Como funciona o Fascismo

Como funciona o Fascismo Jason Stanley

Resenhas - Como funciona o Fascismo

jaque.gondim 13/04/2024

Leitura obrigatória
O fascismo prospera em períodos de ampla desigualdade social e econômica.

Considerando a tendência de aumento desta desigualdade, dado os desafios decorrentes das mudanças climáticas, é essencial compreender os períodos históricos que viveram sob este regime para jamais repeti-los.

Eu realmente espero que a mensagem deste livro seja propagada mundo afora por todos aqueles que, assim como eu, ainda acreditam que o bem prevalece.

roque-la 29/03/2024

Li para a matéria de história! resenha da minha parte:
CAPÍTULO 8: ANSIEDADE SEXUAL

O autor discorre sobre como a politica fascista tem como base os ideais da família tradicionalmente patriarcal, e especialmente, o papel masculino bem estabelecido. Qualquer mínimo desvio desse fundamento, é considerado uma ameaça à tradicionalidade e necessário ser combatido.

A ansiedade sexual, portanto, se comporta, em prol da ?segurança social?, como o pânico ocasionado pelos desvios da família tradicional, uma suposta ameaça potencial de agressão sexual, tática de propaganda fascista que se baseia em um falso escândalo.

Um exemplo é quando ?o governo alemão divulgou fantasias raciais de violação em massa de mulheres brancas por homens negros como meio de combater a ocupação francesa?. Hitler propagava a conspiração de que os judeus usariam soldados negros para violar mulheres arianas puras, com o objetivo de destruir a ?raça branca?.

A prática de linchar minorias justificava-se na defesa de defender a raça ariana, as crianças brancas alemãs, a pureza das mulheres americanas brancas (como na teoria conspiratória alegada pela Ku Klux Klan na década de 1920).

Essa propaganda beira os dias atuais, de maneira mascarada, mas tão viva quanto nos meados do século XX. O autor cita que nos Estados Unidos, há uma ?enxurrara de propaganda vinculando grupos de imigrantes ao estupro?. O governo de Trump criou um pânico moral proposital sobre o perigo social que os refugiados apresentam para as meninas brancas americanas, um pânico que não ira salientar rapidamente.

Stanley também menciona o projeto de lei aprovado pela Assembleia Geral da Carolina do Norte, Bathroom Bill (Projeto do Banheiro), ?a lei exige que pessoas transgêneros devem usar o banheiro do sexo de nascimento?. Todo o debate acerca do tema teve como base a possível ameaça representada pelas meninas transexuais a meninas cisgêneros, relatando pessoas transexuais como prováveis predadores sexuais.

Ao final do capitulo, o autor reafirma a importância da família patriarcal para a ideologia fascista, ?o líder fascista é análogo ao pai patriarcal, o ?CEO? da família tradicional?. A intenção fascista com a ansiedade sexual é acatar - de forma implícita - a liberdade e a igualdade, sendo as ?ameaças fundamentais? pessoas LGBTQIA+, pessoas racializadas, imigrantes e entre outros grupos minoritários.

A partir do momento em que o posto masculino pode ser ameaçado do centralidade politico-social, é preciso intervir.

CAPÍTULO 9: SODOMA E GAMORRA

Para maior contextualização, o autor descreve ?Sodoma e Gomorra são os pontos de referencia bíblicos para a fonte de ansiedade sexual, em que a homossexualidade, a mistura racial e outros pecados contra a ideologia fascista têm maior probabilidade de ocorrer?.

Nesse ínterim, podemos classificar esse capítulo em dois tópicos: a cidade e o rural.

A cidade, no imaginário fascista, é a fonte da cultura corrompida, geralmente ocasionada por judeus e imigrantes. Ou seja, os centros urbanos são uma ameaça ao fascismo, justamente por ser o lugar que mais apresenta as ?ameaças fundamentais?.

É considera o local de taxas de natalidade em declínio, o que é visto muito negativamente na cosmovisão fascista. São empreendimentos coletivos onde as pessoas confiam e dependem do Estado (para o fascismo, o Estado é um inimigo, ele deve ser substituído pela nação, os indivíduos autossuficientes) para sobrevivência e conforto, a população das cidades tinham um humanismo mais avançado do que os das zonas rurais.

Diante disso, Hitler em ?Meio Kampf? criou o discurso de que as populações minoritárias que vivem nas cidades são ?parasitas? do trabalho honesto das populações rurais, ?a preguiça das minorias nas cidades só pode ser curada se elas forem forcadas ao trabalho duro?.

Já as localidades rurais, em contra partida, representam os verdadeiros valores da nação e a fonte do sangue puro - que não deve ser poluída por sangue exterior, pelos imigrantes. ?As atitudes em relação aos imigrantes formam um dos maiores abismos entre as cidades dos Estados Unidos e as comunidades rurais? afirma o Washington Post.

O fascismo sublinha os danos direcionados às áreas rurais via a globalização, que privilegia as áreas urbanas. Alem dos misticismos clássicos fascistas, como a ideia de os trabalhadores rurais pagarem para ajudar os urbanos preguiçosos, as falsas afirmações que aumentam o ego dos que se privilegiam do fascismo. A partir da retórica ?anticidade?, quanto maior o discurso fascista, mais inclinada sua base vai às localidades rurais.

CAPÍTULO 10: ARBEIT MACHT FREI

Tradução do titulo desse capítulo: o trabalho liberta. Slogan dos portões de Auschwitz e Buchenwald.

O autor aqui utiliza os termos ?nós? e ?eles?, respectivamente, os membros da nação escolhida e os preguiçosos, os que carecem de uma ética trabalhista - lembrando que o ideal fascista é totalmente meritocrático [?trabalho duro, iniciativa privada e autossuficiência?]-, os que são criminosos e querem viver da generosidade do Estado. Essa dicotomia de ?nós? e ?eles? também apresenta a noção de ?trabalho duro? versus ?preguiça?, ?cumpridores da lei? versus ?criminoso?, assim como discorre Stanley.

A solução fascista se baseia na desarticulação do Estado e substituição pela nação. Bem como, a nação nao deve se portar se acordo com o mecanismo de ?bem-estar social?, que, segundo Hitler, ?priva os indivíduos de sua capacidade de independência econômica?.

A socióloga Hannah Arendt diz que essa irrealidade fascista de ?eles? e suas características caminha pra uma realidade que canoniza essa afirmação, posiciona como um fato. Os históricos de politicas racistas moldam a maneira que o inferiorizado age, sendo ele sempre submetido à brutalidade, não há outro caminho a não ser legitimizar-se de maneira estereotipada. Dessa forma, atingindo o objetivo que o fascista deseja.

Os sindicatos também estão na mira fascista, eles combatem a desigualdade econômica, ação contraria da ideologia fascista, que motiva o ressentimento econômico com o objetivo de causar discórdia popular, enquanto o sindicalismo protege a população desse tipo de incerteza econômica.

Por conseguinte, o fascismo é antissindicalista com o fito de manter a hierarquia racial branca - derivada do darwinismo social, ?valor individual que dá estrutura à hierarquia fascista? e impedir a solidariedade entre raças, religiões e etc.

Os chamados ?dignos de vida? são os que contribuem para a sociedade através do trabalho. Se é necessário o apoio do Estado ara sua sobrevivência, é indigno. Hitler se baseia em dois princípios: principio da democracia - o da destruição -, e o principio da autoridade do individuo - o da realização.

CAPÍTULO 11: EPÍLOGO

Por fim, o autor sintetiza todos os fatos mencionados, ?os mecanismos da política fascista apoiam-se uns nos outros, tecendo um mito de diferenciação entre ?nós? e ?eles?, com base num passado fictício romantizado, em que há ?nós?, mas não ?eles?.

O autor também esclarece a noção de que a ameaça da normalização fascista é real, e que no imaginário popular, o ?normal? se qualifica como benigno; no entanto, essa sensação intuitiva não é confiável.

Os mecanismo fascistas estão por toda a parte e mascarados de todas as maneiras, essa ?normalização? faz parecer ordinário o que é extraordinário, tolerável o que é extremo. ?A palavra ?fascista? adquiriu um matiz de extremismo, como se fosse alarme falso?, o que parece um exagero para quem pontua esse fato, mas não é.

Por essa razão, é mister compreender o significado e razão por trás do fascismo, bem como suas táticas variadas, e é esse o fim que Jason Stanley propicia a este livro.

Marcelo 04/02/2024

Excelente leitura, uma obra importante para o entendimento do fascismo e das táticas usadas para se infiltrar na sociedade, ganhar adeptos e assim consolidar e expandir seu domínio.

Douglas Ferrari 01/02/2024

Um bom livro, tirando alguns erros contraditórios ele pode ser aproveitado, erros que confundem um pouco o que e nazismo x comunismo, como se fossem a mesma coisa (isso logo no inicio do livro).

Caikoski 15/01/2024

Só faltou mencionar uma palavra
Jason descreve de modo acertado os pilares do Fascismo, auxiliando uma caracterização e trazendo exemplos.

Minha crítica ao livro é a mesma normalmente feita a outros livros de tendência liberal, como "Como as Democracias Morrem", que é o fato de o autor não despender parágrafos para criticar a raíz do nascimento e manutenção dos Fascismos no mundo, que é o Capitalismo.

Além disso, apesar de fazerem anos que li, lembro bem de Stanley apenas mencionar em 2 curtos parágrafos o papel de grandes empresários no financiamento e manutenção dos movimentos de extrema direita.

Claro, quando você talvez está preocupado se vai receber ou não elogios do The Guardian ou New York Times, sobra mesmo bem pouco espaço para críticas realmente profundas.

No mais eu realmente acho o livro ponderado acerca do tema, diferente de livros desonestos como "Como as democracias Morrem", "Sápiens" e outras dezenas de famosinhos por aí, é um que vale a leitura.

GlAucio.Carlos 23/12/2023

Livro com conceitos simples, direto e objetivo!
Ótimo livro para quem procura ter um entendimento objetivo e concreto sobre o fascismo. Entender como ocorre essa relação de manipulação das massas e a crença de que o inimigo é sempre o outro! Recomendo como leitura inicial sobre o assunto!

Guilherme Alves 10/10/2023

Manual para identificação de regimes fascistas
Após pesquisar bastante em outros meios como YouTube e alguns canais recomendaram a leitura desse livro decidi dar uma oportunidade e o coloquei na minha fila de leituras.
O livro trata de 10 características estruturantes do fascismo, características estas que foram encontradas nos regimes nazifascistas do século passado e nos atuais regimes nacionalistas de ultradireita, em países como Estados Unidos, Hungria e Turquia.
Infelizmente o li com alguns anos de atraso, já que o governo Bolsonaro também se encaixa em vários pontos destacados no livro, sistematizando a compreensão das razões de ter sido um governo com políticas fascistas.

Ionara Santos 13/09/2023

UM LIVRO NECESSÁRIO PARA TODOS OS CIDADÃOS DO MUNDO
Um livro grandioso!
Escrito por um excelente e renomado autor, onde construiu-se uma descrição perfeita de acontecimentos históricos onde a presença do fascismo era prioridade.
O interessante dessa edição é que nem tem o Brasil, mas eu vivi a história me recordando de momentos que nós passamos. E sim, tentaram e introduziram o fascismo aqui da maneira mais comum e óbvia de todas.

Mas ainda surgiram aqueles para tentar driblar.

Por isso o livro se torna relevante, porquê você, caro leitor, vai conhecer as características e vai me dizer se dar ou não para na próxima edição ter a nossa história se di contada como um dos países que tentou o fascismo.

Ser fascista não é motivo de orgulho.
Não é ter amor pela nação.
Nem tampouco se importar com família e sociedade.

POR FAVOR, leiam mais ??

Louie.Schafer 25/08/2023

Necessário
é assustador pensar que esse tipo de coisa está acontecendo cada vez mais na nossa realidade, além do fato de que as pessoas não parecem se importar muito.

Lucca 11/08/2023

LEIAM ESSE LIVRO
Este livro é extremamente crucial para o entendimento da nova onda fascista no século 21
Principalmente para entender como a extrema direita na imagem do Bozo lixo tem se usado para tentar usurpar o poder
Demonstrando didaticamente a forma como ele tem atuado através dos aparatos tecnológicos atuais, mas evidenciando o quanto as lógicas de suas estratégicas permanecem semelhantes aos os movimentos fascistas do começo do século
O autor consegue ser bem claro e demonstrar com fontes!!!! os seus embasamentos
Confesso que senti falta de uma crítica mais profunda ao capitalismo, pois é impossível de separar o fascismo do capitalismo
Já que quando o capitalismo entra em crise, o fascismo é saída de emergência para burguesia se manter no poder
Mas no geral é um ótimo livro
Ótimo para aqueles que querem entender, mas não sabem por onde começar
Leiam este livro

Aí sim hein
Acho q vc vai curtir

Bella 05/08/2023

A política do ''nós'' e ''eles''
Incrível. Sério. Eu sempre quis achar um livro de política sem poluição que pudesse trazer com clareza seus objetivos e este livro esbanjou conhecimento de forma didática. Super recomendo. Conhecimento nunca é demais.
Ouvi o audio desse livro, mas estou querendo comprar pra poder ler com mais calma e rever ideias porque o autor trouxe fatos com história, sociologia e filosofia política tudo em um livro só e é muita informação, mas que nos mostra que há, ainda hoje, traços e talvez mais que traços do fascismo não só no Brasil, mas em muitos países.

Diogo Crema 24/07/2023

O que é Fascimo?
Como funciona o fascismo, a política do "Nós" e "Eles" de Jason Stanley (2018)

Jason Stanley, realiza um estudo visceral, fascinante e atualíssimo, que demonstra como Estados democráticos e idéias liberais estão sendo traiçoeiramente seduzida pelo canto da sereia da liderança

COMO FUNCIONA O FASCISMO: NOTA 8,0/10

CharlesSouto 22/07/2023

Termino aqui uma leitura e tanto. Penso, fundamental para os dias de hoje.

Depois dessa obra o que antes entendida, ou melhor, não entendia passou a fazer um pouco mais de sentido.

Não me parece (como já desconfiava) que esse estado de coisas no qual estamos enredados seja fruto de desinteligência ou falta de propósito. O que está em curso por aqui não só segue uma cartilha muito bem dada como faz coro com inciativas similares de outras nações.

"Um princípio central da política fascista é que o objetivo da oratória não dever ser convencer o intelecto, mas influenciar a vontade." Jason Stanley, em Como Funciona o Fascismo

... que finaliza seu livro de maneira brilhante "Recusando-nos a ser enfeitiçados pelos mitos fascistas, permaneceremos livres para mobilizar uns aos outros, todos nós falhos, todos nós parciais em nosso pensamento, experiência e compreensão, mas nenhum de nós demônio."

kezya araujo 15/07/2023

Um livro pra nos fazer entender de forma simples um pouco do fascismo, como ele opera, se cria, se constroi e destroi uma sociedade justa. Ler esse livro após os últimos 04 anos que tivemos nno Brasil, nos faz perceber muitas coisas iguais q aconteceram aqui e mais que isso, agradecer pq esse projeto foi parado à tempo.

Maya 23/06/2023

Difícil entender tanto egoísmo e senso de superioridade dessa parcela de pessoas do mundo. É muita crueldade.