Recomeços Nana Pauvolih

Resenhas - RECOMEÇOS

Cris 20/03/2024

Que livro!!! ??
Que livro foi esse?
Simplesmente estou emocionada e rendida por essa história, construída com quatro protagonistas que de repente se tornam mais, já que todos são fundamentais para o desenrolar dessa história com um universo tão impossível, porém a Nàna o torna tão real, tão humano, tão possível. Nos apaixonamos por cada personagem, com seus medos, inveja, ódio, rancor e por serem sobreviventes cheios de força, fé e amor.
Uma história que prende do começo ao fim, que aflição é sua companheira até 96% da história. Se algum momento você quiser ler algo fora da curva, nada previsível leia " RECOMEÇOS", uma história cativante e surreal.

Maria14586 20/12/2022

M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O
Quero escrever tanto coisa.
Primeiro eu comecei a ler sem ler a sinopse.
Segundo eu não sabia que seria tão intenso, nunca chorei tanto. E ate hoje choro quando vejo algo que me faz lembrar eles.
Recomeços conta duas histórias de amor intensas que começou quando eles ainda eram crianças, Livia, Guilherme, Jocasta e Lucien.

Aline.Rodrigues 02/05/2021

Livro maravilhoso
Esse talvez tenha sido o livro mais sério da Nanah Pouvalih.A história é incrível e muito bem desenvolvida.
Aqui temos a história de 4 amigos,Lívia, Guilherme,Jocasta e Lucien.Suas vidas se cruzam e entrelaçam desde a infância e eles acabam se tornando grandes amigos, porém uma tragédia os vai marcar pra sempre.
Nunca pensei que fosse ver a temática de reencarnação em um livro com temática hot, é muito escrita por sinal.Isso nos mostra que devemos perder todo e qualquer preconceito literário.
Devo dizer que esse com certeza é um dos meus livros preferidos da autora,e olha que sou grande fã das suas obras,já li 11 livros da autora.
Os personagens que eu mais gostei são a Jocasta e o Lucien.A única crítica que eu talvez faria, é que esperava bem mais do encontro final com o vilão do livro.
Amei demais essa história.Nanah maravilhosa.

Thamirys 08/03/2021

Esse e? o tipo de livro que quando eu comecei a ler, pensei que seria um clichezinho adolescente, so? que na?o foi, e que surpresa boa foi ter lido essa histo?ria.

Pra quem gosta de romances sobre almas ge?meas, ou acredita em reencarnac?a?o e coisas parecidas, esse livro e? incrivelmente apaixonante e muito bem escrito.

Acredito que na?o seja fa?cil contar uma histo?ria assim e fiquei muito admirada com a forma que tudo foi descrito, com riquezas de detalhes e de maneira ta?o suave. Ficou tudo ta?o real e emocionante que na?o tem como o leitor na?o se render a histo?ria.

Foi um dos livros que ate? agora mais me emocionaram, por tamanha sensibilidade contida nas palavras. Eu amei.

Gracieli 10/02/2021

Bom, mas comprido demais
Enquanto os protagonistas são crianças/adolescentes, a história flui mais fácil. Depois quando estão adultos fica uma repetição só.
Enfim, a história é boa, mas poderia ter umas 200 páginas a menos.

Adriana 30/01/2021

Lindo
Eu adorei este livro, tem uma pegada diferente, mas tão intenso e bonito. Me emocionei, torci, sofri e me envolvi totalmente.
Vale a pena.
Recomendo para quem curte um romance cheio de nuances e detalhes, com cenas picantes e que aborde a espiritualidade.

Favoritado ??

Lara 30/12/2020

Recomeços
O titulo define completamente esse livro. Recomeços. A história é tão triste. São muitas conversas não trocadas que resolveria o problema. Tanta coisa poderia ser dita pra evitar os acontecimentos. Mas a vida é assim, não temos ninguém de fora pra apontar nosso erros. Só vemos a vida de nossa própria perspectiva. A história me ensinou a dar muito valor ao hoje, pois mal entendidos podem mudar completamente os rumos de nossas vidas. O livro é bem escrito, fluido, instigante e você não consegue parar até chegar ao ponto final. Vale muito a pena.

Rodrigues 29/09/2020

Espetacular
É assim que eu começo a resenha desse livro,dizendo que ele é espetacular.Esse é o 10 primeiro livro que leio da autora e posso dizer que esse foi um dos melhores que já li.
Temos aqui a história de quatro amigos.Livia, Guilherme,Jocasta e Lucien.Amigos completamente diferentes,com personalidades distintas.Mas a vida se encarrega de junta-los e os fazerem viverem as maiores emoções.
Acho que esse é um dos livros mais sérios da Nanah.E mais tensos também.Quando aparecia determinado personagem eu ficava extremamente tensa,angustiada e quando o plot Twister estourou mesmo foi o ápice pra mim.
Lendo várias histórias da Nanah eu pude perceber que além do fato dela ser extremamente talentosa,suas histórias amadureceram muitíssimo.
Fico muito orgulhosa de termos uma escritora tão talentosa como a Nanah Pouvolih.E sobre o livro se eu for escrever muito,posso acabar dando spoiler.
E eu não quero isso,quero vocês leiam essa história maravilhosa e espetacular.Livro incrível.
Talita Helena 29/09/2020minha estante
Lucien e Jocasta, tudo pra mim ?

Rodrigues 29/09/2020minha estante
Sim.Amo Lívia e Zion também

Aline.Avlis 01/05/2023minha estante
Chorei tanto...o melhor livro dela pra mim!

Aninha 07/07/2020

Tempo...
Vi um post da Nana falando que esse era um dos livros mais bem escritos por ela e resolvi ler, e não me decepcionei! O livro é enorme? Sim. Poderia ser menor? Sim. Mas me tocou bastante e super recomendo!
Se vc gosta de histórias que mostra a força do amor, da amizade, da reencarnação, de mágoas, do perdão... se prepare pq fala profundamente.
O tempo é um grande aliado a história, mostrando como podemos relembrar coisas passadas, ou apenas querer esquecê-las. O tempo no olhar do futuro, tendo esperanças para que a vida simplesmente cure as feridas.
Fiquei um pouquinho chateada com o final, mas ok, da para seguir a vida!

Gabriela2 26/04/2020

Surpreendente
Nunca li algo assim e nem que envolvesse espiritualidade. É um livro onde paramos e pensamos a respeito da nossa vida, do que estamos fazendo na terra e podemos absorver as críticas que ajudarão na nossa vida.

O livro se passa nos anos 90-00, são duas fases que falam sobre a vida de 4 pessoas: Guilherme, Lívia, Jocasta e Lucien. Todos se conhecem aos 6 anos na escola e a partir daí tem as vidas interligadas.

Gui e Lív são apaixonados desde o primeiro olhar, é tão fofo ver esse amor sem malícia, o amor que só cresce ao passar dos anos. São tão amigos e completamente loucos um pelo outro. Jocasta é negra e desde a infância sofre preconceito e a Lív é a única na escola que estende a mão e a defende, assim as duas se tornam melhores amigas. Lucien é um garoto com traumas desde que seu irmão gêmeo morreu afogado e ele foi o único que conseguiu se salvar, tem um pai super abusivo, uma mãe depressiva que desistiu de viver e ele cresce sozinho, sem nenhum amigo e com as crianças da escola fazendo bullying com ele desde pequeno. Aí que entra a Lív, ela é uma menina fofa, amável que irradia felicidade e sempre sorri pro Lucien, assim ele acha que está apaixonado por ela.

As crianças crescem, Lív e Gui começam a namorar aos 15 anos (cena fofíssima do aniversário dela), Jocasta começa a reparar no Lucien e ele tenta se soltar pra tentar conquistar a Lív, porém ela não tem olhos pra ninguém que não seja o Gui. A partir daí Lucien começa a se tornar obsessivo, odeia o Gui apesar dele ser um garoto incrível que todos na cidade gostam. Jocasta se envolve sexualmente com Lucien, Gui e Lív engravidam na primeira vez deles e é aí que algo acontece no livro e muda todo o cenário.

Foi um baque ler o que aconteceu, nunca chorei tanto ao ler um livro e nesse os meus óculos chegaram a ficar embaçados. É tão triste e sentimos impotentes com o acontecimento, porém tudo tem um propósito e vamos descobrir ele na segunda fase do livro.

Zion é um bebê que foi jogado fora pela mãe assim que nasceu e vai morar em um orfanato. DEsde pequeno tem visões com uma casa azul, igreja azul e uma garota linda que sempre sorri pra ele. Ele cresce e aos 18 anos decide que vai descobrir o que suas visões significam e encontra a cidade pequena em Minas onde Lív e o restante mora. Sobre a Jo com o Lucien é um casal super problemático, não conseguem conversar e só convivem por causa das filhas. Ela inclusive foi uma decepção pra mim, senti que ela sentia inveja da Lív e não soube lidar com algumas coisas. A partir daí é spoiler hahaha e decido parar aqui sobre a história.

Quero deixar registrado que a Nana fez um livro extremamente necessário, diferente de tudo que encontramos no mundo literário. Tem uma visão espiritual incrível e que a cada página sentimos algo bom. É leve a partir dos 40% do livro, nos faz pensar sobre nossa vida e sobre o peso que estamos dando ao mundo.

Recomendo muito a leitura :)
Rodrigues 29/09/2020minha estante
Também tive a impressão que Jocasta tinha inveja da Lívia

Alessandra 01/04/2020

Meu Deus !!!! Que livro perfeito
Como chorei
Como sorri
Livro diferente de tudo q ja li da Nana
Perfeito

Lu Resenhando 28/03/2020

Encantadora e sensível!
Essa história foi linda como sempre muito bem escrita pela Nana, tudo que eu disser será pouco para definir minhas emoções durante essa leitura. Há anos que não lia uma história onde tivesse esse lado espiritual, e fiquei encantada com a sensibilidade como a Nana tratou esse enredo.
Esse enlace entre esses quatro amigos me cativou a cada momento, tudo muito intenso e que sempre cominava no meu choro sofrido, ora por um amor não vivido, ora por um menino perdido em tristeza, ora pelos sonhos interrompidos estupidamente e assim foi ao longo da leitura.
Fiquei muito feliz com o crescimento do Lucian e da Jocasta ao longo da trama.
Enlouquecida com Zion e muito, mas muito apaixonada pelo Guilherme, esse ser extraordinário que se mostrou predestinado a amar e ser amado como poucos!
Com um desfecho surpreendente e sensacional, onde a maldade e o tempo não foi capaz de esmorecer um amor tão lindo.

site: @cantinho_da_lu_leitora_

Sheila.Almeida 08/03/2020

Sensacional
Já vou falando
Quem tem problema cardíaco não leia kkk
Estou brincando
Gente adorei esse livro ,muito,muito,muito
Mas vou falar como sofri ,como chorei senti uma dor insuportável que no dia tive que parar de ler e recomeçar no outro dia
A Nana tem esse dom de nos envolver de tal maneira que sentimos na pele cada sensação
Mas é fantástico gente emoção,amor , felicidade e recomeços .
No dia em que li esse livro mandei uma mensagem para a Nana Pauvolih ,tive que dividir minha emoção
Esse é uns dos meus preferidos

Amanda 16/06/2019

Eletrizante!
Uau! Ainda estou me sentindo assim, só uau! Eu demorei muito animar para ler esse livro por preconceitos meus, pois o mesmo se tratava de um assunto que eu particularmente não acredito, que é reencarnação. Mas, mesmo não acreditando, isso não me impediu de admirar a história e torcer para as coisas acontecerem.

< Essa resenha pode conter algum spoiler, leia por conta e risco >

A história começa na infância de quatro crianças com realidades completamente diferentes. Lívia é a menina feliz, com um lar estável, pais amorosos e condições de vida confortáveis. Jocasta é pobre, filha da faxineira da escola (uma mulher egoísta e sem coração) e sofre com o descaso da mãe e dos irmãos dentro de casa. Guilherme acabou de perder os pais e é o menino novo na cidade, é como uma luz que atrai os outros e está sempre sorrindo. Lucien tem um lar desestruturado e abusivo, quieto e introspectivo, é considerado esquisito por todos os outros.
Esses quatro tem sua vida mudada quando viram adolescentes e os sentimentos começam a fluir. Lívia e Gui sempre se amaram e planejaram viver tudo juntos, portanto, deram o primeiro beijo, namoram e tiveram sua primeira vez um com o outro. Lucien era amargo e sonhava com Lívia, idealizando-a como a mulher ideal, mesmo tendo sentimentos dúbios por Jocasta. Jo era apaixonada por Lucien, mesmo sem saber o porquê. Eles tem sua primeira vez e as meninas acabam descobrindo que houve consequências.
Mas isso não afeta tanto a história quando a tragédia que acontece depois (até agora não consigo aceitar isso direito). Lucien desabafou com um amigo do seu pai que fingia ser seu amigo também, este louco achando que fazia um favor, tomou uma atitude que mudou a vida de todos de maneira brusca e Lucien guardou esse segredo com culpa e medo durante anos o que quase acabou com toda sua vida.
Gui e Lívia não conseguiram realizar seus sonhos por essa tragédia. Lucien e Jocasta tiver um casamento morno com pouca entrega por causa da culpa. E após anos, a chegada de um homem pode abalar ainda mais a vida desse grupo.
Confesso que tive muitos problemas pra compreender o Lucien, muita raiva de sua covardia e instrospecçao. Em outros ficava revoltada com Jocasta por ao mesmo tempo que cedia, ter tanto orgulho e sufocar tanto. Da Lívia tinha raiva por não aceitar o que aconteceu e viver como um zumbi. Mas o que tive mais dificuldade foi aceitar o destino do Gui, sério, li e reli várias vezes aquela parte como se isso fosse mudar o que estava escrito. E quando Zion chega, eu só conseguia pensar em como é o destino e pensar na questão de almas gêmeas serem imortais.
Sinceramente, não acredito em vida após a morte, mas o livro foi tão delicado sobre isso que me peguei em vários momentos tentando entender os conceitos e como tudo aconteceu. Eu amei demais a história e apesar de triste e agora ainda estar um pouco desnorteada, eu adorei e gostaria de saber o que aconteceu depois da última cena. Nana, please, please, please, escreve uma continuação, não precisa nem ser um livro inteiro, pode ser um epílogo ou um conto, só preciso de uma conclusão ahhahahahaah estou me despedindo desse livro, mas já desesperada para saber.

Aninha.Reis 29/05/2019

Título: Recomeços
Autora: Nana Pauvolih
Início da Leitura: 18.04.2019
Final da Leitura: 18.05.2019
Páginas: 771
Avaliação: 5/5

Resenha: Mesmo sendo minha primeira leitura da Nana, eu consigo entender o motivo dela ter tantas fãs de seu trabalho... Que escrita maravilhosa e envolvente, que livro ?...

Recomeços é aquele tipo de livro viciante que você quer devorar e terminar o quanto antes, mas é tão dolorido, tão forte que tu tem que parar por vezes para respirar, pois dói na alma a estória de cada personagem envolvido na trama.
Narrado por quatro pessoas ( Lívia, Guilherme, Jocasta e Lucien) cujas vidas se entrelaçam desde a primeira infância, no decorrer da estória entramos no mundo deles, sentindo suas dores, suas lutas e toda a maldade que afetaram a eles.
A autora soube abordar assuntos fortes como amor, inveja, obsessão, ódio, culpa e espiritualidade, de maneira intensa e envolvente, fazendo nós leitores entrar no livro e se ver ao lado dos envolvidos e sentir cada um de seus sentimentos, visualizar cada cena narrada de maneira clara e real. Uma leitura que te faz parar pra pensar em muitas coisas de sua vida, que te ensina enxergá-la de uma outra maneira.

"Qual o momento certo de recomeçar?"...