Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

rebecavilela 04/08/2021

Todas as cores do céu
Que história incrível, ao mesmo tempo muito pesada e lindíssima! Muito triste ler tantos gatilhos e saber que o que é retratado no livro é a realidade de muitas mulheres na Índia, uma vivência e cultura completamente diferentes da nossa. Mas ao mesmo tempo, vemos a linda amizade entre Tara e Mukta, que mantiveram a lealdade mesmo durante tantos anos separadas. Eu amei a construção dos personagens, a leitura é bastante fluida mesmo relatando muitas coisas difíceis de se ler. Com certeza entrou pra minha lista de livros favoritos do ano

Renata 14/07/2021

Maravilhoso!!!
Um dos livros mais lindos que li neste ano. Mukta é uma menina pertencente a uma casta de prostitutas da deusa. Apesar de seu destino estar ligado a tanto sofrimento, ela nos dá uma lição de amor, amizade e perdão. Terminei o livro querendo mais e com vontade de abraçar Mukta bem apertado.

Senhorita_morland 11/04/2021

Os livros são melhores do que o mundo em que vivemos
Um livro que traz uma realidade chocante, porém necessária!! Nós precisamos combater o tráfico sexual. Ter consciência e ler livros que falam sobre isso é um importante passo. Além de ter uma linda história de crescimento, amadurecimento e resistência de ambas as personagens.
Além do forte intercâmbio cultural que o livro proporciona.
Argumentos que provam o quanto esse livro é lindo, sensível e necessário.

Jackie! 25/05/2023

Uma realidade dolorosa!
Uma das leituras mais difíceis e angustiantes que eu já fiz! Um retrato fictício sobre uma realidade brutal que assola a vida de tantas meninas indianas.

Apesar de não ser uma leitura fácil a parte investigativa me prendeu bastante e o anseio por um reencontro me fez ter esperanças, o que me ajudou a continuar a leitura também.

O livro tem descrições extremamente pesadas, principalmente quando a gente lembra que nesse exato momento, muitas garotinhas e mulheres estão passando pelas mesmas coisas. E mesmo a história se passando do outro lado do mundo, a gente sabe que tem coisa muito parecida rolando por perto, no nosso país, no mundo inteiro.

A autora trata de tudo com muito respeito, da para perceber o quanto ela se preparou para escrever esse livro e dar voz a essas personagens que representam tantas pessoas.

Mazinha 07/07/2021

Fazia muito tempo que eu não chorava lendo um livro!
Todas as Cores do Céu me prendeu desde a primeira página. Uma história que vai além de tráfico de mulheres, exploração do sistema de castas, desigualdade e injustiça. É um livro sobre esperança, amizade e coragem. É um choque de realidade a cada capítulo.

Como algo tão absurdo pode continuar acontecendo hoje em dia?

“Dizem que o tempo cura tudo. Não acho que seja verdade. À medida que os anos passaram, comecei a achar estranho como coisas simples ainda podem nos fazer lembrar de tempos terríveis ou como o momento que nos esforçamos tanto para esquecer se torna nossa lembrança mais nítida.”
Roberta 07/07/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso! ??

laly 16/07/2021

Esse livro é forte em todos os sentidos. Narra a história de duas meninas, mas principalmente de Mukta, nascida para ser uma deevhasi, prostituta que doa sua vida à Deusa. Dentro de um sistema de castas da Índia e somado a misoginia, torna-se uma história duplamente sofrida. Mas é também sobre força e luta, para legitimar mulheres como pessoas, cidadãs de direitos. A esperança (Asha) é um grito de socorro que nunca ensurdeceu Multa, tampouco Tara. O céu é a certeza de tudo. Esse livro é difícil de ingerir, mas é muito necessário e muito poético também, dentro da simplicidade dele. Amei!

Lucas C. 09/08/2021

Para algumas pessoas, esse livro contém vários gatilhos, mas é uma história bem crua, dessas que cortam na carne, que a gente sabe muito bem que é possível e alguém deve estar passando por situação parecida, infelizmente.

A construção do livro é bem interessante e deixa o leitor curioso pelo desfecho. Já as personagens centrais, são bastante complexas e têm várias questões que muitos de nós vamos nos identificar.

Queria ter tido mais tempo disponível para ler o livro de forma contínua, porque demorar tanto pode ter alterado a minha percepção da obra.
yaar 09/08/2021minha estante
quais são os gatilhos, amg?

Lucas C. 09/08/2021minha estante
Violência sexual/estupro. Tem uns trechos bem pesados :(

Valetina Oliver 22/09/2021

4,7 ?
É um livro difícil de ler, pois é uma história muito forte. Mukta é uma personagem incrível, que tem uma vida indescritivelmente difícil, sofremos demais durante a leitura com tudo que acontece ao longo dos anos. Tara me deu ranço em muitas passagens, mas faz parte do enredo para explicar muitos acontecimentos.
Realmente é um livro que te faz pensar, te faz fazer umas pequenas pausas para digerir certos acontecimentos e pedir a Deus para abençoar e dar forças para as meninas e mulheres que passam por isso ainda nos dias de hoje.

Thaís 02/09/2021

Todas as Cores do Céu
"Às vezes, Mukta, quando você olhar para o céu, ele vai estar escuro. Você não vai saber em quem confiar. Vai se perguntar se alguma pessoa conseguirá tirar você da escuridão. Mas, acredite em mim, algum dia nosso céu vai brilhar de novo. E vai ter a aparência e o cheiro de esperança."

Todas as Cores do Céu é um livro extremamente tocante, que refere-se a assuntos tão fortes como o tráfico de crianças e a prostituição infantil, através do laço de amizade entre Tara e Mukta.

Ler este livro foi uma das experiências mais incríveis da minha vida, pois é uma narrativa angustiante.
Ao ler os relatos das personagens me senti muito mal, acho que pelo fato de ser uma realidade distante, mas que se faz presente.
Além de nos permitir uma realidade diferente, a construção das personagens é MUITO emocionante. Em vários momentos, encontrei forças em Mukta para prosseguir a leitura. Ver o laço de amizade entre as duas foi lindo de se ler.
Ao terminar o livro, me senti completamente destruída e impotente, fato que só ocorreu ao terminar "O Caçador de Pipas".
Ótima indicação para quem está disposto a enxergar realidades diferentes e se emocionar.

Vi. 05/06/2021

Uma das várias formas de amor
Este livro demonstra uma forma de amor que poucas vezes nos damos conta de que está presente. O amor que ultrapassaria todas as barreiras, profundo e sincero, o amor em sua forma mais pura.

Tacha 03/09/2021

Triste realidade!
O livro “Todas as Cores do Céu” é um verdadeiro mergulho em outra cultura com temas pesados (como a exploração sexual de meninas na Índia) e, ao mesmo tempo, com momentos de muita sensibilidade.
Nessa estória encontramos amor, tragédia, arrependimento, violência, amizade, mentira, perdão, desigualdade, dor e esperança.
É impossível não se emocionar!

ekundera 09/11/2021

?Todo mundo tem suas razões?
O livro trata de assuntos difíceis e muito tristes, com uma delicadeza que gradualmente vai deixando a gente arrasado com o que a vida reserva para as personagens. O papel da mulher desamparada na sociedade indiana, com tradições arraigadas, não tem nenhuma chance diante dos privilégios de outros, em um desequilíbrio desumano. A história vai revelando camadas que vão pegando a gente de surpresa, com uma condução muito envolvente. Apesar de ser uma obra ficcional, a situação de extrema exploração de muitas mulheres em muitos lugares é uma dura realidade que ainda ocorre mesmo em tempos atuais. É uma leitura altamente recomendável, uma das melhores que a gente pode fazer.

Karine.Maco 20/02/2023

Emocionante e necessário
Esse livro é uma voz para muitas meninas que são como a Mukta, já que a história é inspirada em um contexto cultural real da própria india. Essas meninas são consagradas entre 8 e 10 anos de idade como prostitutas do templo. Esse é um legado que recebem de gerações na própria família e por isso, elas não podem se casar. Elas devem cuidar do templo da deusa e atuarem como prostitutas. Como é algo enraizado culturalmente, associado a religião e ao sistema de castas, as outras pessoas não se envolvem para ajudá-las e há quem se beneficie explorando essas meninas como escravas sexuais. Essa história é pesada porém, a autora aborda o tema com uma sensibilidade que nos faz pensar sobre o que realmente é importante na vida. Durante a leitura eu me peguei pensando sobre como estamos acostumados a ter muito e acharmos que temos pouco, quando há pessoas que não têm liberdade de andar livremente na rua ou de decidir sobre a própria vida ou o futuro que deseja. Várias pessoas poderiam ter ajudado a Mukta durante várias partes na história e escolheram não fazê-lo por covardia ou por preconceito. Isso me mostrou o quando uma decisão no momento certo pode mudar a vida de alguém e que a omissão também tem consequências como qualquer outra decisão.