Gods of Jade and Shadow

Gods of Jade and Shadow Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gods of Jade and Shadow

lulu 22/07/2023

Lindo lindo lindo
Que escrita maravilhosa! Me apaixonei, já quero ler outros livros da autora.
Amei conhecer mais sobre a mitologia maia e sobre a história do México, a ambientação na Era do Jazz deixou tudo mais interessante.
Amei os personagens, a aventura, amei tudo. O final não foi inesperado, mas ainda assim fiquei triste e com raiva, o que não estragou o livro pra mim.

Caio194 20/03/2023

Uma história de fantasia urbana com gosto latino-americano. Casiopeia Tun, sempre humilhada por sua família devido à sua origem e a seu gênero, é uma personagem desafiadora que, apesar de sua subalternização, busca enfrentar o que a domina. Quando, inadvertidamente, liberta um deus de Xibalba, o mundo inferior maia, uma oportunidade se abre. Cassiopeia parece ser arrastada para a aventura, mas ela, como personagem principal, sempre tem agência, mesmo em limites estreitos. Pode parecer que a história é sobre Hun-Camé, mas na realidade é sobre o ciclo de nascimento e renascimento de Cassiopeia. Por isso, a história dos irmãos Hun Camé e Vucub-Camé é o espelho dos Gêmeos Heróis e, em seu limite, de Cassiopeia e seu primo Martín. Também por isso é a história de sacrifício, tão importante na cosmologia maia do Popol Vuh. Mas Cassiopeia é quem tem a agência, e ela escolhe e inverte os sentidos do sacrifício para, em última instância, escolher viver.

stutz 20/12/2022

Vai ficar marcado para mim como o livro que citei no Enem.
Adoro tudo relacionado a mitologia, mas nunca tinha lido um livro sobre a motologia maia. Posso dizer que foi uma experiência muito boa!
Gostei muito da construção do universo e dos personagens. Cassiopeia é uma protagonista forte e delicada ao mesmo tempo, e eu adorei isso. E Hun-Kamé... estou simplesmente apaixonada por ele.?
Gods of Jade and Shadow é um bom livro, mas gostaria que o romance entre Cassiopeia e Hun-Kamé tivesse sido mais desenvolvido... além disso, o final que eu esperava foi completamente diferente do que aconteceu (mas não digo isso de forma positiva). Realmente não era o que eu queria (o que acho que todos os leitores também queriam). ????

Thays RM 19/11/2022

Suave e profundo.
Os caminhos de Casiopea Tun e Hun-Kamé se cruzam de uma forma tão inesperada, mas conforme vão precisando um do outro, essa relação desabrocha numa amizade e cumplicidade linda, onde juntos alcançam seus desejos pessoais. A escrita da autora é muito gostosa, suave, intensa e profunda. De tanto ler romances clichês, acabamos esperando o mesmo final de sempre, mas fomos surpreendidos com um final delicioso e emocionante ao acompanharmos os desejos sendo alcançados.

Giovanna.Goncalves 21/08/2022

Amo a escrita dessa autora está sempre impecável porém me decepcionei um pouco como a historia prosseguiu nesse livro, acredito que vim com outra espectativa de leitura. Não me apeguei aos dilemas dos personagens e os que gostei apareceram pouco na história. Mas no geral da para se divertir bastante com a história.

sara 16/05/2022

fortes emoções...
é minha segunda vez lendo esse livro e já quero reler outra vez. amo a forma que a escrita passa a sensação de que o leitor está ouvindo uma história, quase que um conto de fadas, que aconteceu há muito tempos. também é um dos poucos livros que o romance me deixa de coração mole. um dos meus livros favoritos

Deza 16/03/2022

Uma escrita belíssima para uma história encantadora.
| "The nature of hate is mysterious. It can gnaw at the heart for an eon, then depart when one expected it to remain as immobile as a mountain. But even mountains erode."

Após abrir um antigo baú de seu avô, Casiopea acaba libertando o Deus Maia da Morte, e então precisa embarcar em uma jornada pelo México de 1920 enfrentando desafios e se descobrindo, enquanto ajuda Hun-Kamé a recuperar seu trono, antes que seja tarde demais.

| "Casiopea, caught in this in-between state, focused on her chores instead of socializing. In her spare time, she looked to books or the stars for company."

Gods of Jade and Shadows é um conto sobre liberdade, anseio por novas experiências e descobertas, sobre desejar mais do que foi dito que você merecia, e sobre a beleza nas pequenas coisas; mas em seu coração, também é uma história de amor. Uma história de amor que me fez chorar, soluçar e também sorrir.

| "She longed. Not for one specific thing but for everything; she had longed for a long time."

Um livro belamente escrito e com uma narrativa poética que te faz suspirar e se encantar com a forma como essa história é contada. A sensação que tive foi a de estar lendo um conto de fadas, mas sombrio e com um final agridoce.

| "She did not believe in fairy tales, but she had convinced herself she’d have a happy ending."

Silvia Moreno-Garcia é uma autora que merece estar na TBR de todos, e eu com certeza estarei mantendo ela no meu radar.

site: https://www.instagram.com/literary.elf/

Francesca 06/12/2021

Gostei bastante do livro. Só não gostei do final, esperava outra coisa. Mas tudo bem, mesmo diferente do que imaginei ainda não é ruim.

marina.siqueira 15/06/2021

Casiopea Tun queria, mais do que qualquer coisa, viver. Esse livro não foi sobre um casal, nem ficou restrito a trazer a ordem ou o trono de volta a Hun-Kamé. Na verdade, foi sobre os caminhos que Casiopea precisou percorrer para alcançar esse sonho e para torná-lo possível aos outros também.

"I want everything to live."

A forma como a autora inseriu o contexto da mitologia maia foi muito interessante e, sendo fã de mitologias, adorei conhecer mais sobre essa também. A escrita é muito leve e quase melódica em vários momentos, então foi uma leitura bem agradável. Foi importante para a história que fossem mostrados os pontos de vista de outros personagens e isso foi feito sem que ficasse cansativo e sem tirar o foco da narrativa dos dois personagens principais.
A verdade é que eu esperava algo diferente para o final desse livro. Entendi o porquê de tudo terminar dessa forma, mas não pude deixar de me sentir melancólica. Mas, num geral, é um livro diferente e vale a pena dar uma chance.

bru 01/02/2021

Fácil e rápido de ler. Gostei bastante dos personagens. O único defeito foi que achei que as coisas se resolveram muito facilmente. E fiquei um pouco chateada com o final, mas entendi o porquê de terminar assim. Uma leitura divertida sobre a mitologia maia.

Nat 10/12/2020

Não tem nada que eu goste mais do que uma boa aventura regada a mitologia

Mirella | @readingmirella 19/10/2020

queria ter entendido mais;
não sei se consegui entender exatamente esse livro, principalmente no começo. e depois também não entendi muito o fim, mas isso é porque sou burra mesmo. enfim, gostei dele em um geral, achei a protagonista bacana, a narrativa bem gostosinha e a escrita é fácil de ler. não mudou a minha vida e me deixou confusa, mas foi uma boa experiência.

Natália 08/10/2020

Muito maravilhoso!
Segundo livro da Silvia Moreno-Garcia que leio (em sequência!) e estou encantada.
O ritmo do livro acelera aos poucos até tirar o fôlego.
O worldbuilng da autora é maravilhoso, ela consegue mergulhar na mitologia Maia sem ficar parecendo uma infinita aula de história.
Recomendo!
lucas :) 08/10/2020minha estante
indo por na tbr???????????????