Um Espelho para Vênus

Um Espelho para Vênus Cristiane Schneckenberg

Resenhas - Um Espelho para Vênus

Mundo da Vavah 22/08/2021

Sara Mayer é uma jovem médica especializada como sexóloga, que dedica-se a entender, ajudar e mudar as mulheres. Busca compreender os problemas íntimos e as dificuldades de suas pacientes, tentando quebrar paradigmas e estereótipos para que todas possam sentir prazer e felicidade.

Enquanto acompanhamos a trajetória profissional de Sarah, também conhecemos sua vida íntima, seu relacionamento com Dr. Miguel e claro, seus próprios medos e conflitos.

Entre brigas e momentos de puro amor, o casal vai aprofundado o relacionamento, mas a maior dificuldade chega quando Miguel entende o quanto sua carreria precisa de um projeto a trabalhar em Paris e desde início sonha que sua amada o acompanhe. Mas e a carreia de Sara? Seus sonhos, amigos, família? Tudo está no Rio de Janeiro. Seria possível largar tudo? Seria possível viver um relacionamento à distância? Muitas são as dúvidas e poucas as respostas.

Dessa forma, o livro permeia nessa divisão, a vida amorosa e profissional de Sara. Dentre a primeira parte acompanhamos a trajetória descrita acima e na segunda a relação da doutora com suas pacientes, momentos em que podemos aprender muito, inclusive sanando dúvidas e aprendendo a ver muitas situações com outros olhos. Ja que Sara, por ser uma sexóloga, fala abertamente sobre muitos temas que ainda parecem tabus ou impossíveis de serem tratados com normalidade. Entendemos que a busca pelo autoconhecimento é chave para felicidade, que sempre, sempre mesmo depende apenas de nós.

Alem disso o romance da trama deixa o livro com aquele toque especial. Eu aconselho que leia de coração e mente, abertos. Prontos para o aprendizado e reflexão. Uma ótima leitura para sair de qualquer zona de conforto, com uma escrita leve e envolvente.

Silvana216 10/07/2021

Apaixonante
A Cristiane schneckenberg escreve uma obra cheia de conhecimento, está mega indicada e creio que todas as mulheres deveriam ler para conhecer a sexualidade, desmitificar preconceitos e trazer a dança da liberdade.
Um Espelho para Vênus é uma ficção que acompanha a trajetória de vida da jovem médica, Sara. No romance, a protagonista busca formas de atender aos questionamentos sobre sexualidade de suas pacientes, ao mesmo tempo em que ela constrói a sua própria história de amor, com o também médico, Miguel.
Descobertas, conquistas, medos, idas e voltas envolvem o leitor que busca saber como a médica dará a resposta mais importante de todas: sobre sua própria vida amorosa.
A narrativa cativante e fascinante de Um Espelho para Vênus é dirigida para deseja conhecer mais sobre os anseios sexuais e mistérios da alma feminina.
Super indico!!!

May 08/01/2019

Uma leitura marcante
Enquanto Sara, doutora protagonista que dita o rumo dessa história, busca a melhor forma de compreender os conceitos de sexualidade para melhor ajudar suas pacientes, se vê questionando os próprios atos e a forma como está lidando com o relacionamento.
É um livro muito, muito educativo, cheio de informações, de termos e novos livros para pesquisar, então quanto mais anotações, melhor; mas da mesma forma que hiper me encheu de informação, também teve capítulos que me vi obrigada a parar tudo e ouvir uma música, me desvencilhar da história, porque a leitura se tornava pesada.
Esse é o romance de estréia da dra. Cristiane,e stou impressionada com a quantidade de informações que ela conseguiu passar com essa história. Eu tinha altas expectativas quanto as aulas que seriam esse livro, e estou felicíssima porque todas as minhas expectativas quanto a isso foram superadas ? estou chocada com o preconceito que temos com o nosso próprio corpo, e nunca parei para pensar mais a fundo nisso. Foi uma leitura muito importante, porque me fez enxergar coisas que eu não havia percebido e me ensinou coisas que eu nem sabia que precisava aprender ?
Espero que a Cristiane continue escrevendo livros com essa capacidade de ensinar que ela hiper domina.

05/01/2019

Um espelho para Vênus
Resenha no blog. Link abaixo! ;)

site: http://www.lucianadequeiroz.com/2018/12/resenha-um-espelho-para-venus.html

Fabi @FLeituras 04/01/2019

O livro conta a história de Sara, uma jovem médica que gosta de estudar sexualidade e se dedica a vários projetos e pesquisas para poder ajudar seus pacientes. Descobrimos sua história, o que despertou o seu interesse por esta profissão e vemos o seu dia a dia de trabalho. Ao mesmo tempo acompanhamos o romance com Miguel, seu namorado e também médico. Ele é o tipo de personagem que você gosta e não gosta ao mesmo tempo.
Miguel acaba criando algumas situações forçadas fazendo com que Sara tenha de lidar com os impasses deste relacionamento e organizar seus sentimentos
No meio do vai e vem deste romance, o livro ajuda a conhecer mais sobre a sua própria sexualidade, esclarecendo alguns pontos e trazendo informações de pesquisas de uma forma fácil de se entender. Traz assuntos e situações comuns que muitas mulheres sentem vergonha de conversar por considerarem um tabu. O livro fala sobre prazeres, desejos, fantasias, disfunções sexuais mais comuns... Incentivando o auto conhecimento para que possamos perder a vergonha e nos sentir confiantes com nosso corpo.
É um livro informativo com uma história leve e descontraída. Me diverti bastante lendo e as páginas passaram bem rápido com direito a várias marcações em curiosidades. Sara é uma personagem que me encantou e que me passou a mensagem de que devemos correr atrás das coisas que gostamos e não desistir. Que aos poucos tudo se encaminha e se encaixa.
Adorei realizar a leitura deste livro e acabei me surpreendendo bastante (no bom sentido).

Uinayara 19/12/2018

Resenha Um espelho para Vênus
O livro conta a história de Sara. Ela tem duas paixões na vida: a dança e a medicina. Tendo terminado sua especialização em Obstetrícia ela logo recebe um convite para realizar atendimentos no ambulatório de queixas sexuais. Curiosa por natureza, Sara logo aceita o convite, pois já havia percebido que diversas pacientes tinham muitas dúvidas em relação a sua sexualidade. E no meio desses novos questionamentos, medos e conquistas existe o relacionamento dela com Miguel, que conheceu ainda na faculdade e logo começaram a namorar. E agora com a mudança dele para Paris, Sara precisa achar respostas para sua própria vida amorosa.
?????????
Uma leitura cativante e obrigatória a todas as mulheres que desejam se descobrir e se conhecer. A doutora Cristiane cria personagens envolventes, que podem até te dar vontade de gritar com eles, mas que são muito bem construídos. A diagramação é super confortável e garante uma leitinho rápida e agradável.

Neyara 19/12/2018

[Capsula de Banca] Leitura leve e informativa
Um Espelho para Vênus traz a história de Sara, uma sexóloga carioca, que luta pela valorização de sua profissão, o reconhecimento da importância de estudar e tratar questões relacionadas a área promovendo um bem estar e melhorando a qualidade de vida de seus pacientes. Atualmente, ela atende em um hospital carioca e participa de grupos de pesquisa.

Em suas observações, Sara, além de ajudar suas pacientes, questiona o seu relacionamento com Miguel, um cardiologista que atende no mesmo hospital em que ela trabalha. Os dois se conheceram na faculdade, descobriram juntos em qual área se especializar, porém, por enquanto ela entendia e apoiava ele na decisão de cuidar do coração, ele não conseguia levar a sério a escolha dela.

O enredo vai se desenrolando a medida que Sara vai crescendo em sua carreira, a personagem é muito bem construída, uma mulher forte que não se deixa abater por críticas e falta de apoio, desde o início ela sabia o quanto era uma área complicada de trabalhar, porém, essa resistência, só fazia com que ela buscasse trazer cada vez mais alternativas para acalentar as angustias de seus pacientes e quebrar os tabus que a sexologia traz.

Infelizmente, é comum no ambiente hospitalar dar maior importância a especialidades que lidam direto com a morte do corpo, do que especialidades que lidam com a morte minguada da alma, mesmo que no fim, todas sejam fundamentais para o bem estar do paciente. Miguel não acreditava na importância da sexologia para os pacientes, assim como também não apoiava o trabalho de Sara, esse que era bastante elogiado, até mesmo internacionalmente.

Miguel definitivamente é um atraso de vida, além de não apoiar Sara profissionalmente, ele escolhia suas roupas, escolhia para onde ir, o que fazer, eles mantinham um relacionamento abusivo que Sara tentava encontrar desculpas para seus atos. Diante de tanta sutileza, passei boa parte da leitura me questionando até que ponto é tentar agradar o parceiro e entender o seu jeito, ou quando chega o ponto de dar um basta em tantas exigências e decisões unilaterais.

Alias esse foi um assunto bastante discutido no grupo de Leitura Coletiva, se o relacionamento de fato era abusivo, ou não. Se era aceitável o modo que ele agia, ou não. Se Sara devia continuar justificando os atos de Miguel, ou não. Se o casal devia permanecer juntos, ou não. Se as pessoas que estão dentro de um relacionamento abusivo percebem o que está acontecendo, ou só quando extrapola todos os limites.

Além do romance, Um Espelho para Vênus também traz muita informação, o leitor consegue acompanhar o relato de algumas pacientes de Sara e o desfecho de cada caso, ler suas histórias e aflições, assim como sua evolução. Alías, um dos médicos sexólogos que aparece no enredo é baseado no Dr. Gerson Lopes, autor do blog Vinho e Sexualidade.

site: https://capsuladebanca.blogspot.com/2018/12/livro-um-espelho-para-venus-cristiane.html

Thainá - @osonharliterario 18/12/2018

Um papo sobre sexualidade e autoconhecimento
Sara Mayer é uma jovem médica que dedica-se a entender e ajudar as mulheres. Especializada como sexóloga, desde a época da faculdade busca atender os problemas pessoais e íntimos de suas pacientes, dando atenção e tratando com carinho aquelas que precisam de seu auxílio para ter uma vida íntima feliz e tranquilizando outras para ter um parto respeitoso.

Enquanto traça o seu destino e cresce em sua profissão dentro do hospital, a Dra. Sara é convidada para participar do Projeto Prisma, que consiste em um grupo de médicos cujo objetivo é cuidar de pacientes dentro da área da sexualidade; orientar mulheres que necessitam de ajuda médica em seus problemas mais pessoais.

Impondo barreiras e colocando-se entre a sua carreira, há o Dr. Miguel. Seu namorado desde o primeiro ano da faculdade e também membro da mesma carreira profissional. Conflitos entre o casal são inevitáveis e brigas acontecem a todo momento já que Miguel não concorda com a vontade de Sara em estudar e aprender mais à fundo sobre sexualidade.

A situação piora quando Miguel se vê preparado para ir trabalhar em Paris, causando assim um grande impasse dentro de Sara: ela deve deixar o Rio de Janeiro e largar todo o seu progresso profissional para seguir rumo a Paris com o homem que ama? Ou ele a ama o suficiente para um dia voltar? Um relacionamento à distância os manterá unidos? O amor, tão grande e profundo, que sente pelo amado irá prevalecer?

Um Espelho para Vênus, por mais que não seja escancaradamente separado, pode ser dividido entre duas narrações: os momentos de amor e conflitos entre Sara e Miguel; e a relação de Sara com as pacientes, contendo também os próprios relatos. É bastante interessante saber e entender sobre os problemas pessoais de cada mulher descrita, e ainda mais satisfatório compreender a maneira que Sara lida com cada uma, como as trata.

Entretanto, além de ser uma história sobre amor, o livro é principalmente uma história sobre autoconhecimento. Sobre cuidar de si mesma e prestar atenção em nosso corpo. Entender que nós precisamos de cuidados, de atenção e de carinho. De que necessitamos de um olhar mais aprofundado de nós mesmas, pois não basta estarmos bem para o outro, também devemos nos bastar.

Eu adorei a proposta do livro, principalmente pela personagem ser uma sexóloga e falar abertamente sobre sexualidade. Essas partes foram as que mais gostei de ter contato. Também adorei conhecer cada paciente, cada problema íntimo e suas respectivas soluções. Acredito que muitas das coisas que li fizeram com que eu me descobrisse também, o que tornou a leitura incrível e mágica.

Ademais, todo o papo de sexualidade e autoconhecimento valem por si só e fazem com que o livro seja uma ótima leitura, tanto para conhecermos mais à fundo sobre o assunto como também para termos consciência de quanto somos importantes para nós mesmas. Não é uma leitura com idade estipulada ou proibida para menores, mas acredito que as suas experiências farão com que você preste mais atenção aos detalhes da história e se conecte ainda mais com os personagens. Leia de mente e coração abertos e pronta para encontrar um caminho para o seu próprio Espelho.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/12/resenha-um-espelho-para-venus-cristiane.html

Carol 17/12/2018

Leitura cativante! Adorei
A obra da autora é uma leitura deliciosa, um romance bem leve e divertido, mas com uma história que permeia o mundo da sexualidade e da saúde sexual sem ser vulgar ou erótico. É um livro que trata a sexualidade com a naturalidade que necessita sem ser um tabu.
Sara é uma jovem determinada e esforçada que ainda cursando medicina decide se aprofundar na área da sexualidade para melhor atender aos anseios e duvidas de suas pacientes. Mesmo contra o preconceito e as reservas da sociedade ela entra em um mundo onde as pessoas não possuem apenas problemas de coração e etc, mas onde problemas na vida sexual afetam tanto quanto qualquer outro e devem ser levados em consideração. Apaixonada por dança, é nela que Sara encontra alívio no seu dia a dia.
Em sua vida pessoal, Sara possui dilemas. Em um relacionamento há anos com Miguel, também médico, especializado em cardiologia, ela fica em dúvida sobre o futuro dos dois visto a vontade do mesmo de se mudar para a França. O relacionamento de Sara e Miguel foi o único ponto do livro que me deixou incomodada, apesar de realmente se amarem, eu fiquei com um pé atrás com Miguel e seu jeito controlador. Além de tudo ele me pareceu uma pessoa que não apoia incondicionalmente a carreira da amada e até desdenha de sua especialização como se os anseios sexuais e as dificuldades em relacionamentos de nada valessem.
Ainda nesse sentido, Miguel tenta controlar tudo o que a jovem faz, como se vestir, o que fazer e até tenta controlar com quem ela se relaciona de alguma forma, sempre demonstrando o seu desgosto, o que para mim é muito parecido com alguns relacionamentos abusivos, apesar de nunca haver violência física isso me incomodou. Sara é uma jovem determinada, mas em alguns momentos Sara se anula em benefício do seu relacionamento com Miguel, ela sabe que ele está sendo controlador e tudo o mais, mas se permite ser eclipsada por ele. Por um lado ele é fruto de uma sociedade machista que insiste em se manter assim, sem analisar suas próprias atitudes e mudar para melhor. No mais a história é bem gostosa e envolvente, com casos bem interessantes e informativos, com Sara trabalhando em projetos voltados para a saúde sexual e pesquisas nesse sentido. O que dá um tom bem divertido em alguns momentos.
O desenvolvimento dos personagens é bom, mas ainda queria mais, pois alguns são bem cativantes e fazem uma grande diferença na vida da personagem principal. Acompanhar flashbacks onde ela explica como conheceu Miguel ou como foi seu inicio na faculdade de medicina foi bem interessante e ver seu relacionamento familiar, com seus pais também foi bem bacana.
Foi uma leitura muito boa para mim, uma experiência inovadora. Recomendo bastante para quem gosta de uma leitura leve e descompromissada, mas que ao mesmo tempo tenha algumas informações interessantes para o dia a dia. Vale a pena...

site: https://www.instagram.com/aventurandosenoslivros/

Fabi | @acervoencalhado 17/12/2018

Elucida e entretém
Sara é uma jovem médica ginecologista e obstetra. Especialista em sexologia, divide-se entre o atendimento ambulatorial, dança de salão e o romance com Miguel.

Quando surge a oportunidade de participar de um projeto na área de sexologia, Sara fica empolgada, ao contrário de Miguel. O cardiologista vê com certa indiferença o interesse da namorada nas questões sexuais.

Tudo que Miguel quer é convencer Sara de morar em Paris com ele, onde teria a possibilidade de chefiar a clínica cardiológica do tio.

Dividida entre suas conquistas profissionais e pessoais, Sara vai fazendo sucesso com o projeto Prisma.

Quando Miguel embarca rumo ao seu sonho, a jovem decide ficar. Será que um relacionamento à distância dará certo? Será que fizera a escolha certa?

°°°°°°°°°

Recebi o livro em parceria com a @LCagenciacomunica para uma leitura coletiva. A autora, @dracristianes foi muito gentil em participar dos nossos debates e elucidar dúvidas literárias e particulares.

Mesclando romance com informações científicas, embarcamos nessa leitura de cabeça!

O livro gira em torno da vida de Sara e é repleto de assuntos ligados à sexualidade feminina: disfunções, fantasias, masturbação e muito mais! Tudo com embasamento, uma vez que sua autora, tal qual a personagem, é ginecologista.

Foi muito gostoso acompanhar a Sara e suas pacientes. E, mesmo com toda a parte científica, a história manteve uma boa fluidez.

Exceto, talvez, por Miguel. Ah, Miguel..hahahaha. Esse me irritou muito! Ao ponto de roubar uma estrelinha na minha classificação. Mas, para saber o motivo, vocês terão que ler. Afinal, teve quem gostasse dele.

Leitura mais que recomendada!

Bruh Silva 15/12/2018

Um espelho para Vênus.
Desde pequena Sara já sabia o que queria ser quando crescesse, iria ser médica e ajudaria muitas pessoas.
No decorrer do curso de Medicina, a jovem sentiu a curiosidade e necessidade de saber e abordar mais, sobre o tema da sexualidade da mulher, assim ela poderia ajudar ainda mais as suas pacientes. Ainda no período do curso Sara conheceu o seu atual companheiro Miguel, que também é médico, porém da área da Cardiologia.
Hoje já formada em ginecologista/ obstetra com atuação em sexualidade, Sara pode desenvolver com maior liberdade projetos, que podem e vão ajudar as suas pacientes. Mas além do crescimento profissional, Sara também terá a sua jornada no amadurecimento amoroso. Driblando algumas barreiras, desfazendo alguns mal-entendidos, passando por cima do preconceito, arrogância e machismo. Acompanharemos a história de conhecimento, amadurecimento e descobertas da Médica Sara, suas pacientes e do seu companheiro Miguel.

Com uma narrativa fluída, e rica de conhecimentos, iremos conhecer o primeiro romance da Autora Cristiane Schneckemberg (que também é medica).
O livro trás um romance leve, com indagações reais, de pacientes fictícias. Por ser um romance, a autora não se aprofundou em termos técnicos usados na medicina, o que ela fez foi trazer situações e dúvidas, que muitas de nós mulheres temos e passamos no decorrer da nossa vida sexual. Ela abordou assuntos e trouxe as soluções, e assim, nós leitores conseguimos perceber e entender, que sim, podemos buscar ajudar com os nossos excelentes médicos da área de ginecologia. Os termos técnicos não foram abordados, exatamente porque cada caso deve ser estudado e analisado separadamente pelo seu médico.

Como eu já falei, o livro é rico em detalhes e é uma delicia fazer essa leitura. Foi incrível conhecer a Sara com a sua força e determinação. A autora ainda conseguiu trazer um relacionamento para a Sara, onde o homem tenta se impor (como acontece diariamente com várias mulheres), mas no caso da Sara, ela sobre resolver o problema de uma forma muito sabia. Então sim, eu mais que recomendo essa leitura.

Myrelando 15/12/2018

Neste livro conhecemos a Dra. Sara, uma mulher determinada a explorar a sexualidade, e o amor, num contexto geral e tbm particular, que vive um romance com o Miguel, que as vezes a tira do sério (e a gente tbm). . . .

De uma forma sutil e agradável acompanhamos a trajetória da Sara como profissional e tbm como mulher, aprendendo com ela e com suas pacientes um pouco mais sobre a intimidade feminina e tbm como lidar com o nosso corpo, e a dominar a arte não só da sedução, como a arte do conhecimento corporal. E além disso, vivenciamos sua relação com o Dr. Miguel, que apesar de ser lindo e inteligente, é meio babaca (mas era de se esperar). Esse romance faz a gente perceber como é comum algumas coisas no relacionamento, e tbm, nos ajuda a prestar mais atenção aos sinais de que precisamos rever algumas coisas no relacionamento, e que uma mudança de hábito, pode tanto esquentar, como esfriar uma relação. .. . . .

Sara e Miguel, são pessoas bem diferentes e que até os planos para o futuro são opostos, mas que de alguma forma, estão sempre juntos. Mas será que essa dedicação da Sara em relação ao "sexo" (cm o Miguel diz) vai ser saudável para a relação deles? E essa obsessão do Miguel e morar em outro país? Será vai acabar afastando eles de vez? . . .

Confesso que essa leitura foi MARAVILHOSA, é muito bom quando lemos algo que nos prende e que nos ensina dessa maneira. Esse livro foi o equilíbrio perfeito de uma leitura. Informativa e encantadora, que faz a gente querer ler mais, mais e mais... Chego a dizer, que toda mulher deveria ler esse livro, falar de sexualidade e ainda dessa maneira, é algo muito bom e tbm necessário. Indico demais esse livro.

Giu Moreira 15/12/2018

Um espelho para sua Vênus interior - mitos e esclarecimentos
Um espelho para Vênus foi o primeiro livro sobre sexualidade que li, e foi muito bem escrito o que fez ele receber cinco estrelas na minha opinião. Um livro esclarecedor, Dra. Cristiane fez um ótimo trabalho ao escreve-lo misturando casos reais com pesquisas, sem ser uma coisa maçante para uma leiga , como eu, na área medica. Um livro super indicado pra quem quer enteder mais sobre sua própria sexualidade e como perder medo sobre falar desse assunto em qualquer lugar, desde um café da manhã com seus pais a uma mesa de bar com seus amigos e amigas. Sem medo de se liberta, de ser feliz. O livro conta a história da Dr. Sara - médica obstetra e sexóloga que tenta lidar com os problemas de suas pacientes ao mesmo tempo que lida com os seus próprios problemas com seu namorado Dr. Miguel. Além de ter aberto meus olhos para a área da sexualidade, esse livro me fez criar curiosidade pelas obras da Clarice Lispector. Indico a todas as mulheres e principalmente aos homens, para que os mesmos evitem fazer certas situações que Miguel fez neste livro.