Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão

Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão Raquel Cassiano




Resenhas - Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Alvaro 12/02/2023

Arquidata: A Dama da Espada e o Segredo do Medalhão
A história é deveras interessante e divertida de se acompanhar. Foi muito divertido acompanhar este início da jornada de Gaia.
Entretanto, algo que incomodou muito este que vos escreve foram alguns eventos serem escritos de forma muito corrida. Não sei se foi de fato vontade da autora, mas não me agradou a falta de detalhamento nas cenas, essencialmente ao se tratar de descrever o cenário e climatização do ambiente, isso me incomodou muito durante toda a leitura.
Apesar de disso, anseio por uma continuação do livro. A autora conquistou minha atenção e curiosidade para descobrir mais sobre essa trama que se desenrola em Arquidata.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aione 14/12/2018

Em Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão, Raquel Cassiano mescla um universo fantástico a um clima histórico para narrar a história de Gaia e as muitas aventuras e injustiças que a cercam.

Gaia não se lembra do próprio passado. Encontrada no mar, a única pista sobre sua origem era um lenço em seu bolso, no qual estava bordado o nome “Gaia”. A jovem, então, é levada para o orfanato da cidade, onde as crianças sofrem nas mãos da proprietária, Senhora Oliver. E quando enfim completa 16 anos, sua situação não melhora, já que ela novamente é submetida a humilhações e maus tratos ao trabalhar como criada na escola da cidade. Porém, é lá que ela conhece a professora Meredith Walorne, capaz de dar um rumo inesperado a sua vida.

O universo de Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão é amplo, o que já fica indicado nas primeiras páginas do livro ao nos depararmos com o narrador onisciente em terceira pessoa que nos apresenta a perspectiva de diferentes personagens até se “aproximar” da de Gaia. Embora seja a visão da protagonista a majoritariamente acompanhada ao longo do livro, ela não é exclusiva; ao contrário, ao sermos apresentados às perspectivas múltiplas, mais conhecemos do mundo de Arquidata e suas dimensões.

Na parte da história em que temos a infância de Gaia até sua chegada à escola, ficamos, como ela, limitados à cidade de Aura e às difíceis situações lá vividas. Nesse momento, a autora aproveita a trama para trabalhar questões como o abuso e a exploração infantil, e vai construindo as personagens de maneira a já indicar o que mais pode estar por detrás do enredo. Gaia, por exemplo, é uma criança que nitidamente se destaca por sua maneira de falar e por suas habilidades, o que deixa o leitor curioso para saber sobre suas origens. Ainda, é já aqui que notamos o quanto muitas das personagens terão papéis pontuais, indo e vindo no enredo e nos deixando com o coração na mão sobre seus destinos.

Quando, então, a história tem seus limites expandidos para além de Aura, o clima de aventura realmente começa e nos vemos em meio a um universo muito mais amplo e complexo. Novas cidades e personagens passam a surgir e pouco a pouco o leitor começa a fazer a conexão entre todas elas. Raquel Cassiano, ainda, consegue manter o suspense em meio ao clima de ação e guarda na manga revelações que são feitas mais ao final, provocando reviravoltas no enredo.

De modo geral, gostei da leitura de Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão por ela ter sido bastante envolvente e repleta de acontecimentos. O final foi um tanto quanto abrupto e deixou pontas a serem explicadas, o que indica que esse pode ser o primeiro livro de uma série. Apesar de alguns problemas de revisão, a narrativa é bastante fluida e promove uma leitura não só agradável como também empolgante.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/12/14/video-resenha-arquidata-a-dama-da-espada-e-o-segredo-do-medalhao-raquel-cassiano/
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR