As Extraordinárias Cores do Amanhã

As Extraordinárias Cores do Amanhã Emily X.R. Pan

Resenhas - As Extraordinárias Cores do Amanhã

Adrielli 05/04/2022

Uma aquarela em forma de letras.
Esse é um daqueles livros que deve ser lido com bastante calma, degustando cada ponto e vírgula.

Aqui iremos conhecer a história de uma menina meio americana e meio taiwanesa que no mesmo dia em que ela beija o seu melhor amigo , a sua mãe morre deixando um bilhete incompleto, e ela crê com todas as forças que a sua mãe virou um pássaro vermelho. E o livro consiste nisso da nossa personagem juntando lembranças de toda a sua vida e família para tentar entender o que a sua mãe queria que eles lembrassem.

Muitas coisas acontecem ao longo da história, e autora mescla passado e presente de um jeito surreal, e sempre alternando entre o real e o fantástico.

Sim! Podemos considerar esse um livro triste, mas acima de tudo ele é de ensinamentos, de sobre como passar por momento difíceis e pertubadores como lidarmos com sentimentos que tentamos a todo custo evitar e sobre o luto , na sua forma mais dolorosa possível.

Indico demais As Extraordinárias Cores Do Amanhã para que almeja uma leitura lírica , dolorosa e reconfortante ao mesmo tempo.

?Atenção: esse livro possui gatilhos , pesquise- os antes de ler

?Faixa etária: +14

bewpy 23/03/2022

Ótimo
"Que experiência! Ao mesmo tempo avassaladora, fascinante e viajante".

A forma da separação de histórias entre futuro/presente, como é usado as cores para falar sobre os sentimentos, as misturas de sentimentos e emoções, como tudo vai sendo esclarecido aos poucos e você vai entendendo toda a trajetória até chegar ao suicídio da mãe da protagonista (não é spoiler, esta na sinopse!), é algo que faz você não querer abandonar o livro mas querer parar pelo excesso de possível, compaixão ou empatia, que vem a sentir com a história ao todo.

As críticas do pai em cima da Leigh em relação a desvalorização da arte como um trabalho, a forma que ela lida com a depressão da mãe e descreve as sensações... Me marcou muito.

Carolline Alves 22/03/2022

Qual é a cor?
A minha leitura desse livro foi devagar mas não culpo muito o livro por isso.
O livro em que vemos uma visão do luto, do fantástico e do mundo espiritual. Alguns pontos eu tenho certeza que vou levar comigo, partes que me marcaram.

triz 10/03/2022

as extraordinárias cores do amanhã.... que livro lindo e o mesmo tempo árduo,, só sabia chorar quando terminei ?

se to chorando é nota 10.

Carol @solemgemeos15 05/03/2022

Leigh é uma garota com ascendência taiwanesa e está confusa, pois no dia em que beijou seu melhor amigo, sua mãe se suicidou. Mas Leigh acredita que ela não morreu, sua mãe, na verdade, virou um pássaro. Seu pai não acredita nela, mas de uma forma ou outra, eles acabam viajando para Taiwan.
Em Taiwan, Leigh conhece seus avós maternos pela primeira vez e continua seguindo a direção que o pássaro indica. Em meio a isso, Leigh vai descobrir sobre sua família, enquanto tenta desenvolver uma relação com seus avós [mesmo que nenhum deles fale a mesma língua], lida com sua perda e repensa o que já viveu.
O uso das cores, do pássaro e os incensos que trazem à tona o passado são elementos fantásticos que, por mais que não tenham muita explicação, fazem todo sentido e trazem um olhar muito sensível sobre os acontecimentos.
Pontos positivos:
1 a forma como os capítulos vão do passado para o presente, mostrando aos poucos a dinâmica familiar e a relação entre os amigos da protagonista de uma forma bem que segura a atenção;
2 claramente trata de depressão crônica e como isso foi escalando conforme o tempo passa e todas as tentativas que foram feitas para tratar, assim como mostra como a depressão afeta as pessoas ao redor, em especial a protagonista;
3 a presença do fantástico, mesmo com poucas explicações, te deixa reflexivo sobre para onde a história irá seguir;
4 o uso do fantástico, através do uso de cores e um pássaro, para apresentar os segredos familiares aos poucos, mostrando as frustrações, as perdas e os momentos leves e felizes que já aconteceram;
5 como a história se fecha em si, mas com boas perspectivas de darem certo para os personagens;
6 explora bastante alguns locais de Taiwan;
7 a perspectiva de uma garota apaixonada por artes, lidando com seus sentimentos por seu melhor amigo e a situação tumultuada com seus pais é muito leve e tocante – e não fica aborrecido, mesmo ela sendo tão jovem [como alguns young adult conseguem ser].
Pontos negativos:
1 o comportamento do pai da protagonista muitas vezes não faz sentido [por exemplo: ele deixando sua filha que não sabe falar nada além de inglês, enquanto os avós maternos não sabem falar nada de inglês em uma cidade em que ela não conhece ninguém juntos e partir para um hotel].

trulydevious 21/02/2022

Espetacular
Não sei nem o que dizer a respeito desse livro. Comecei a ler pela indicação de uma amiga no ano passado mas por falta de tempo acabei deixando de lado e só retomei a leitura no sábado.

Me apaixonei pela história desde o início e me encantei muito com todos os personagens. Caso você tenha finalizado uma leitura recentemente e não faz ideia do que ler "as extraordinárias cores do amanhã" é a resposta ideal.

elitomoon 18/02/2022

eu te amo as extraordinárias cores do amanhã
Eu não sei como explicar este livro ou o que falar sobre ele, apenas que é o meu livro favorito de toda a minha vida! A forma em que ele foi escrito e o jeito que a autora misturou a fantasia com a realidade é simplesmente encantador.
Derrubei boas lágrimas enquanto lia principalmente nas partes que Leigh falava de sua mãe ou de sua avó, mas foi incrível e lindo ter toda essa experiência.

Rhis 11/02/2022

surpreendente
O inicio da leitura foi bem arrastado, senti uma demora pra de fato me prender. Porem depois com cada nova informação a historia flui com facilidade, aborda um tema complexo com muita suavidade.

felipe feng 04/02/2022

"Qual é a cor?"

Leigh possui uma forma única de falar sobre seus sentimentos, em vez de palavras como felicidade, tristeza e outras sensações, ela prefere descrever suas emoções em cores.

Ela é uma garota mestiça que ama arte e gosta de passar o tempo na casa de Axel, seu melhor amigo e também a pessoa por quem é apaixonada.

A história começa com o suicídio de Dory, sua mãe, levando Leigh a sentir-se culpada porque acredita que poderia ter evitado a tragédia se não estivesse na casa de Axel na hora do ocorrido. Sua mãe deixa apenas um bilhete dizendo: "Eu quero que vocês se lembrem."

Uma noite antes do funeral, Leigh avista um belo pássaro de penas vermelha que começa a falar com a voz de Dory, a partir de então ela começa a acreditar que a ave é, de fato, a sua própria mãe querendo que a garota realize algo por ela.

O pássaro deixa uma caixa com um convite dos avós maternos para uma viagem a Taipei, onde ela vai buscar respostas para os mistérios que rondam a sua família. Por que sua mãe sempre se recusou a ensinar o mandarim a ela? Por que não se fala nada sobre sua família de Taiwan? Qual o significado do bilhete deixado por Dory?

As Extraordinárias Cores do Amanhã é um livro sobre traumas geracionais, a dor de ser imigrante, a forma como isso molda a própria personalidade e, por fim, sobre o amor adolescente.

O livro possui vários mistérios, que vão sendo esclarecidos bem lentamente porque ele se demora bastante no relato do passado da protagonista; apesar disso vale bastante a pena descobrir cada um deles.

Um ponto de destaque é que a autora se utiliza muito de flashbacks para revelar esses mistérios, e também usa e abusa do realismo mágico a ponto de muitas vezes não sabermos se as coisas que estão acontecendo são reais ou apenas fruto da imaginação da protagonista.

Recomendo bastante para quem quer sair do eixo EUA/Europa e quer conhecer uma história escrita por uma autora de ascendência asiática.

Gabs 04/02/2022

Um passeio por Taiwan
Além de ser uma história muito interessante, com ótimas reflexões sobre luto e suicídio, achei incrível o fato da escritora ter explorado um pouco da cultura taiwanesa, sobre a qual não conhecia absolutamente nada. Recomendo demais.

lena 02/02/2022

qual é a cor?
um dos livros mais bonitos e profundos que li. não é fácil falar - e nem ler- sobre morte e sobre dor mas emily pan fez isso maravilhosamente bem.

a obra conta a historia de uma adolescente, leigh, que beija seu melhor amigo de anos no mesmo dia em que sua mãe se suicida- e a menina tem certa que sua mãe virou um pássaro. ela só não sabe o porquê, e para achar essa resposta embarca em uma viagem cheia de cultura e lições de vida para tawain, país natal de sua mãe, e onde estão seus avós maternos - que ela nunca conheceu.

leigh tem que lutar contra suas dúvidas e inseguranças e não se deixar auto sabotar pelos seus sentimentos a flor da pele, de uma adolescente que acabou de perder a mãe de uma forma trágica e não entende direito o motivo e as consequências do que aconteceu.

em sua jornada de descobertas, leigh conta com a ajuda de pessoas ao seu redor e das memórias, sua e de sua familia, que um dia foram esquecidas.

um livro com muita cor, retrata muito bem a depressão, a confusão de sentimentos e a adolescência como um todo, onde tudo é intenso demais. nós mostra um jeito diferente de ver o mundo ao seu redor.

achei a escrita parecida com john green, autor que inclusive aparece na capa do livro com um recadinho que diz, além de outras coisas, que este ?é um livro muito especial?. e realmente é. vale a pena as 480 páginas que li em dois dias :)

Camis 30/01/2022

Luto e liberdade
Esse livro a principio não parecia muito, apesar da sinopse atrativa por conta do grande acontecimento do relato parecer o que já é dito na primeira página: o suicídio da mãe da protagonista. No entanto, o desenrolar da trajetoria da Leigh no encontro de suas proprias asas diante da tentativa de compreender suas raízes, a motivação de sua mãe, o amor de seu pai e os sentimentos confusos mas reais pelo melhor amigo são envolventes. Não é facil ler sobre morte, principalmente uma decidida e nem sobre dor, especialmente uma inevitável, mas mudou muito em mim. O que o viver significa, e quanta beleza, arte e amor ainda se pode encontrar no caminho, usando como meio as memórias.

@apenasumaleitora 28/01/2022

É um bom livro, porém não me conectei muito com os personagens. Achei toda a história interessante, mas um pouco cansativa, tinha ficar me lembrando que a Leigh era apenas uma adolescente lidando com os problemas do jeito que os adolescentes fazem, entender o ponto de vista dela e não me estressar. Mas o livro traz lições que fazem a leitura valer a pena, realmente gostei da história!

Garota Imersiva 28/01/2022

Emocional
Que livro incrível, pra início de conversa.
Ele contêm gatilhos, sim, mas lida magicamente com as problemáticas que ele propõe na narrativa.
O jeito que a autora usa cores para retratar sentimentos é um ponto alto na leitura, é divertido inserir essas cores dentro do que você está imaginando.
Fala sobre família, amizade e as diversas facetas que o amor tem, com delicadeza. O livro te prende do início ao fim, tem capítulos bem curtinhos, ótimo para quem gosta de ler por capítulos.

AmandaRabelom 25/01/2022

Poesia
Comecei sem nenhuma expectativa nem conhecimento sobre o livro e me surpreendi muito. É um livro muito bonito, que fala de assuntos sérios de uma forma responsável e não pesada, já que se trata da perspectiva de uma personagem de 15 anos. Recomendo ler as notas da autora.