Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Josiane.Castro 15/12/2018

Todas as cores do céu
Um dos melhores livros de 2018 . Relato emocionante e realista da índia contemporânea . Mostra como o sistema de castas explora os mais fracos, e como o amor nos faz buscar a reparação para nossos atos mais horríveis. Um livro fantástico!!
Eloiza Cirne 15/12/2018minha estante
Lançamento? Não achei em nenhuma livraria

Josiane.Castro 16/12/2018minha estante

Oi, Josi. Coloquei dois emoticons. Saiu essas interrogações

Eloiza Cirne 17/12/2018minha estante
Sou Tag também

gi. 23/06/2021

"as cores do nosso céu vão ser claras de novo, então eu não deveria perder as esperanças"
O livro é denso logo nas primeiras páginas, abordando a cultura da prostituição forçada em regiões mais pobres da Índia. Gostei muito de como a historia foi se desenvolvendo em capítulos intercalados nas perspectivas de ambas personagens, senti muita empatia por Mukta, me emocionei em diversos momentos e me surpreendi com as reviravoltas. O único ponto negativo na minha opinião foi a sensação de os últimos capítulos terem sido mais corridos para resolver as questões em aberto, ficando um pouco supérfluo. De qualquer forma indico a leitura alertando dos possíveis gatilhos.
moon 23/06/2021minha estante
quero muito ler esse ?

Bia 23/06/2021minha estante
aai, fiquei com vontade de ler

samara698 23/06/2021minha estante
nossa eu era doida pra ler essee, mas tinha esquecido o nome

Manrique 23/06/2021minha estante
arrasou

Lav 24/06/2021minha estante
Sem palavras para essa resenha... Deu vontade de ler

cris.leal 16/06/2020

Desperta empatia...
Historicamente falando, a sociedade indiana é dividida em castas e a casta determina toda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. No romance de Amita Trasi vamos conhecer Mukta, uma criança nascida numa pequena aldeia do sul do país, vinda de uma longa linhagem de devadasis. Uma devadasi não é dona do seu corpo, é uma serva da deusa hindu Yellamma, e tem como função servir de prostituta para os homens da sua comunidade.

Aos 10 anos, Mukta é salva deste terrível destino por um homem de casta superior, que a leva para viver em Bombaim com a família dele. Na casa, Mukta passa a fazer tarefas domésticas e, apesar de não ser querida pela esposa do homem, consegue estabelecer um laço fraternal com Tara, a filha dele, que tem quase a mesma idade que ela. As duas meninas vivem como melhores amigas até 1993, quando dois acontecimentos abalam a família: a morte da mãe de Tara em um ataque terrorista e o sequestro de Mukta, que acontece logo depois.

Já adulta, e após uma longa temporada vivendo nos Estados Unidos, Tara retorna à Índia determinada a descobrir o paradeiro de Mukta, certa de que ela, muito provavelmente, foi obrigada a cumprir o destino de se prostituir. Através de relatos alternados, vamos conhecer a luta árdua de Tara para encontrar Mukta e a esperança desta de ser encontrada pela melhor amiga. A história é profunda e provoca empatia. Difícil não se compadecer com o sofrimento de Mukta ou não se envolver com o sentimento de redenção que impulsiona Tara.

Pesquisei e descobri que, em 1982, o sistema devadasi foi proibido pelo governo indiano, no entanto, a tradição das devadasis ainda existe no sul da Índia e em outros pontos do país de forma escondida. Várias ONGs trabalham para acabar com essa prática, vista pelas famílias como tradição. Este livro, com certeza, faz um alerta sobre as mazelas da prostituição infantil e do tráfico de mulheres. Leitura mais do que recomendável.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/06/resenha-todas-as-cores-do-ceu-de-amita.html
Aline Casellato 16/06/2020minha estante
Cris obrigada por compartilhar, fiquei com muita vontade de ler!

cris.leal 16/06/2020minha estante
Leia sim, Aline.Tomara que vc goste!

@bibliotecadedramas 16/06/2020minha estante
eu gostei muito desse livro tb

cris.leal 16/06/2020minha estante
Uma leitura difícil de esquecer, né, Juliana!

Jéssica Santos 19/12/2018

QUE LIVRO MARAVILHOSO, TÁ NO MEU CORAÇÃOZINHO
Esse livro se passa na índia e conta a história de Mukta e Tara. Mukta é filha de uma devadasi, na verdade, a família dela vem da prostituição, pois na Índia eles acreditam que quem nasce para ser devadasi, devem cultuar a deusa do Yellama, que é a deusa responsável pelas prostituas.
Essas devadasis vem de uma 'casta' inferior na Índia, logo o seu destino não tem como ser outro, a mãe de Mukta não queria o mesmo destino para a filha, mas após uns anos a avó da menina acabou fazendo o ritual na mesma, por acreditar que a mãe dela estava doente porque a neta ainda não tinha obedecido as tradições e virado uma devadasi.
Desde então acontece uma reviravolta IMENSAAAAAAAA e Mukta vai para outro lugar onde conhece Tara e começa uma relação de amizade LINDAAA, AAAHHHH não tem comi não se apaixonar por esse livro.
Ele possui VÁAARIAS reviravoltas, e isso é incrível, voce nunca pode adivinhar o que vem em seguida, entenderam?
Enfim gente, muitas, MUITAS LÁGRIMAS VÃO ROLAR, mas indico do fundinho do meu coração cada página dessa livro.
E como disse, é muito interessante, mas fiz apenas um brevíssimo resumo para não spoiliar.
acaipira 19/12/2018minha estante
que legal, com sua resenha me deu vontade de ler

Jéssica Santos 19/12/2018minha estante
VALE MUITO A PENA, DE VERDADE. É muuuito impactante.

Jéssica Santos 19/12/2018minha estante
Não falei a missa um terço, porque não queria acabar com as surpresas do livro, caia de cabeça nele hehehe.

Racestari 20/12/2018minha estante
Me perdoe, resenhei sem me atentar para seu título, mas não da para descrever o livro como sendo menos do que maravilhoso!

Maria Izabel 25/05/2021

Apaixonei por mukta
Mukta um coração enorme em busca de conforto. A história é sobre perdao existe muitas fendas em cada coração e só o perdão pode apagar e tristeza.
Renata 25/05/2021minha estante
Uauuuu! Já quero ler!

Renata 25/05/2021minha estante
Será minha próxima leitura

Marisa 25/05/2021minha estante
Eu gostei bastante. E a capa é linda!!!!
Sou doida por capas!!

Maria Izabel 25/05/2021minha estante
Tambem adoro capa de livro, confesso que as capas sempre me fazem comprar .

Erica 10/03/2019

Uma história pode ser linda e ao mesmo tempo horrível? Pode!
Sabe aquele livro que te transporta pra outra realidade, que faz você sentir tanta empatia a ponto de sofrer horrores junto com os personagens, pois bem, esse é o livro!

Não me lembro de ter sofrido tanto lendo uma historia, acho que a ultima vez que chegou perto foi com “A cidade do sol”, é doloroso saber que apesar de ser uma ficção, esse tipo de coisa acontece em algum lugar no mundo e que a vida real é bem pior, pois muitas vezes não existe um final feliz, caíram muitos ciscos nos meus olhos, alias um tronco inteiro de uma árvore.

Aí você deve estar se perguntando que diabo de historia é essa que me fez chegar a ter essa reflexão amarga da humanidade, gente pensa teu destino estar traçado desde o momento em que você nasce, pois devido a umas crenças insanas você venho pra se sacrificar em nome de uma tal Deusa, é justamente isso que acontece com a Mukta que segundo as tradições das castas indianas ela se torna “prostituta do templo” aos 10 anos, ou seja, ela não se casará com ninguém, pois ela servirá a todos os homens da aldeia quando e como eles quiserem. Pasmem! Essa tradição de prostituição infantil existe na Índia.

A trama é incrível porque ao mesmo tempo em que conta uma historia horrível, também conta uma bela historia de amizade e superação, a autora em sua estreia conseguiu trazer toda a cultura do povo indiano, suas crenças e religião e em cima disso fazer uma grande critica social referente as crueldades, injustiças e desigualdades entre as chamadas “castas”.

Eu já considero esse livro um dos melhores lidos de 2019, pois me fez sentir muitas emoções lendo, não se engane pela capa com desenhos, a trama é bem pesada, com cenas de embrulhar o estomago de tanto asco que a gente sente, as cenas de abuso me fez fechar o livro e retomar a leitura em outro momento tamanho mal estar que eu senti, mas a mensagem de nunca desistir e perder as esperanças fez valer cada pagina lida!

Achei a escrita da autora sensacional, ela foi bem sensível e poética em muitos momentos tensos, dando esperanças aos leitores que uma hora as coisas iam melhorar, até lá meu coração saltou pela boca várias vezes rs essa leitura valeu muito a pena. Recomendadíssimo!!!

Kelly Martinez 10/03/2019minha estante
Otima resenha! Mas confesso que o medo por aqui impera e provavelmente não lerei esse livro! Medo de ficar muito impressionada... aconteceu isso com
cidade do Sol.... sofri muito!

Erica 11/03/2019minha estante
Kelly vou ser bem honesta com voce, esse livro é de arregaçar o emocional, mas a mensagem positiva de perseverança é fodastica, vale a sofrência!

Kelly Martinez 11/03/2019minha estante
Aiiiii Erica.... não sei se to preparada! Já sofro diariamente com meu extrato bancário! Hahahaha....

Erica 11/03/2019minha estante
kkkkkkkkk...Foi tanta emoção que senti lendo que eu até esqueci dos meus problemas, alias perto da personagem Mukta eu não tenho nenhum rs...

Gabi 28/06/2021

? - o que você ganha com esses livros afinal? Ela fechou o livro que estava lendo, pensou um pouco e disse: - é melhor que o mundo em que vivemos.?

Sem duvidas um dos livros mais lindo que já li até agora. A história barrada na Indica conta sobre a pequena e dócil Muktra que por conta da tradição cultural de onde mora, tem o seu destino velado a prostituição. Com a ajuda de um rapaz, é resgatada e lavada para outra aldeia, em que constrói uma forte amizade com Tara.
A história nos envolve desde os primeiros parágrafos, com os detalhes dos locais da tradição, torna a leitura extremamente emocionante. Um livro repleto de emoções, aprendizados e belas frases.
BrunnoBetten 28/06/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos da vida ? ? ? você já leu Herdeiras do Mar? Leia você irá amar também.

Gabi 28/06/2021minha estante
Nunca li, não!!! Já vou colocar na lista!! ??

BrunnoBetten 28/06/2021minha estante
Herdeiras do Mar é da autora Mary Lynn Bracht

Thamiris.Treigher 01/02/2021

Amei!
Tara e Mukta podem até ser personagens fictícias. A Aldeia de Ganipur também. Mas a terrível tradição devadasi é realidade na Índia. Uma tradição romantizada que diz que essas mulheres nunca poderão casar ou serem livres porque servem apenas à deusa Yellamma e são prostitutas do templo obrigadas, portanto, a se entregarem a qualquer homem. Mas, na verdade, essa tradição prostitui meninas, crianças, destrói sonhos, humilha mulheres e as sujeita a estupros, abortos, doenças e uma infinidades de desgraças.

Mukta é uma dessas garotas devadasis. A escritora, indiana, nos mostra a dura realidade de todas essas meninas e mulheres através de Mukta. Nos apresenta o sistema de castas sujo, desigual, revoltante. "Todas as cores do céu", mostra a vida de Mukta e de Tara, que vivem vidas completamente diferentes, com privilégios totalmente opostos mas que são ligadas por algo muito maior.

É preciso preparar o coração. São muitos gatilhos, muitos momentos de profunda tristeza e revolta. Mas acima de tudo, esse livro mostra a transformação real que o amor pode trazer. Recomendo muito!
Carolina.Gomes 01/02/2021minha estante
Parece ser muito bom!!

Thamiris.Treigher 01/02/2021minha estante
É muito bom! Pelo que acompanho das tuas leituras, nosso gosto é parecido. Acho que você vai amar também!!

Carolina.Gomes 01/02/2021minha estante
???

Ani C 11/06/2021

Que livro lindo e emocionante. Mesmo com passagens tão dolorosas ele nos mostra o amor em sua forma mais simples e pura
Isabela 12/06/2021minha estante
Gostei muito desse livro também

Ani C 13/06/2021minha estante
Eu amei Isa, muito bom. Chorei praticamente o livro todo

Isabela 13/06/2021minha estante
Chorei bastante tbm ???

Joy.patrocinio 19/08/2021

Q livro mais tocante
Bom vou começar com uma comparação. Li cruzando o caminho do sol q foi escrito por um homem branco americano e ele ja contou sobre o tráfico humano e prostituição na Índia e outros países d alguma forma e foi tocante. Mas esse é pra destruir seu psicológico. Mukta teve uma vida sofrida nasceu numa família com uma devoção a uma divindade q as torna prostituta,
E se aprofunda mais no tema prostituição um pouco sobre o sistema de castas o abandono a perda, sobre q decisões tomadas mudam sua vida de maneiras irreversíveis. Q o Perdão pode existir.
After the books 19/08/2021minha estante
Eu o li recentemente, angústia do início ao fim da leitura. Mas que história rica, nos ensina muito e torço para que essa prática acabe em todo o mundo e que as mulheres que já sofreram com isso, um dia encobrem paz ??

After the books 19/08/2021minha estante
Encontrem ***

Joy.patrocinio 19/08/2021minha estante
Sim. Pra mim foi uma leitura sofrida, e intensa d muitos ensinamentos

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Todas as cores do céu, de Amita Trasi
#parceriabookster - O cenário desta história é a Índia do final da década de 90, retratando a sua estrutura social dividida em castas e a submissão do povo indiano às suas tradições.

Mukta, protagonista da obra, nasce em uma casta de mulheres que, em respeito aos deuses, devem colocar seus corpos à disposição dos homens. Seu destino, portanto, já está traçado desde sua infância e, inevitavelmente, ela trabalhará como uma prostituta. Sendo assim, com pouco mais de 10 anos, Mukta deve passar por seu ritual de iniciação: a perda da virgindade. A beleza da personagem se destaca e isso pode garantir um espaço nos prostíbulos das grandes cidades.

Entretanto, Mukta tem a sorte de ser salva por um homem desconhecido, que a leva para morar junto com sua família. Lá, ela conhece Tara, a filha única da casa. A partir disso, as diferenças de castas entre as garotas entra em conflito com uma possível relação de amizade que tenta se desenvolver. Quando a situação parece melhorar, Mukta é sequestrada e retorna à vida a que as mulheres de sua casta devem se submeter.

A obra é narrada por Mukta e Tara, por meio de capítulos que vão se alternando e revelando a triste vida de Mukta e a luta de Tara para reencontrar a “irmã” que nunca teve. A leitura é fluida e a autora consegue traçar um retrato muito interessante da Índia contemporânea, marcada pela exploração do sistema das castas e a pobreza das grandes cidades. Durante a leitura, cheguei a me questionar em alguns momentos: Como algo tão absurdo pode acontecer nos dias atuais? A obra ainda desperta reflexões sobre a condição da mulher, a força da amizade e a possibilidade de manter a esperança mesmo nas situações mais desafiadoras.

Confesso que em algumas passagens senti que a autora se perdeu no enredo, focando, desnecessariamente, em alguns fatos e criando situações não tão verossímeis. Mas isso não tira a qualidade e importância da obra, que impacta o leitor ao mesmo tempo em que ensina sobre cultura e crenças bem peculiares. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A esperança é como um pássaro. Quer se manter em movimento, por mais que se tente aprisioná-la.”

site: https://www.instagram.com/book.ster/
July 24/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Fiquei louca para ler esse livro. Obrigada!

Castro 05/02/2022minha estante
Livro maravilhoso ??

Tere 14/03/2022minha estante
Amei esse livro , a leitura nos prende do início até o final

Taina429 21/07/2020

Todas as cores do céu
ALERTA: GATILHO NÍVEL MÁXIMO!

Eu passei o livro inteiro em choque, e chorei tanto que estou realmente preocupada com desidratação.
Eu suportei 380 páginas através de dor, miséria,culpa, morte, corações quebrados, surto, choro, mais morte, separação, tristeza, depressão... Eu já falei morte? E o pior de tudo, eu sei que tudo isso é real, e que nem todas as histórias tem um final feliz.
Esse livro foi um choque de realidade, todos estamos acostumados a conhecer o melhor dos lugares, pontos turísticos, alta sociedade. Mas esse livro é oposto, ele te faz ver cada parte podre, e ainda ter aquela chama de esperança no final.
Sinceramente, é difícil ser mulher, ter medo de andar na rua, sempre ficar olhando para trás, por medo, não fazer contato visual, ter que obedecer os padrões da sociedade, ser vista apenas como um pedaço de carne... E no final do dia mais uma foi estuprada, mais uma foi morta, mais uma se suicidou, no final, outra de nós sofreu feminicídio.
No final do dia, para eles foi só MIMIMI.

Ps:EU SOU FENINISTA E NÃO TENHO MEDO DE FALAR.
Lary 21/07/2020minha estante
Caramba Tainá, só a sua resenha já me gerou o impactoo.

Taina429 06/01/2021minha estante
Muito obrigada ??

Taissa 27/08/2020

Mais uma leitura para praticarmos a empatia ao conhecermos realidades muito diferentes da nossa, uma das missões mais relevantes da literatura! Nessa obra, a autora retrata o sistema de castas indiano e aborda a temática do tráfico sexual de mulheres. Uma linda história de amor, amizade e uma forte crítica social. Livro belíssimo e tocante!
Isabella 11/09/2020minha estante
Gosto !

Taissa 13/09/2020minha estante
Você vai gostar desse, Bella! Indico!

Myrelle.Paiva 03/08/2020

O livro aborda um assunto muito difícil que é o tráfico de pessoas, mas foi escrito de uma forma muito delicada. Além disso, nos permite entender o sistema atual de castas da Índia que infelizmente coaduna com a violência a tantas mulheres e crianças vítimas de tradições. As personagens são incríveis e cativantes e nos passam muitas mensagens sobre a importância do perdão e da esperança. Sem dúvidas é um livro que nunca irei esquecer.
Alícia 30/08/2020minha estante
Aaaaaa fiquei com muita vontade de ler!!

Myrelle.Paiva 31/08/2020minha estante
leiaa??

Simone de Cássia 02/01/2019

Você fica assim... à flor da pele...
A dois dias de terminar 2018 eu estava pra começar um novo livro; olhei na estante e pensei: "quero algo impactante, que seja um bom encerramento pra um ciclo e, como só vou terminá-lo em 2019, que seja uma mensagem de esperança". A capa não me atraiu muito, mas a história parecia ser interessante. Peguei. Li. Me encantei! Que livro maravilhoso! Que trama bem construída! Personagens apaixonantes, sofrimento real, sentimentos humanos...uma mistura perfeita de tudo que a vida é, tudo que ela traz... e sem perder a esperança, a resiliência, a determinação! Exemplo de coragem, , de covardia e raiva humanas, de arrependimento, de retificação de caráter e de amor, muiito, muito amor! Tô encantada. Sem palavras. É um livro perfeito! Sensibilidade, é o que lhe define!! Foi o que eu imaginei para colocar no ano de 2019: "todas as cores do céu!!"
Tereza 08/01/2019minha estante
Ai, Jesus! Doida para chegar, rs! :)

Simone de Cássia 08/01/2019minha estante
Rsrsrs vc vai amar!!!