Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia Matheus Maia

Resenhas - Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

1 | 2 | 3 | 4

Lilly 17/11/2021

Não esperava
Li esse livro em uma tarde
O jeito que o autor contou a história realmente me deixou tocada e pensativa
Muitos dos meus pensamentos mudei enquanto ia lendo o livro
É um livro cheio de gatinhos não só para quem já passou mas também passa por anorexia e bulimia
Mas é um livro muito emocionante de ler que me fez querer entrar dentro do livro e abraçar o Teu várias vezes

liaramoss 05/01/2021

Intenso.
Querida Ana é uma autobiografia muito profunda, contando os relatos sobre a vivência do autor com distúrbios alimentares. Mesmo lendo a sinopse, não sabia que teriam TANTOS gatilhos como os relatados.
Já passei por anemia e anorexia, mas não cheguei ao estado extremo em que o autor, infelizmente, chegou. As indas e vindas da doença de Matheus me deixavam aflita e ansiosa, e até mesmo desesperada por ele. A família não compreendendo o que ele estava passando e tudo o que acontecia no ambiente escolar também foram cenas muito fortes para se ler. Muitas coisas que ele passou (como a tentativa de s*) me fizeram lembrar de mim mesma e da época em que eu também tentava isso.
É um livro intenso. Para aprendizado de nós mesmos, que já passamos por alguma das situações, e para todos que estão ao redor de pessoas assim. Infelizmente esse tipo de autobiografia pesada não é o meu tipo de livro, me sinto muito aflita e me faz lembrar muito de um passado que pretendo esquecer. Mas é um livro essencial para entendermos melhor os distúrbios e relatos assim são muito importantes.
IMPORTANTE: alguns gatilhos que o livro pode trazer: distúrbios alimentares, depressão, tentativa de suicídio, homofobia, ?violência? familiar...

Patricia.Christman 11/01/2022

Uma história sobre perdas, sacrifios e desafios.
Um menino em busca de amor. Do amor proprio que tanto precisa.

QUERIDA ANA / @matheusmaiaph / 4🌟

Até que ponto você estaria disposto a sacrificar sua saúde para estar num padrão estético aceitável pela sociedade?

Essa é uma questão que afeta muitas pessoas, principalmente jovens em formação. Ter o corpo “perfeito” é uma busca constante, mas alguns levam ao extremo.

Em Querida Ana, temos o relato de Matheus, um jovem que cansou de ser o gordinho da turma e resolveu emagrecer. Mas ele arrumou uma amiga, a Ana.

“Ela mexe com o meu psicológico. Ela me faz ficar horas sem comer e fazer exercícios de uma forma absurda. Sempre que como, ela briga comigo. Ela não existe concretamente, claro. Mas existe em minha cabeça. Ela me faz sentir nojo de comida, ao mesmo que tempo que luto contra a fome. Me faz enxergar gordura onde não há. Mas não tem como fugir. Ela já é parte de mim... Apresento a vocês, minha Querida Ana.”

Uma doença que veio para ficar e que destrói a pessoas pouco a pouco. Matheus foi se entregando a ela como uma criança em busca do sorriso de seus pais. Mas no caso, ele queria a aceitação que nunca teve ao ser gordinho. Aí pensamos, de quem é a culpa? Da pessoa que não se aceita como é ou da sociedade que impõe um padrão de beleza quase impossível?

“Quarenta e um quilos e quinhentas gramas. Quase cinco a menos do que na última semana. “Estou conseguindo” - penso. “Não comemore, você ainda está gordo e precisa perder mais peso!” - berra a Ana em meu inconsciente.”

Uma verdadeira guerra consome Matheus, e ver tudo o que ele passou me deixou com o coração na mão. A falta de compreensão com a doença, a falta de atenção e a forma como ele foi tratado no início me deixaram com lágrimas nos olhos. Saber que muitos passam por isso então…

Admiro sua força de vontade e principalmente, a coragem em expor isso ao mundo. Uma forma de lutar e continuar lutando contra a Ana (anorexia) e a Mia (bulimia) porque uma trás a outra e ambas podem acabar com vidas.

*Contém gatilhos*

site: instagram.com/floristaliteraria

Lil Angel 29/12/2022

Um livro CRU e REAL
Não é do meu costume dar menos de 5 estrelas para histórias reais, mas nesse caso fui obrigada a fazer isso, vou explicar o porquê (mesmo que ninguém tenha perguntado).

O livro em si é bom, obviamente é bem pesado e cru, é cruel em muitos níveis e conta uma história de superação muito interessante. Realmente te coloca na mente de alguém com anorexia.

Meu único problema com o livro é que o autor simplesmente te conta TUDO que ele tentou. Não vejo necessidade de você citar remédios que você usou pra emagrecer ou s3 m4t4r e nem vejo necessidade em citar quais hashtags no Tumblr você via, entende? Você não sabe quem está por trás da leitura.

Tirando isso, uma excelente história, espero de verdade que o autor esteja melhor e recuperado.

allegraa 09/07/2021

Forte.
Primeiramente, gostaria de alertar sobre os gatilhos. O livro possui muitos mesmo, não deve ser lido por qualquer pessoa.

O livro conta a história do autor e parte de sua vida lidando com anorexia e bulimia, sendo assim, a história é extremamente forte e em vários momentos me peguei sentindo uma angústia com as situações relatadas. Suas idas e vindas das internações são desesperadoras e fazem você se sentir como alguém próximo ao Matheus (autor), torcendo por ele e sua melhora.
Admiro muito sua trajetória e sua coragem de contar tanto de si em um livro, de criar algo que possa ajudar outras pessoas e alertar quão grave são essas doenças, de expor todas as consequências e sentimentos.
Torço muito pelo autor e por todas pessoas que passam/passaram pelo mesmo, vocês são fortes e incríveis, vai ficar tudo bem!

fernandinha 06/03/2022

realista. realista demais
é uma temática pesada, naturalmente o livro também seria
mas... colocar o nome das substâncias usadas? um tutorial? isso me incomodou profundamente.

jailxon 02/01/2019

QUERIDA ANA
É difícil encontrar as palavras certas para descrever meus sentimentos ao ler este livro, mas vou tentar. Querida Ana, se trata de um relato muito importante e emocionante sobre a Ana e a Mia (apelidos dados por Matheus para anorexia e bulimia, respectivamente), que nos faz refletir e entender como funcionam estas doenças que estão cada vez mais presentes em nosso meio. A busca de um “corpo legal”, que tantas pessoas priorizam, fez com que Matheus acabasse por sofrer durante muito tempo.

A leitura foi uma experiência incrível e dolorosa. Pude acompanhar a trajetória do “Teu” lidando com Ana e Mia, bem como vivenciar suas idas aos hospitais e as clinicas de reabilitação, que são partes bastante emocionantes da história do garoto. Além das doenças, Querida Ana também relata questões bastante delicadas, como o suicídio, automutilação, sexualidade e a aceitação por parte da família e amigos.

Este livro curtinho e importante, acabou por proporcionar boas lições de vida, bons momentos de reflexão e até algumas lágrimas.

Carol através d 27/04/2022

O livro é bom, extremamente triste mas é bom. É muito interessante conhecer um pouco da história do Matheus e como a "Ana" e a "Mia" influenciaram (dominaram) sua vida.
Não recomendo para todo mundo por ter muitos gatilhos

mari 29/03/2021

LEIAM
esse livro é um relato do autor sobre a doença que ele teve de enfrentar, o livro me fez ter um olhar diferente sobre o assunto e com certeza me deixou muito tocada

Dani 14/12/2018

"Ana eu fui mais forte do que você. Ana, eu sou mais forte do que você. Ana, eu te venci. Ana, todos são capazes de te vencer."
"Não sei se você já se sentiu tão excluído pela sociedade que foi capaz de fazer coisas absurdas para se sentir incluído."

Matheus quando eu terminei seu livro eu queria te dar um abraço e te dizer que o que você fez foi incrível e o quão forte toda essa dor te tornou. Foi isso que eu senti quando terminei de ler, eu pensei " como ele é e foi forte".
Eu não consigo imaginar um terço do que você sentiu, da sua dor e do seu sofrimento. Mas garoto que incríveis são as viradas da nossa vida. Ao longo do livro eu ficava pensando "quando ele derrota ela?" Quando?
E você ganhou !!!
Venceu e foi uma sensação incrível a que me passou, LIBERDADE.

Espero que todas as pessoas que lutam as suas batalhas diárias com a "Ana e a Mia" encontrem você ou suas palavras no caminho.
Deacon 22/01/2019minha estante
Gata, gostei da tua resenha!

Ana Goulart 05/07/2020

Impactante
Muita coragem do autor em contar sua história de vida tão detalhada, Matheus é uma inspiração, espero que ele consiga estar sempre a frente de seus problemas e em controle de sua vida.
Uma leitura que vale muito a pena.

Tamy' 27/05/2019

Querida Ana.
É um Livro bom, aborda um assunto importante que é pouco falado hoje em dia.

No livro o autor conta a sua própria estória como lidou com A Anorexia e a Bulimia e como as pessoas ao seu redor são afetadas.
Em algumas partes são realmente profundas e bem escritas, e em outras vagas .
Mais é uma leitura boa e importante!

@o_jardim_das_palavras 05/12/2018

Querida Ana
"Eu não me conformava com a minha sexualidade e muito menos com o meu corpo. Cada vez que eu me olhava no espelho, eu era tomado por um sentimento de insatisfação com o que eu via. [...]"

Tudo começou ainda na infância. As ações e palavras das pessoas ao redor de Matheus, foram capazes de despertar a tristeza e impedir a auto aceitação por parte do menino que tinha a necessidade de se sentir amado por todos.
Por medo de não ser aceito, escondia sua homossexualidade e agia tentando agradar aos outros, se encaixar, e por dentro, se sentia destruído, fingindo ser alguém que não era. Ele só queria ser aceito entre aqueles com quem convivia.
Após uma cirurgia em cujo pós operatório não sentia mais fome, gostou de perder peso e começou a fazer dietas malucas, vomitar, ficar sem comer e nunca se sentia bem o suficiente com seu próprio corpo.
Passando por diversas tentativas de suicídio, cerca de 17 internações, e lidando com os obstáculos do dia a dia, Matheus escreve em "Querida Ana" sua história de luta contra a anorexia, bulimia e depressão.
Sem dúvida um livro necessário. Em poucas páginas, o autor consegue nos mostrar as dificuldades e obstáculos pelos quais passou, e conta tudo em detalhes. Ele faz questão de mostrar que não foi fácil, não omitindo suas recaídas, o que torna tudo muito real para quem está lendo.
Indico esse livro principalmente para aqueles que conhecem alguém com anorexia, e simplesmente não conseguem entender o que se passa com a pessoa. Lendo sobre as experiências de quem viveu, você terá uma outra visão de tudo, e entenderá o quanto é sério.
Se você conhece alguém com algum tipo de transtorno alimentar, ajude-o. É comum acontecer com mulheres, mas também pode acontecer com homens. E se você não se sente bem com seu corpo, procure ajuda. Sua saúde está acima de qualquer coisa.
Muito obrigada Matheus, pela coragem e iniciativa de contar sua história e ajudar outras pessoas, e obrigada por me confiar a obra para que eu possa ajudar na divulgação. Fico muito feliz de saber que está bem, e que tudo se ajeitou. Você é guerreiro!

O livro é grátis para assinantes do Kindle Unlimited.

1 | 2 | 3 | 4