Como funciona o Fascismo

Como funciona o Fascismo Jason Stanley

Resenhas - Como funciona o Fascismo

Vinicius 12/03/2020

O mundo corre perigo!
Este livro é maravilhoso e esclarecedor, certamente um dos melhores sobre política.

Partidos nacionalistas de extrema-direita surgem e crescem em muitos países ao redor do mundo, e com eles vêm um conjunto de ideias retrógradas e preconceituosas. Esses governos não estão interessados em melhorar seus países de modo concreto. Querem apenas tomar o poder e destruir direitos conquistados de grupos dos quais discordam. Como o atual governo fascista da Polônia, que eliminou do currículo escolar qualquer menção à educação sexual e limitou o acesso à pílula do dia seguinte. Eu poderia escrever 20 páginas só com os retrocessos desses países com governos fascistas.

“A política fascista não conduz necessariamente a um estado explicitamente fascista, mas é perigosa de qualquer maneira.”

O livro conta com dez capítulos que explicam os dez pilares do fascismo e lendo vemos que todos foram erguidos no Brasil com o atual (des)governo de bolsonaro. Esta obra se tornou um dos meus livros de referência sobre o mundo.

Todos os exemplos a seguir fazem parte de algum pilar do fascismo:

O presidente Bolsonaro determinando que militares celebrem o golpe de 64, com pessoas afirmando que “naquela época que era bom” e pedindo intervenção militar, quando em novembro de 2018 o SBT reviveu o slogan da ditadura “Brasil ame-o ou deixe-o”, O governo cortando verbas das universidades federais, Bolsonaro mentindo em uma entrevista dizendo que universidades públicas não fazem pesquisas, o ministro da educação falando que nas universidades existem plantações extensivas de maconha e laboratórios de química são usados para fabricar drogas sintéticas, censura a livros, dizer que tinham sido as ONGs que colocaram fogo na amazônia e a prova disso? Justamente a falta de provas, as falas esdrúxulas da ministra Damares que são tantas que nem preciso citar nenhuma, etc, etc, etc e muitos mais, etc.

Recomendo assistirem o vídeo do meteoro Brasil intitulado: como funciona o fascismo (no Brasil). Serviu de inspiração para essa resenha, que a propósito explicaria detalhadamente como todos os pilares do fascismo foram instalados por aqui, porém, a resenha ficaria enorme, com mais de 9 mil palavras então optei por essa versão resumida. Isto tudo aqui é apenas a ponta do iceberg o livro tem muito, muito mais.

Hoje existe no Brasil um verdadeiro culto a ignorância. Que os democratas desse país e nossas instituições resistam a esse governo fascista e com viés autoritário, vai levar anos para reconstruir tudo que está sendo destruído.
Fernanda 13/03/2020minha estante
Muito bom, fiquei com vontade de ler após a resenha!

Vinicius 13/03/2020minha estante
É realmente espetacular! ele fala um pouco sobre a política de encarceramento racial em massa nos EUA, sobre o patriarcado está no cerne do fascismo, etc.

Fernanda 13/03/2020minha estante
Muito legal, já coloquei na lista!

Vinicius 13/03/2020minha estante
Eu vi :)

Hargent 18/06/2022minha estante
Sem contar que a escrita é perfeita, não fica enrolando e é super fluido.

DAN LIMA 07/09/2022

Sejamos vigilantes
L&PM-208 páginas-Tradução: Bruno Alexander-2018

Sabe aquele tipo de leitura que vai tirar você da zona de conforto e impactar por muito tempo na sua mente. Pensou? É essa aqui literalmente.
A sua narrativa é instigante quando começa a adentrar pelo universo do que realmente o fascismo é e o quanto ele tem a capacidade de contaminar as massas desinformadas.
Foi escrito durante o governo Trump, ex-presidente dos EUA, alertando sinais diferentes de como as pessoas estavam sendo atingidas pelos meios de comunicação da época, e de acontecimentos estranhos sendo provocados para o rompimento de uma causa maior. Esses acontecimentos são pertubadores. Só lendo pra compreender a fundo.
Com um desenvolvimento envolvente, relatando acontecimentos escusos da época; em paralelo, fatos históricos mostrando casos da Segunda Guerra Mundial, do Nazismo de Hitler, do Fascismo de Mussolini, e referências que deixam o leitor aterrorizado e, ao mesmo tempo, sem acreditar que aconteceu de verdade. Que livro!!!
Serve de alerta do quão pode ser temeroso e de consequências incalculáveis ter um líder idolatrado com pensamentos não democráticos, de atitudes fascistas para usar como instrumento político para ludibriar seu povo e permanecer no poder.
O grande ensinamento que se pode tirar da obra é que se não aprendermos com o passado, vamos repetir no futuro. Isso seria brutal.

LEIA PORQUE: ;-)
É um meio de conhecer mais a fundo diversas perspectivas que ameaçam a democracia no seu contexto geral.

EXPERIÊNCIA COM A OBRA: ;-)
Percebi que no âmbito político, de fato, não há limites para obtenção do poder quando se quer permanencer em definitivo nele.
Um ponto negativo: folhas brancas.

RECOMENDAÇÃO: ;-)
Leitura obrigatória para quem é amante de história, jornalismo, comunicação.

Douglas Ferrari 01/02/2024

Um bom livro, tirando alguns erros contraditórios ele pode ser aproveitado, erros que confundem um pouco o que e nazismo x comunismo, como se fossem a mesma coisa (isso logo no inicio do livro).

Otávio - @vendavaldelivros 17/08/2022

“A ideologia fascista, então, aproveita a tendência humana de organizar a sociedade hierarquicamente, e os políticos fascistas representam os mitos que legitimam suas hierarquias como fatos imutáveis.”

Que o Fascismo foi um regime totalitário que comandou a Itália dos anos 30 e 40, nas mãos de Benito Mussolini, é provável que você já saiba. Vencido na Segunda Guerra Mundial, o Fascismo como forma de governo e poder nunca mais teve voz e vez na sociedade moderna. Com Mussolini e seus seguidores morreu o Fascismo. Será?

Publicado em 2018, “Como funciona o Fascismo”, do professor de filosofia da Universidade de Yale Jason Stanley, tem como objetivo mostrar como o fascismo é muito mais do que o regime do começo do século XX, mas uma série de mecanismos e ferramentas que são aplicadas até os dias de hoje, por diversos governos com tendências totalitárias.

É importante salientar isso, já que Stanley não escreve um livro de História aqui, pelo menos não um que fale sobre a origem de Mussolini, seu regime e seu séquito. É na política do “nós” e “eles” e em suas implicações na sociedade atual que se baseia o autor. O fascismo enquanto ideologia, enquanto modo de agir e de planejar ações, é muito mais perigoso. É método e, infelizmente, é nítido e claro como esse método foi utilizado também por aqui, mesmo com o autor não fazendo nenhuma referência ao Brasil.

Do passado mítico ao Anti-intelectualismo, Stanley traça as diretrizes utilizadas por políticos e profissionais de propaganda, que se alinham ao totalitarismo e ao ódio travestidos de conservadores, e usam de suas pautas moralistas para chegar ao poder. Mesmo não citando o Brasil, é doloroso ler cada página desse livro e identificar práticas que foram e estão sendo adotadas por aqui diariamente.

Mais do que elucidar o gigantesco problema que é enfrentarmos o fascismo hoje em dia (quando o método usa tão bem as redes sociais) Jason Stanley nos ajuda a compreender os rumos que nossa sociedade tomou e o que precisa ser feito para que continuamos no caminho de construir uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária.

Bruno 15/06/2021

"O que a normalização faz é transformar o que é moralmente extraordinário em ordinário. Isso nos torna capazes de tolerar o que antes era intolerável, fazendo parecer que é assim que as coisas sempre foram."

Dalmon 06/07/2020

Uma necessidade atual
Conhecer os braços do fascismo para nunca cair neles. É assim que o autor consegue explicar como os adeptos do fascismo reúnem um espírito de uma nação mítica, criam um inimigo externo e se vitimizam para cercear uma população fragilizada economicamente. Bem claro nos conceitos e na base a qual o fascismo se apoia, Stanley fez um excelente trabalho.

Aninha 23/04/2020

Daqueles livros que os brasileiros deveriam ter lido em 2018 rs

Tirso 03/08/2020

Fácil, rápido e incrivelmente esclarecer!
A utilização dessa expressão com tanta frequência na atualidade levanta o questionamento se realmente entendemos seu significado. Apesar do foco da obra ser o governo Trump nos Estados Unidos, o autor tem o cuidado de trazer reflexões e informações sobre como esse modelo está se movimentando em outras nações (principalmente na Europa) recentemente. As características o Fascismo ficam claras e permitem levantar vários questionamentos sobre o momento em que o Brasil se encontra. Magnífico!

Mark Nascimento 04/05/2021

Didático e esclarecedor
A temática, por si só, já chama a atenção. O termo "Fascismo" vem tendo muita visibilidade desde as eleições de 2018 no Brasil (por que será??), e para pessoas que querem conhecer a fundo o que esse termo representa, esse livro é mais do que indicado.

O livro aborda temas como propaganda, um passado mítico, ansiedade sexual e outros aspectos que rodeiam o fascismo.

A escrita de Stanley é muito digerível, e qualquer um pode ler sem se barrar com nomenclaturas muito academicistas.

No tempo em que vivemos, saber do passado e o que veio com ele é fundamental, e a democracia é frágil, temos que defendê-la.

Daniel1906 31/07/2022

Como Funciona o Fascismo
Melhor livro que li (até o momento) dessa temática de risco a democracia e/ou ascensão da extrema direita.
Jason Stanley vai elencando, capítulo a capítulo, as principais características do fascismo em diversos regimes e momentos onde esse pensamento esteve proeminente em diversos países ao longo dos últimos 3 séculos.
Constantemente são feitos paralelos com o momento atual dos EUA (país do autor) e de outros países.
Infelizmente não tive como não notar inúmeras semelhanças com a forma de pensar expressa pelo atual presidente e seus apoiadores.
Gostei sobretudo do capítulo em que ele fala sobre a questão do trabalho, da importância dos sindicatos e também sobre meritocracia.
Enfim, o livro funcionou muito pra mim. Certamente irei reler.

Flavio 16/11/2019

Esclarecedor
Um texto fundamental para compreender nossa atualidade política e social, como determinados posicionamentos doutrinários estão reproduzindo o velho discurso fascista que levou ao genocídio de milhões e como estás mesmas táticas são usadas hoje por demagogos de diferentes países, entre eles o Brasil.
Lucas.Bogoni 20/11/2019minha estante
Vou colocar na minha lista.

Flavio 20/11/2019minha estante
Super recomendo, Lucas!

day 27/02/2020minha estante
To lendo e amando

Nathan Oak 06/06/2021

O movimento fascista democrático
O movimento fascista não se findou nós confins da Itália na segunda guerra mundial, ele está vivo hoje, nos governos contemporâneos. O autor demonstra como o fascismo se manifesta, em dez características indispensáveis para sua existência, relacionando história e cultura de países democráticos e como eles podem ser o palco para o florescimento de políticas fascistas. O autoritarismo ganha adeptos, nenhuma nação está imune.

Hyago.Saraiva 02/09/2020

É um estudo quase serial que interpreta os tipos de fascismo
O autor do texto consegue desenvolver uma escrita bastante simples e direta para se entender que o fascismo se manifesta de diversas formas particulares, porém com características generalizadas que são bastante típicas. Seu principal exemplo é o Donald Trump, mas também cita exemplos em países como Hungria, Turquia, Polônia, Ucrânia, Rússia, Alemanha, Itália, França e muitos outros que passaram por campanhas eleitorais onde a extrema-direita conseguiu eleger vários representantes demagogos.

Maria 20/05/2020

Um livro de dar medo de ser lido no Brasil em 2020. Bizarramente parecido com o que estamos vivendo. Para mim, leituras como essas deveriam ser obrigatórias e então talvez não viveríamos tão manobrados como vivemos por nossos políticos, pois é impensável que em pleno século XXI ainda há quem apoie projetos políticos fascistas.
Douglas 22/06/2022minha estante
Excelente ?

Jean Bernard 18/01/2023

Para todos
Esse livro é indicados para aqueles que gostariam de compreender as táticas fascistas que estão tomando conta do pensamento mundial nos dias de hoje. Mas, acima de tudo, é indicado para aqueles que acham o termo fascista um exagero. Compreender os caminhos que o fascismo usa para normalizar pré-conceitos e atingir a população podem fazer com que as pessoas pensem mais profundamente sobre a tal ?normalidade? mitológica usada para agremiar multidões. O problema que ao demorar a perceber, já estaremos devorados completamente.