Como funciona o Fascismo

Como funciona o Fascismo Jason Stanley

Resenhas - Como funciona o Fascismo

Laura.Ghedini 12/05/2022

Nada que desconhecemos
O livro é bem incisivo e da bastantes exemplos dos 10 pontos característicos do fascismo.
Muitos são bem conhecidos e aplicados atualmente, mas muitos - como eu, por exemplo - não sabiam que era um ponto essencial do fascismo.
E uma afirmação óbvia: como esse ?governo? brasileiro de 2018 aplica piamente esses pontos e tem gente que cai que nem b05t4 no chão (ou finge que está sendo enganado quando sempre pensou o mesmo).

cinthyaarruda 04/05/2022

É um choque de realidade em formato de livro. Tem todos os caminhos descritos de como chegamos a esse momento político e como podemos nos mobilizar sobre. É assustador ver como o cenário foi se modificando só longo dos anos e seguindo passos de uma receita que tem por objetivo privilegiar alguns e omiprir a maioria.

Levizin 22/04/2022

Não é exagero
"Tentei, nas páginas deste livro, explicar sua estrutura para que ele(o fascismo) possa ser reconhecido e combatido"

Esse é o trecho que melhor descreve o livro, que retrata com exemplos bastante atuais como o fascismo ascendeu no século passado e aparece novamente nos dias atuais. Mesmo que os objetivos sejam diferentes de antes, continua sendo uma ideologia perigoso, principalmente para grupos minoritários, e num país com tanta diversidade como o Brasil a leitura deste livro contribui para identificar e combater fascistas. O que mais me chama atenção é como essas estratégias fascistas são facilmente identificadas no Brasil, e como o autor diz no prólogo, não é exagero expor essas estratégias como atitudes totalitárias. A linguagem simples me fará recomendar essa obra a todos antes das eleições.

Isa 21/04/2022

Ótimo livro para identificar características marcantes de governos fascistas para que não deixemos que pessoas ou partidos com viés fascistas cheguem ao poder por vias democráticas, pois pode ser o fim da democracia. Contudo o livro é muito focado na situação dos Estados Unidos, e a maior parte dos exemplos são estadunidenses ou europeus, senti falta de uma expansão maior para outro governos, principalmente os da América Latina.

Felibalex 18/04/2022

Uma leitura alarmante
O livro é incrível. Mesmo depois de vários anos após a escrita ele continua atual. É possível fazer paralelos com o atual momento político do Brasil e levantar vários pontos para discussão sobre as táticas de manipulação do governo Bolsonaro com a população brasileira. Incrível e necessário. Recomendado.

emy 30/03/2022

?Perguntas inquietantes definem nossos tempos...?
Livro simplesmente incrível, muito esclarecedor, leitura muito fácil e fluida. Me ajudou a entender melhor várias coisas. E uma coisa que eu gostei muito no livro é que ele trás vários exemplos que aconteceram em vários países para ilustrar melhor alguns conceitos e também várias pesquisas feitas por cientistas, e eu achei isso muito legal. Enfim, amei a leitura, e esse livro se mostra extremamente necessário nos dias atuais.

?Os desafios que enfrentaremos são enormes. Como manter um senso comum de humanidade, se o medo e a insegurança nos levarão a fugir para os reconfortantes braços da superioridade mítica, numa busca vã por um senso de dignidade? [...] Recusando-nos a ser enfeitiçados pelos mitos fascistas, permaneceremos livres para mobilizar uns aos outros, todos nós falhos, todos nós parciais em nosso pensamento, experiência e compreensão, mas nenhum de nós demônio.?

Myria.Viana 12/03/2022

Necessário
Não irei mentir que essa leitura me assustou, por ter encontrado nela inúmeras semelhanças de conduta que temos vivido no atual governo. O que me fez querer que todos lessem esse livro para entender um pouco sobre o fascismos e o quanto somos massa de manobra quando não buscamos nos informar com conteúdo confiáveis. Não me tornei expert com essa leitura, mas me fez abrir mais os olhos quanto minhas escolhas e conduta.

Vinicius.Chiquito 05/03/2022

Movimento / conceito / doutrina
Stanley descreve de forma descomplicada um "manual" de operação e conduta do Fascismo e seus "fascistas". O livro pontua e faz referência a eleição e governo de TRUMP, isso me ajudou a compreender e enxergar melhor o "movimento de grupos fascistas".
Característica marcante do tema/assunto é o fato de conseguir (opinião pessoal) enxergar que o fascismo é atemporal e não respeita fronteiras, conseguimos enxergar condutas fascistas em vários líderes e governos no mundo todo. Triste, porém muito real.
Super indico o livro.

julia.cout 27/02/2022

"Elementos fascistas podem surgir até em democracias". A semelhança com alguns acontecimentos no governo brasileiro é chocante. O livro é bem fluído e tem linguagem simples.

Lilian 18/02/2022

Esse livro trata de um contexto histórico muito recente na história norte-americana. Incrível, dá brasileira também. Esse livro é muito necessário... todos deveriam lê-lo. É uma literatura que nos traz dor, mas nos traz esperança. Assim como pode, pode melhorar também, o conhecimento, a educação, nos trará o melhor. Tenho esperança...

Cachamorra 23/01/2022

Uma ótima leitura para 2022
O livro é curtinho. Mas, é excelente para entender o que foram esses últimos quatro anos.

O autor escreve em um texto direto e suave as estratégias do fascismo contemporâneo de chegada ao poder. Assim como, um comparativo sobre o fascismo e o nazismo do passado e o atual.

Faltou uma avaliação econômica sobre o assunto, em momento algum o autor explora que a Burguesia/ capitalismo apóia e usa os movimentos fascistas para rechaçar a oposição mais a esquerda. O autor tem dificuldade (ou é proposital esse erro?) inclusive de explorar a oposição dos movimentos de esquerda radical, na oposição aos fascistas.

Apesar disso, o livro merece ser lido.

rafaelimbiriba 08/01/2022

Para entendermos como o fantasma do fascismo assola o mundo!
Esse livro mostra muito bem a onda fascista/extrema-direita que vem assolando os mais diversos países do mundo como os EUA, Polônia, Hungria, Turquia e Mianmar. Ele divide em capítulos as principais características ideológicas do fascismo e detalha de maneira bem didática todas elas. Isso torna a compreensão do que estamos vivendo no Brasil, com o Bolsonarismo, com muito mais facilidade. Tudo faz muito mais sentido quando você começa a ler e comparar com o nosso país em alguns tópicos.

Dirtyharry82 05/12/2021

Alertas à sociedade
A obra do professor Jason Stanley, em que pese basear-se essencialmente na experiência contemporânea estadunidense, apresenta elementos contextuais e argumentativos que podem servir de embasamento para a compreensão de outras experiências de extrema-direita pelo mundo.
É inevitável não ler com angústia cada um dos dez passos que integram a ideologia fascista e não enxergar a própria experiência brasileira na atualidade. Além disso, a obra percorre cada um destes passos de forma simples e didática, indicando o modus operandi através do qual o fascismo infiltra-se na sociedade e nas instituições.

Anderson 30/11/2021

Explicativo e agressivo
Apesar de maçante e repetitivo em algumas partes é uma leitura de extrema importância, pois cobre o ressurgimento de políticas fascistas e suas metodologias no mundo atual. Ressaltando assim os perigos para a manutenção e desenvolvimento da atual e futura sociedade.