Catecismo Anticomunista

Catecismo Anticomunista Dom Geraldo de Proença Sigaud S.V.D.

Resenhas - Catecismo Anticomunista

Elaine.Magalhaes 27/11/2023

Direto ao ponto mas precisa de um complemento
Essencial, mas não há aprofundamento nas questões respondidas. Já li O Livro Negro do Comunismo e sei que as respostas mais curtas dadas por Dom Geraldo de Proença Sigaud são fatos documentados pela própria URSS. Vale a pena ser lido e não é de todo ruim. É um livro direto que mostra o que é o comunismo e o porquê a Igreja Católica condena. O livro é curto porém objetivo. Não muito técnico porém de explicações simples e claras. Acredito que todo católico deveria ler livros sobre sobre o comunismo pois é Importante saber que ideologias como comunismo e socialismo são incompatíveis com a fé católica. No geral a leitura é boa e de fácil entendimento. Mas se quiser complementar sugiro O Livro Negro do Comunismo.

danielradd 22/10/2022

Todo aquele que se diz católico dev ler
O livro é curto porém objetivo. Não muito técnico porém de explicações simples e claras. Acredito que seja obrigatório todo católico ler esse livro. Esse livro mostra claramente que ideologias como comunismo e socialismo são incompatíveis com a fé católica. Comunismo é um inimigo declarado da IGREJA e busca se infiltrar para destruí-la por dentro.

Tokiyo 12/03/2022

Livro excelente para entender os males do comunismo. Detalha sobre cada categoria como ele pensa e age na sociedade.

Cintia 30/08/2021

O livro nada mais é a manifestação da igreja catolica contra o comunismo. Resumidamente esclarece alguns pontos mas para maiores detalhes é aconselhavel ler o Livro negro do comunismo .

Leonardo 16/08/2021

Direto ao ponto
Essencial, mas não há aprofundamento nas questões respondidas. Quem já leu O Livro Negro do Comunismo sabe que as rspostas mais curtas dadas por Dom Geraldo de Proença Sigaud são fatos documentados pela própria URSS. Vale a pena ser lido, mas a compreensão dos motivos pelos quais as respostas foram dadas precisa ser buscada em outras leituras.

Anderson 16/12/2020

Um complemento é necessário
Bom livro, de forma direta o livro explica sobre comunismo /socialismo de forma sucinta, o que acho que faltou seria as duas personalidades que escreveram o prefácio e a introdução, criar uma versão comentando alguns pontos de onde o autor tirou as afirmações, assim esse seria um livro que serviria para a compreensão e localização das origens do pensamento comunista e até do pensamento católico que é escrito no livro, bom livro mas precisaria de uma atualização para os nossos tempos. Muita gente hoje não tem o entendimento que as pessoas na época em que o livro foi lançado tinham da doutrina católica.

denis.caldas 25/04/2020

Simples
Dom Sigaud foi arcebispo de Diamantina a cerca de 50 anos; contemporâneo e opositor público do "Arcebispo Vermelho", Dom Helder Câmara, lutou contra a infiltração comunista na Igreja Católica no Brasil, principalmente contra a disseminação da Teologia da Libertação.

Esse livreto é simples e, como destacado na Apresentação pelo Küster, "por vezes carece de uma ou outra atualização e esclarecimento", mas tem o mérito de "explicar com clareza e simplicidade porque o católico jamais poderá compactuar com o comunismo e com o socialismo, sob qualquer forma." Por isso eu dei somente 3 estrelinhas, pois há vários pontos que somente é dito algo, mas sem explicação, no melhor estilo católico de "ouça e obedeça, sem discutir". Por exemplo, a Questão 28: "Qual é a definição do homem? Resposta: Para o católico o homem é um animal racional, dotado de personalidade e de direitos; Para o comunista o homem é um animal trabalhador." Vejam, me desculpem, mas não é uma resposta simplória e até mesmo tacanha?!

Sei da importância do mesmo, porém acho que deveria ser distribuído plenamente aos fiéis católicos e debatido. Mas acho difícil, tanto pela polêmica como pela falta do bom costume de se ter Escolas Dominicais na Igreja Católica. Talvez isso ocorra por causa da forte tradição e do apoio quase cego ao Magisterium. Divago...

Quem sabe um dia alguém tenha coragem de fazer um livro com todas as questões apresentadas e melhor explicadas, inclusive para ajudar na interpretação desse livreto; para quem estuda pelo menos um pouco as filosofias comunista e cristã as respostas são claras, mas nesses tempos de se aprender somente em vídeos do Youtube, acho muito difícil.

Com Apresentação do famoso youtuber e jornalista Bernardo Pires Küster e Prefácio do professor e filósofo tomista Carlos Nougué, espero que essa reedição de "Catecismo Anticomunista", com suas 102 perguntas e respostas, seja melhor difundida e discutida.

Rodrigo 25/03/2019

Direto e reto.
Didático, direto e verdadeiro. Recomendo a todo católico a leitura e entenda que ideologias mundanas e assassinas são inimigas da Igreja.