A Miséria da Filosofia

A Miséria da Filosofia Marx...

Resenhas -

Eliane406 01/01/2024

A sociedade econômica
?A Miséria da Filosofia é um título irônico crítico que Marx usou para se referir ao livro de Proudhon "A Filosofia da Miséria", em que ele retrata de forma filosófica como as condições econômicas eclodiram em situações de miséria na sociedade.
Marx então historiador e economista diz ter encontrado erros teóricos no livro de Proudhon e quis responder, isso levou ao rompimento total da relação entre eles.
O Livro possui uma importância histórica ímpar, pois em suas páginas é mostrado publicamente e pela primeira sistematizados o que é o materialismo histórico de Marx e Engels, que foi fruto de um longo processo de evolução de seu pensamento.
A estrutura do livro na primeira parte tem as características iniciais de Marx no campo da economia política, constituindo-se assim, apesar das revisões posteriores um texto fundamental para compreender as bases de sua crítica à economia política. Já a segunda parte, mais filosófica, contém alguns dos principais méritos do texto, pois nela estão legadas valiosas e raras contribuições dadas por Marx sobre o método dialético.
Marx estava preocupado em estudar a Teoria do valor-trabalho a fim de solucionar as contradições de Adam Smith e David Ricardo quanto à compra da força de trabalho e geração da mais-valia
Já Proudhon queria mostrar como os objetivos do sistema econômico eram contraditórios

Contudo, o livro fala sobre economia política, relação de trabalho e valia, lucro, concorrência, valor de uso, valor de troca, valor venal, valor relativo, produção, rendeminto. Cita vários economistas como Jean Charles Léonard Dumont é de Sismondi, James Maitland, Ricardo, Jean-Baptisre Say, Adam Anderson, Andrei Karlovitch Storch.

Capa: ? Tempos Modernos de Charles Chaplin de 1936, o filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome e além disso é um retrato dos meios de produção e da mão-de-obra.

Marcelo 25/08/2023

Se você quiser saber o quanto um filósofo pode ser sarcástico leia este livro. Marx desmonta a ideias de Proudhome sempre recheado de um humor ácido, enxuto fala sobre temas como a manufatura, produção, valor e sociedade feudal.
Mesmo sendo uma leitura divertida, não é em momento algum superficial.

JanaAna90 14/03/2022

O livro é construído como uma crítica à um outro livro de nome parecido, ?A filosofia da Miséria ?, de Proudhon e que tem, como principal objetivo é como pano de fundo, a reflexão e a oposição ao pensamento de Proudhon.
Marx neste livro nos traz conceitos e reflexões sobre produção, manufatura, sociedades feudais, valor do trabalho, importantes para entendermos o capital, livro do mesmo autor.

Igor.Costa 17/01/2021

Apimentada genialidade
Inacreditavelmente Karl Marx reúne as maiores críticas, ao mesmo tempo em que é um dos gênios menos lidos.

Essa obra trás uma crítica à obra de Proudhon com uma redação belíssima e desde o título com um tom divertido característico de Marx.

Conceitos de estimada relevância no sistema capitalista são abordados com uma destreza metodista arrebatadora, tais como propriedade, valor, etc. Ainda um jovem, com seu pensamento em construção, Marx destila inteligência na crítica realizada e demonstra o brotar de uma semente valiosa que regada com a magistral sensibilidade de Friedrich Engels deu origem a um acervo fantástico que culminou na espetacular obra O Capital.

Vitor.parenti 30/06/2022

uma batalha entre o idealismo e o materialismo
neste livro, marx se contrpõe ao idealismo do "senhor proudhon", como ele assim chama, com seu materialismo. Com crìticas acidas, o autor desmonta ponto a ponto os argumentos do anarquista, citação a citação desfaz as teses de seu ex-amigo.Refuta a "dialetica" moralista do mesmo, que distorce hegel e torna o idealista alemão um simulacro pequeno burguês do que ele um dia fora. E suma, a obra é muito atual, e nos arma contra os argumentos anarquistas

tefa.alves 26/07/2023

Interessante
Gostei muito da análise do marx sobre o proudhon nesse livro, principalmente as diversas partes em que ele refuta ele. em alguns momentos achei a leitura cansativa e confesso q pulei as partes de economia pq achei mt difícil
recomendo!

Nona Nascimento 18/01/2024

Olha, para pessoas que leram muito pouco sobre Karl Marx como eu, achei o livro um pouco difícil kkkk ler, reler para entender e olha lá.
???

Gabi 07/04/2022

Tive bastante dificuldade para compreender algumas partes do livro. Vou precisar reler daqui um tempo

Mikail 12/08/2022

Marx seria um ótimo influencer no séc. xXI
Kkkkkk, a despeito da piada no título a sensação é verdadeira. As piadas intelectualíssimas de Marx contra Proudhon e sua obra são um alívio cômico percuciente na obra, desde seu prefácio e apresentação "Proudhon [...] Na França tem o direito de ser mau economista, porque pode passar por bom filósofo alemão. Na Alemanha, tem o direito de ser mau filósofo, porque pode passar por um dos melhores economistas franceses. Em nossa qualidade de Alemão e de Economista ao mesmo tempo, quisemos protestar contra esse duplo erro" kkkkk. Além disso fica perceptível na obra de Marx que já restava claro na mente do autor as categorias que desenvolveria com afinco na elaboração de O Capital, servindo como obra introdutória para o entendimento deste último, a exemplo dos Grudrisse.

Davi.Ferreira 03/09/2022

Crítica
Nesse livro Marx traz muitas críticas boas a Proudhon, eu não tenho bagagem literária ainda pra entender 100% do livro porém nos assuntos de que já entendo consegui observar nossas perspectivas sobre.
Muito bom como no final do livro é reforçado a importância do levante popular em qualquer mínimo conflito para a resolução máxima do problema.

duhzita 16/05/2023

MARX, karl. a miséria da filosofia
Marx como sempre me encantando! É um livro marcante, que mergulha nas complexidades da economia política e da filosofia, tem uma análise perspicaz das contradições inerentes ao capitalismo.
Marx expõe de maneira límpida as falhas do sistema capitalista, revelando a tamanha desigualdade que ele gera, a exploração e miséria para as classes trabalhadoras?. Sua abordagem é reflexiva, sempre desafiando o leitor a questionar o sistema e suas estruturas socias (capitalismo).
Ele também explora conceitos filosóficos como a dialética e a alienação.
Gostei bastante deste livro! nota ????????+??