Her Royal Highness

Her Royal Highness Rachel Hawkins

Resenhas - Her Royal Highness

Lauraa Machado 07/04/2020

Raso, forçado e corrido, um desperdício de uma boa premissa
Sabe, eu já estou cansada de livros YA rasos e forçados com a desculpa de que, se não é para adulto, não precisa ser bem feito. Não aguento mais encontrar livros adolescentes sem substância e com personagens absurdamente bidimensionais, imaturas e dispensáveis, mas é pior ainda quando a ideia por trás da história é boa e você sempre quis um livro como ele. Foi assim para mim. Maior decepção do ano por enquanto.

Não sei dizer qual foi exatamente o problema por trás de tudo. Seria pressa da autora e da editora para lançar os livros dessa duologia? Fica difícil perdoar mesmo se for, porque eu conheço dezenas de autoras que teriam feito um trabalho muito, mas muito melhor com poucos meses, brasileiras inclusive. Se Rachel Hawkins estava sem vontade para escrever o livro, não precisava escrever, sabe? Tudo aqui parece que foi feito só por fazer, sem qualquer envolvimento da autora e possivelmente do editor, o que impede qualquer envolvimento dos leitores. Não tem nada que cative em essa história feita às pressas e com a narrativa mais superficial que eu já vi em muito tempo.

Como é possível alguém ter a premissa de uma garota meio nerd que ama geologia (pelo amor de deus, gente, é a parte mais chata da geografia) ter um romance com uma princesa meio problemática, principalmente quando as duas se odeiam no começo e são obrigadas a dividir um quarto? Estou revoltadíssima pela autora ter jogado essa história fora desse jeito! Todas as cenas incríveis, instigantes e tensas que ela poderia ter criado só pelo fato das duas se odiarem e terem que conviver foram completamente ignoradas. Sempre que tinha alguma oportunidade de um desenrolar mais interessante, a autora resumia mais ou menos em uma cena rápida e cortava para o próximo ponto da história. Deu para ver o descaso e a preguiça de desenvolver as cenas além do superficial e criar uma intimidade maior entre as personagens e também entre o leitor e a história.

Minha frustração aumentou rápido, mas logo desapareceu, porque eu desisti de vez de encontrar qualquer coisa na história que me satisfizesse. Minha nota é exclusivamente pela premissa e por não ter nada ofensivo de verdade no livro.

Sabe, a autora não conseguiu nem criar personagens suficientemente interessantes. Na primeira metade do livro, Flora parece ter doze anos, e não dezessete. Ela é, para ser indelicada e honesta, burra. Simplesmente burra, inconsequente, sim, mas burra também. É diferente você não se importar com nada e querer sempre fazer tudo do seu jeito de você não ter a mínima inteligência para a autopreservação básica de um ser humano. Na segunda metade, Flora magicamente vira outra pessoa completamente diferente, como se tivesse envelhecido anos em poucos dias e sem qualquer desenvolvimento.

O problema é que tudo aqui é clichê, todos os mínimos detalhes basicamente, mas também é tudo raso e passado por cima. A tensão do ódio das duas foi forçada, não teve a menor base e nem deu para eu ficar animada com esse ódio que eu sabia que viraria amor. Todos, absolutamente todos os conflitos e suas soluções neste livro foram forçados, exagerados e nada convincentes. Não sei se a autora não esperava que seus leitores fossem minimamente inteligentes e que fossem exigir um pouco mais do que entretenimento vazio (que aqui nem consegue fisgar o leitor a ponto de ser divertido e realmente entreter), só sei que foi essa a impressão que ela passou.

A protagonista narradora é tão esquecível que quase nem me lembrei de falar dela. E tudo que eu tenho para falar é que não consigo me importar com ela ou com o que acontece com ela. Pelo menos eu tinha algo para comentar sobre a Flora, ainda que fosse uma crítica, né?

Já li fanfics muito melhores do que este livro, com bem mais substância. Definitivamente não teria sido difícil enriquecer essa premissa maravilhosa com uma história que valesse a pena, que tivesse algo a acrescentar à vida dos leitores, algo a dizer, e que ainda conseguiria ser leve, fofa e divertida como esta devia ter sido.

Acho que vou desistir dos livros da Rachel Hawkins daqui para a frente. Este é o quinto dela que eu leio e, de todos, só um deles realmente me cativou. Todos os outros entraram para a lista de decepções. Então, não, eu não recomendo. Ela tem ideias ótimas, sinopses atraentes, e enredos desperdiçados. Chega de frustração, sabe? Cansei.

Nathy 10/09/2021minha estante
AMEEI ESSE LIVRO GEZUIS

lilac 11/09/2021minha estante
eu também!!! elas são perfeitas

Luiza 11/10/2022

Her Royal Highness
Bom. O romance em sí podia ser mais intenso, não entendi muito bem o que fez ela gostar da princesa sem ser pela aparência. É um romance bonitinho.

lena 05/07/2021

Esperava mais
Cara, esse livro tinha tudo pra ser top, mas faltou consistência. Adorei a Millie, achei uma personagem principal legal e fofa, já a Flora me irritou durante boa metade da história, sério, ela era insuportável, só depois que a gente conhece mais dela que fica interessante e tal só que quando isso acontece já tá quase acabando o livro. Outra coisa, o romance demorou milênios pra acontecer e foi tão pouco, esperava bem mais. Me irritou muito que a autora apresentava várias coisas interessante mas no final nem rolava nada, ZERO desenvolvimento, sabe? No geral, é um livro fofo mas que poderia ter sido bem melhor trabalho, pelo menos é uma leitura rápida e divertida.

clara 30/09/2021

gostei mt desse livro, to de ressaca literaria entao demorei no comecinho mas antes da metade pro final eu engoli a história toda e amei muito
flora sua linda te amo

izadora zanetti 31/10/2021

clichê sáfico divertido e levinho
?? tw: traição, consumo de álcool, e menções a morte de parentes e lesbofobia.
?? classificação indicativa: +12 anos

foi um livro gostoso de ler e rapidinho, igual o primeiro, mas achei que não foi tão marcante ou divertido.

a millie, assim como a daisy, é bem engraçada e eu ri bastante com ela, ver como ela lida com uma vida completamente diferente da que ela tá acostumada foi bem legal também.
os amigos dela (que eu não sei como soletra o nome porque foi audiobook kkk) também são divertidos, gostei bastante.
a flora é uma chata pela qual fui criando um carinho enquanto conhecia mais dela, então o desenvolvimento que ela teve foi da hora.

o relacionamento da flora com a millie foi fofo e o desenvolvimento da amizade delas foi bom de acompanhar, mas demorou um pouco pro casal me deixar ??? é um enemies to lovers slowburn gostoso de acompanhar.

igual ao primeiro livro, esse também teve grandes saltos de tempo que aconteciam bem no ápice de algum acontecimento, me deu um desânimo.
o plot também foi empurrado pro final e resolvido em um tempo curto, com alguns furos, fiquei meio incomodada com o jeito que a história terminou.

foi um clichê sáfico legal, divertidinho, bom pra passar o tempo e que eu já sabia que não devia esperar grandes desenvolvimentos, por isso tentei não sei tão crítica com ele.
maisy aparecendo nesse livro ?

Vanessa 05/07/2021

muito fofinho, um otimo romance para ler nas ferias

brenda.eliza 27/06/2021

esse livro com certeza não é o melhor ou mais interessante que eu ja li, mas sem dúvidas conseguiu conquistar meu coraçãozinho la pela metade da historia? se você procura um livro fácil e gostosinho de ler ele é uma boa escolha. flora é com certeza absoluta a melhor coisa do livro, porém esperava um pouco mais de desenvolvimento dos personagens e da situação em que eles estavam.

Cassie 08/08/2021

releitura
eu li esse livro pela primeira vez nesse ano.
eu achei q n tinha como gostar mais desse livro, mas adivinha???? dá sim!!!!!
eu me apeguei ainda mais com os personagens e me atentei ainda mais aos detalhes
resumindo: foi maravilhoso

Lorena 05/01/2021

bem fofinho, gostei bastante. no começo tava achando legal mas nada demais, mas da metade pra frente foi mtooo bom e amei demais todos os personagens.

fealvessouza 08/10/2021

Maravilhoso
Livro muito gostosinho de ler, te envolve e a leitura flui, a história é maravilhosa, zero defeitos.
Virou fav com certeza

ironwzetian 30/06/2021

errr
o livro não é ruim, eu gostei e achei bem rapidinho de ler mas é incrível como um livro desse tamanho me fez passar TANTO estresse. Tive uma relação de amor e ódio com a flora, a millie é legalzinha, a saks é fofoqueira igual a mim então eu gostei muito dela, o relacionamento de flollie é um pouco mal desenvolvido e o final é corrido. Mas é uma leitura leve pra quem quer um livro rapidinho ou pra sair da ressaca

malus2 05/06/2021

eu amo essa trama
Quando o livro envolve realeza ele se torna um dos meus favoritos!! Desde o início eu já amei a Millie, sua história, e como foi parar nessa escola de rico.
E o final foi tão incrível e tão maravilhoso pra mim que se vc gosta de romance vc tem que ler!!

Bia Alper 19/06/2020

Romance de realeza com garotas minha nova religião
Eu comecei o livro amando, no meio queria bater a cabeça da princesa na parede, no final eu tava amando de novo. Eu gosto muito desse conceito de manter a história bem clichê mesmo porque eu amo essas histórias que são eternos filmes de sessão da tarde mas acho que a autora poderia ter explorado mais a personalidade da princesa ao invés de pintar ela como insuportável e depois ir desconstruindo isso. Porém amei. Recomendo.