That Summer

That Summer Sarah Dessen

Resenhas - That Summer

Barbara 27/01/2011

That Summer foi o primeiro livro escrito por Sarah Dessen, e é sobre Haven, uma menina de 15 anos muito alta. Na verdade essa é a característica que Dessen mais usa para descrevê-la. Seus pais se divorciam, sua mãe quer vender a casa, seu pai está se casando com a “mulher do tempo” da TV local, e sua irmã Ashley está se casando com um cara super chato chamado Lewis, e é aí que Sumner, um dos ex-namorados de Ashley reaparece na vida de Haven.
Sumner foi o namorado PERFEITO. Não só Ashley o amava, mas também Haven, seu pai e sua mãe. Como ela fala no livro, tudo ficava melhor quando ele estava por perto. “Whenever Sumner was over, everyone came out of their respective hiding places (…), all of us migrating towards his voice or laughter or whatever it was that made everyone want to be around him.” Ele fazia todos os momentos serem divertidos para todos, até que no dia do Halloween, Haven ouve sua irmã terminar com ele na frente da sua casa, sem motivo aparente. E a partir de então, Sumner passa a ser só um dos milhares de ex-namorados de Ashley.
Quando Haven encontra Sumner num restaurante – um dos incontáveis trabalhos dele –, pensamos que ELA vai se apaixonar por ele, mas não é bem isso que acontece, e é aí que Dessen pega a gente de jeito: o encontro não traz uma paixão, e sim as lembranças do melhor verão da vida de nossa personagem principal. Amo a escolha do nome, Sumner... Summer – verão em inglês – mais um ponto pra autora, acho que nomes são importantíssimos!
Sarah Dessen escreve de um jeito espetacular, contando histórias de pessoas normais, e não foca apenas nos personagens principais, a história paralela (os casamentos que estão pra acontecer na família) e os personagens secundários (sua amiga Casey, os pais, Lewis) são cativantes. Para quem está afim de ler algo que não seja sobre vampiros, anjos, ou zumbis, os romances de Dessen são a escolha certa. Tenho certeza que quando terminarem de ler um de seus livros, vão querer começar outro na mesma hora e ficarão tão apaixonados como eu.

Essa resenha completa tá no blog da Lisse :)

Babi 14/02/2012

That Summer - http://tintapink.blogspot.com/
That Summer conta a história de Haven uma adolescente de 15 anos que se acha alta demais e assiste sua vida mudar diante de seus olhos, seus pais se diforciaram e seu pai está se casando novamente, com a garota do tempo, sua mãe está deprimida e querendo vender a casa, sua irmã de apenas 20 anos irá se casar com Lewis, um homem que para Haven não tem nenhum atrativo enquanto isso ela recorda o tempo em que Sumner figurava em sua vida, Sumner era o antigo namorado de sua irmã, o mais perfeito e legal namorado que Ashley já teve, quando Ash namorava Sumner a vida de Haven era perfeita e feliz, sua irmã a tratava bem e onde quer que Sumner estivesse as pessoas ficavam felizes, mas em determinado momento as coisas mudaram e Sumner sai de suas vidas.

Um tempo depois Sumner reaparece e com eles algumas verdades sobre o passado e o fim do namoro...Agora Haven tem que lidar com seus problemas e crescer como pessoa...

That Summer foi publicado em 1996 e é o livro de estréia de Sarah Dessen que é conhecida por suas histórias do gênero YA contemporâeno onde ela se consagrou, para um livro de estréia Sarah foi regular.
That Summer não me agradou , e depois de muito refletir vejo que Sarah não conseguiu fazer uma história tão boa quanto as criticas apontavam, a personagem principal, Haven, se acha alta demais (de fato ela é), e ao que parece o livro fica só nisso: uma garota de 15 anos que mede 1,80 de altura e se acha alta demais e no meio de tudo tem que se adpatar as mudanças de sua vida e ficar cuindando da vida da irmã.
O plot aponta que é uma história sobre descobrir quem quer ser, e crescer como pessoa, mas li o livro e a personagem termina o livro do mesmo jeito que começou: insegura, carente e irritante, porque de personagem principal ela passa a mera observadora.

Ela só sabe pensar nos namorados da irmã e a todo momento desejei que ela encontrasse um jeito de viver a propria vida.

Compreendo que Haven vive um momento complicado de sua vida, e sim, quando somos jovens somos inseguros, mas me perguntei o tempo todo qual era o sentido de escrever uma história onde a personagem fica remoendo acontecdimentos da vida da irmã, porque pra mim pouca coisa fez sentido, achei desnecessário e irritante fazer toda uma trama em torno de um namorado de irmã mais velha que por acaso já está seguindo em frente, mas o pior é que li o livro que tem 200 páginas contando os minutos pro meu sofrimento acabar e eu ir pra algo decente, ou melhor, eu contei as páginas pra terminar logo e ir ler algum livro melhor que esse...

O motivo para Sumner e Ash terem terminado foi tão óbvio e simples que dá até raiva, pior é que Haven é tão criança, tão infantil e imatura que não acreita no que está na cara dela.

O fato é, depois de muito refletir eu realmente não posso dar três estrelas para esse livro, não, esse livro não é tão ruim, mas pra mim não foi legal, foi confuso e irritante.

Sarah Dessen é conhecida por suas obras quase poeticas e com acontecimentos que se entrelaçam para um final lindo, só o que vi neste livro foi uma escrita amadora e ruim, mas o melhor desse livro é saber que Sarah Dessen melhorou sua escrita e criou livros maravilhosos com histórias realmente interessantes.

Se você é fã de Sarah Dessen e ainda não leu este livro, bem então leia, mesmo sendo chato e monotono, você verá como ela aprimorou a escrita, agora se você nunca leu nada da autora, eu imploro, não leia esse livro primeiro, porque na certa se você ler ele antes de ter lido algo melhor da autora não irá nunca mais tocar em outro livro dela.
No mais, That Summer foi chato, foi sem graça, com personagens irritantes, e eu queria não ter lido esse livro.

Para muitas pessoas esse livro será inspirador, tocante e perfeito digno de 5 estrelas, mas EU não consigo engolir certas situações, de fato, muitas coisas aconteceram naquele verão, mas não foram coisas interessantes.

Mas lembrando que está é a MINHA opinião, se você gostou do livro, sinta-se livre para expressar sua opinião sobre ele, não sou nenhuma xiita, não.

Mas é basicamente isso, foi um livro ruim, para mim.

Não recomendo!

[Resenha não foi publicada no blog Tinta Pink, quer ler mais resenhas? Acesse-> http://tintapink.blogspot.com/]

Ralf 22/06/2013

Até o meio do livro não sabia sobre o que era a história. Desconfiava do que seria, mas era muito fraca para ser um livro, e foi a partir da página 100 que comecei a entender o que a Dessen quis fazer. A história se resume a vida de Haven após o seu pai largar a mãe dela por uma mulher do tempo. E agora com o casamento da irmã , com o fato de que é muito alta por ter 15 anos e se acostumar as conseqüências do divórcio pode não ser fácil. Mas quando ela revê o ex-namorado da irmã e começa lembrar do melhor verão da vida dela, como era bom ver sua irmã feliz, sem estar sempre criticando algo. E aos poucos percebe que com ele as coisas são menos complicadas.
Não foi um ótimo livro, mas penso que quando lançou em 1996, era (pois vamos encarar o seguinte: o divórcio não devia ser tão normal naquela época, era algo que realmente abalava as pessoas. E imagina a de uma adolescente de 15 anos, que é muito muito alta para sua idade no livro você irá ler bastante sobre como ela é incrivelmente alta).
Os livros da Sarah são Coming of Age, como li em um blog. E este realmente é um coming of age. Você percebe o crescimento da personagem durante o livro. Reações que eu queria que ela tivesse tido no começo do livro, ela teve depois. Então não se preocupe, não se fique aflito se Haven não corresponder suas expectativas em ações no começo do livro, ela demorará para fazer algumas, mas fará.
That Summer será lançado no Brasil pela editora ID. É o primeiro livro escrito pela Sarah Dessen, e devo dizer que espero ler mais livros dela.
Irla 08/10/2017minha estante
undefined

Isa 08/01/2016

Este livro foi muito diferente do que eu estava esperando! Olhando a capa que você acha que é uma história de amor de verão, mas não há praticamente nenhum romance nessa livro. Mesmo assim, eu não fiquei desapontada.

O livro é muito curto (quase 200 pgs), mas mesmo assim eu me conectei com a Haven e achei a história muito bonita. Eu acho que é normal se sentir perdido às vezes, então a história me pareceu muito realista e relacionável. Eu também gostei muito do fato que a autora não fez um cara aparecer do nada para resolver todos os problemas e salvar a mocinha - a protagonista foi capaz de resolver tudo por conta própria.

Eu sei que este livro não é um favorito de todos, mas eu me emocionei lendo ele e vou com certeza começar outro livro da Sarah Dessen no futuro próximo.

site: https://www.goodreads.com/review/show/1431180464

Juliane 27/04/2017

Opinião
O livro foi bem devagar e no final eu senti que nada, de fato, aconteceu. A capa do livro e o nome remetem à algo totalmente diferente, e eu fiquei o tempo todo me perguntando se estava lendo o livro certo. rs No final a autora conseguiu passar a mensagem que queria e eu a achei válida. Se você nunca leu Sarah Dessen, não comece por esse livro (apesar deste ter sido o primeiro livro publicado dela). De qualquer forma, Sarah Dessen é uma autora de quem eu gosto muito e ainda quero ler todos os livros.

site: https://www.instagram.com/ju_reads/

Julia 29/01/2023

Esse não
Tem alguns anos que comecei a ler os livros da Sarah Dessen, já li quasi todos e até agora esse é o único que eu não recomendaria para alguém. Nada realmente acontece nesse livro, a história é bem bobinha, e a personagem principal é meio chata. Ainda assim recomendo demais os outros livros da Sarah Dessen.

Adri 03/11/2012

That Summer - Sarah Dessen
Eu já sabia que esse, sendo o primeiro livro escrito pela autora, seria o mais "fraco" deles. Mas mesmo assim eu estava super empolgada com a leitura, porque afinal, é Sarah Dessen, todo mundo fala bem.

Haven é uma garota de quinze anos que teve a sua vida completamente mudada no último ano. Seu pai resolveu largar sua mãe e se casar com Lorna Queen, a "mulher do tempo" (ela trabalha na televisão junto com seu pai e apresenta a previsão do tempo). Sua mãe ficou com o coração partido com isso, mas, com a ajuda da nova melhor amiga Lydia, está melhorando. Sua irmã mais velha, Ashley, está com o casamento marcado para o fim do verão, e tudo em casa gira em torno disso.

Para Haven nada está bem. Além de tudo isso, ela ainda tem de aguentar os comentários sobre como ela está alta em todo lugar, até em seu trabalho, onde as crianças se impressionam com sua altura e comentam descaradamente.

O aparecimento de Sumner (e não Summer como eu pensei até a metade do livro), um dos muitos ex-namorados da irmã, e o único de quem Haven gostava, a trás lembranças de um verão em que tudo estava bem, onde seus pais se amavam, sua irmã ria, era feliz e, ainda por cima, a tratava bem.

"Whenever Sumner was over, everyone came out of their respective hiding places, all of us migrating towards his voice and laughter, or wathever it was that made everyone want to be around him. Ashley was happy and nice to me and things were good that fall as the days turned crisp and sharp and no threat to my parents' marrigage whatsoever."
(Tradução: Onde quer que Sumner estivesse, todos saíam de seus esconderijos e iam atrás de sua voz e risada, ou o que quer que fosse que fazia com que todo mundo quisesse estar ao seu redor. Ashley estava feliz e era legal comigo e o casamento de meus pais não sofria qualquer ameaça.)

Então, eu gostaria muito de dizer que eu amei esse livro, mas eu não gostei muito. A Haven é chata, me irritei profundamente com suas reclamações e tal. A Ashley é super egoísta, tinha horas que dava vontade de bater nela. A melhor amiga dela não tem muito de melhor amiga. E o Sumner parecia sempre muito perfeito (afinal, era como Haven via ele), mas eu não consegui gostar dele. E além disso, a história não teve romance, apesar de já saber disso antes de começar a ler, eu fiquei esperando o tempo todo, e isso me desanimou rs. Enfim, o final foi super fofo, mas a história não me prendeu.

Vou ler os outros livros da autora sim, porque tenho certeza que melhoram bastante (senão ela não seria tão elogiada por todos). Recomendo que leiam o livro para tirarem suas próprias conclusões.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/07/resenha-that-summer-sarah-dessen.html