Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Aelita Lear 27/10/2020

Maravilhoso!
Esse livro é mais um exemplo de que o Brandon Sanderson é sensacionallll!! Eu amei demais conhecer a história da Spensa. Parece um livro que eu teria escrito. Amo toda essa questão de estrelas e outros planetas, e achei muito bem desenvolvido esse universo, como todos os outros do mesmo autor.
O livro vem acompanhado de uma crítica social fenomenal, e é excelente para refletir sobre meritocracia. Não posso falar muito para não dar spoilers, mas tenha certeza que é um livro para ficar pensando.
Amei demais e recomendo a leitura!
DeBem 03/12/2020minha estante
Curti muito também esse Livro...ficou a aquela vontade de saber: e agora como será que as coisas vão se desenrolar....kkkk.... leitura boa é assim.

Queria Estar Lendo 16/06/2021

Resenha: Skyward
Meu primeiro contato com a narrativa do Brandon Sanderson foi, certamente, a melhor escolha possível. Skyward é um livro de ficção científica com tudo que há de melhor no gênero.

A história é contada por uma garota chamada Spensa. Ela sonha em se tornar piloto da DDF, que forma esquadrões para proteger uma cidade fortificada que é constantemente alvo de ataque de uma raça alienígena cuja única missão naquele planeta parece ser tentar exterminar a raça humana.

"Legado, e memórias do passado, podem nos servir. Mas não podemos deixar que nos definam."

Os pilotos protegem os céus e impedem os ataques e são, portanto, a força de defesa e segurança da humanidade. O pai de Spensa era um grande piloto, até que foi autuado como covarde por fugir de uma batalha - fato que nunca foi comprovado e que Spensa acredita ser mentira. O legado disso, no entanto, a acompanha mesmo assim; a vergonha que aquele povo sente da covardia é intrínseca. Ser corajoso, desafiador, é o que os move.

Spensa é tudo isso e mais e, quando a oportunidade de ingressar numa turma de cadetes lhe é oferecida, ela aceita - sem imaginar as reviravoltas que estudar para se tornar uma piloto vai colocar em seu caminho.

Skyward é uma ficção científica fabulosa. Tem uma construção de mundo brilhante e fascinante, é imersiva ao extremo e faz com que você não sinta as páginas passando. Apesar de ser em primeira pessoa, tem um olhar expandido sobre tudo que está acontecendo; a narração da Spensa é cativante por te trazer a um universo novo e diferente e te fazer sentir parte dele.

"Às vezes, as respostas que queremos não batem com as perguntas que fazemos."

Spensa, aliás, é uma garota extremamente carismática e fácil de acompanhar. Ela realmente soa como uma adolescente - uma desse mundo, é claro, com seus sonhos envolvendo grandes aventuras épicas e bravura e provações mortíferas. Ela quer mostrar ao mundo e aos que duvidam de quem é, baseados nas "mentiras" sobre seu pai, que ela é corajosa. Que ela pode alcançar as estrelas.

Eu amei a Spensa desde o começo. Não apenas pela sua bravura e pela ânsia de se mostrar capaz, mas porque ela é gente como a gente. Atrapalhada, pensa demais e fala demais, mete os pés pelas mãos. Todos os erros e acertos são reais porque ela soa muito natural. Não tem bravata demais e nem exagero em sua voz. Ela é crível.

E que deus abençoe o Brandon Sanderson, porque tudo é crível.

Eu me senti assistindo a trilogia original de Star Wars; algumas coisas são vagarosas na narrativa para logo darem espaço a uma batalha épica e desesperadora. Os riscos são sempre altos, então você está sempre em tensão máxima quando os cadetes vão para o ar.

Não só Spensa, mas toda a tropa Skyward, como eles decidem chamar seu esquadrão.

São jovens como ela, alguns tentando se provar, outros cumprindo tabela, outros privilegiados de estar ali pelo simples fato de serem da elite: devagar, o autor nos mostra a humanidade de cada um. Mesmo aqueles que você acreditava serem o puro suco da meritocracia são, na verdade, sobreviventes desse planeta hostil, tendo que sobreviver nos ares para garantir a sobrevivência na terra.

"Conquiste as estrelas."

Meus favoritos foram Hurl e Jorgen; Hurl é misteriosa, mas se mostra atenciosa e uma amiga gentil para Spensa quando ela precisa. Jorgen, por outro lado, é o cabeça dura de moral honrada e ansioso para provar que seu papel como líder de esquadrão não tem nada a ver com seu berço de ouro.

Ambos foram uma surpresa porque começam como incógnitas e a Spensa vê neles obstáculos e adversários. Com o passar da trama e das perdas e dos sustos, eles se mostram amigos.

Dos coadjuvantes adultos, M-Bot foi uma surpresa absoluta. Uma nave com inteligência artificial que aparece de repente e traz uma personalidade sarcástica e debochada para a narrativa. O brotp dele com a Spensa foi DEMAIS.

Cobb, treinador e ex-piloto, carrega cicatrizes e amargura do seu tempo servindo os esquadrões e, aos poucos, você entende os motivos. É através dele que Spensa vê que o DDF não é exatamente a mais alta honraria que pode existir. Que o comando dos pilotos não é um mar de rosas.

Honestamente? Eu gostei de tudo. A construção desse universo novo do autor é muito criativa e gradual. Ele não joga informações e sai em disparada pelos ares, mas te apresenta as coisas conforme a Spensa se aventura pelos lugares, conforme se lembra das situações. Assim como a voz dela na narrativa, a apresentação de universo é muito natural.

Aqui, o livro foi publicado pela Planeta Minotauro - mas não tem previsão do lançamento do segundo, Starsight - e, como eu já li em inglês mesmo, tô correndo garantir a sequência pra mim. Para quem quer se arriscar em inglês, achei as descrições de um nível fácil para intermediário. Não me perdi nenhuma vez, então fica a dica para quem quer tentar!

Com um final bombástico e reviravoltas que me deixaram sem chão, Skyward já deu espaço para tudo que o Brandon Sanderson escreveu e vier a escrever na minha estante.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/06/resenha-skyward-brandon-sanderson.html

maria 22/04/2021

O que dizer? Estou sem palavras pra esse livro. Nossa, perfeito, ganhou espaço no meu coração.

Confesso que no início do livro não estava fluindo, como aconteceu depois, mas mesmo assim não foi algo arrastado. Ele foi de bom a melhor. Como estava com saudades de uma leitura assim, até agora foi a melhor do ano. Estou louquíssima pra ler a continuação.

Recomendo muito a leitura, principalmente para os fãs de fantasia e ficção.

Amandita 30/03/2024

Top Gun maverick no espaço e interestelar caótico alucinante
Spensa, condinome spin, viveu toda uma vida sobre a sombra do pai, o piloto covarde que na batalha pela sobrevivência humana contra os kreell fugiu e foi abatido, como exemplo.

O pai ao fugir condenou a própria família que foi deixada a margem, poucos direitos e muito ódio. A história do piloto covarde assusta as crianças e inspira obediência nos pilotos que não quererem a mesma desonra.

Spensa não acredita na história oficial e quer ser piloto de caça, igual ao pai. quer se provar e quer limpar o nome do pai. A almirante não quer isso, e cria obstáculos cada vez maiores, não a deixa fazer o teste. Cobb companheiro de vooo do pai de Spensa luta pelo direito dela de estar na academia de pilotos. A almirante a impede de usar as instalações, nada de cama e comida para Spensa.

Ela encontra uma nave em um das cavernas que explora. A nave é diferente de tudo e tem voz e personalidade própria (IA). Spensa e Lad consertam a nave em segredo, porque existe a chance de mesmo formada, almirante não dar uma nave para Spensa, pois acredita que ela é covarde como o pai por um defeito genético, que seria ouvir as estrelas, o que pai, a avó e a bisavó fizeram antes dela.

Spensa quer voar, quer conquistar as estrelas o que o pai sempre quis fazer. Mas as regras estão contra ela. Aos poucos, ela faz amigos que a reconhecem como spin, a garota sem medo e cheia de bravatas. E perder cada um deles a atormenta, junto ao medo do defeito e dos olhos que tudo enxergam.

O defeito é real, quem são o kreels, porque a mentira sobre o pai de Spensa, quem era dono da nave, Spensa é covarde, ela deve voar e se o defeito for real, o que é ouvir as estrelas e o que são olhos, essas perguntas fazem Spensa surtar e tudo girar. As respostas no fim do livro são um choque, o ápice do livro, o apogeu.

Conquiste as estrelas.
Você quer pegar cada delas e enfiar no bolso.

Debbye 18/04/2021

?? Skyward ??
Mas o que eu mais gostaria de falar sobre Skyward é o fascínio que ele exerce nos sonhadores. É um livro feito sob medida para leitores que curtem se entregar ao prazer da imaginação e viver junto com os personagens as aventuras mais alucinantes. Acompanhar Spensa e seus colegas nas aulas, nas batalhas, nas possibilidades que o mundo em Detritus oferece é um prazer pra quem curte sonhar. Voar para além das estrelas e desbravar mundos, guerreando com alienígenas ou enfrentando segredos que podem ser amargos demais. Skyward desperta nosso lado aventureiro. Nada atrapalha um livro quando ele consegue isso.
Há muitas formas de falarmos de Skyward. A obra tem várias interpretações e permite que cada um de nós a enxergue de acordo com suas experiências de leitura, de vida, com o que mais lhe atrai na ficção. Brandon Sanderson, mais uma vez, conseguiu encantar e nos fazer sonhar. Ponto pra ele e boa leitura!

"Você pode escolher quem você é. Legado, memórias do passado, podem nos servir bem. Mas não podemos deixar que eles nos definam. Quando o patrimônio se torna uma caixa em vez de uma inspiração, ele foi longe demais."

RESENHA DO BLOG LEITOR COMPULSIVO

Lauraa Machado 21/06/2022

Viciante e bem escrito
Depois de passar anos ouvindo tanta gente me recomendando os livros do Brandon Sanderson, eu finalmente li Skyward, meu primeiro dele! A coisa que mais me marcou na leitura foi como ele escreveu o livro todo pelo ponto de vista de uma garota adolescente sem nunca deixar parecer que tinha um autor homem e adulto por trás! Foi isso que mais me conquistou em sua escrita e me convenceu a dar chances para todas as suas outras séries, porque a falta dessa habilidade é o que costuma me afastar de outros autores homens.

Skyward é um livro bem introdutório e confesso que, depois de um começo extremamente forte, o meio é um pouquinho parado. Ainda assim, é uma história divertida do começo ao fim, e o final é realmente ótimo e promete demais para os próximos livros da série!

Mas não foi só a habilidade do autor de criar uma voz perfeita para a Spensa que fez esse livro me conquistar. Ele realmente é um dos melhores autores que já conheci, porque toda a narrativa é extremamente natural! As coisas acontecem tão naturalmente, de um jeito tão bem encaixado e realista, mesmo em um planeta completamente diferente do nosso, que não sobra furos ou questionamentos. Foi a narrativa mais gostosa de ler que já encontrei! Fiquei abismada por ela se desenrolar de uma forma tão genuína e bem construída. Não é nem questão de complexidade, só de naturalidade, de passar a sensação de ser uma história real.

Além disso, é um livro bastante divertido, a protagonista é bacana e te faz torcer por ela e os personagens secundários têm bastante potencial para os próximos livros. Um em especial.

Eu fiquei apaixonada pela série, ainda que ela mal tenha começado nesse livro, e já corri para garantir pelo menos os próximos dois livros. Já até queria reler, porque é bem viciante e não dá vontade de sair desse universo! Sério, não poderia recomendar mais!

Gabes_Ricci 17/11/2023

Eu tô louca pra continuação!!
Okay, então eu estou procrastinando escrever essa resenha, e o porquê é bem simples, por mais que eu pense todas as vezes que tentei escrever sobre não senti que era o bastante para representar minha leitura, então vou me contentar com isso:

Quando acabei o livro, me senti um tanto quanto desolada, até pensei em dar 4.5 na leitura porque achei que estava me sentido assim porque o final não era tão bom, ou algo assim. Mas então descobri que o livro tinha continuação, e sério - só não sai dançando pela casa porque não queria que minha mãe achasse que fiquei louca, mas ficou muito, MUITO, fácil dizer que esse livro é cinco estrelas!

Se eu tivesse que dos livros que li esse ano fazer uma lista dos 7 melhores, não sei como faria isso, mas esse teria que estar lá!
Amei os personagens, o desenvolvimento, a história - mesmo não entendendo bulhufas de maquinaria de aviação, a personagem principal que é incrível - e ainda sim erra. No mesmo tempo que eu estava me acabando de chorar já tava indo com os outros personagens, sem me sentir forçada nem nada, mas acompanhando o ritmo frenético de luta deles que não dava espaço pro luto.
Amei o fato de serem adolescentes, agirem como adolescentes, mas atuarem como a situação exige, mesmo com a imaturidade lá. Amei o desenvolvimento da história e deles.

Simplesmente, leiam!

Qnat 31/12/2020

Essa coisa de "órfão pobre em uma escola especial" é uma fórmula que sempre funciona em livros e filmes de fantasia. Podemos citar uns 100.

Mas confesso que, em um cenário de ficção científica, também funcionou!

No livro temos Spin, um pouco irritante às vezes, mas uma ótima protagonista, com uma criação de mundo bastante interessante. O foco é na formação de Spin como pilota...

Não pude deixar de ouvir na minha mente a música de Top Gun enquanto lia o livro haha
E M-Bot é dez.

Há vários outros elementos do mundo criado a serem explorados, ou não. Alguns mistérios é bom deixar para a imaginação do leitor!

Livro muito bom para encerrar o ano!

site: Instagram: @farol_de_areia

yaxminna 06/05/2022

QUE DELÍCIA DE LIVRO!! Adorei, conquistou meu top dois, o final simplesmente foi incrível, me vi emocionada. Fui muito envolvida pela trama, bom demais.

Fernanda.Gabrielle 22/08/2020

Mega empolgante
Gostei tanto desse livro, mas tanto, que sai correndo atrás da versão física. Li em E-book mas adquiri o mais rápido possível o livro físico, pois realmente me apeguei a história e aos personagens.
Brandon Sanderson definitivamente não decepciona e com esse livro não foi diferente. Já terminei o segundo livro da série e é ainda melhor que esse
Regiane.Lorena 11/09/2020minha estante
Nossa também gostei muito, que livro queria muito a continuação

kelly.brekker 22/04/2021

"? Conquiste as estrelas"
Que livro incrível, primeiro livro de ficção científica que consegui terminar, e tô apaixonada pelo o universo. Apesar de a escrita ser bem detdetalhista sobre as naves e as lutas, a leitura flui muito bem, tem muita ação espacial. eu tô apaixonada pela spensa ela é tão corajosa, toda a tripulação celeste é incrível.
E o m-bot é a melhor nave espacial da galáxia e ELE FALA ?

Quem é fã de star wars (como eu) vai amar esse livro!

"Quando voa, você é incrível. Tão determinada, tão habilidosa, tão apaixonada. Você é uma chama, Spin. Quando todo mundo está calmo, você é uma fogueira ardente. Linda, como uma lâmina recém-forjada."
Giovanna 22/04/2021minha estante
Um dos meus livros preferidos ??

kelly.brekker 22/04/2021minha estante
ele é incrível ?

Thiago Araujo 29/10/2020

Um lugar entre as estrelas
Coisa boa é começar um livro sem grandes expectativas e ser surpreendido por uma narrativa interessante. Só o Sanderson pra me dar uns tapas desses!

Skyward é uma ficção científica com fantasia muito interessante, com a pegada característica do autor, de transformar uma narrativa simples em algo grandioso.

A protagonista é bem desenvolvida, mesmo passando pela batida ?saga do herói?, consegue fascinar por sua construção ao passar do tempo, sua evolução é nítida, cresce com a estória.

Uma aventura que mostra que nossas fraquezas podem ser virtudes e colaborar para nossa formação como seres humanos. Respeito e superação.

Mais um livro estelar para a constelação bibliotecária de Brandon Sanderson. Lá vou eu atrás de outra continuação...

Jon 31/05/2022

Bom.. e só.
Esta foi a minha primeira leitura de uma obra do Sanderson, minha iniciação em seu mundo fantástico. Estava com um bom hype para ler Skyward, porém, minha experiência não foi tão boa, pelo menos, não correspondeu as expectativas. Temos aqui uma fantasia com pinceladas de Sci-fi, que tem uma pegada juvenil, estilo HP, Jogador Nº1, Jogos Vorazes, etc. De modo geral o balanço é positivo, a protagonista Spensa é interessantíssima e o drama que a envolve é arrebatador. Tem um mistério bem legal. O enredo também é bom, bem como o plano de fundo. As batalhas e as naves também gostei. Sanderson nos conduz a reflexões sociais muito pertinentes e reais em nosso mundo, ponto positivo para o autor.

O problema para mim está no desenvolvimento, uma parcela significativa do livro foi muito arrastada, não acontecia nada de novo ou relevante, senti sono em muitos momentos (quase desisti), e isso para mim é péssimo, ponto negativo. A impressão que fica é que o livro poderia ser mais enxuto (menos páginas), ter menos enrolação e mais dinamismo. A parte final evoluiu bem e recuperou meu interesse, porém, não foi aquele "final" de explodir a cabeça, de balançar as estruturas, fazer valer a pena o marasmo de boa parte do livro, foi um "final" OK.

Entendo que por se tratar de uma trilogia pode haver avanços significativos na estória e minha percepção de hoje poderá mudar. Entendo também que aquilo que me incomodou pode ser o alicerce da trilogia ou uma característica do autor (que ainda não estava familiarizado), tenho que ler para descobrir, além de ser algo que pode não incomodar outros leitores, é bem subjetivo. O fato é que tive uma leitura desconfortável, que fez a estória perder alguns pontos comigo. Continuo tendo uma ótima expectativa em relação as obras de Sanderson, espero não me frustrar. Recomendo a leitura, mas com ressalvas.

Taytay1 05/06/2021

? Conquiste as estrelas, Spensa
Primeira vez que leio algo do Brandon e mds q perfeito, uma coisa que amei foi a pp, ela é muito humana, erra, faz muita merda e depois se arrepende, sinceramente faz tempo q não leio um livro com uma pp assim. O desenvolvimento dela, eu consegui sentir tudo, as perdas, as amizades, o amor, o medo.
Quero logo ler o restante da trilogia e outros livros do Brandon