O construtor de pontes

Markus Zusak

Resenhas - O construtor de pontes

@di_literalis 04/06/2020

P E R F E I T O
Nunca uma leitura me fez tão bem como esta.
A unica coisa que consigo dizer sobre o livro nesse momento é: que história f***!!!!!

"Quando você espera, começa a se sentir merecedor!"

Ju 20/06/2021

Que sentimento é esse?
Tinha me esquecido o quanto a escrita de Markus Zusak é poética e extasiante.

Mergulhei na vida dos Dunbar, senti cada dor... Como é possível me sentir nostálgica por uma história que ao menos conhecia?

Me apaixonei por cada um dos irmãos, e por Penny e Carey... até mesmo Aquiles kkkk foi uma história profunda, repleta de becos que me levaram a desvendar pequenos pedaços de cada personagem.

Queria me sentar na mesa da cozinha deles, ouvir Matthew com a tec tec, Clay contar histórias, Rory xingar aos quatro ventos, Henry ser firme e caloroso ao seu modo, e ver Tommy se dedicar aos seus animais de nomes estranhos! E claro, Penny com seu piano, Carey com seus cavalos, e Michael com seu amor que nunca soube medir e indicar o caminho.

Poderia escrever a noite toda sobre eles, foi lindo. A história dos Dunbar não vai deixar de me seguir ?

Lilian 19/06/2021

Demorado
O livro demora a engrenar, é confuso, a história é simples, não precisava de 500 páginas pra contar?

Aline.Moraes 25/05/2020

Livro agradável de ler, o autor tem um jeito poético de escrever que é único e traz beleza para a história. A história me agradou e os personagens são muito cativantes, gerando uma identificação com eles e com a história.

Mah 20/03/2020

Poderia ser sobre qualquer um, mas é sobre Clay
Eu comecei a ler, claro pelo autor, e pela capa linda que o livro tem no Brasil. Não sabia da história, não tinha lido a sinopse e nem resenhas. De início me deliciei com a forma que Zuzak tem de contar histórias como se fossem músicas. O livro inteiro tem uma narrativa poética, encantadora. O enredo me fez afogar várias vezes. Num misto de tudo é possível e nada é provável, de novo o autor conseguiu com que eu o amasse e o odiasse na mesma história.

site: http://blog.marcelamelo.com.br/2020/03/o-construtor-de-pontes-markus-zusak.html

Carlos 10/02/2021

Escrita Poética, Boa ambientação. Mas um pouco " cansativo".
📚 O Construtor de Pontes
✍️Markus Zusak
🏢 @faroeditorial
📆2019 / 528 páginas⁣⁣
⭐ 3,5 /5⁣
Um livro sobre família, perdas e perdão. Sobre uma mãe, um pai, cinco garotos peculiares e principalmente, sobre a vida e a morte.
O Livro trás a história da família Dunbar. A principio sabemos que 5 irmãos que vivem sozinhos após a morte da mãe e o pai tê-los abandonado. A Historia é narrada pelo irmão mais velho Matthew, mas o personagem central é o Clay, o quarto irmão. Após anos de ausência o patriarca reaparece e pede ajuda dos filhos para construir um ponte. Clay é o único que aceitará essa empreitada. ( Isto não é spoiler).
Ao longo das 528 páginas vamos acompanhando, de forma não cronológica, toda a trajetória dos Dunbar. Devo dizer que a trajetória da mãe falecida, Penélope, foi umas das minhas partes favoritas do livro. Todos os personagens terão suas trajetórias contadas e devo dizer que a história dos “ Meninos Dunbar” me cansava as vezes, e sempre queria saber mais sobre a trajetória dos país dos mesmos.
A narrativa é poética e cheia de metáforas , assim como o “ Menina Que Roubava Llivros” isto enriquece e da beleza a obra. Com o passar das páginas iremos perceber que a ponte não é apenas algo físico, mas também uma metáfora que servirá para unir novamente os filhos ao pai. Temos aqui um emaranhado entre passado, presente e futuro, Zusak tece uma história sobre primeiros amores, segundas chances, clássicos gregos, animais de estimação não convencionais e a cumplicidade de cinco irmãos regada a aulas de piano e brigas.
Esta é uma leitura que demanda paciência. De modo algum é uma leitura da qual me arrependa, porem não é o que esperava e a construção da história é um pouco confusa. Alguns temas , sem muita relevância para o enredo, são longos e outros acontecimentos que são de fundamental impacto na história é tratado de maneira rápida e superficial. Mas no geral é um bom livro. Na minha opinião , embora sejam livros independentes e de temáticas distintas, o “ Menina Que Roubava Livros” é infinitamente melhor.
Um livro sensível, com personagens bem construídos e cativantes. Vale a leitura, depois da metade o livro fica muito bom . Impossível não se emocionar.

Edneia.Monteiro 26/09/2020

O Construtor de Pontes
A relação dos meninos Dunbar foi muito linda e emocionante. Gostei da leitura!

giovanna 04/04/2021

A ponte feita de Clay
Quando comecei a ler este livro, imaginei que fosse se tratar literalmente de alguém que possuía o ofício de construir pontes que ligassem um lugar a outro. De fato, eu não me decepcionei, porém o significado é bem mais profundo que isso. Clay, o personagem principal da história, de fato construirá uma ponte de pedras ao longo do livro ? e isso não é segredo para ninguém ?, mas essa ponte, além de pedras em sua composição, possui a essência de seu construtor ? a ponte é feita de Clay. Clay Dunbar. Esse rapaz, além de erguer pontes físicas, também erguerá pontes imaginárias, conectará pessoas e ligará destinos inimagináveis. Clay, muito obrigada por uma das melhores leituras que tive na vida. Obrigada por me conectar a você.

dmartinsc 25/10/2020

A história de uma família
Acho que assim como muitas pessoas eu também li o livro "O construtor de pontes" por causa do autor Markus Zusak e sua mais conhecida obra "A menina que roubava livros".
Finalizei a leitura sem arrependimentos e muito satisfeita. É a história de uma família de cinco irmãos sozinhos no mundo, mas muito unidos. O luto e a tragédia cercam a família, mas também há muito amor um pelo o outro e pelas lembranças. Cada um dos irmãos tem sua personalidade e características bem construídas, mas dois deles se destacam, o narrador da história e o quarto garoto Dunbar. O filho número quatro guarda as lembranças da mãe contada em seu leito de morte e o personagem é apaixonante. Melancólico, determinado, apaixonado e triste, muito triste é o Clay que carrega a vida da mãe na memória. Suas ações é o que desenvolve toda a história e tudo gira ao redor de Clay.
No começo é preciso se acostumar com a forma de escrever do autor, já que ele envolve poesia, passado e futuro. Mas ao engatar a leitura ela flui fácil.
É uma bela história de uma grande família enlutada, separada, unida, feliz e triste.

"E você e eu?
Nós não podemos fazer nada.
Um escreve, outro lê.
Você e eu não podemos fazer nada além de eu contar e você ouvir.
Por enquanto, fica por isso mesmo."

site: https://www.instagram.com/p/CGx8zlHpc1e/

murilomerino 28/09/2021

a ponte de clay
esse é um livro difícil de definir: é a história de uma ponte, mas também é a história de um piano, de uma mula, de um livro do michelangelo e de clássicos de homero, de uma máquina de escrever, de uma menina joqueta e de um menino corredor. mas, acima de tudo, é uma história muito linda de 5 irmãos que passaram por muitas dificuldades juntos e que desde cedo aprenderam a lidar com o sofrimento. me apeguei a todos os personagens, senti profundidade em todos eles, parecia que era amigo de longa data de todos!
adorei o estilo de capítulos alternados em diferentes cronologias (ou ?marés? como são chamadas no livro), às vezes me sentia tentado a pular um e ir direto pra continuação da história no capítulo seguinte kkkkk
os meus personagens preferidos, não preciso nem falar, são clay e carey, quanta química entre os dois! (bisexual panic), seguidos de perto por tommy fofíssimo e seus animais e pela penélope (?)
dou 4 estrelas porque às vezes encheu o saco a quantidade de parágrafos com frases de efeito (mas ponho a culpa na narração do matthew kkkkk) e porque achei um pouco mal executada a ideia da ponte em si, mas o saldo é positivo, achei a história impecável e muito emocionante mesmo. só não recomendo pra quem gosta de ação porque vai achar o livro parado

Regina.Luiza 09/05/2021

Marcus Suzak sabe contar uma história
Uma coisa é certa, Markus Suzak realmente sabe contar uma história. Nesse livro que ele começou a escrever antes mesmo de A menina que roubava livros, e que não tinha certeza sobre se um dia conseguiria terminá-lo, ele conseguiu dar algum sentido a uma história que contém inúmeras pequenas histórias e que aparentemente não tem nenhuma lógica cronológica. Vinte anos foi o tempo que o autor levou para se decidir sobre a história de uma família com cinco irmãos, um pai assassino e uma mãe com muitos nomes. Espero conseguir transmitir nessa resenha, um pouquinho da beleza desse livro.
Uma história pode começar de diversas maneiras, era uma vez é uma delas; mas hoje vou começar com uma mais peculiar e se um dia você leu ou vai ler esse livro, vai entender do que estou falando, vou começar com:
Na maré do passado Dumbar haviam cinco rapazes e cinco bichos. Matthew, Rory, Henry, Clay e Tommy e uma mula, um peixinho dourado, um pombo, uma cadela e um gato. Cinco irmãos que tinham cada qual sua personalidade, que muito embora fossem muito diferentes um do outro, compartilhavam entre si o amor, ainda que demonstrado da forma mais violenta as vezes.
Mas antes dos meninos, haviam um casal, que traziam consigo, cada um a sua história, que pelas mãos caprichosas do destino se encontraram e formaram uma vida juntos, vida que gerou mais vidas, as vidas dos cinco meninos que tiveram sua infância roubada no momento em que souberam que sua mãe morreria. A morte habitou a casa deles por muito tempo, só a teimosia de uma mãe mesmo para fazer a morte esperar.
Cinco meninos em uma casa sem mãe e sem pai, isso mesmo, meses após a mãe morrer o pai sumiu. Os meninos tiverem então que se virar, pelo menos o mais velho tinha 18, mas o mais novo era ainda só uma criança. E é pelo caçula em que os bichos entram em cena, para preencher, ainda que só um pouquinho, o vazio que existia ali.
Aos trancos e barrancos, se agarrando uns nos outros, os irmãos vão crescendo e quem narra tudo é o irmão mais velho, é ele quem conta a história deles, mas principalmente de Clay.
Anos após o pai ter sumido, ele reaparece na vida dos rapazes e está ali para pedir ajuda, ele quer construir uma ponte na cidade onde ele vive agora. Você pode imaginar com que frieza ele foi tratado, todos os filhos disseram não, mas um deles mentiu, um deles foi embora para ajudar o pai, um deles ajudou a construir uma ponte, um deles fez uma ponte que todos precisavam
Talvez você se pergunte agora, o que há de tão especial nesse livro e eu te respondo que são as histórias, a vida, os personagens e a ponte. Se pensarmos muito a fundo, dá para fazer um paralelo entre os irmãos e os bichos, dá para achar um sentido por trás de cada palavra do autor, dá para tirar o significado de cada história, que é muito maior do que a da história em si.

@tarcisovinicius_ 22/10/2020

?O coração dele estava completamente destruído, e ainda assim ele conseguiu reunir forçar para seguir em frente.
Estava exausto, tão exausto, sob a luz da varanda.
Apenas destroços de um homem.?

Natália 28/03/2021

O construtor de pontes
Recomendo a leitura! Leitura fácil e como todo livro desse autor com muitas mensagens de vida e de reflexão.