História do Movimento LGBT no Brasil

História do Movimento LGBT no Brasil Chico Buarque
James N. Green

Resenhas -

Didi 24/01/2019

Este era um livro muito esperado. De tantos livros que exploram determinadas fases e temáticas do movimento LGBT brasileiro, este é que (prometia) abordar os 40 anos do movimento.

O nome "História do Movimento LGBT" soa um pouco pretensioso. O livro não tem uma estrutura padrão para contar os 40 anos do movimento (começo, meio e fim). O livro reúne vários escritores convidados e cada um escreveu sobre um assunto determinado, o que quebra a linearidade que pode ser esperada por alguns.

O material é bom, porém, careceu de uma revisão e padronização que não deixasse o livro cansativo de ser lido. Como por exemplo, há muitos capítulos onde o tom acadêmico é forte, há outros onde o tom se aproxima mais do "familiar" numa contação de um fato histórico. E há textos que parecem inacabados. Esse vai e vem de estilo me cansou durante a leitura e confesso que pensei em deixar o livro de lado algumas vezes.

No mais, é um material importante e que pode trazer um gás para outros escritores e pesquisadores se aprofundarem na história do nosso movimento LGBT e produzir mais livros acessíveis ao público. Espero que renda bons frutos.
Léo 08/11/2019minha estante
Eu tive a mesma sensação que você. Eu também concordo que é um material bom e importante, mas a falta de padronização dos textos deixou a minha leitura um pouco arrastada, tanto que eu larguei o livro durante alguns meses.

@lucasmascarenhas 26/10/2020

Em um País que se apresenta como um “paraíso sexual”, onde não tem pecado no sul do Equador, carnavalização, homem se veste de mulher, maior parada lgbt do mundo, destino mundial, natureza exuberante, toda uma abertura de vivências e experimentações, dentre outros aspectos. Contudo, há um instrumento de violência, com altos índices de violência contra a população lgbtqia. O livro aborda diversos temas que formam o movimento lgbt e questiona o autoritarismo brasileiro.
Atualmente, vive-se um enfraquecimento da participação institucionalizada, o desmonte de direitos e a ascensão do fundamentalismo religioso na política institucional e do populismo de direita, por conseguinte, retrocessos em demandas de gêneros e direitos reprodutivos.

Teteus 30/07/2022

Falar sério as vezes é importante!
Essa é uma obra política, na vdd é uma coletânea de artigos selecionados, discutidos e simmm (ksksks) é uma leitura cansativa (as vezes), mas é um livro riquíssimo super recomendo pra quem quer se informar ou estudar sobre o movimento LGBT.