Cadeados

Amei!
? Lido em Físico

?? Foi livro do mês de Agosto do Projeto #zeralivros

? Nota: 5 /5 + ??

A obra encantadora de Nuccia de Cicco, é uma experiência literária que prende a atenção desde a primeira página. A história nos leva por um caminho repleto de mistérios, emoções e descobertas, como um convite a desvendar segredos profundos.

Na trama, somos apresentados a personagens cativantes, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa com suas jornadas pessoais.

Pam se vê sem um dos seus sentidos após um acidente de carro que levou a vida dos seus pais. A partir daí seu namorado a abandona, precisa aprender a viver e conviver com a dor, a surdez e no meio dessa nova descoberta de si mesma, precisa abrir seus Cadeados para voltar a ser feliz. E no meio disso, conhece o Jonas! ( O Jonas é perfeito! ?).

Nuccia nos faz refletir como é a vida com surdez, os vários tipos de surdez, e isso me trouxe muito mais empatia.

O desfecho, sem spoilers, é uma obra-prima em si. Nuccia fecha a história de maneira impactante e satisfatória, amarrando os fios soltos de forma surpreendente e emocional. Uma conclusão que deixou uma marca duradoura na minha memória.

A diagramação do livro merece aplausos. Cada página é cuidadosamente elaborada, proporcionando uma leitura fluida e envolvente.

Os personagens, Pamella e Jonas são verdadeiros protagonistas, ganhando vida com suas complexidades e relações autênticas. A Autora demonstra uma habilidade em criar personagens que não apenas contam uma história, mas também tocam o coração do leitor.

Em resumo, o livro é uma obra que transcende as páginas, uma viagem emocional que conquista com sua trama envolvente, desfecho impactante, diagramação cuidadosa e personagens inesquecíveis. Nuccia de Cicco entrega uma obra literária que ressoa por dias e muito além do momento da leitura.

Indico demais a leitura!

Francine Nunes 25/01/2021

Lindo e necessário
Eu amei esse livro, além de ter uma personagem surda, o que traz diversas questões para refletirmos, a história dela é linda. Acompanhar a evolução da Pam foi muito bom. O Jonas é perfeito.
Enfim, amei!

@sandraalmeidaeseuslivros 28/08/2020

Pamella tinha uma família repleta de artistas, a mãe pintora, o pai escritor e a irmã musicista. Ela era a única que caminhava para o setor da saúde.

Namorava com Gustavo ou Bafo como era chamado desde criança pois era muito bom no jogo de mesmo nome.

A família toda estava em uma festa e no retorno para casa um acidente horrível traz perdas irreparáveis para Pamella.

No meio de tanta tristeza, silêncio e solidão, Pamella tem a oportunidade de reaprender a viver e permitir que seus cadeados sejam abertos para o amor e para a felicidade.

Prepare-se para mergulhar na tristeza de Pamella pois a escrita toca nossos corações profundamente.

?...... como superar algo do qual de sente falta todos os dias.?

Thiágany - @leio.logopenso 03/06/2020

O Amor é a Chave
"O silêncio repentino pode lhe imprimir medo. Já o silêncio infinito é aterrador".

Pamela levava uma vida relativamente tranquila até que um grave acidente revirou tudo. A jovem alegre que amava ouvir músicas ficou completamente surda, ela não sabia como continuar vivendo em meio a todo o silêncio que a cercava e precisou se reinventar para aprender a viver sua nova realidade.
É uma história de amor e de superação, o amor ajudou Pamela a abrir os cadeados que a prendiam dentro de si mesma, só a assim ela pôde superar os problemas e seguir em frente.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 13/05/2020

“Para cada cadeado, uma chave especial”
Cadeados foi um livro que me fez sentir muita coisa.

Cadeados é narrado por personagens diversos. Apenas os trechos de Pam (a protagonista) são em primeira pessoa, os dos outros personagens são em terceira pessoa. Essa dinâmica torna tudo ainda mais interessante, pois ao mesmo tempo que mergulhamos no universo da protagonista, temos a oportunidade de estar próximos dos demais personagens que, mesmo não sendo protagonistas, têm a sua importância.

Pam perde os pais, um pouco dos movimentos da perna (coisa que se recupera depois) e… A audição. E essa é a grande temática desse livro, que nos ensina um pouco mais sobre o universo surdo, sobre as dificuldades encontradas nesse mundo, ainda não preparado para lidar com deficiências, mas que também nos mostra que ser ensurdecido (termo apresentado no livro, que designa ouvintes que, por algum motivo, deixam de ouvir) tem as suas dores particulares.

Como se já não fosse suficiente apresentar tudo isso que acabei de mencionar, o livro ainda consegue falar sobre relacionamentos abusivos e depressão. E nenhuma dessas temáticas entra de maneira forçada na história, muito pelo contrário.

Recomendo imensamente esse livro para quem quer aprender mais sobre surdez, mas também para quem tem estômago forte e nem um pouco de medo de permitir que um livro mexa imensamente com seus sentimentos. Uma leitura daquelas que precisam ser feitas com calma, ainda que a gente queira devorar tudo de uma vez, torcendo pelo “final feliz”, que pode vir das mais diferentes maneiras.

site: https://blogdastatianices.com/2020/05/13/cadeados-nuccia-de-cicco/
Amei, obrigada!

Bárbara 21/01/2020

Necessária leitura
Quero propor uma experiência. A protagonista deste livro é deficiente. Como você a imaginou? Cega? Com deficiência locomotiva? Não. Pamella é surda.

A maioria das pessoas mal sabe a respeito da surdez, considerada uma deficiência invisível. Por falta de informação, muitos de nós não somos sequer capazes de saber se a pessoa que andou ao nosso lado no ônibus é surda ou ouvinte.

Pamella é jovem, com um futuro traçado pela frente. Tem um relacionamento tóxico com um namorado ciumento. Ao voltar de uma festa com a família, sofre um acidente de carro. Após um período em coma, descobre que perdeu os pais, e seu namorado a abandonou.

Trágico? Sim, mas o pior ainda estava por vir. Com o decorrer dos dias, a audição de Pam vai minorando, uma sequela do acidente, até se extinguir. Revolta, tristeza, depressão, incompreensão, uma miríade de sentimentos.

Após um período turbulento, Pam dá uma chance à vida. Com a ajuda da irmã e de amigos, ela vai reaprender a viver, com o auxílio de outros sentidos, como tato e visão, e ver que um reerguer é possível.

Como Pamella e Íris, irmã da personagem, pouco ou nada sabemos a respeito da surdez. Implantes cocleares ainda não são uma realidade para todos, em especial, pelo alto custo. É um livro que ensina muito sobre empatia e recomeço, e nos ensina bastante a respeito da deficiência.

Há sinais de quem é surdo que nós, ouvintes, precisamos aprender a perceber. Se ele é oralizado, a forma de falar é diferente. Para quem não é, é ainda mais fácil reconhecer, pois a comunicação é feita por LIBRAS, que é totalmente visual. Mas, independentemente da condição, o surdo é plenamente capaz (juridicamente falando), cidadão e cumpridor de direitos e deveres, como todo mundo. Merece respeito, ter uma vida digna e ser incluído na sociedade.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara
Nu e As 1001 Nuccias 08/04/2022minha estante
Obrigada, linda! Muito bom ver que gostou!

Duda Razzera 25/09/2019

Uma história linda e necessária para entender a cultura surda
💙 Amei a protagonista, me identifiquei com os momentos de depressão dela. Até precisei fazer uma pausa de tantas emoções que eu senti.

💙 Gostei de tantos pontos de vistas alternados, tornou a história bem dinâmica e pudemos ver várias cenas ao mesmo tempo. Achei o livro muito bem trabalho, dá para ver o tempo de pesquisa e o quanto a autora se esforçou para nos educar sobre a cultura surda, o quanto não sabemos e o quanto precisamos saber! A emoção é sincera, a realidade nua e crua para vermos, são tantos assuntos trabalhados ao mesmo tempo e de forma tão maravilhosa que eu me surpreendi muito positivamente.

📖 Compreendi que leva tempo para se acostumar, não apenas você, mas também todos a seu redor. Haverá muitos e muitos dias em que a comunicação será falha, será precária, que todos pensarão em desistir, principalmente você. Nesses dias, preciso lembrar que sou eu o agente da mudança, que se não mostrar o problema, ninguém entenderá qual a solução. Eu não posso "deixar para lá".

Esse foi o meu quote preferido. Surdez é uma deficiência invisível. A ansiedade e a depressão também são condições mentais invisíveis e me vejo nessa batalha todos os dias. 💙💛

site: https://www.instagram.com/p/B220vwPjxrx/
Joelma 26/09/2019minha estante
Perfeito o último parágrafo da sua resenha; é mesmo uma natalha diária.

Nu e As 1001 Nuccias 08/04/2022minha estante
Obrigada, linda! Agradeço de coração!

sandmmoreira 11/07/2019

Uma mistura de sentimentos!
Foi uma profusão de sentimentos que essa história me causou. Já conhecia um pouco da história de vida da autora e sabia que muitas das sensações e pensamentos da protagonista Pâmela, vinha de suas próprias experiências. Tive a total certeza de que sabia pouco sobre os deficientes auditivos e lembrei de um amigo de infância e toda a afinidade que tínhamos, mesmo com a sua deficiência que para meu olhar de criança, não significava nada, pois ele era um grande amigo... Saudades! Fiquei com muita raiva da Pam e do Jonas inúmeras vezes, mas no fundo compreendi o jeito de lidarem com as situações e muitas vezes tentei me colocar no lugar deles. Enfim, esse livro provoca uma mistura de sentimentos, devido a realidade a que ele nos transporta e a necessidade de darmos mais atenção à nós mesmos como seres humanos e às nossas deficiências, dificuldades e muitas vezes até preconceito. Recomendo a leitura por ser uma escrita primorosa, muito bem elaborada, pesquisada e vivenciada. Tenho certeza que assim como eu, todos irão sentir a mesma mistura de sentimentos e ao término da história terão uma visão de vida diferente para muitas coisas que não eram vistas antes. 5/5

site: ig: @sandmmoreira

Daiane Cardoso 04/06/2019

Amei a leitura
Pamella viu sua vida sair dos eixos quando acorda após ficar em coma por dois meses e cinco dias.
Ela sofreu um acidente de carro com seus pais e descobre que eles faleceram.
Seu namorado perfeccionista simplesmente some da vida dela. Mais uma dor para seu coração. Sua rotina se transforma em solidão e tristeza. Ninguém consegue fazer seus olhos brilharem de alegria. Consequentemente ela negligência sua saúde (primeiros sinais de surdez). Quando ela percebe que não é algo temporário já é tarde demais. Jonas é um rapaz de coração bom que fica encantado pela Pamella quando seus caminhos se cruzam.
Ele será alguém muito especial na vida dela. A autora colocou nesta história um pouco de si. Assim como a personagem a Nuccia perdeu a audição na vida adulta. O que deixa a história mais sensível e especial. Uma pessoa com deficiência auditiva é capaz de ter uma vida normal como qualquer outra. Ela só precisa se adaptar. A história também nos refletir que nem sempre as nossas ações são bem interpretadas e que as vezes é necessário tomar uma atitude ao invés de esperar pelo outro. Parabéns Nuccia De Cicco por escrever uma história linda de superação. Vou guardar na mente e no coração.
*_* obrigadinha...!

Aline Cristina Moreira 22/05/2019

Perfeito!!
Só de ver essa capa maravilhosa eu já tinha me interessado pela leitura e, apesar de ter ciência do tema por conta da sinopse, jamais imaginei que eu fosse aprender tanto sobre a surdez em meio a essa história linda!! 💜💜
Amei esse livro e fiquei chocada com o micro tapa na cara que recebi ao acreditar que sabia minimamente alguma coisa sobre surdez. Esse livro pra mim trouxe muitos ensinamentos e sobre preconceitos que a maioria das pessoas cometem, mesmo sem perceber.
É claro que uma pessoa que não é surda não tem como mensurar o que é viver nesta condição, e nem me atrevo a dizer que imagino como é, no entanto, acredito que todos nós podemos sim aprender mais a respeito do assunto. O mundo não é composto apenas de pessoas que ouvem e enxergam e etc; e não são apenas os órgãos governamentais que têm que se preocupar com os direitos a portabilidade para PcDs, nós também temos que ter essa consciência.
Amei o livro!! Obrigada por abrir meus olhos e minha mente para um mundo que eu não fazia ideia de que não conhecia! E, claro, por escrever essa história linda! 😍💜
Obrogada, amore!

Andréia 22/05/2019

Sensacional!
A autora conta a estória de uma jovem,que se vê se um de seus 5 sentidos,após um acidente,em que perde pessoas muito queridas.
À partir daí,a vida de Pam dá uma reviravolta, ela tem que reaprender a viver com 4 sentidos. Será que ela consegue ?
Além disso,ainda tem o luto,pelos entes queridos e a raiva pelo namorado. Ela achava que tinha tudo no controle,e de repente, se vê sem nada. Estaria pronta para encarar essa nova vida ? Estaria ela dando traços de uma depressão?
Mas,como na vida,Pam tem uma segunda chance,pelo menos para o amor. Ela vai aproveitar? Jonas seria seu príncipe encantado?
Recomendo a leitura desse livro,que nos mostra coisas que a maioria de nós não conhecemos. Boa leitura!

Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2019

Opinião de autora
Para não ficar tendencioso (e vai ficar mesmo assim), vamos a uma breve explicação: "Cadeados" nasceu de uma necessidade em apresentar ao mundo da literatura pessoas ensurdecidas que aprenderam a conviver com a surdez sem a necessidade da língua de sinais. Sim, eles existem! Nós existimos (se bem que eu uso Libras de vez em quando). E também veio mostrar que: 1 - cada um reage a um trauma do seu jeito e nenhum deles está certo ou errado; 2 - cada amor surge a seu tempo; 3 - não há amor no mundo que dure sem que você se ame também.
No mais, bora suspirar pelo Jonas! XD
Boa leitura!

Vanda 23/04/2019

Cumpriu muitíssimo bem o papel de entretenimento, além de provocar reflexões e posicionamentos. Um mix perfeito de sentimentos e emoções.
“Cadeados: o amor é a chave!” narra a trajetória de Pamella, (Pam), uma jovem de 22 anos, com a rebeldia e as incertezas de sua idade e que tinha uma família estruturada e feliz. Avessa às regras e etiquetas sociais, Pam adorava ouvir música e comer. Enquanto decidia por qual profissão seguir, trabalhava o suficiente para juntar dinheiro para viajar pelo mundo como mochileira. Namorava com Gustavo (Bafo), um professor de academia que era extremamente ciumento e idolatrava a perfeição estética nas pessoas. Apesar de confessar-se apaixonada por Bafo, Pam achava-se reprimida pelo excesso de controle do namorado para que ela adquirisse/mantivesse um corpo esteticamente perfeito, por criticar seu vocabulário que era repleto de gírias e palavrões e por seus destemperos e surtos de ciúmes.
A família de Pam exercia profissões voltadas para as artes. Seu pai, Osvaldo, foi por muito tempo escritor e depois se tornou proprietário e editor de uma editora de médio porte. Sua mãe, Larissa, era pintora e mantinha um pequeno estúdio de pintura em sua casa. Sua tia Lívia, irmã de sua mãe, era sócia de seu pai na editora. Pamella tem uma irmã, Íris, quatro anos mais velha que é o oposto dela: centrada, objetiva, decidida e que sempre soube o que queria para sua vida. Desde muito cedo já havia decido ser musicista e, assim, mantinha-se na linha artística dos pais. Cursava faculdade em outro município do Rio de Janeiro (Seropédica). Morava no alojamento universitário, namorava Lucas e sonhava fazer parte da Orquestra Sinfônica. Pamella morava com seus pais no Méier.
Larissa, mãe de Pamella, foi convidada para ser madrinha de casamento de uma amiga e toda a família foi ao evento. Íris, no carro com seu namorado. Pamella, no carro do namorado e seus pais no carro da família e, assim, deveria ser o retorno da família, mas o destino ou acaso (chamem como quiser), pregou uma de suas peças e Pam não voltou no carro do namorado, pois precisava estudar para o Vestibular e retornou no carro dos pais. A imprudência e irresponsabilidade de um passageiro de um ônibus de excursão provocaram um sério acidente que envolveu vários veículos, entre eles, o carro no qual viajavam Pamella e seus pais. Este acidente não só tirou a vida de seus pais como, também, provocou grandes transformações e adaptações nas vidas dos sobreviventes. Pamella ficou gravemente ferida e em coma por dois meses e, algum tempo depois, perdeu totalmente a audição.
“Cadeado: o amor é a chave!” poderia ser chamado de ficção se toda a história não fosse entremeada por partes ou fragmentos da vida da autora e por informações que a autora obteve de pessoas que passaram ou passam pelas mesmas mazelas pelas quais a personagem principal, Pamella”, passou. Nuccia de Cicco optou por desenvolver e apresentar os personagens e suas vidas de uma forma que dinamizou e provocou nos leitores emoções e expectativas do início ao fim do livro. Em seu coma, enquanto lutava pela vida, de início, Pamella não entendia muito bem o que estava lhe acontecendo. Sentia que estava ferida, sentia dores e questionava-se sobre o que ocorrido. Aos poucos, os leitores vão “entrando” na família e na vida de Pam através dos flashbacks que ela, em seu coma passa a ter e, então, a própria Pamella passa a lembra-se do acidente e de fatos que antecederam o acidente. A cada flashback da personagem o leitor vai conhecendo a personalidade, os anseios, as angústias, alegrias não só da personagem, mas, também, dos membros de sua família, dos vizinhos, amigos, enfim, de todos que convivem e/ou conviveram com ela e, posso garantir-lhes que o entendimento e o envolvimento do leitor com todas as cenas e fatos são plenos, emocionantes e despertam interesse e curiosidade pelo transcorrer de toda a história.
A autora utiliza-se de escrita e linguagem fluídas, simples, mas, ao mesmo tempo, impactantes, divertidas, informativas, conectando totalmente os leitores com o passado, o presente e, principalmente, com o futuro da personagem. Um aspecto fortíssimo que me ganhou neste livro foi a capacidade descritiva que a autora usou e abusou. Eu não tenho conhecimento de que a Nuccia tenha sofrido algum acidente de carro, mas a sua narrativa em relação ao acidente é tão absurdamente real que, por vezes, tive a impressão de estar no local, na pele das pessoas envolvidas. As narrativas impactantes da autora não se limitaram apenas ao acidente. Elas estiveram presentes não só nas cenas do acidente, do hospital e em outros momentos, mas, principalmente, nas emoções, sentimentos, reações e, até, no gestual dos personagens. É impossível você não se emocionar e/ou se envolver nos dramas e nas situações narradas.
O envolvimento romântico entre Pamella e Jonas não é o ponto chave da obra. Sinceramente falando, a mensagem que a Nuccia me deixou através do livro foi a de que em todas as fases de nossa vida nos sentimos ou deveríamos perceber que estamos acorrentados a regras, a crenças ou a sentimentos que impedem, atrapalham nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e intelectual e que são verdadeiros empecilhos para que nos tornemos pessoas melhores, conectadas com as dificuldades e diferenças existentes em todas as formas de vida, e que o amor é a única chave para abrir o cadeado dessas correntes que impedem a nossa satisfação, a nossa realização e evolução.
Apesar de estar enquadrado no gênero Romance, “Cadeados: o amor é a chave!” não trata só do aspecto sentimental, dos encontros e desencontros, dos beijos e carícias, das brigas e conciliações de um casal e, neste caso, Jonas é uma pessoa muito especial, que não só se apaixonou pela Pamella já com problemas na audição, como foi atrás de opções que incentivaram e ajudaram a personagem a buscar, por exemplo, um trabalho mais adequado a sua nova condição, assim como Íris, sua irmã, que lhe deu elementos para que ela se sentisse segura e capaz de prosseguir com sua vida nessa sua nova condição. Isso, gente, é amor. É abrir os cadeados de uma vida limitada e dependente que impedem o prosseguimento da vida de uma pessoa inteligente, produtiva e cheia de sonhos.
O livro, ainda, enriquece o leitor fornecendo elementos e informações que permitem um melhor conhecimento sobre os sentimentos, as dificuldades, as perspectivas, os preconceitos, os sonhos e as aspirações que cercam a vida das pessoas que perderam ou nasceram sem o sentido da audição (evito mencionar denominações ou terminologias porque erro sempre, não é, Nu?), além de deixar subentendido a necessidade da sociedade sair da comodidade, despir-se da indiferença e lutar para que o mundo seja adequado para todos, para que se invista em melhores condições para que as pessoas com alguma limitação ou necessidade especial tenham as mesmas condições de igualdade em relação ao trabalho, ao desenvolvimento intelectual e ao lazer.
A autora menciona que o livro é uma ficção, mas com algum conteúdo real. Bem, o que posso dizer que é um enredo tão bem conduzido, onde ficção e realidade se entremeiam de tal maneira, é quase impossível a gente identificar onde termina a ficção e começa a realidade ou vice-versa. É uma história com narrativa forte, impactante, mas ao mesmo tempo traz a beleza e a leveza de um amor que tem início no meio do caos traumático e psicológico no qual a Pamella se encontra, mas que sobrevive graças ao empenho, a sinceridade e profundidade dos sentimentos e a determinação de Jonas. Enfim, se você quiser um livro bem escrito, com enredo bem conduzido, com linguagem direta, franca e coerente com os fatos e acontecimentos, com personagens críveis, muito próximos a nós ou a pessoas que conhecemos,e que lhe provoque um mix de emoções, leia “Cadeados: o amor é a chave!”, da autora Nuccia de Cicco, pois além de cumprir muitíssimo bem o papel de entretenimento, ao término de sua leitura, você vai se sentir uma pessoa diferente, melhor, ou pelo menos, refletindo sobre os sentimentos e reflexões propostas pela autora, a fênix Nuccia De Cicco.
Bem, a parte mais difícil é falar sobre a autora, porque sou “suspeita” para falar sobre a Nuccia por dois principais motivos. Primeiro, porque os dois livros dela que li, “Pérolas da Minha Surdez” e “Cadeados: o amor é a chave!”, são extensões ou fragmentos dela e/ou de sua vida. O segundo motivo é que tenho o privilégio de acompanhar seus trabalhos e de conhecê-la pessoalmente. Sendo assim, posso garantir a vocês que não estou fazendo média ou rasgando sedas. Sinceramente falando, Nuccia De Cicco é a pessoa que conheço mais merecedora de ter vida eterna. Não por ela personificar a perfeição da beleza, da bondade, da inteligência, nem de ela ser a detentora de todas as virtudes. Não é por nada disso, até porque ela tem o “defeito” de ser humana como todos os mortais, mas, sim, por ela viver da forma mais produtiva, corajosa, ousada, intensa, alegre e plena que qualquer outro ser vivente que conheço. Deus deve estar muito, mas muitoooo satisfeito e orgulhoso com a Sua criação.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com/2019/04/resenha-nacional-2019-cadeados-o-amor-e.html
Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2019minha estante
Sua linda! Eu queria era ter palavras que expressassem a imensa gratidão que sinto só por te conhecer! Muto obrigada pela belíssima resenha! Pela leitura do livro e pelo carinho!!!

Giuliana Sperandio 09/02/2019

Ameiii
Esse é um daqueles romances que te roubarão o chão.
Pam é daquelas personagens que nos faz ter sentimentos contraditórios, você quer abraçá-la, mas tem horas que quer dar uns tapas pelas suas escolhas, mas é completamente compreensível pela reviravolta que sua vida dá depois de uma tragédia que muda tudo, absolutamente tudo em sua vida.
Um livro que aborda a surdez de maneira clara, sem filtros e que nos faz entrar na pele do personagem e entendê-la.
Um livro que fala de amor, superação e recomeço.
Um livro que creio, se tornará inesquecível oara você, assim como se tornou para mim.
Escrita leve, envolvente e elaborada.
Autora como sempre arrasou!
Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2019minha estante
Tu que arrasa! Arrasa meu coração!!!!