os tempos, na maravilhosa tradução do inigualável Alexandre Calari.

A HQ conta a origem de Red Sonja num volume muito bem projetado. Ao final da estória temos o conto inédito A Sombra do Abutre que, sozinho, já é magistral.

Se houvesse mais uma estória que fosse o livro seria perfeito!

Bruno Oliveira 30/08/2021

BOA, MAS MERECIA SER MELHOR, BEM MELHOR
Em uma empreitada no mínimo curiosa, este Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva e a Sombra do Abutre prometia e cumpre o conceito em trazer a tona uma nova história de origem da heroína do mesmo autor de Conan. Contudo, os responsáveis pela graphic novel entregam uma história não tão envolvente assim. Dividida em duas partes, a parte gráfica, tem até ótimos desenhos, não tem como negar, mas a dor da personagem, a sua reviravolta, ou seja, o como ela se tornou o que ela é, não foi muito bem executado. Talvez mãos femininas tratassem melhor o peso de toda a sua dor e justiça por vingança assassina. Simbolismos, como o unicórnio, o demônio-escorpião e a própria entidade rubra que dá uma nova vida à Sonja, tornaram-se simples acessórios em todo o quadrinho. Se a idéia era mostrar a personagem mais “inocente” inicialmente e logo em seguida uma versão mais “durona” no clímax da história, isso sim ficou bem claro e até interessante, pois Red Sonja com cicatrizes sempre é mais verossímil. Já a parte escrita, isto é, o conto embrionário da personagem, só a vemos no meio da história! Lá, ela é praticamente uma coadjuvante, os personagens históricos masculinos fictícios têm mais destaque. Entretanto, vale um toque importante: quando a guerreira ruiva surge na história, é dela, só e unicamente dele, a nossa atenção plena. Red Sonja nos provoca um atordoamento difícil de explicar numa breve resenha.

Denaldi 29/04/2021

HQ + conto ficou ótimo
Lendo os contos de Conan eu virei fã de Howard. Então, lendo esse quadrinho, só confirmou ainda mais o quanto eu gosto da sua escrita.

Aqui, primeiramente, é mostrado uma história contando o presente e o passado da Red Sonja, adaptação para a Era Hiboriana da personagem criada na literatura.

A arte dos dois artista é incrível. O roteiro é simples e a história curta, mas serve como uma boa introdução à personagem.

O que me chamou a atenção mesmo foi o conto A sombra do abutre que, aí sim, mostra a origem da personagem de Howard.

No conto a personagem é uma mulher forte e sem o lado místico de sua adaptação para quadrinhos. Tudo se passa no século XVI e tem como base a perseguição de um soldado pelo sultão do império otomano.

Vale muito a pena pela adaptação em quadrinhos e muito mais pelo conto.