A Cidade da Chuva Eterna

A Cidade da Chuva Eterna Marco Ratio

Resenhas - A Cidade da Chuva Eterna

Anna Bia 15/03/2019

Uma cidade futurista, cidadãos divididos em castas e tecnologia de ponta. Este é o cenário de A Cidade da Chuva Eterna. Adicione golpes políticos, rebeldes dispostos a derrubar o governo, personagens intrigantes e A Chuva. A incansável e interminável Chuva. Pronto! São esses os artifícios utilizados pelo autor para prender a atenção do leitor a cada página.

O livro não tem aquela divisão específica entre mocinhos e vilões. Alguns personagens não deixam dúvida da posição que ocupam, mas o autor nos mostra que mesmo os que possuem as melhores intenções podem não ser tão bons quanto o leitor julgava. Assim como as ações erradas de outro personagem não o transformam na pior pessoa da história. E é jogando com as impressões e teorias do leitor que Ratio choca ao chegar ao último capítulo.

Esta não é uma leitura fácil. Alguns nomes de personagens foram estrategicamente escolhidos devido à sua origem ou significado, assim como alguns termos utilizados também merecem uma atenção especial e aquela ajudinha do Google. Contudo, mesmo não sendo simples, é uma leitura interessante e que vale a pena.

Confesso que nas partes mais políticas dei uma enrolada na leitura, afinal não é algo que me empolga muito, mas os mistérios apresentados me fizeram querer acabar a leitura em uma sentada. Criei várias teorias que o autor fez questão de derrubar, e cairei no clichê de dizer que me arrependo de ter enrolado um pouco, pois o final é surpreendente! Duvido que alguém tenha imaginado o que, de fato, aconteceu.

site: https://cacadoresdelivro.wordpress.com/2019/03/15/resenha-a-cidade-da-chuva-eterna-marco-ratio/

Bruna.Kelly 07/10/2019

A Cidade da Chuva Eterna -@guardiasdaleitura
O livro conta a história de uma cidade que chove incansavelmente todos os dias e ninguém tem uma explicação para esse fenômeno. A Cidade é dividida em castas e um grande governante, a obra tem vários pontos de vistas.
A história começa quando Rana está na sua casa, olhando a chuva pela janela que não para nunca de cair naquela cidade, quando nota uma criança na rua sem a roupa de proteção contra a chuva.
O que surpreende Rana é que a chuva não toca a criança, o que é muito estranho para quem mora nessa cidade, todos tem medo deste fenômeno o que ele pode fazer com as pessoas. Outro ponto de vista no livro tem os políticos discutindo vários assuntos como a proteção deles, do povo , ataques dos rebeldes e do que a chuva está fazendo com o psicológico das pessoas.
A dúvida é o que eles tem em comum, quem é o vilão ou o mocinho. O que a criança tem de tão especial que a chuva não a toca. E o final é surpreendente é de explodir a mente então leiam de uma chance a esse livro.
? "Aprender requer primeiro admitir ignorância sobre algo. E os jovens são imaturos demais para perceber que são ignorantes, enquanto os velhos são orgulhosos demais para o mesmo".

lairah 07/12/2022

"A questão que resta é: como você lidará com o inevitável?"
Que surpresa boa essa leitura... Recheado de metáforas e reflexões interessantíssimas sobre a condição humana envolta em uma boa camada de mistério que conseguiu me prender desde o primeiro capitulo. O tom político presente no livro é muito forte, e como poderia não ser? Em uma sociedade dividida em uma espécie de castas onde já se nasce com funções sociais bem definidas, sem espaço para "improdutivos". A tecnologia se apresenta aqui como uma ferramenta de controle e destruição onde "verdades" são fabricadas e distribuídas em massa. Durante a leitura não deixei de traçar vários paralelos com o que acontece na nossa sociedade, especialmente nesse ano de eleições. No fim acho que essa é função da literatura, as vezes precisamos mergulhar em um novo mundo pra entender ou voltar a enxergar melhor o nosso. E esse livro foi um ótimo mergulho.

No mais, eu tenho o hábito ler pesquisando o significado do nome dos personagens porque quase nunca eles são escolhidos ao acaso e isso acaba enriquecendo bastante a compreensão da obra, mas nem esse hábito me fez prever os rumos dessa história e eu amei ser pega de surpresa.