Morte em Veneza

Morte em Veneza Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza

Lust 24/04/2024

Veneza...
Eu acabei de terminar de ler o livro 'Morte em Veneza' e estou simplesmente encantado com essa obra-prima da literatura. Thomas Mann conseguiu criar uma história tão profunda e envolvente que me deixou completamente imerso na atmosfera de Veneza.
A maneira como Mann descreve a cidade, com suas ruas estreitas e canais sinuosos, é simplesmente fascinante. Eu me senti como se estivesse caminhando pelas ruas de Veneza, sentindo o cheiro do mar e admirando a beleza arquitetônica dos palácios e igrejas.
A história gira em torno do personagem principal, Gustav von Aschenbach, um escritor famoso que decide passar um tempo em Veneza em busca de inspiração. No entanto, ele acaba se apaixonando por um jovem adolescente chamado Tadzio. A maneira como Mann retrata a obsessão de Aschenbach é incrivelmente realista e perturbadora.
O livro aborda temas como a beleza, a arte, a decadência e a morte. Mann nos faz refletir sobre o desejo humano e até que ponto estamos dispostos a ir para alcançar nossos desejos mais profundos. A narrativa é intensa e cheia de simbolismos, o que torna a leitura ainda mais interessante.
Além disso, a escrita de Mann é simplesmente brilhante. Ele tem um dom para criar frases poéticas e expressivas que capturam perfeitamente as emoções e os pensamentos dos personagens. Sua prosa é elegante e envolvente, fazendo com que cada página seja um prazer de ler.
'Morte em Veneza' é um livro que certamente ficará comigo por muito tempo. Ele me fez refletir sobre a natureza humana e sobre os limites do desejo e da paixão. Recomendo fortemente essa leitura para todos aqueles que apreciam uma boa literatura e estão dispostos a se deixar levar por uma história poderosa e inesquecível.

Janice 03/04/2024

Um livro...
Curtinho, mas que é uma excelente porta de entrada para a obra de Thomas Mann. Relata a viagem de um escritor à Veneza e sua paixão arrebatadora por um jovem polonês, hospedado no mesmo hotel.
Qualquer coisa além pode ser spoiler hehhee mas é um livro muito gostosinho e rápido de ler, já quero conhecer tudo do autor. :)

elieltoncastr_ 19/03/2024

Um tanto frustrante a forma como os pensamentos do protagonista vão se desdobrando, em alguns momentos torna-se realmente tedioso. Por outro lado, é interessante acompanhar esse desenvolvimento de fantasia, que parece ter muito pouco a ver com o rapaz, e mais a ver com o próprio Gustav, sobretudo no que diz respeito à finitude.

Alan kleber 14/02/2024

A paixão a conduzi-lo pela coleira
Morte em Veneza, a novela seminal de Thomas Mann, nos transporta para o cenário místico e decadente de Veneza, onde Gustav von Aschenbach, um escritor de renome, busca rejuvenescimento e inspiração. Contudo, sua jornada transcende o mero turismo cultural quando ele é cativado pela beleza estonteante de Tadzio, um jovem polonês. Essa atração desencadeia uma paixão avassaladora em Aschenbach, levando-o a uma espiral emocional que culmina em uma dolorosa e inevitável autodescoberta.

Em Morte em Veneza, Thomas Mann mergulha nas profundezas da psique humana, tecendo uma narrativa que transcende as fronteiras do tempo e do espaço. A novela é uma obra-prima da literatura que não apenas narra a jornada de um homem em busca de inspiração, mas também explora temas universais como a beleza, a morte e a decadência.

Gustav von Aschenbach emerge como um protagonista complexo e multifacetado, cuja busca pela perfeição estética o leva a confrontar suas próprias fraquezas e desejos mais profundos. Sua obsessão por Tadzio é mais do que uma simples atração; é uma busca desesperada por transcendência e significado em um mundo marcado pela transitoriedade e pela mortalidade.

A cidade de Veneza desempenha um papel central na narrativa, servindo como um espelho distorcido da alma de Aschenbach. Mann habilmente retrata a dualidade da cidade, onde a beleza exuberante coexiste com a decadência e a corrupção. A atmosfera opressiva e claustrofóbica de Veneza reflete a própria jornada emocional de Aschenbach, criando um ambiente tenso e carregado de simbolismo.

A relação entre Aschenbach e Tadzio é o ponto focal da novela, uma dança delicada entre o desejo e a negação, o amor e a morte. Mann explora os matizes dessa conexão de forma magistral, revelando as camadas mais profundas da psique humana e as complexidades do desejo e da identidade.

Morte em Veneza é uma meditação profunda sobre a condição humana e a busca incessante pela beleza e pelo significado. A prosa envolvente de Mann e sua habilidade de capturar a essência da experiência humana fazem desta novela uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada na interseção entre arte, desejo e mortalidade. Ao fechar suas páginas, somos deixados com uma sensação de admiração e inquietação, cientes de que testemunhamos algo verdadeiramente extraordinário.

?Pois a beleza, Fedro, grava bem isso, apenas a beleza é simultaneamente divina e visível; ela é, portanto, o caminho do sensível, ela é, meu pequeno Fedro, o caminho pelo qual o artista alcança o espírito. Mas tu crês, meu querido, que aquele que se encaminha ao espiritual pela via dos sentidos pode algum dia alcançar a sabedoria e uma verdadeira dignidade viril? Ou antes acreditaus (tu és livre para decidir) que este é um caminho atraente, conquanto perigoso, na verdade um caminho equívoco e pecaminoso que necessariamente conduz ao erro? Pois é preciso que saibas que nós, poetas, não podemos percorrer o caminho da beleza sem que Eros se interponha, arvorando-se em nosso guia; sim, ainda que sejamos, a nosso modo, heróis e guerreiros disciplinados, somos como mulheres, pois a paixão é nossa sublimação, e nosso anseio não pode deixar de ser amor ? para nossa satisfação e para nossa vergonha. Vês agora que nós, poetas, não podemos ser nem sábios nem dignos?
Que fatalmente incorremos em erro, que fatalmente permanecemos devassos e aventureiros do sentimento? A maestria de nosso estilo é mentira e estupidez;
nossa fama e respeitabilidade, uma farsa; a confiança depositada em nós pela multidão, altamente ridícula; a educação do povo e da juventude pela arte, um empreendimento temerário que devia ser proibido. Pois, como pode servir de educador quem traz em si um pendor inato e incorrigível para o abismo? Bem que gostaríamos de renegá-lo e adquirir dignidade, mas para onde quer que nos voltemos, lá está ele a nos atrair. É assim que renunciamos, por exemplo, ao conhecimento analítico, pois o conhecimento, Fedro, não tem dignidade nem rigor; ele é sábio, compreensivo e indulgente, não tem firmeza nem forma;
simpatiza com o abismo, ele é o abismo. A este rejeitamos, pois, decididamente, e nossa única aspiração passa a ser então a beleza, o que quer dizer simplicidade, grandeza, um novo vigor, a espontaneidade reconquistada e a forma. Mas forma e espontaneidade, Fedro, levam à embriaguez e à cobiça, arriscam levar um coração nobre a cometer um atentado atroz contra o sentimento, atentado que sua própria exigência de austera beleza repudia como infame ? também elas conduzem ao abismo. Digo que elas nos conduzem, a nós poetas, para o abismo, pois não conseguimos elevar-nos, mas apenas exceder-nos. E agora eu me vou, Fedro. Quero que fiques aqui e só quando já não me avistares mais, só então, parte também.?
AndrAa58 17/02/2024minha estante
????? adorei sua resenha!

Maria15670 01/02/2024

" Mas ansiava, dolorosamente, ser amado por Hans assim falho como era"
(Tônio Kroeger)

wawaw 29/01/2024

"As observações e as vivências do solitário calado são ao mesmo tempo mais difusas e intensas do que as dos seres sociáveis, seus pensamentos, mais graves, mais fantasiosos e sempre marcados por um laivo de tristeza. imagens e impressões que facilmente seriam esquecidas com um olhar, um sorriso, uma troca de opiniões ocupam-no mais do que o devido, aprofundam-se no silêncio, ganham significado, transforman-se em vivência, aventura, sentimento. a solidão engendra o original, o belo ousado e surpreendente, o poema. mas engendra também o inverso, o desmedido, o absurdo e o ilícito."

Gustavo Carnelós 26/01/2024

Não deu
Definitivamente sem intenção de ler outra coisa do Thomas Mann por tempo indeterminado. Assim como em "A montanha mágica", de 800 páginas, neste, de apenas 94, a leitura foi bastante cansativa. A escrita dele não me desce, com muitos trechos que não andam. Procurei resenhas e comentários para ver se melhorava o meu aproveitamento, mas não ajudou. Li só na superfície.

lele 24/10/2023

Achei interessante as descrições da cidade e a parte das autoridades escondendo uma epidemia só pra não perder turistas e não ferrar com a economia, mas esse aschenbach um tarado.

Caroline Vital 23/10/2023

Lido em 2018
Sei lá... Meio prepotente. Meu primeiro contato com o autor, não foi dos melhores. Mas darei outras chances.

Alexandra153 05/10/2023

A história de uma paixão platónica de um homem mais velho por um adolescente. Sem nunca se aproximar, segue à distância o objeto do desejo, não conseguindo afastar-se, arriscando a sua dignidade e a própria vida.
Referido como um livro com referências autobiográficas.
Escrita elaborada e com referências históricas e filosóficas.

orpheuus 02/09/2023

"? Mesmo sob o prisma pessoal, a arte é uma vida elevada"
A Morte em Veneza de Thomas Mann é um livro que ultrapassa as obviedades, precisa ser lido com atenção. E com certeza esse é um livro que merece um lugar de destaque em sua estante.

"Chegar à Veneza de trem, vindo por terra, era o mesmo que entrar num palácio pela porta dos fundos."

maria 21/08/2023

Estranho
Conta a historia de um pedófilo que se apaixona platonicamente por um jovem bonito, não tem muito o que comentar

j.oao 04/08/2023

Facilmente entraria na categoria terror/ histórias de fantasmas. Lindo e assustador. Peguei nenhuma referência por não ter bagagem, mas cheguei no final atônito de boca aberta. Amei.

agapetae 18/07/2023

Escrito como ode à juventude, conflito do velho e do novo. Após o tempo escorrer pelo dedos, somos colocados de frente de um jovem, seja esse saudável ou não, e assim percebemos o nosso envelhecimento. Talvez sentimos até mesmo inveja. Dias passam, as horas não se mantém, a Morte é inevitável.