Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Jennifer.Lais 16/01/2024

Tristemente lindo
Um tema tão duro tratado com uma escrita tão linda. Me fez sentir tantas emoções. Mukta é uma personagem tão complexa e maravilhosa que sei que vai ficar comigo por muito tempo.

Renata Vaz 15/01/2024

Tristeza, gatilhos e alguns clichês
Sem dúvida é uma história que vai te indignar se você é uma mulher. É triste e inadmissível que, ainda hoje, a mulher seja tratada como uma mercadoria. Mukta vai te fazer ter vontade de colocá-la num potinho e cuidar dela para sempre. Já a Tara, fiquei com ranço dessa menina desde o episódio do bilhete.

Grecia.Regis 11/01/2024

Incrivelmente triste!
Mais uma vez me pego pensando como a beleza e a tristeza podem andar juntas. Durante as 380 páginas do livro não temos 1 capítulo que esteja livre de sofrimento. Mesmo assim a autora trás isso de uma forma tão bonita e envolvente que é impossível abandonar a leitura. Na verdade, durante as pausas entre o momento de ler me pegava pensando nas personagens. A pequena mensagem de esperança no final consegue aquecer o coração e acreditar em um futuro melhor para as meninas que serviram de inspiração para a trama.

Delma 06/01/2024

Todas as cores do céu
Que livro tocante. Que leitura dolorosa.
Muito triste e revoltante a situação das pobres meninas da Índia.

Yasmin.Melgaco 04/01/2024

"? O que você ganha com esses livros, afinal?
Ela fechou o livro que estava lendo, pensou um pouco e disse:
? É melhor que o mundo em que vivemos."

Esse livro ficou parado na minha estante por 5 anos, mas finalmente li. Foi muita mais do que eu esperava, um choque de realidade de pensar que essas coisas realmente acontecem com mulheres e crianças.

Mari 04/01/2024

De partir o coração
A história é contada de pontos de vista diferentes, duas meninas separadas de forma cruel.
A leitura é bonita, mas pesada e me deixou de coração partido. Apesar disso, recomendo como leitura para todos.
Saber que algo acontece mundo a fora é muito diferente do exercício de empatia no qual a leitura nos coloca. Quando vivemos uma história de dentro de alguém, do ponto de vista de alguém, é impossível que isso não nos mude de alguma forma.

Simona.Karen 31/12/2023

Uma viagem de amizade
O livro conta a história da vida de duas garotas indianas bem diferentes, mas se entrelaça de uma maneira inesperada. Através de um pano de fundo de contexto cultural inesperado, mergulhamos nessa relação de sororidade, esperança e determinação. Vale muito a pena!

jefferson226 27/12/2023

*Todas as cores do céu (Amita Trasi)*
Neste romance incrível ambientado em Mumbai na India, a autora Amita Trasi explora as realidades de uma India marcada pela separação de castas. Uma divisão um tanto horrenda principalmente para as mulheres de castas inferiores, que é o caso de Mukta que se vê obrigada desde cedo a seguir uma cultura desoladora de sua família que obriga as mulheres a se prostituirem com homens de castas superiores, tudo em nome de uma divindade alegando ser este o seu papel dentro da sociedade indiana (um dos motivos para o feminismo ser tão importante). Ainda criança uma serie de eventos culmina em sua mudança para a casa de Tara que ao contrario de Mukta vem de uma família com maiores privilégios e condição financeira melhor. O encontro das duas personagens centrais e o desenrolar de suas jornadas são intercaladas durante o livro em uma estratégia bem interessante da autora; alternar capítulos com o ponto de vista ora de Tara ora de Mukta na forma que a narrativa se complementa e retrata as memórias passadas, a vivência do presente ou expectativas futuras.
Uma história bem bacana de se acompanhar, uma oportunidade de conhecer parte da cultura indiana retratada na voz e percepção de uma autora indiana (algo importante no mundo literário) além do envolvimento inevitável com a história de persistência, luta, esperança e porque não a caricatura de resiliência figurada nestas duas personagens. Amita Trasi promete no titulo uma visão do céu e entrega um misto de sentimentos em suas palavras e ao final nos permite entender e até mudar a percepção do olhar sobre as cores vistas no céu.

Fernanda749 17/12/2023

Esse livro me fez pensar em todas as violências sofridas pelas mulheres. O quanto importa onde você nasce para a construção da sua personalidade e me fez colocar os meus problemas em uma perspectiva minúscula em comparação ao que que aconteceu com Muska.
Livro impactante!
Vísceral!

Leia e reveja sua vida.

Tatiane256 15/12/2023

Todas as cores do céu
Eu não sei nem como começar falar desse livro, mas ele foi o mais lindo e forte que li esse ano. Apaixonada e impactada com essa narrativa.

Ana Claudia 29/11/2023

Lindo, triste demais! Favoritado!
Que livro!! Que livro!! Como não chorar leia cada página, como não chorar com a vida de Mukta, com a vida de tantas crianças indianas que são obrigadas a se prostituir-se por fazerem parte da tradição devadasi. Em muitas passagens, foi difícil de ler, senti a dor e desespero de Mukta, a angústia e anseios de Tara.

1986 - Mukta é uma criança de 10 anos, filha de uma prostituta em uma aldeia em Bombaim, na Índia. Seu grande sonho é conhecer seu pai, a quem nunca conheceu. Com idade para ser batizada na tradição Devadasi, onde mulheres se castas inferiores devem dedicar suas filhas à deusa Yellamma, tornando-as ?prostitutas do templo?, e com a sua mãe doente e sem dinheiro dentro de casa, sua tia Sakubai a leva para ser batizada escondido de Amma. No caminho de volta, Mukta é levada para uma casa para sua iniciação na prostituicao para ganhar dinheiro.

Uma senhora vê Mukta e pede para seu filho Ashok Sahib que q leve para um abrigo na cidade grande. Mukta passa a morar temporariamente com ele, a esposa e a filha, Tara. Mukta acaba criando laços de amizade e irmandade com Tara. Apos 5 anos vivendo juntas, em uma noite Mukta é sequestrada no quarto de Tara que, nervosa e com medo, a vê ir embora na escuridão.

2004 - Tara mora nos EUA com seu pai, mas ao descobrir documentos guardados pelo seu pai, ela resolve voltar a Bombaim para procurar Mukta, a quem nunca esqueceu.

Na Índia, Tara conhece e se envolve com ONGs que ajudam mulheres que se prostituíram e passa a conhecer o submundo da prostituição.
Sandra 29/11/2023minha estante
Uma leitura maravilhosa

Ana Claudia 29/11/2023minha estante
Demais ?

manumoura18 18/11/2023

Destaques preferidos
"No entanto, ainda desejo que todos abram os olhos e entendam que a humanidade é mais importante do que as castas ou até mesmo do que a religião. Que todo ser humano tem direitos e que tratar mal os outros é um pecado."

"As vezes, nosso fardo na vida simplesmente se torna pesado demais. Quem pode julgar quando uma pessoa decide que não consegue mais carregá-lo?"

"Os livros são melhores que o mundo em que vivemos."