Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Rfgaugustin 15/04/2024

Esse é um livro sobre culpa e sobre resiliência num país em q seu futuro é determinado pela casta em q vc nasceu.

Ele conta a historia de duas mulheres indianas que moraram na mesma casa quando criancas e ficaram amigas. É daqueles livros com capítulos de passado e presente se intercalando.

Uma, a Tara, era filha do dono da casa e a outra, a Mukta, era como uma serviçal mirim que foi acolhida para que não fosse obrigada a cumprir seu destino de devadassi no templo da sua aldeia de origem. O q significa ser devadassi? significa servir com seu corpo aos homens da aldeia em nome da deusa.

Só q essa menina, a Mukta, é sequestrada após a morte da mãe da Tara. E a Tara acha q a culpa é dela pq ela transferiu a dor da perda da mae pta uma raiva da amiga e encomendou o sumiço dela pra uns bandidinhos da rua. Anos se passam, a Tara estava morando em outro país e volta para tentar reencontrar a Mukta após a morte do pai. A Mukta está numa das casas da profissão mais antiga do mundo e vai contando como são seus dias.

As questões do livro são: a Tara é realmente culpada? Qual a relação entre a Mukta e o pai da Tara? A Mukta vai conseguir sair dessa vida?

É uma história previsível, mas interessante.

Fabielli.Rocha 13/04/2024

Muito triste, a vida que muitas pessoas ainda vivem, é muito bom ver personagens que apesar de bons são capazes de atos ruins e vice versa como todos nós.

Giomaciel.a 11/04/2024

Mais um livro que narra uma situação fictícia, mas que representa a realidade de muitas mulheres, dessa vez na Índia.

Iara278 03/04/2024

Toca o coração
O livro traz uma realidade dura e chocante, que muitas vezes me trouxe desconforto. É uma história de muita tristeza narrada com muita sensibilidade, colocando em protagonismo a amizade e a esperança de vidas melhores.

Ana Carol 29/03/2024

Vale a leitura
A autora não se aprofunda muito nas personagens, mas a história é interessante. Gostei da relação entre as histórias e os atravessamentos culturais que se relacionam com o caminhar do enredo.

Laura 26/03/2024

Todas as cores do céu
Esse livro me destruiu completamente. Ele me mostrou uma realidade que eu sabia da existência mas não conhecia da forma que e
esse livro me fez conhecer. Todo mundo deveria ler esse livro. Simplesmente incrivel

Ruth Roland 18/03/2024

Triste
O livro retrata bem a situação de muitas mulheres na Índia, que desde a infância são submetidas à prostituição. De acordo com o livro, essa situação tem por trás um vies religioso, onde as mulheres eram oferecidas nos templos, e assim viravam prostitutas. Isso está proibido no país há alguns anos, porém o problema continua, devido à pobreza, ao (infeliz) sistema de castas que obrigam as mulheres muitas vezes a venderem o corpo para sustentar a família. O que mais me surpreendeu, é que alguns homens sabem disso e permitem que suas mulheres (irmãs, sobrinhas, esposas) submeta-se a esse tipo de trabalho.
A história do livro em si, retrata o tema da amizade, do amor, da culpa e do perdão.
Gostei da leitura.

KarinaR 29/02/2024

Um livro marcante!
"Isso foi tudo que sempre tive, a habilidade de ver a beleza nas pequenas coisas, nas pessoas, na natureza. Foi a única coisa que me ajudou a sobreviver."

Que história difícil de digerir, a brutalidade que a pessoa é tratada por ser definida como inferior... como uma pessoa pode querer continuar vivendo mesmo com tantas tristezas na vida?? Ficava me perguntando isso e Mukta me deu uma grande lição!

Bia 27/02/2024

Todas as cores do céu
Que história impactante! Mukta, aos 10 anos de idade, é forçada a realizar um ritual em que se torna prostituta. Ela acaba sendo resgatada por um homem bondoso que a leva para sua casa. Lá, ela conhece a filha desse homem, Tara, de 8 anos, com quem desenvolve uma linda conexão. Após eventos fatídicos, Mukta é sequestrada, e Tara se muda para os Estados Unidos.

Após alguns anos, Tara retorna à Índia em busca de entender o que aconteceu e reencontrar sua grande amiga. O livro, ambientado na Índia, mostra como a exploração de meninas e mulheres são normalizadas sob o pretexto da religião. Também nos revela que, apesar do egoísmo e da maldade humana, a generosidade e o amor podem mudar toda uma história. É uma narrativa de dor e tristeza, mas que nos ensina que a esperança deve ser sempre mantida, não importa a situação.

No decorrer da história, a autora, infelizmente, abriu espaço para assuntos menos importantes, o que fez com que a narrativa se perdesse um pouco. Por isso, esse livro ganha apenas quatro estrelas, mas continua sendo lindo e relevante. Apesar de triste, foi encorajador e esperançoso viver essa história com Mukta e Tara.

inasantos 25/02/2024

Um dos livros mais marcantes que já li. Apesar de ser uma ficção, é muito real. A autora passa essa realidade na forma de angústia, tristeza e coragem dos personagens!
É pesado e necessário.

Rafaellamfferreira 25/02/2024

Lindo e triste
É aquele livro que você lê e se pergunta: a mulher nunca estará segura em nenhum país. Que livro doído!

#Anafox 22/02/2024

A sinopse já entrega o que é importante sobre a história. O que ela não diz é que a autora trata este tema tão pesado e revoltante de uma forma delicada, para que nos seja possível ler a ponto de nos despertar completa empatia, sem entretanto termos pesadelos com essa ficção inspirada na realidade. Não apenas na realidade da Índia, mas de variados lugares pelo mundo.

Que um dia as meninas possam viver apenas a sua infância, na infância. Que um dia a violência não faça parte da vida de nenhuma delas.

Iris 21/02/2024

Profundamente bonito e triste ao mesmo tempo. achei a escrita extremamente fluida e sensível. Pra mim, não existiram momentos monótonos e tudo foi muito bem conectado. A autora conseguiu me transmitir múltiplos sentimentos e sua escrita fácil, porém madura, conseguiu me transportar pra Mumbai. Me envolvi desde o início e ficava ansiosa pelo momento do dia em que me encontraria com esse livro. Me senti muito triste em diversos momentos; dói na alma ler com detalhes o que tantas pessoas passam nesse sistema cruel de castas, mas valeu muito a pena a leitura. Com certeza foi um livro marcante pra mim e que vou levar pra vida toda.