Como funciona o Fascismo

Como funciona o Fascismo Jason Stanley

Resenhas - Como funciona o Fascismo

Paula.Andressa 25/10/2021

Como funciona o Fascismo
É um livro muito importante, que aborda de forma didática o fascismo, e apresenta como ele costuma se apresentar na sociedade, a partir de "opiniões" e ações veladas. E é impressionante como parece um retrato do Brasil hoje.

Flávio 21/09/2021

Se vc quer saber o que está acontecendo, leia este livro!
Somos ingênuos quando falamos em política, existem segredos em cada sistema político, governos impõem sua ideologia ao povo. Mas neste livro o autor escancara um sistema perigoso que não ficou lá no passado com o Mussolini ou com Hitler, está bem vivo atualmente... Hoje no Brasil muitos passam fome e necessidades, mas para a nossa surpresa, ainda defendem o governo Bolsonaro, por loucura? Por ideologia? Religiosidade?
Neste livro, encontramos as respostas.

isah . 11/09/2021

?Aqueles que se beneficiam de grandes desigualdades tendem a acreditar que conquistaram seu privilégio, uma ilusão que os impede de ver a realidade como ela é.?

Valéria 24/08/2021

Bom
Para tempos difíceis em que a democracia está sendo questionada e colada em jogo, boa opção.
Boa leitura.

Clara.Andrade 11/08/2021

Surpreendente
Vou ser logo honesta pensei que ia ser aqueles livros que aborda o assunto mas no básico mas não ,ele aprofunda no assunto e me fez sair da minha ressaca literária( eu agradeço muito )
Eu sempre gostei de livros que falam sobre a realidade que vivemos e crítica sobre.
Ele fala sobre o fascismo do Hitler e Mussolini , tem outros que ele cita também com essa linha mas ele traz para o presente e aprofunda ,tipo alertando que ainda existe e avisa que tem grupos ,partidos que ainda apoia o que me deixou passada com o caso da França)
Me surpreendi quando citou Black lives matter e pude entender mais o que acontece na população negra no EUA e porque ainda julgam e marginaliza até hj .
E concluindo , recomendo para todos querem aprofundar sobre o tema mas com tempo moderno , então pegue e vá ler imediatamente.

Drahcir.Arierom 28/07/2021

Livro interessantíssimo sobre as táticas e as consequências das políticas facistas. Ajuda a entender a mentalidade facista. Bem atual. Vi muita semelhança sobre o modo de pensar facistas e o modo de pensar de parte da população brasileira que resolveu, por assim dizer, sair do armário nos últimos anos. Concluindo: políticos facistas só conseguem chegar ao poder e se manter lá se houver um número expressivo pessoas receptivas ao seu discurso. Recomendo a leitura.

Siliane 25/07/2021

Nota 10/10
A política do "nós" x "eles".
As dez características principais de governos/políticos/discursos facistas são exploradas e exemplificadas no decorrer do livro.
Vale muito a pena a leitura

Bruno 15/06/2021

"O que a normalização faz é transformar o que é moralmente extraordinário em ordinário. Isso nos torna capazes de tolerar o que antes era intolerável, fazendo parecer que é assim que as coisas sempre foram."

Nathan Oak 06/06/2021

O movimento fascista democrático
O movimento fascista não se findou nós confins da Itália na segunda guerra mundial, ele está vivo hoje, nos governos contemporâneos. O autor demonstra como o fascismo se manifesta, em dez características indispensáveis para sua existência, relacionando história e cultura de países democráticos e como eles podem ser o palco para o florescimento de políticas fascistas. O autoritarismo ganha adeptos, nenhuma nação está imune.

Myy 04/06/2021

De fácil entendimento pra qualquer um...
Tem uma escrita menos carregada de nomenclaturas e confesso que ao ler assim e passar a ter noção da dimensão e da realidade do que envolve e do que nos rodeia... chega a ser assustador. Devemos sempre lutar contra esse tipo de governo e realidade.

Talvanes.Faustino 23/05/2021

Para compreender o governo Bolsonaro
O livro foi escrito por um filósofo dos EUA, sobre o governo Trump, entre outros governos pelo mundo.

Mas para os brasileiros, o livro caí como uma luva para compreender o governo Bolsonaro e suas raízes históricas, que remontam ao nazismo na Alemanha, passando pela Ku Klux Kan nos EUA, ao longo dos 10 capítulos vemos posta a nu a política fascista que tem orientado as nações de várias partes do mundo. Num momento de crise do capitalismo e de seu sistema liberal, o fascismo é a saída da classe dominante, pra manter seu status.

Mark Nascimento 04/05/2021

Didático e esclarecedor
A temática, por si só, já chama a atenção. O termo "Fascismo" vem tendo muita visibilidade desde as eleições de 2018 no Brasil (por que será??), e para pessoas que querem conhecer a fundo o que esse termo representa, esse livro é mais do que indicado.

O livro aborda temas como propaganda, um passado mítico, ansiedade sexual e outros aspectos que rodeiam o fascismo.

A escrita de Stanley é muito digerível, e qualquer um pode ler sem se barrar com nomenclaturas muito academicistas.

No tempo em que vivemos, saber do passado e o que veio com ele é fundamental, e a democracia é frágil, temos que defendê-la.

Paulinho 24/04/2021

Assustador e necessário
É impressionante a maneira que o autor nos faz relacionar figuras como Bolsonaro, Trump e LePen à Salazar, Franco e Mussolini. O fascismo é uma doutrina que nasceu na Itália na década de 20, porém se mantém presente em diversos países tanto desenvolvidos quanto subdesenvolvidos nos dias de hoje, surgindo com força em momentos de crise ou medo entre a população.

João Sales 21/04/2021

Fascismo
A obra detalha as principais bases do discurso, estratégia e da ideologia fascista. Impossível ler e não fazer diversos paralelos com o atual governo brasileiro.