Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia Matheus Maia




Resenhas - Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia


46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Lil Angel 29/12/2022

Um livro CRU e REAL
Não é do meu costume dar menos de 5 estrelas para histórias reais, mas nesse caso fui obrigada a fazer isso, vou explicar o porquê (mesmo que ninguém tenha perguntado).

O livro em si é bom, obviamente é bem pesado e cru, é cruel em muitos níveis e conta uma história de superação muito interessante. Realmente te coloca na mente de alguém com anorexia.

Meu único problema com o livro é que o autor simplesmente te conta TUDO que ele tentou. Não vejo necessidade de você citar remédios que você usou pra emagrecer ou s3 m4t4r e nem vejo necessidade em citar quais hashtags no Tumblr você via, entende? Você não sabe quem está por trás da leitura.

Tirando isso, uma excelente história, espero de verdade que o autor esteja melhor e recuperado.
comentários(0)comente



Carol através d 27/04/2022

O livro é bom, extremamente triste mas é bom. É muito interessante conhecer um pouco da história do Matheus e como a "Ana" e a "Mia" influenciaram (dominaram) sua vida.
Não recomendo para todo mundo por ter muitos gatilhos
comentários(0)comente



fernandinha 06/03/2022

realista. realista demais
é uma temática pesada, naturalmente o livro também seria
mas... colocar o nome das substâncias usadas? um tutorial? isso me incomodou profundamente.
comentários(0)comente



Patricia.Christman 11/01/2022

Uma história sobre perdas, sacrifios e desafios.
Um menino em busca de amor. Do amor proprio que tanto precisa.

QUERIDA ANA / @matheusmaiaph / 4🌟

Até que ponto você estaria disposto a sacrificar sua saúde para estar num padrão estético aceitável pela sociedade?

Essa é uma questão que afeta muitas pessoas, principalmente jovens em formação. Ter o corpo “perfeito” é uma busca constante, mas alguns levam ao extremo.

Em Querida Ana, temos o relato de Matheus, um jovem que cansou de ser o gordinho da turma e resolveu emagrecer. Mas ele arrumou uma amiga, a Ana.

“Ela mexe com o meu psicológico. Ela me faz ficar horas sem comer e fazer exercícios de uma forma absurda. Sempre que como, ela briga comigo. Ela não existe concretamente, claro. Mas existe em minha cabeça. Ela me faz sentir nojo de comida, ao mesmo que tempo que luto contra a fome. Me faz enxergar gordura onde não há. Mas não tem como fugir. Ela já é parte de mim... Apresento a vocês, minha Querida Ana.”

Uma doença que veio para ficar e que destrói a pessoas pouco a pouco. Matheus foi se entregando a ela como uma criança em busca do sorriso de seus pais. Mas no caso, ele queria a aceitação que nunca teve ao ser gordinho. Aí pensamos, de quem é a culpa? Da pessoa que não se aceita como é ou da sociedade que impõe um padrão de beleza quase impossível?

“Quarenta e um quilos e quinhentas gramas. Quase cinco a menos do que na última semana. “Estou conseguindo” - penso. “Não comemore, você ainda está gordo e precisa perder mais peso!” - berra a Ana em meu inconsciente.”

Uma verdadeira guerra consome Matheus, e ver tudo o que ele passou me deixou com o coração na mão. A falta de compreensão com a doença, a falta de atenção e a forma como ele foi tratado no início me deixaram com lágrimas nos olhos. Saber que muitos passam por isso então…

Admiro sua força de vontade e principalmente, a coragem em expor isso ao mundo. Uma forma de lutar e continuar lutando contra a Ana (anorexia) e a Mia (bulimia) porque uma trás a outra e ambas podem acabar com vidas.

*Contém gatilhos*

site: instagram.com/floristaliteraria
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Lil Angel 27/06/2022minha estante
amg mas o matheus n é um personagem, é uma pessoa. como q vc n gostou de algo q foi "tratado" sendo q foi verídico??




Lilly 17/11/2021

Não esperava
Li esse livro em uma tarde
O jeito que o autor contou a história realmente me deixou tocada e pensativa
Muitos dos meus pensamentos mudei enquanto ia lendo o livro
É um livro cheio de gatinhos não só para quem já passou mas também passa por anorexia e bulimia
Mas é um livro muito emocionante de ler que me fez querer entrar dentro do livro e abraçar o Teu várias vezes
comentários(0)comente



princessofelfhame 12/08/2021

ok
"O que eu estava fazendo? Eu estava sendo tão egoísta, machucando a mim mesmo e indiretamente machucando todos que gostavam de mim."
comentários(0)comente



allegraa 09/07/2021

Forte.
Primeiramente, gostaria de alertar sobre os gatilhos. O livro possui muitos mesmo, não deve ser lido por qualquer pessoa.

O livro conta a história do autor e parte de sua vida lidando com anorexia e bulimia, sendo assim, a história é extremamente forte e em vários momentos me peguei sentindo uma angústia com as situações relatadas. Suas idas e vindas das internações são desesperadoras e fazem você se sentir como alguém próximo ao Matheus (autor), torcendo por ele e sua melhora.
Admiro muito sua trajetória e sua coragem de contar tanto de si em um livro, de criar algo que possa ajudar outras pessoas e alertar quão grave são essas doenças, de expor todas as consequências e sentimentos.
Torço muito pelo autor e por todas pessoas que passam/passaram pelo mesmo, vocês são fortes e incríveis, vai ficar tudo bem!
comentários(0)comente



mari 29/03/2021

LEIAM
esse livro é um relato do autor sobre a doença que ele teve de enfrentar, o livro me fez ter um olhar diferente sobre o assunto e com certeza me deixou muito tocada
comentários(0)comente



Mariah.Bernardo 02/02/2021

Li esse livro em uma madrugada , eu estou chorando em pensar que os sentimentos do Matheus são tão parecidos com os meus .
Espero um dia me ver livre do T.A.
Esse livro me deixou apreensiva em saber o final e quando o final chegou respirei fundo de alívio.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



liaramoss 05/01/2021

Intenso.
Querida Ana é uma autobiografia muito profunda, contando os relatos sobre a vivência do autor com distúrbios alimentares. Mesmo lendo a sinopse, não sabia que teriam TANTOS gatilhos como os relatados.
Já passei por anemia e anorexia, mas não cheguei ao estado extremo em que o autor, infelizmente, chegou. As indas e vindas da doença de Matheus me deixavam aflita e ansiosa, e até mesmo desesperada por ele. A família não compreendendo o que ele estava passando e tudo o que acontecia no ambiente escolar também foram cenas muito fortes para se ler. Muitas coisas que ele passou (como a tentativa de s*) me fizeram lembrar de mim mesma e da época em que eu também tentava isso.
É um livro intenso. Para aprendizado de nós mesmos, que já passamos por alguma das situações, e para todos que estão ao redor de pessoas assim. Infelizmente esse tipo de autobiografia pesada não é o meu tipo de livro, me sinto muito aflita e me faz lembrar muito de um passado que pretendo esquecer. Mas é um livro essencial para entendermos melhor os distúrbios e relatos assim são muito importantes.
IMPORTANTE: alguns gatilhos que o livro pode trazer: distúrbios alimentares, depressão, tentativa de suicídio, homofobia, ?violência? familiar...
comentários(0)comente



saiadessabolha 02/01/2021

Real
Que história linda, tocante e fala muito sobre a vida do autor. Ele faz um relato sobre a sua auto estima e o que isso afetou sua vida, que trouxe muitas doenças juntas e problemas psicológicos. Foi de grande aprendizado. Logo logo sai resenha no meu Instagram @saiadessabolha
comentários(0)comente



um livro nos contou 20/11/2020

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
Querida Ana é o relato nu e cru de um adolescente que sofreu com anorexia e bulimia. A narrativa de Matheus pode ser comparada a um documentário televisivo. Ele relata cronologicamente as etapas de sua luta contra a Ana (anorexia) e a Mia (bulimia). E ainda há o conflito devido a homossexualidade e o receio de não ser aceito pelos amigos e família.

O relato de Matheus me deixou em choque em vários momentos, um desespero de ver as idas e vindas com seus problemas, sua luta interna e a fraqueza frente aos distúrbios alimentares. Matheus foi audacioso e corajoso ao expor a si e aos envolvidos nesta trajetória, não teria a mesma coragem.

Confesso que nunca li nenhum relato neste estilo, então não tenho um comparativo para validar se a escolha de como se deu a narrativa está adequada. Mas acredito, veementemente, que relatos como esse sirvam de alento para quem está passando ou passou por uma situação semelhante. E também serve de alerta para que estejamos atentos às pessoas que nos rodeiam, e que muitas vezes sofrem caladas. Matheus pediu "socorro" inúmeras vezes, externalizou seu sofrimento, mas mesmo assim as pessoas em volta pareciam "perdidas" e sem "atitude" diante de tudo. Matheus é um sobrevivente, um lutador...

Há alguns erros gramaticais e de concordância, assim como muitas repetições, que podem deixar a leitura, aparentemente, arrastada. Mas não há erros grotescos, são pontos que talvez uma reformulação com um bom profissional de revisão dê conta de consertar.

Eu sou uma pessoa extremamente sensível, achei que choraria em muitas partes da narrativa. E confesso que fiquei “incomodada” por isso não ter ocorrido. Que fique frisado que me sensibilizo com o que ele passou, tenho noção do sofrimento e sei que não foi fácil, isso foi possível constatar. Mas, senti que algo ficou de fora na narrativa e confesso que não sei apontar exatamente o que está faltando. Nessa fico devendo.

Apesar disso indico a leitura, vale conhecer. E quem sabe vocês voltem aqui e me ajudem a encontrar o que acredito estar faltando.


site: INSTAGRAM @umlivronoscontou
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR