Realidade alternativa

Realidade alternativa Bruno Crispim

Resenhas -

Maria9002 01/12/2023

Por alguma razão a minha resenha não salvou de primeira, e eu me recuso a reescrever essa caralha
O livro é bem legal
Leiam

yazoka 23/09/2023

Nacionalzaoo
Essa "colab" que traz pra gente 24 autores br, 24 contos de diferentes gêneros! é legal desconhecer o que você vai encontrar quando começar um novo conto, gostei da maioria deles! alguns eu tive que me acostumar e pensar um pouco pra história fazer sentido, mas alguns finais de fato me surpreenderam mto! KKKKKK
Recomendo pra quem quer algo mais leve e fácil de ler e de se acompanhar :)

Dani 27/02/2023

Histórias criativas e instigantes
É difícil falar deste livro como um todo, já que ele é composto por muitas histórias que tem suas particularidades. Mas no geral, apesar de alguns contos não serem lá, tão incríveis, alguns outros foram sensacionais. Dava aquele gostinho de "Esta história é muito boa e merecia um livro só pra ele".
Não posso deixar de elogiar também as ilustrações, que muitas delas conseguiram transmitir de forma magnífica o conceito da história.
Para avaliar este livro, eu vou propor uma média, já que alguns contos ao meu ver, mereciam 5 estrelas, outras 2 estrelas.

Alguns dos meus contos favoritos:
- Quando existiam as tartarugas - Aline Valek
- O bar onde o mundo termina - Alexandre Versignassi
- A alegria - Luiz Ruffato
- Boneca de Ouro - Felipe Sali
- Teste de Elenco - Raphael Montes
- A vizinha de baixo - Vanessa Barbara

Júh ^^ 13/12/2022

Vibe de love death robots
Alguns dos contos me lembraram uma mistura de black mirror com love death and robots, foram bem interessantes e fora da curva. Os finais abertos me enlouqueciam as vezes e alguns contos precisava reler pra ver se realmente tinha entendido. Achei que valeu a experiência e como são contos curtos é super rapidinho pra terminar.

JAlia 10/07/2021

Fora da caixinha
Não há maneira melhor de descrever esse apanhado de contos, ora pertubadores, ora instigantes, ora reflexivos.

@patryckadrien 23/11/2020

Não tão alternativa
Uma ficção que reflete muito a sociedade hoje em dia, vários contos interessantíssimos que deixam claro que a pior doença da humanidade é a própria.

anoca 09/08/2020

>>>>>>>>
p quem gosta de ler contos p conhecer novos escritores, esta coletânea é uma oportunidade perfeita de entrar em contato com novos autores brasileiros, além de contar com uma edição caprichada que apresenta ilustradores incríveis. Sobre os contos: pelo menos metade são medianos-bons, o restante fica com os muito bons e muito ruins.

couzenn 22/06/2020

Varia entre bom, muito bom e "qq??"
Tem contos muito bem escritos, mas alguns são tão "fora da casinha" que você não consegue acompanhar o pensamento do escritor.

Mas contém ótimos textos que refletem a realidade atual ou possível. São texto bem críticos e de rápida leitura.

Mariana 15/02/2020

Resenha
São histórias curtas, de fácil leitura, bem fluida mas como o próprio título diz com realidades bem alternativas.

San 18/09/2019

Dentro e fora da imaginação
Uma das gratas surpresas da Super Interessante nós últimos anos. Via pouco espaço para a literatura em suas páginas, o que acabou sendo preenchido por um seção que traz contos surpreendentes. O livro é justamente uma coletânea desses contos publicados durante anos.
São histórias em realidades alternativas ou futuros distópicos que trazem algumas questões psicológicas e sociais para serem discutidos em enredos cheios de reviravoltas.
Meus contos favoritos são Lola pela manhã, que se passa em um futuro onde as mulheres dominaram o mundo como medida para salvar a humanidade; Borracha e Algodão, o sofrimento de uma idosa após abrir mão da vida eterna; Querido Obituário, uma espécie de autobiografia póstuma de tirar o fôlego.

Beca 05/07/2019

Fantástico
A maioria dos contos são surpreendentes. São tão bem escritos e construídos que mesmo com um final que é certeiro, te deixa com gostinho de quero mais. 24 contos perfeitos pra não enjoar do livro fácil. Futuros distópicos, universos diversos e verdadeiras realidades alternativas. Esse livro é extraordinário em sua proposta, vale a pena reservar ao menos 10min pra ler um e se apaixonar.

Lucas 12/04/2019

Sensacional
"Via na empolgação dela a antítese de sua nostalgia, quando pensava que o mundo em que havia vivido quando tinha aquela idade não existia mais. Basta envelhecer para ver novos mundos surgirem. Um dia ela tinha imaginado que as redes sociais permaneceriam, que sua cultura duraria, que as cidades resistiriam. Sempre pensavam no fim do mundo como um ponto final, mas quando se vivia tempo o suficiente para ver, os fins eram apenas vírgulas."

A primeira coisa que dá para dizer sobre este livro, uma coletânea de 24 contos extraídos da revista SuperInteressante na seção de mesmo nome do título é a semelhança com o estilo de narrativa da série Twilight Zone - ao menos o da primeira versão. Nessas 24 histórias, os autores tiveram liberdade de criar histórias que se passam em realidades com aspectos diferentes da nossa. Alguns dos textos como "Querido obituário", em que uma jovem narra a experiência do convívio traumático com sua mãe e seu padrastro , ou "Teste de elenco", que relata as aventuras e desventuras de uma pessoa em busca do papel de um filme, exigem do leitor uma percepção mais apurada na hora de captar as diferenças. Outros por sua vez são mais diretos, como "Democracia Direta", na qual o protagonista é imerso em uma sociedade em que absolutamente todas as decisões são votadas pela comunidade, que dispensa a classe política e pune severamente os que se abstêm, ou "Lola pela Manhã", na qual uma sociedade de mulheres confina os homens e os usa apenas para a reprodução. O curioso disso tudo é que estas diferenças de abordagem, com cada texto tendo um estilo próprio fazem com que a experiência de leitura fique mais dinâmica e peculiar. Ao final da leitura, o leitor fica com aquela sensação que apenas um livro arrebatador pode proporcionar.

Karamaru 02/04/2019

A REALIDADE NÃO É UMA SÓ
“24 contos que escancaram a natureza insólita da mente humana”, diz, com certa verborragia, a introdução do livro. Não sei se, de fato, é o que se pode encontrar nessa coletânea; julgo o conjunto, em grande medida, irregular, o que é bastante comum em compilações do tipo.

Pois bem... O livro “Realidade alternativa: 24 contos além da imaginação” é uma coletânea de contos publicados ao longo de três anos em seção homônima pela SUPER (Editora Abril). Autores contemporâneos assinam os textos. Há nomes já conhecidos e/ou consagrados (Luiz Ruffato, Carola Saavedra, Ana Paula Maia...) e outros pouco conhecidos.

Alguns contos exploram realidades paralelas; outros, nuances inusitadas desta nossa (ir)realidade. O absurdo ou inusitado da (ir)realidade cotidiana é o que acontece, por exemplo, no conto “Infestação”, de Isabela Noronha, um dos que mais ousam no que tange à linguagem, e, por isso (também), um dos mais originais.

O maior destaque para mim é o conto “A alegria”, do experiente Luiz Ruffato. A atmosfera nebulosa desse texto transporta-nos a um limbo arcaico e misterioso.

“Lola pela manhã”, de Karin Hueck, é um dos destaques também. Com ares distópicos, é narrada sucintamente parte do cotidiano do casal Lola e Sandra, numa sociedade em que os homens não representavam 1/5 da população total! Imperdível.

Destaco ainda “A máscara”, de Carola Saavedra, conto em que a noção de espaço-tempo é subvertida. O mais curto e um dos melhores, com certeza.

Todavia, um bom de número de contos não me instigou. Há casos, como “Voto obrigatório”, de Bruno Crispim, em que há um bom argumento, mas a execução parece dura, prosaica.

Estranhou-me ainda o tamanho dos contos: todos têm praticamente a mesma extensão. Não sei do contexto de produção desses textos, mas se tiver sido exigida quantidade aproximada de laudas... Seria complicado...

Em suma, uma leitura (ir)regular.

Wanderreis 19/02/2019

Roteiros para Black Mirror
O livro contém excelentes contos, com poucas exceções. Muitos poderiam ser usados como roteiros prontos para a série Black Mirror. É até como se tivessem sido escritos para a mesma. Pena não terem incluído todos que foram publicados nas revistas. Faltaram os contos:

Um Fio Negro (Maria Valéria Rezende);
Plano Digital (Bruno Miranda);
Criaturas (Carol Bensimon);
SweetLif3.exe (Cláudia Fusco);
Noventa E Nove (Isa Prospero);
Corrida Do Queijo (Clara Madrigano);
Anomalia No Setor B45 (Ana Cristina Rodrigues).